Autor Tópico: RDS  (Lida 87871 vezes)

Danl

• Hero Member
Re: RDS
« Responder #75 em: Setembro 10, 2024, 01:10:07 pm »
Constituição de parceria entre os serviços de programas “RDS”, “Rádio Mais Oeste”, “KFM” e “Rádio Clube de Monsanto”; modificação do projeto do serviço de programas Rádio Clube de Monsanto, com alteração para a tipologia generalista; alteração da denominação dos serviços de programas “Rádio Mais Oeste”, “KFM” e “Rádio Clube de Monsanto”.

Cf: https://www.erc.pt/document.php?id=MmNmNjFlYjYtNmRlMS00MWZlLWJmYzItMWVkOTU2OWMzN2Qz

O grande regresso da RDS a 2007.

Resta saber se vão fazer como em 2007 e incumprir as 8h de programação local como ocorria nos emissores da Fonógrafo de Portalegre, ou se se vão comportar. Dado o que fizeram antes, não espero grande coisa. Mas espero que os serviços informativos sejam assegurados com qualidade e haja, no mínimo, discos pedidos em parte das 8h de emissão. Não vai haver, vai ser programação a seguir o que a BMA faz nas locais, mas quero estar enganado.

Fica um emissor isolado de todos os outros (o da Rádio Clube de Monsanto) e confirma-se a perda definitiva de identidade da emissora de Monsanto a favor de uma rádio da qual nem se pode perceber o que significa a sigla.

Curioso vai ser como é que vão conseguir angariar publicidade em Castelo Branco. É que desviar 45 minutos/1 hora para ir ao Ribatejo e ao Oeste faz-se, do Seixal faz-se. Mas duas horas e tal já é mais puxado...

De qualquer forma, a primeira novidade da nossa rentrée radiofónica. :)

Amigos e colegas meus albicastrenses (inclusive o meu patrão que reside na região) dizem-me em alguns locais onde a RCM tocava... já não toca mais. E que a maioria das pessoas não se identifica com este projeto. Era a local mais ouvida no distrito.

Quanto à angariação de publicidade, eles têm o apartamento onde ficava a delegação da antiga RCM em Castelo Branco.
Continuo a achar que fizeram um grande negócio com o antigo proprietário que apenas desistiu da radio devido à sua idade avançada.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #76 em: Setembro 15, 2024, 12:21:43 pm »
Entretanto parece que a emissão em cadeia arranca dia 23 de setembro.
Ouvi hoje a emissão do seixal e apanhei alguém no ar a usar o chavão "a rádio das três letrinhas"...

Sei que o chavão serve para uma RFM, TSF, TOP, SFM, RDS... mas a gente sabe de onde vem a expressão, certo?

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #77 em: Setembro 15, 2024, 12:35:26 pm »
Sim, RDS quer dizer Rádio do Seixal, mas isso para o ouvinte é indiferente, grande parte deles não sabe o significado, das 3 letrinhas, até associam ao RDS do rádio.

Acho completamente irrelevante, deixem eles fazerem o trabalho deles...não estão a fazer nada ilegal.

E acho que é um nome bem conseguido, aliás em Itália também existe a RDS.

Danl

• Hero Member
« Responder #78 em: Setembro 15, 2024, 01:32:02 pm »
Ouvi hoje a emissão do seixal e apanhei alguém no ar a usar o chavão "a rádio das três letrinhas"...

Sei que o chavão serve para uma RFM, TSF, TOP, SFM, RDS... mas a gente sabe de onde vem a expressão, certo?

Há uma coisa que ainda não entendi...  a RDS vai emitir em todas as frequências adquiridas? Por exemplo, a Radio Clube de Monsanto termina, passando a RDS (cumprindo as 8h de programação local estipuladas por Lei) em 98.7 para Castelo Branco?

pdnf

• Hero Member
« Responder #79 em: Setembro 15, 2024, 01:33:13 pm »
A questão é que essa tem o cunho do Fragoso, toda a gente sabe que se refere à RFM. Até o Tiago Ribeiro na 3, já o ouvi pelo menos duas vezes a referir-se à RFM assim. 😂😂
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #80 em: Setembro 15, 2024, 01:42:37 pm »

Há uma coisa que ainda não entendi...  a RDS vai emitir em todas as frequências adquiridas? Por exemplo, a Radio Clube de Monsanto termina, passando a RDS (cumprindo as 8h de programação local estipuladas por Lei) em 98.7 para Castelo Branco?

Aparentemente... sim...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #81 em: Setembro 15, 2024, 06:43:43 pm »
A questão é que essa tem o cunho do Fragoso, toda a gente sabe que se refere à RFM. Até o Tiago Ribeiro na 3, já o ouvi pelo menos duas vezes a referir-se à RFM assim. 😂😂

Sim, a expressão já vem dos anos 90.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #82 em: Setembro 16, 2024, 01:00:53 am »

Começam bem, a ir buscar chavões dos outros...

pdnf

• Hero Member
« Responder #83 em: Setembro 18, 2024, 03:18:07 am »
Bom, sempre é melhor que uma rádio aqui da AMP que rouba a plástica da RFM.  :D
Se a moda pega, a RFM dará a devida resposta, nem que seja num tom de brincadeira. Sei que até têm ouvintes da RDS na equipa.  ;) ;) Uma vez na net...
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #84 em: Setembro 18, 2024, 09:58:15 pm »
Segundo o Jornal das Caldas, a RDS vai ter mais duas novas frequências até ao final do ano e vão ter rádios temáticas no digital.

Notícia do Jornal das Caldas:
A Rádio RDs vai crescer. Conta com uma história de praticamente 40 anos de emissões, com frequência no concelho do Seixal em 87.6 FM, numa cobertura para toda a Grande Lisboa. A partir de 23 de setembro, a RDS vai chegar a outras regiões de Portugal, com uma emissão única, tornando-se assim num projeto de rádio nacional.

O grupo RDS adquiriu três rádios, nomeadamente a Rádio Mais Oeste, com frequência 94.2 FM, no concelho do Cadaval, numa vasta cobertura para a região Oeste, a Rádio Clube de Monsanto, com frequência em 98.7 FM, no concelho de Idanha-a-Nova, para a região da Beira Baixa, Alto Alentejo e Beira Alta, e também a Rádio Kapa FM, com frequência em 92.2 FM, para a região do Ribatejo.

A RDS irá manter a proximidade com as regiões ao contar com emissões locais de oito horas por dia e de quatro blocos de informação, indo ao encontro da lei da rádio em vigor.         

A partir de 23 de setembro, em direto dos estúdios situados no concelho do Seixal, o Grupo RDS promete arrancar com um projeto inovador de âmbito nacional, ultrapassando fronteiras regionais já que, até então, a RDS tinha especial incidência na capital e no distrito de Setúbal.

Anuncia uma “nova programação e novos conteúdos, atrativos e diversificados, uma equipa dinâmica, da qual fazem parte locutores já com longa experiência na área da comunicação social”, nomeadamente Miguel Bicho, Helena Almeida, Paula Pinto, Flávio Sequeira, Vitor Mendes e Marisa Carvalho, e ainda uma vasta equipa de jornalistas e produtores. Na área do desporto o destaque vai para a colaboração de Fernando Correia, figura mítica da rádio e televisão portuguesa.

A aposta na música ligeira portuguesa continuará a ser um desafio, assim como a informação de âmbito regional e nacional. A promessa, em termos de novidades, será a criação de vários podcasts.   

Outras das grandes novidades está no digital da RDS. No site RDS.PT poderá ouvir a emissão online e serão igualmente lançadas três rádios temáticas, para que seja alcançado o maior número de ouvintes e o público-alvo nos mais variados estilos musicais. O objetivo é que o ouvinte tenha sempre oferta áudio da marca de rádio RDS.

A frase de estação “Quem Liga, não desliga” serve de mote para quem, ao circular pelas estradas nacionais, cruzando cada uma das regiões cujos respetivos emissores têm um elevado poder de alcance, consiga escutar a emissão da RDS.

O objetivo da empresa passa por expandir a rede de rádios locais e até final do ano serão divulgadas mais duas frequências, conseguindo uma abrangência de caráter nacional, sustentada e assente nos princípios e nas tradições de cada uma das regiões onde as frequências estão inseridas.

O Grupo RDS conta como administrador Lister Silva, a coordenação de emissão e conteúdos estará a cargo de Miguel Bicho e a coordenação técnica está entregue a Ricardo Pereira.

Link: https://jornaldascaldas.pt/2024/09/17/radio-oeste-integra-a-radio-rds/?fbclid=IwY2xjawFYG7hleHRuA2FlbQIxMQABHdGuMiTaqa3g_6B9MOI_xhgPqWTw6WWE_XR6AzRuchzPPmw-lwn9rgSObQ_aem_v4xXZa-BXMDqm63oCXLvlg#google_vignette
« Última modificação: Setembro 18, 2024, 10:00:17 pm por brodcastfm »

pdnf

• Hero Member
« Responder #85 em: Setembro 18, 2024, 10:28:13 pm »
Parecendo que não, se a RDS adquirir a 6a frequência no Baixo Alentejo, fica com uma mini rede regional sul. A 94.0 com um emissor bem optimizado, ouve-se bem de uma ponta à outra do Algarve, 94.2 e 98.7 não sei se é impossivel comutarem para fazer a cobertura da Extremadura à frinteira (talvez outra frequência para Monsanto ajude, alguma pressão da Antena 1, quiçá), Lisboa é servida pela KFM, que também serve o Ribatejo, o segredo é conseguir alguma coisa que consiga ligar o Seixal com a Solar. Uma aposta interessante seria a Radio Clube de Grândola, mas se eles querem ter uma emissão única 24h, não podem ter rádios do mesmo distrito. Para já temos Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Setúbal e Faro. Para Santarém duvido muoto que necessitem, Portalegre também se deve ouvir bem a Monsanto, é ir buscar alguma coisa de Beja. Algum emissor local poderia ir para o Mendro? Isso resolvia a questão...
Talvez a Vidigueira?!
Nâo me parece que o produto RDS pegue muito da Lousã para Norte. As marcas nesta área da música popular são fortes. Não estou a ver, por exemplo, a desejarem entrar num desspique no Porto com a No Ar, Festival e Regional de Arouca.
« Última modificação: Setembro 18, 2024, 10:31:56 pm por pdnf »
Rádio é:

semog

• Full Member
« Responder #86 em: Setembro 18, 2024, 10:44:07 pm »
Segundo o Jornal das Caldas, a RDS vai ter mais duas novas frequências até ao final do ano e vão ter rádios temáticas no digital.

Notícia do Jornal das Caldas:
A Rádio RDs vai crescer. Conta com uma história de praticamente 40 anos de emissões, com frequência no concelho do Seixal em 87.6 FM, numa cobertura para toda a Grande Lisboa. A partir de 23 de setembro, a RDS vai chegar a outras regiões de Portugal, com uma emissão única, tornando-se assim num projeto de rádio nacional.

O grupo RDS adquiriu três rádios, nomeadamente a Rádio Mais Oeste, com frequência 94.2 FM, no concelho do Cadaval, numa vasta cobertura para a região Oeste, a Rádio Clube de Monsanto, com frequência em 98.7 FM, no concelho de Idanha-a-Nova, para a região da Beira Baixa, Alto Alentejo e Beira Alta, e também a Rádio Kapa FM, com frequência em 92.2 FM, para a região do Ribatejo.

A RDS irá manter a proximidade com as regiões ao contar com emissões locais de oito horas por dia e de quatro blocos de informação, indo ao encontro da lei da rádio em vigor.         

A partir de 23 de setembro, em direto dos estúdios situados no concelho do Seixal, o Grupo RDS promete arrancar com um projeto inovador de âmbito nacional, ultrapassando fronteiras regionais já que, até então, a RDS tinha especial incidência na capital e no distrito de Setúbal.

Anuncia uma “nova programação e novos conteúdos, atrativos e diversificados, uma equipa dinâmica, da qual fazem parte locutores já com longa experiência na área da comunicação social”, nomeadamente Miguel Bicho, Helena Almeida, Paula Pinto, Flávio Sequeira, Vitor Mendes e Marisa Carvalho, e ainda uma vasta equipa de jornalistas e produtores. Na área do desporto o destaque vai para a colaboração de Fernando Correia, figura mítica da rádio e televisão portuguesa.

A aposta na música ligeira portuguesa continuará a ser um desafio, assim como a informação de âmbito regional e nacional. A promessa, em termos de novidades, será a criação de vários podcasts.   

Outras das grandes novidades está no digital da RDS. No site RDS.PT poderá ouvir a emissão online e serão igualmente lançadas três rádios temáticas, para que seja alcançado o maior número de ouvintes e o público-alvo nos mais variados estilos musicais. O objetivo é que o ouvinte tenha sempre oferta áudio da marca de rádio RDS.

A frase de estação “Quem Liga, não desliga” serve de mote para quem, ao circular pelas estradas nacionais, cruzando cada uma das regiões cujos respetivos emissores têm um elevado poder de alcance, consiga escutar a emissão da RDS.

O objetivo da empresa passa por expandir a rede de rádios locais e até final do ano serão divulgadas mais duas frequências, conseguindo uma abrangência de caráter nacional, sustentada e assente nos princípios e nas tradições de cada uma das regiões onde as frequências estão inseridas.

O Grupo RDS conta como administrador Lister Silva, a coordenação de emissão e conteúdos estará a cargo de Miguel Bicho e a coordenação técnica está entregue a Ricardo Pereira.

Link: https://jornaldascaldas.pt/2024/09/17/radio-oeste-integra-a-radio-rds/?fbclid=IwY2xjawFYG7hleHRuA2FlbQIxMQABHdGuMiTaqa3g_6B9MOI_xhgPqWTw6WWE_XR6AzRuchzPPmw-lwn9rgSObQ_aem_v4xXZa-BXMDqm63oCXLvlg#google_vignette
Beira Alta?! Mas em que frequência?! Desconhecia!!!

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #87 em: Setembro 18, 2024, 10:55:56 pm »
Parecendo que não, se a RDS adquirir a 6a frequência no Baixo Alentejo, fica com uma mini rede regional sul. A 94.0 com um emissor bem optimizado, ouve-se bem de uma ponta à outra do Algarve, 94.2 e 98.7 não sei se é impossivel comutarem para fazer a cobertura da Extremadura à frinteira (talvez outra frequência para Monsanto ajude, alguma pressão da Antena 1, quiçá), Lisboa é servida pela KFM, que também serve o Ribatejo, o segredo é conseguir alguma coisa que consiga ligar o Seixal com a Solar. Uma aposta interessante seria a Radio Clube de Grândola, mas se eles querem ter uma emissão única 24h, não podem ter rádios do mesmo distrito. Para já temos Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Setúbal e Faro. Para Santarém duvido muoto que necessitem, Portalegre também se deve ouvir bem a Monsanto, é ir buscar alguma coisa de Beja. Algum emissor local poderia ir para o Mendro? Isso resolvia a questão...
Talvez a Vidigueira?!
Nâo me parece que o produto RDS pegue muito da Lousã para Norte. As marcas nesta área da música popular são fortes. Não estou a ver, por exemplo, a desejarem entrar num desspique no Porto com a No Ar, Festival e Regional de Arouca.

A RDS emitindo na potência máxima chega, com alguns problemas de sinal já, a Santiago do Cacém e Sines. Precisariam de um emissor em Beja ou que se capte da Serra de Grândola para a frente que faça a A2 e seria sempre uma troca garantidamente complicada na Serra do Caldeirão.

A única candidata possível seria a Rádio Castrense, que tem 1 kW e está a cerca de 200-225 metros de altitude. A TLA de Aljustrel só tem 500w e o emissor, além de salvo erro estar num planalto a baixa cota, estará sempre tapado pela Rádio Observador de Rio Maior para norte, sendo que Montejunto sempre se captou da Serra de Grândola. A Vidigueira não chega em condições à Serra de Grândola nem propaga adequadamente para sul, embora se capte em parte da A2.

Como não me parece que a Castrense esteja vendedora e acho que mais ninguém quer perder património radiofónico alentejano, parece não ser possível concretizar esse conceito na prática, não sem ter emissão local.

Poderiam adquirir o Rádio Clube de Grândola ou a M24 (deslocalizando para Grândola e assumindo que não perdeu o alvará), tendo emissão local, mas nenhuma das duas chega à Serra do Caldeirão, ambas ficando-se por Almodôvar.
« Última modificação: Setembro 18, 2024, 11:02:26 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #88 em: Setembro 18, 2024, 10:58:19 pm »

A Monsanto ouvia-se na Guarda. Com falhas ocasionais, mas ouvia-se.
Rádio é:

semog

• Full Member
« Responder #89 em: Setembro 18, 2024, 11:13:13 pm »

A Monsanto ouvia-se na Guarda. Com falhas ocasionais, mas ouvia-se.
Não dúvido, mas afirmar-se Beira Alta é um exagero, é não ter noção da dimensão da região.