Autor Tópico: Santa Justa - Valongo | Heli INEM  (Lida 10908 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: St.ª Justa - Valongo | Heli INEM
« Responder #15 em: Dezembro 16, 2018, 08:17:20 pm »
Vi melhor nas noticias e parece-me,atenção,ser torre de uma rádio.
O que pergunto é,se não terá sido,eventualmente a TSF,visto a mesma ter emissor de reserva no Porto?
Fica a dúvida...

pdf

• Visitante
« Responder #16 em: Dezembro 16, 2018, 08:18:38 pm »
Vi melhor nas noticias e parece-me,atenção,ser torre de uma rádio.
O que pergunto é,se não terá sido,eventualmente a TSF,visto a mesma ter emissor de reserva no Porto?
Fica a dúvida...

Meu deus...

Que parte do “não foi de nenhuma emissora de radiodifusão comercial” que ainda não perceberam, porra?

Depois de observações no terreno ontem, de testemunhos aqui, de bandscans no grupo do Facebook, depois de eu ter dito que TODAS as emissoras no topo da serra estão a funcionar...

Que querem mais?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

pdf

• Visitante
« Responder #17 em: Dezembro 16, 2018, 08:19:42 pm »
E não, não é o emissor de reserva da TSF. A antena da TSF continua em pé e posso afirmá-lo com toda a certeza. Observação in loco.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

Miguel

• Full Member
« Responder #18 em: Dezembro 16, 2018, 09:04:14 pm »
Caros amigos deste forum reparando na imagens difundido pelos canais generalista da impressão o embate do heli do INEM ontem na Serra de Sta justa em Valongo, uns dizem que bateu numa antena de radiodifusão outros dizem que ta tudo OK, por caso dei uma vista de olhos no site do JN e deparei numa imagem mto interessante que podiam ver e analisar a receptiva foto tirada no local do acidente.

Deixo aqui a imagem neste post e que operadora estao nesta antena?

estvmkt

• Hero Member
« Responder #19 em: Dezembro 16, 2018, 09:10:59 pm »
Acho que as da MCR...
Que por sinal,estão a emitir...
Muito estranho...
Fica o mistério no ar...

pdf

• Visitante
« Responder #20 em: Dezembro 16, 2018, 09:12:47 pm »
Caros amigos deste forum reparando na imagens difundido pelos canais generalista da impressão o embate do heli do INEM ontem na Serra de Sta justa em Valongo, uns dizem que bateu numa antena de radiodifusão outros dizem que ta tudo OK, por caso dei uma vista de olhos no site do JN e deparei numa imagem mto interessante que podiam ver e analisar a receptiva foto tirada no local do acidente.

Deixo aqui a imagem neste post e que operadora estao nesta antena?

MCR. Elementos da Vodafone FM no topo, com reflectores. M80 Valongo imediatamente abaixo.

pdf

• Visitante
« Responder #21 em: Dezembro 16, 2018, 09:13:30 pm »
Acho que as da MCR...
Que por sinal,estão a emitir...
Muito estranho...
Fica o mistério no ar...

Não há mistério nenhum... a torre que caiu era outra.

guest6

• Visitante
« Responder #22 em: Dezembro 16, 2018, 10:29:53 pm »
Vamos esclarecer e por um ponto final na especulação.
1º Uma pergunta simples: Já algum de vocês esteve na Serra de St. Justa? Já foi aos emissores?
Estas fotos ( https://photos.app.goo.gl/4RQy8J29NbwWLJHn9 ) foram feitas por mim em Junho passado e percorri TODA a área a pé e observei com algum tempo TODA a zona e os emissores.

Agora para esclarecer e tirar QUALQUER duvida, anexo 4 "printScreen´s" que fiz com a explicação do local.
Torre 1 MCR ( 98.2 Comercial, 94.3 Vodafone e 105.8 M80 )
Torre 2 RR ( 90.6 Mega, 104.5 RR, 106.2 RFM e 100.8 SIM )
Torre 3 TSF 105.3
Torre 4 TDT
Torre 5 PT ( Comunicações talvez ??) - A torre que caiu.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #23 em: Dezembro 17, 2018, 06:09:14 am »
Um aparte,os 94.3 da Vodafone teem reflectores. Em que sentido se nota tal? Outra dúvida,a Mega tem os elementos orientados para que direção? Porto ou Gondomar?

Marco Pereira

• Newbie
  • *
« Responder #24 em: Dezembro 18, 2018, 07:05:54 pm »
Aparentemente a torre está licenciada à Rádio Comercial.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/antena-em-que-tera-embatido-o-helicoptero-do-inem-esta-licenciada-a-radio-comercial

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdf

• Visitante
« Responder #25 em: Dezembro 18, 2018, 07:30:40 pm »
Actualização e mea culpa:

A torre não parece ter sido atingida na sua totalidade. Aliás, a única parte que falta são as espias de topo e a fixação das mesmas na parte superior da torre.

O que sucedeu - provavelmente - foi que o heli "levou consigo" espias e suporte, provocando danos em rotor e consequente queda por falha de controlo da aeronave.

As rádios continuaram a emitir porque não houve danos nos elementos radiantes e respectivos cabos, tanto de transporte de áudio como de energia.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #26 em: Dezembro 18, 2018, 09:28:40 pm »
Não tinha iluminação no topo do emissor e o helicóptero devia ir a baixa altitude e deve ter batido na ponta do emissor. Pelas imagens via-se bocados do emissor no chão.  É na torre que transmite a M80 e Vodafone FM. Sendo que os dois elementos que aparecem na foto são os da Vodafone

guest6

• Visitante
« Responder #27 em: Dezembro 30, 2018, 03:04:33 pm »
Ontem fui á serra de St. Justa, e como tinha comigo a maquina fotográfica, fiz algumas fotos. Informo que a antena que foi afectada pelo helicóptero ( Comercial/Vodafone/M80) tem a luz de aviso, e com excepção da TSF ,todas as outra também tem. Deixo aqui o link do álbum no Google Fotos que podem ver á vontade. https://photos.app.goo.gl/nptd97VsgJrsnLVf8   

estvmkt

• Hero Member
« Responder #28 em: Dezembro 30, 2018, 03:55:56 pm »
Após ver as fotos sou da opinião de que os emissores para a zona do Porto deveriam estar em Santa Justa e não no Monte da Virgem.
Desde logo,evita-se que as nacionais tenham 2 emissores em vez de 1.
Outro aspeto,ter emissores em Valongo chega a mais zonas. Chegariam à zona de Viseu,por exemplo,zonas onde apanho os 90.6 da Megahits.
Também ajudaria e muito em zonas como Resende,Cinfães e quiçá também mais a norte na zona de Braga.
Monte da Virgem favorece o litoral,mas Santa Justa favorece mais e melhor a região.
Isto para as nacionais,atenção,pois as locais já é mais naquela,menor potência e fraquejam mais...

guest6

• Visitante
« Responder #29 em: Dezembro 30, 2018, 10:10:08 pm »
Após ver as fotos sou da opinião de que os emissores para a zona do Porto deveriam estar em Santa Justa e não no Monte da Virgem.
Desde logo,evita-se que as nacionais tenham 2 emissores em vez de 1.
Outro aspeto,ter emissores em Valongo chega a mais zonas. Chegariam à zona de Viseu,por exemplo,zonas onde apanho os 90.6 da Megahits.
Também ajudaria e muito em zonas como Resende,Cinfães e quiçá também mais a norte na zona de Braga.
Monte da Virgem favorece o litoral,mas Santa Justa favorece mais e melhor a região.
Isto para as nacionais,atenção,pois as locais já é mais naquela,menor potência e fraquejam mais...

Nem tudo o que afirma é factual.
1º Das rádios "Nacionais" só a RR/RFM e Comercial tem "micro-cobertura" para Valongo em St.Justa. O Grupo RT(D)P não tem.
2º A diferença para o interior dos emissores de St Justa (locais) para os do Monte da Virgem (locais) não é significativo. A cota é aproximadamente a mesmo e se reparar nas fotos que coloquei, consegue-se ver a torre do Monte da Virgem. Resende e Cinfães NÃO são zonas onde a emissão por exemplo da Nova, Festival ou Nova Era tenha de chegar, e chegam.
3º Nenhum emissor que esteja em St. Justa ou no Monte da Virgem tem de chegar a Viseu, e se a Mega (90.6) chega, também chegaria a Nova ou a Festival tivessem elas a frequência "limpa"... É que por exemplo, em varias zonas do Porto eu consigo sintonizar a R. Lafoes (93.0) ou a D.Bosco (94.1)
Como vê incorre em vários raciocínios inverosímeis e pouco fundamentados.