Autor Tópico: RDS  (Lida 90338 vezes)

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4977
Re: RDS
« Responder #90 em: Setembro 18, 2024, 11:21:27 pm »
Beira Alta?! Mas em que frequência?! Desconhecia!!!

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk
A Monsanto ouvia-se na Guarda. Com falhas ocasionais, mas ouvia-se.
Não dúvido, mas afirmar-se Beira Alta é um exagero, é não ter noção da dimensão da região.

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

Este tema de se exagerar na cobertura também era típico da RDS da época. Também se dizia que os 88.9 da Rádio São Mamede cobriam todo o distrito de Portalegre e Évora e na verdade (e o Luís Carvalho lembra-se melhor do que eu!) havia interferências de uma estação que salvo erro era de Badajoz.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4977
Re: RDS
« Responder #91 em: Setembro 24, 2024, 01:51:36 pm »
Estão a usar servidores da OVH (em França) e da YesStreaming para o site e a transmissão.

Paula Pinto a fazer emissão gravada na "RDS Monsanto 98.7", com música diferente da emissão de Lisboa (ouviu-se Carolina Deslandes, o "Bomba" do King África, música académica e 1 anúncio local para Idanha-a-Nova). Na emissão do Seixal, Marisa Carvalho e imensa música brasileira, também até às 16. Também faz a RDS Ribatejo, em 92.2.

RDS Oeste e RDS Ribatejo também com música diferente. Na RDS Oeste, Luís Represas; na RDS Ribatejo, Matias Damásio. Na RDS Oeste, Pedro Martins a esta hora na emissão gravada, que aparentemente e pelos vistos conseguiu estar numa rádio depois do estágio da CidadeFM que fez, ao fim de quase 10 anos parado depois do curso que tirou (é de Corroios). 

A RDS Oeste parece ter tratamento de som diferenciado das outras três, com um pouco mais de profundidade e expansão no estéreo e menos saturação nos agudos, mais adequado a algo mais marítimo. As outras três seguem iguais às de Lisboa.

Em todas, os mesmos jingles globais com mais "impacto" na RDS.

Notar que no site as horas locais parecem ser 12-16 e 20-22, ou seja, ou há aqui desdobramentos não anunciados, ou a RDS não está a cumprir as 8h da Lei da Rádio. É possível que o painel do Flávio Sequeira seja desdobrado localmente para cumprir isso.
« Última modificação: Setembro 24, 2024, 01:53:42 pm por Memorias da Radio »

Danl

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 541
Re: RDS
« Responder #92 em: Setembro 24, 2024, 10:20:08 pm »
Beira Alta?! Mas em que frequência?! Desconhecia!!!

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk
A Monsanto ouvia-se na Guarda. Com falhas ocasionais, mas ouvia-se.
Não dúvido, mas afirmar-se Beira Alta é um exagero, é não ter noção da dimensão da região.

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

Este tema de se exagerar na cobertura também era típico da RDS da época. Também se dizia que os 88.9 da Rádio São Mamede cobriam todo o distrito de Portalegre e Évora e na verdade (e o Luís Carvalho lembra-se melhor do que eu!) havia interferências de uma estação que salvo erro era de Badajoz.

Memorias,
da minha parte lembro-me perfeitamente de ir passar a última semana das férias de Verão a casa dos meus Avós paternos numa aldeia situada perto de Alcains. A São Mamede naquela altura emitia em 88.8 e ouvia-se perfeitamente na região albicastrense. De um momento para o outro apareceu a Cadena 100 (Cáceres) na mesma frequência e com sinal ainda mais forte, "obrigando" a já extinta emissora de Portalegre a migrar para 88.9Mhz. Nunca mais consegui ouvi-la como dantes.
Do outro lado da fronteira usam e abusam relativamente à potência.

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3764
  • R CLUB P
Re: RDS
« Responder #93 em: Setembro 26, 2024, 10:33:06 am »
Parece-me que 92,2 e 94,2 ainda não tem RDS configurado (apanho as duas frequências aqui mas o sinal não é forte, especialmente a RDS Ribatejo).

brodcastfm

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 206
Re: RDS
« Responder #94 em: Setembro 26, 2024, 01:13:46 pm »
Parece-me que 92,2 e 94,2 ainda não tem RDS configurado (apanho as duas frequências aqui mas o sinal não é forte, especialmente a RDS Ribatejo).
O RDS da RDS está em processo de autorização nas entidades para mudança bem como a introdução do RT (Radio Texto).

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8091
Re: RDS
« Responder #95 em: Setembro 26, 2024, 02:39:39 pm »
Parece-me que 92,2 e 94,2 ainda não tem RDS configurado (apanho as duas frequências aqui mas o sinal não é forte, especialmente a RDS Ribatejo).
Imagino que estejas em Lisboa. Esse é um ponto curioso, que já tinha notado, e confirmei com o bandscan que fizeste com o teu novo "brinquedo": o sinal da +OESTE em Lisboa é praticamente nulo ou muito fraco, ao passo que os 93,5 da Alenquer, chegam perfeitamente. Aqui a Norte é o contrário, a +OESTE basta-me começar a subir a serra de Canelas ou nos Carvalhos e já entra, mesmo sem propagação há RDS, a Alenquer treme muito mais, e aqui já não há nada da Azeite Virgem da Póvoa do Lanhoso.
Uma deve ter os elementos orientados a Norte, a outra a sul. O que até faz sentido, mais a mais, agora que operam em rede.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4977
Re: RDS
« Responder #96 em: Setembro 27, 2024, 03:22:57 am »
Parece-me que 92,2 e 94,2 ainda não tem RDS configurado (apanho as duas frequências aqui mas o sinal não é forte, especialmente a RDS Ribatejo).
Imagino que estejas em Lisboa. Esse é um ponto curioso, que já tinha notado, e confirmei com o bandscan que fizeste com o teu novo "brinquedo": o sinal da +OESTE em Lisboa é praticamente nulo ou muito fraco, ao passo que os 93,5 da Alenquer, chegam perfeitamente. Aqui a Norte é o contrário, a +OESTE basta-me começar a subir a serra de Canelas ou nos Carvalhos e já entra, mesmo sem propagação há RDS, a Alenquer treme muito mais, e aqui já não há nada da Azeite Virgem da Póvoa do Lanhoso.
Uma deve ter os elementos orientados a Norte, a outra a sul. O que até faz sentido, mais a mais, agora que operam em rede.

Há refletores na frequência da RDS Oeste para impedir Montejunto de interferir na Antena 2, que está apenas a 0,2 e emite de Monsanto. Essa foi a moeda de troca para irem para o Cadaval. O resultado é que o sinal perde-se relativamente rápido para sul de uma maneira que a Voz de Alenquer não o faz, e esse é o porquê também da integração da antiga Ribatejo FM - recuso-me a chamá-la pelo nome anterior - na rede da RDS.

Com esses 3 emissores, ouvem-se perfeitamente na região toda de Lisboa e Vale do Tejo. À mínima que um falhe, entra o outro, talvez com a honrosa exceção de Sintra e Cascais nalgumas zonas muito localizadas.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8091
Re: RDS
« Responder #97 em: Setembro 27, 2024, 02:09:16 pm »
Parece-me que 92,2 e 94,2 ainda não tem RDS configurado (apanho as duas frequências aqui mas o sinal não é forte, especialmente a RDS Ribatejo).
Imagino que estejas em Lisboa. Esse é um ponto curioso, que já tinha notado, e confirmei com o bandscan que fizeste com o teu novo "brinquedo": o sinal da +OESTE em Lisboa é praticamente nulo ou muito fraco, ao passo que os 93,5 da Alenquer, chegam perfeitamente. Aqui a Norte é o contrário, a +OESTE basta-me começar a subir a serra de Canelas ou nos Carvalhos e já entra, mesmo sem propagação há RDS, a Alenquer treme muito mais, e aqui já não há nada da Azeite Virgem da Póvoa do Lanhoso.
Uma deve ter os elementos orientados a Norte, a outra a sul. O que até faz sentido, mais a mais, agora que operam em rede.

Há refletores na frequência da RDS Oeste para impedir Montejunto de interferir na Antena 2, que está apenas a 0,2 e emite de Monsanto. Essa foi a moeda de troca para irem para o Cadaval. O resultado é que o sinal perde-se relativamente rápido para sul de uma maneira que a Voz de Alenquer não o faz, e esse é o porquê também da integração da antiga Ribatejo FM - recuso-me a chamá-la pelo nome anterior - na rede da RDS.

Com esses 3 emissores, ouvem-se perfeitamente na região toda de Lisboa e Vale do Tejo. À mínima que um falhe, entra o outro, talvez com a honrosa exceção de Sintra e Cascais nalgumas zonas muito localizadas.

Já me palpitava que fosse essa a questão, mas é daquelas coisas absurdas, porque a Antena 2 é um monstro contra um anão e, ainda por cima, tem Montejunto também, ou seja, quando a + OESTE começasse a interferir nos 94.4, se é que tinha capacidade do fazer, entravam os 88.7. Enfim... Por essa ordem de ideias, diria que mais depressa fazia sentido terem os 93.5 por causa da Observador na Amadora em 93.7. Cá para cima, obviamente que a ALENQUER chega pior por causa da RR também nos 93.7, que aliás, faz com que a outra rádio na mesma frequência, praticamente não se escute em Gaia. Não deixa, contudo, de ser estranho que se capte melhor 94.2 no sul de Gaia, às vezes até a dar coça na Batida, na Dom Bosco nem tanto, do que em Lisboa.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8091
Re: RDS
« Responder #98 em: Setembro 29, 2024, 09:03:06 pm »
Parece-me que 92,2 e 94,2 ainda não tem RDS configurado (apanho as duas frequências aqui mas o sinal não é forte, especialmente a RDS Ribatejo).
O RDS da RDS está em processo de autorização nas entidades para mudança bem como a introdução do RT (Radio Texto).
Já existe, a KFM ficou com RDS 92.2, a +OESTE RDS 94.2 e a MONSANTO RDS 98.7. Quanto à SOLAR FM para já sem novidades. Desconheço se vão adoptar o RDS local na totalidade da emissão, como faz a MEGAHITS, ou só nas horas de programação própria. De qualquer das formas, ter a frequência no RDS é estupido, mais valia terem posto RDS RIBT, RDS OEST e RDS B.BX.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

brodcastfm

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 206
Re: RDS
« Responder #99 em: Setembro 29, 2024, 09:09:49 pm »
Parece-me que 92,2 e 94,2 ainda não tem RDS configurado (apanho as duas frequências aqui mas o sinal não é forte, especialmente a RDS Ribatejo).
O RDS da RDS está em processo de autorização nas entidades para mudança bem como a introdução do RT (Radio Texto).
Já existe, a KFM ficou com RDS 92.2, a +OESTE RDS 94.2 e a MONSANTO RDS 98.7. Quanto à SOLAR FM para já sem novidades. Desconheço se vão adoptar o RDS local na totalidade da emissão, como faz a MEGAHITS, ou só nas horas de programação própria. De qualquer das formas, ter a frequência no RDS é estupido, mais valia terem posto RDS RIBT, RDS OEST e RDS B.BX.
A Solar FM, certamente vai ser a RDS Algarve, mas estão a aguardar certamente a autorização da ERC. E depois sim vão solicitar o novo RDS que aparece nos rádios.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4977
Re: RDS
« Responder #100 em: Setembro 30, 2024, 06:05:17 pm »
Parece-me que 92,2 e 94,2 ainda não tem RDS configurado (apanho as duas frequências aqui mas o sinal não é forte, especialmente a RDS Ribatejo).
O RDS da RDS está em processo de autorização nas entidades para mudança bem como a introdução do RT (Radio Texto).
Já existe, a KFM ficou com RDS 92.2, a +OESTE RDS 94.2 e a MONSANTO RDS 98.7. Quanto à SOLAR FM para já sem novidades. Desconheço se vão adoptar o RDS local na totalidade da emissão, como faz a MEGAHITS, ou só nas horas de programação própria. De qualquer das formas, ter a frequência no RDS é estupido, mais valia terem posto RDS RIBT, RDS OEST e RDS B.BX.

Pedro Tojal e a 93.7FIFM riu-se

tuscano332

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2120
Re: RDS
« Responder #101 em: Outubro 01, 2024, 02:59:31 pm »
Esta rádio já passou a assinalar apenas RDS desde o inicio desta semana aqui na Beira Baixa, tal com noutras.
Julgo que se não me engano, as 8h locais obrigatórias, acontecem do meio dia às 16h e das 20h à meia noite, com o espaço de música calma lá incluído. Nas horas locais, a publicidade é local e tem alguns noticiários regionais. É pena que exagerem ao dizer a cobertura, que não é bem a real.
Existem por aqui ouvintes, que estão órfãos de rádio, por exemplo têm saudades do espaço de fados de Coimbra, ou do espaço de clássicos portugueses do antigamente, ou o da música francesa, que agora não existe.
Do que tenho ouvido, a playlist é demasiado curta e repetitiva, com um grande exagero de música portuguesa. Ao menos a chamada música pimba só surge de madrugada, por pedido dos ouvintes nos discos pedidos(que se forem feitos pelo telefone e não por mensagem de voz no WhatsApp, pagam chamada de valor acrescentado. Também os passatempos são por valor acrescentado).
A única coisa realmente boa que encontrei aqui na RDS, foi puder ouvir a voz da ex rádio Sim a Helena Almeida. No resto é uma rádio como tantas outras sem novidades, que procura também vender os produtos Lister Mais como é o caso do Mangustão.

Radiofilo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 972
Re: RDS
« Responder #102 em: Outubro 01, 2024, 03:58:35 pm »
A RDS, há alguns anos, tinha um programa de madrugada, feito em rigoroso directo, com discos pedidos pelos ouvintes que ligavam para lá. Tinha, também, publicidade a negócios locais, da região de Lisboa e Margem Sul, lida pelo locutor, do qual não me recordo do nome. Como já não resido em Lisboa há alguns anos, suponho que ainda seja o mesmo indivíduo ao microfone...

tuscano332

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2120
Re: RDS
« Responder #103 em: Outubro 01, 2024, 07:03:42 pm »
A RDS, há alguns anos, tinha um programa de madrugada, feito em rigoroso directo, com discos pedidos pelos ouvintes que ligavam para lá. Tinha, também, publicidade a negócios locais, da região de Lisboa e Margem Sul, lida pelo locutor, do qual não me recordo do nome. Como já não resido em Lisboa há alguns anos, suponho que ainda seja o mesmo indivíduo ao microfone...
Continua a ter, mas é dito que é o único em directo nas madrugadas, mas isso não é bem verdade, no mínimo das 2h às 7h a Antena 1 tem lá animadores. 

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8093
Re: RDS
« Responder #104 em: Outubro 01, 2024, 07:05:31 pm »
RDS e CMR deviam avançar para a fusão...


Ficaria uma rede interessante ou não?