Autor Tópico: Rádio Altitude - 90,9 MHz Guarda  (Lida 28520 vezes)

pdf

• Visitante
Re: Rádio Altitude - 90,9 MHz Guarda
« Responder #15 em: Novembro 16, 2022, 04:35:32 pm »
Estranho a Radio Altitude de madrugada desliga o sinal...

Não é estranho, é para poupar energia. Se calhar até faz sentido. A audiência de uma rádio durante a madrugada está em mínimos. Pode ser uma companhia para quem trabalha de madrugada, mas para isso temos programas de palavra noutras rádios e não jukeboxes. Em tempos de crise energética com preços a disparar, até me admira que seja a única a fazer isso. Se eu neste momento fosse responsável por uma rádio local (e até mesmo regional/nacional), reduziria substancialmente a potência de saída durante a madrugada. Desligar não digo, mas punha-a a operar nos 10% de potência ou até menos.

Mais deviam fazê-lo, nem que seja para curiosos procurarem outras rádios longínquas na mesma frequência...
« Última modificação: Novembro 16, 2022, 04:37:26 pm por pdf »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #16 em: Novembro 16, 2022, 05:02:54 pm »
E a Rádio F faz o mesmo? Afinal de contas sempre me pareceu numa situação mais frágil.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
« Última modificação: Novembro 16, 2022, 05:06:18 pm por radiokilledtheMTVstar »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #17 em: Novembro 16, 2022, 05:52:08 pm »

Não é estranho, é para poupar energia. Se calhar até faz sentido. A audiência de uma rádio durante a madrugada está em mínimos. Pode ser uma companhia para quem trabalha de madrugada, mas para isso temos programas de palavra noutras rádios e não jukeboxes. Em tempos de crise energética com preços a disparar, até me admira que seja a única a fazer isso. Se eu neste momento fosse responsável por uma rádio local (e até mesmo regional/nacional), reduziria substancialmente a potência de saída durante a madrugada. Desligar não digo, mas punha-a a operar nos 10% de potência ou até menos.

Mais deviam fazê-lo, nem que seja para curiosos procurarem outras rádios longínquas na mesma frequência...
Certo, porém a Lei da Rádio (desde a revisão de 1997 ou a de 2001, não sei ao certo) obriga a emissão durante 24 horas por dia.

Portanto a solução é mesmo emitir durante as madrugadas com uma potência bem reduzida.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #18 em: Novembro 16, 2022, 06:19:50 pm »
A F nao.
E a Fronteira retransmite a F...

pdf

• Visitante
« Responder #19 em: Novembro 16, 2022, 06:34:34 pm »

Certo, porém a Lei da Rádio (desde a revisão de 1997 ou a de 2001, não sei ao certo) obriga a emissão durante 24 horas por dia.

Correto. Então a Rádio Altitude está em incumprimento... talvez se justifiquem com o online, caso apertem com eles.

pdnf

• Hero Member
« Responder #20 em: Novembro 16, 2022, 07:01:20 pm »

Portanto a solução é mesmo emitir durante as madrugadas com uma potência bem reduzida.

Esse parece-me mesmo um dos aspetos mais absurdos da Lei da Rádio. A emissão só deveria ser obrigatória entre as 06h e as 24h. Excepcionaria dessa obrigação as duas licenças generalistas nacionais que teriam de emitir 24h/dia (Antena 1 e RR), bem como as RRN (TSF) /RRS (M80) e as rádios temáticas informativas (penso que neste momento só exista a Observador). Todas as demais, em tempos como os que vivemos, em que se discute abertamente medidas para poupar energia elétrica, até deveriam ser obrigadas a desligar os emissores durante essas 6h.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #21 em: Novembro 16, 2022, 09:18:17 pm »
Confesso que não partilho da opinião de reduzir potências! quem está mais longe e acordado durante a noite também deve ser respeitado. A rádio é mesmo assim: nem que seja emitida só para um ouvinte! é esta sua magia...
Acho que devem ser encontradas outras soluções para esta situação e não diminuir potência aos emissores. Dá impressão de haver avaria nos mesmos.
Porque não realizar campanhas solidárias para angariar patrocinadores/clube de ouvintes na região que serve o emissor? em tempo de crise há sempre quem tenha muito potencial financeiro e que pode abrir os cordões à bolsa.
Bem sabemos agora a falta da rádio digital, que consome muito menos energia que a analógica! Dava jeito...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #22 em: Novembro 17, 2022, 01:30:49 am »
Sou totalmente a favor da redução de potências no horário da madrugada em rádios locais. No entanto, no mínimo, deve assegurar a emissão ao concelho que tem e pelo menos a um concelho ao lado. Para isso, 50/100w chegam, o que pode ser 5-20% da potência máxima utilizável.

Estando muitos dos emissores bem posicionados, vai sempre ouvir-se para lá disso. É bónus.

Aqui, Rádio Altitude bem.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #23 em: Novembro 17, 2022, 10:23:48 am »
A F nao.
E a Fronteira retransmite a F...

Sim, aí seriam logo duas rádios que se "calariam" durante a madrugada.
No entanto não deixa de ser surpreendente ser uma rádio com a estrutura da Altitude a ter de avançar para isto primeiro.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #24 em: Novembro 17, 2022, 11:29:44 am »
Era umas 5 da manhã e estava na Guarda,sinal zero da rádio.
Fui la fazer um trabalho.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #25 em: Novembro 17, 2022, 11:34:26 am »

Isto das potências tem que se lhe diga...
Em Manteigas, que poderia ter acesso a esta histórica rádio, pois é um concelho contíguo, o sinal sempre chegou muitíssimo mal - às vezes impercetível e impossível de escutar. Imaginem com a diminuição da potência... zero!

pdf

• Visitante
« Responder #26 em: Novembro 17, 2022, 12:26:18 pm »

Isto das potências tem que se lhe diga...
Em Manteigas, que poderia ter acesso a esta histórica rádio, pois é um concelho contíguo, o sinal sempre chegou muitíssimo mal - às vezes impercetível e impossível de escutar. Imaginem com a diminuição da potência... zero!

A "culpa" não é da potência - é da orografia. Aumentar a potência de pouco serviria.

Danl

• Hero Member
« Responder #27 em: Novembro 17, 2022, 02:02:31 pm »
A Rádio Altitude é daquelas rádios locais que dá gosto ouvir! Não só pela programação, mas também pela sua história de décadas. A par da excelente seleção musical.
Por altura da legalização das rádios piratas foi das poucas que se manteve no ar. Julgo que só o Posto Emissor do Funchal teve "tratamento semelhante"...

Mas o maior "tiro no pé" foi dado no início dos anos 90 quando decidiram mudar dos 107.7Mhz (que cobriam muito bem a Beira Interior) para os 90.9Mhz que mal chegam para lá de Celorico da Beira devido às interferências com potentes 90.8Mhz da Comercial (Trevim).

Em jeito de comparação, a Radio F (outra boa rádio local da cidade da Guarda) com os mesmos 2kW de potência e que em 105.8Mhz ouve-se em quase toda aquela região que engloba os distritos de Castelo Branco e da Guarda.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #28 em: Novembro 17, 2022, 02:15:13 pm »
Em Viseu ouve se 105.8 em muitas zonas..

pdf

• Visitante
« Responder #29 em: Novembro 17, 2022, 02:50:25 pm »
Mas o maior "tiro no pé" foi dado no início dos anos 90 quando decidiram mudar dos 107.7Mhz (que cobriam muito bem a Beira Interior) para os 90.9Mhz que mal chegam para lá de Celorico da Beira devido às interferências com potentes 90.8Mhz da Comercial (Trevim).

Pelo que sei, foi para fugir dos 107,6 MHz do Marão (que antigamente emitia em 107,5 MHz). Quando o emissor da rede regional Norte mudou de frequência, a Altitude saiu prejudicada.