Nos animadores, os poucos valores de que tenho conhecimento são acima de 2000 (mas há muita mais liberdade - e procura - para fazer conteúdos por fora e garantir rendimentos extra, principalmente a publicidade, que paga bem), mas a amostra é muito pequena.
Não sei se está a falar em específico da Observador, porque se está a falar do geral do meio, esse tipo de valores é para pessoal com mais de dez anos de experiência. Não me esqueço de ouvir na rádio quem referisse não ter dinheiro para ir tirar a carta de condução, e não estou a falar do Palmeirim. Há uns anos, disseram-me isto: "se eu estivesse na rádio para ganhar dinheiro, ia para caixa do Mercadona que ganhava ainda mais". Os animadores (e se calhar aqui é mais justo por maioritariamente no feminino), nos últimos anos, conseguiram ter níveis de vida brutais, pelo que se vê nas redes, graças aos rendimentos que advêm da sua atividade de influenciadores. Não é exatamente por serem excecionais locutores. Curiosamente, ou não, aqueles que para mim são os melhores, praticamente nem fazem publicidade, ou são muito seletivos com quem trabalham. Eu já só tenho LI há uns 3 anos, mas quando tinha IG, confesso que também me cansava seguir pessoas que, na prática, eram intervalos de Domingo à tarde na SIC, nos tempos em que davam cinema.
Relato em estúdio, como nas últimas competições internacionais.
Pelo menos não negaram, era à boleia da SportTV, mas fazer relato da seleção em estúdio, é mau demais.
Ganharam um prémio com os podcasts e assumem ser uma aposta do “jornal”. Não querem saber da rádio que acham ser um fardo que gasta muito dinheiro.
Vão começar a desinvestir na rádio porque não entendem o negócio.
https://eco.sapo.pt/2026/07/01/eco-e-m-distinguem-moniz-balsemao-medialivre-now-e-observador-nos-premios-media-leaders/
Se no Board começam a pensar assim, têm de sair de Alvalade e vir à rua. Começou como "o" Observador, hoje toda a gente se refere como "a" Observador. Mas, se é um fardo, é estranho, andaram a investir em emissores, e, não vai há muito tempo, ouvi o JMF a falar que andavam a apontar ao Minho e a T-o-M num qualquer CC. Talvez estivessem a contar com uma mudança da LdR que, aparentemente, começo a achar que não vai ser feita nesta legislatura.
Tal como o "jornal", é um projeto político e máquina de propaganda. Quando secar a fonte dos interesses, eventualmente morre.
Sim, é, tirando um ou outro deslocado, como o Sérgio Sousa Pinto, mas que estaria muito bem no PSD. Mas, pergunta honesta, a TSF não é a outra face da mesma moeda? É que acho mesmo que sim. Falta uma ANTENA 1 e uma RR forte, ao centro, sem exageros, para um lado ou para outro.