Autor Tópico: Rádio Altitude - 90,9 MHz Guarda  (Lida 28499 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Rádio Altitude - 90,9 MHz Guarda
« em: Janeiro 28, 2020, 11:03:54 pm »
Incrível como uma rádio tão antiga, com mais de 70 anos, ainda não tenha tópico neste fórum.

Fazendo um enquadramento, está semana só ouvi rádios locais e desde já digo que o panorama é horroroso, nos mais variados planos, locutores, músicas ou conteúdos, apesar de algumas poucas excepções e mesmo essas pouco entusiasmantes.

No caso da Altitude há algumas curiosidades, nomeadamente o número enorme de publicidade, não só local como nacional.
Ouvi esta rádio uma destas manhãs e que noto é que há pouca noção de que deve ser uma rádio, ou seja a sua organização. Por exemplo, às 10, não tem locução, painéis longos de publicidade, intevalados com músicas.
11 horas, uma hora com alguém a fazer comentários da política portuguesa e mundial. Sem interrupções, nem para música ou anúncios.
Às 12h, M cerca de meia hora com publicidade, ao meio dia e meio, um bom espaço de informação regional. Apenas duas notícias, mas com bons desenvolvimentos, com reportagens e entrevistas. O melhor do que ouvi da rádio.

Mas achei estranho não haver locução. Mas vou ter que ouvir outros painéis.

Uma rádio com muitas potencialidades e número de publicidade invejável...
« Última modificação: Dezembro 21, 2021, 10:58:25 pm por AG »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Altitude
« Responder #1 em: Janeiro 29, 2020, 12:46:58 pm »
Costumo 'picá-la' nas férias de Verão uma vez que tenho família no distrito, numa altura que ainda tem menos programas e mais horas de música sem parar, e noto que tem uma playlist invulgarmente boa para uma rádio local com muito soul, jazz e deep house. Provavelmente a ideia é apostar mais na qualidade que na quantidade dos programas, e se têm aguentado tantas décadas desta forma não vale a pena mudar.
« Última modificação: Janeiro 29, 2020, 12:52:23 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
Re: Rádio Altitude
« Responder #2 em: Janeiro 29, 2020, 01:36:58 pm »
Daqui saíram alguns bons jornalistas, nomeadamente o ex-diretor de informação da RTP-rádio - Fausto Coutinho

estvmkt

• Hero Member
Re: Rádio Altitude - 90,9 MHz Guarda
« Responder #3 em: Janeiro 29, 2020, 02:16:39 pm »
É pena a frequência ser a que é...
Para os lados de Viseu,podia colocar algum sinal mas nada,por causa da Comercial da Lousã.
Faz lembrar a M80 Manteigas,104.4 com ripada dos 104.5 da Antena 1 Gravia. No caso da Altitude é mais grave pois nem interferências causa

ruicleto

• Hero Member
« Responder #4 em: Janeiro 29, 2020, 10:01:00 pm »
Lembro-me que foi a primeira estação de rádio onde entrei, era ainda criança (na altura o locutor até me dedicou um disco pedido).
A estação emitia apenas em onda média. Julgo que detém a mais antiga licença de rádio privada em Portugal - emitia do mesmo local onde atualmente estão localizados os estúdios no antigo Sanatório da Guarda.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #5 em: Janeiro 30, 2020, 09:58:38 am »
Lembro-me que foi a primeira estação de rádio onde entrei, era ainda criança (na altura o locutor até me dedicou um disco pedido).
A estação emitia apenas em onda média. Julgo que detém a mais antiga licença de rádio privada em Portugal - emitia do mesmo local onde atualmente estão localizados os estúdios no antigo Sanatório da Guarda.
Mais antiga só a RR, falando de estações privadas, que é de 1935. Dez anos antes da Rádio Altitude ter iniciado emissões.
O RCP era ainda mais antigo, arrancou em 1931.

pdf

• Visitante
« Responder #6 em: Janeiro 30, 2020, 10:17:31 am »
Mais antiga só a RR, falando de estações privadas, que é de 1935. Dez anos antes da Rádio Altitude ter iniciado emissões.
O RCP era ainda mais antigo, arrancou em 1931.

A Altitude nem sequer é a "local" mais antiga - a Rádio Pólo Norte (Emissora das Beiras) iniciou emissões a 13 de maio de 1939. Era a estação CSB 20, a emitir em 1460 kHz.

Eles dizem que são, mas se considerarmos que a actual Emissora das Beiras, embora com um alvará diferente, é a herdeira da antiga RPN, então a Altitude perde o título.

Danl

• Hero Member
« Responder #7 em: Janeiro 30, 2020, 11:49:38 am »
É pena a frequência ser a que é...
Para os lados de Viseu,podia colocar algum sinal mas nada,por causa da Comercial da Lousã.
Faz lembrar a M80 Manteigas,104.4 com ripada dos 104.5 da Antena 1 Gravia. No caso da Altitude é mais grave pois nem interferências causa

Nem mais! Antigamente emitia nos 107.7 e ouvia-se em quase toda a Beira Interior, desde Pinhel até Castelo Branco e sem interferências. Presumo que também em Viseu.
Foi das poucas (salvo erro a par do Posto Emissor Do Funchal) que continuou em actividade durante o período de legalização das rádios locais em 1989.
Também emitia em OM 1584

A meu ver, a mudança para os 90.9 foi um erro tremendo.

Daqui saíram alguns bons jornalistas, nomeadamente o ex-diretor de informação da RTP-rádio - Fausto Coutinho

Lembro-me dele na Rádio F, também da Guarda.
« Última modificação: Janeiro 30, 2020, 12:04:25 pm por Danl »

pdf

• Visitante
« Responder #8 em: Janeiro 30, 2020, 12:37:52 pm »
Ainda consigo ouvir muito bem a Rádio Altitude (e os restantes emissores da Guarda) quando estou em Sabrosa, no Douro.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #9 em: Janeiro 30, 2020, 02:17:16 pm »
Os de Bragança entram na Guarda. É pena que para Viseu não chegue nada

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #10 em: Janeiro 30, 2020, 02:31:22 pm »
Sim o Fausto era da Rádio F( que tinha uma parte ia com a TSF). Já agora a F ainda existe? Ouvi-a  em tempos, e era uma excelente rádio local, das melhores do País.

Sobre a Altitude, tomei conhecimento dela na década de 80, com o programa de automobilismo Escape Livre.
Teve uma parceria com a RR, precisamente nas transições automobilísticas, como o Rally de Portugal. Emissões épicas, sempre em competição com A1 e Comercial, mais tarde TSF.

Outra dúvida, a Rádio Altitude ainda emite em OM?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #11 em: Janeiro 30, 2020, 02:41:50 pm »
Sim o Fausto era da Rádio F( que tinha uma parte ia com a TSF). Já agora a F ainda existe? Ouvi-a  em tempos, e era uma excelente rádio local, das melhores do País.

Sim, ainda existe.
A Rádio Fronteira de Vilar Formoso retransmite a emissão da Rádio F durante grande parte do dia.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #12 em: Janeiro 30, 2020, 04:35:03 pm »
Outra dúvida, a Rádio Altitude ainda emite em OM?

Infelizmente, não. E ao que sei, a torre OM terá caído.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #13 em: Julho 20, 2022, 10:52:46 pm »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #14 em: Novembro 16, 2022, 04:29:42 pm »
Estranho a Radio Altitude de madrugada desliga o sinal...