Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 827090 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3765 em: Julho 20, 2025, 07:56:51 pm »
O emissor da Rádio Observador está no Vértice Geodésico de Montemor, a 357m de altura, que pertence ao concelho de Loures (e não de Odivelas, como todos pensávamos) - é de qualquer forma praticamente na fronteira física de Loures com Odivelas, que é aos 350m em Serra Cão (fonte: https://montanhasdeportugal.blogspot.com/2012/12/lista-das-elevacoes-do-distrito-de.html?q=montemor). O emissor, de acordo com o que está publicado no Facebook do Mundo da Rádio, tem 80 metros de altura (total de 437m de cota), e o objetivo aparentemente foi aumentar significativamente a robustez do sinal do Observador em Lisboa.

Este é o mapa de cobertura teórico do novo emisssor do Observador:

Cobertura vastíssima na simulação: para Oeste chega até ao Bombarral/Peniche sem falhas e é suposto que se consiga ouvir nas Caldas da Rainha, mas vai ser uma dividida com 92.8 em partes da cidade; para sul penetra praticamente sem elementos de falha em Setúbal (como tinha avisado) mas mesmo Sesimbra chega a quase todo o concelho sem grandes dificuldades; no Alentejo, ainda que com zonas de sombra na A2, penetra até Grândola, Santiago do Cacém e Sines e depois há uma série de terras alentejanas que podem vir a receber o sinal do Observador, designadamente Ferreira do Alentejo, Viana do Alentejo, Vendas Novas agora sem pressão da TDS, Montemor quase limpo.

Em Sintra tem uma vasta área sem sinal em Colares (zona de sombra, esta área tem cota de mais de 500mts) e no centro absoluto de Cascais terá uma zona com menor nível de sinal, mas bem bem melhor que antes - e 98.7 penso que estarão bem direcionados para salvar uma e outra, bem como algum possível multipath junto ao Tejo. Só mesmo para partes da zona oeste de Lisboa e concelhos de Almada/Seixal será preferencial 98.7; de resto, sempre 92.8 a partir de agora.

Para o Ribatejo, como podemos ver, há algumas zonas de sombra em Alhandra, Vila Franca e Castanheira onde o sinal fraqueja (já como antes fraquejava quando estava junto ao Tejo), mas depois o sinal aguenta-se sem quaisquer falhas no eixo da A1 até praticamente ao nó de ligação com Santarém, permitindo agora um handover absolutamente perfeito para a zona Oeste e para o Ribatejo em 92.6. Mesmo na cidade de Santarém, e pese a dividida com a Smooth, admito perfeitamente que pode vir a apoiar algumas zonas de maior fragilidade de 92.6, que têm apenas 500w e têm ali 1 ou 2 zonas com menor qualidade de sinal.

É uma grande melhoria para este emissor, que eu descreveria ser sem dúvida agora o de referência para a Rádio Observador, e uma potencial dor de cabeça para a Bauer, que agora ou eu muito me engano, ou vai ter mais um problema na SmoothFM com a troca 97.7-92.8 na zona de Minde - mas também no Entroncamento, em que eu espero agora divididas entre a ex-Horizonte e a SmoothFM. Esta troca direta, que já não era a coisa mais fácil da história, pode ter mesmo ficado impossível à conta disto no eixo da A1. Na zona Oeste também passa a ter vida mais difícil.

Esta simulação assume 2000w de potência PAR utilizados ao máximo e tudo o resto default, com o parâmetro "FM Reciever Car Stereo" (ou seja, zonas a verde são zonas em que um rádio de carro apanharia em Stereo; zonas em amarelo são sinais mais limítrofes em que poderia cair para Mono; zonas a branco são zonas de sinal menor que x parâmetro ou inexistente). Em bons autorádios é possível que ainda seja possível captar mais longe no Alentejo, longe da interferência da Smooth.
« Última modificação: Julho 20, 2025, 08:04:46 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3766 em: Julho 20, 2025, 08:55:21 pm »
Ao longo do tempo fomos descobrindo aqui no Fórum os sinais de quando uma determinada rádio está em piloto automático, ora acho que descobri o sinal da Observador: passar a canção Love Vibration de Josh Rouse.
Nos últimos 2 meses já a apanhei umas 9 ou 10 vezes sempre aos fins de semana nas horas sem locução ou de madrugada, sem exagero.
Podiam e deviam ter uma playlist bem mais abrangente. No geral é agradável de ouvir mas é muito curta.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3767 em: Julho 21, 2025, 10:25:50 am »
O emissor da Rádio Observador está no Vértice Geodésico de Montemor, a 357m de altura, que pertence ao concelho de Loures (e não de Odivelas, como todos pensávamos) - é de qualquer forma praticamente na fronteira física de Loures com Odivelas, que é aos 350m em Serra Cão (fonte: https://montanhasdeportugal.blogspot.com/2012/12/lista-das-elevacoes-do-distrito-de.html?q=montemor). O emissor, de acordo com o que está publicado no Facebook do Mundo da Rádio, tem 80 metros de altura (total de 437m de cota), e o objetivo aparentemente foi aumentar significativamente a robustez do sinal do Observador em Lisboa.

Este é o mapa de cobertura teórico do novo emisssor do Observador:

Só agora vi este post.

A simulação parece-me demasiado optimista face ao que acontece no terreno.

Mas como é óbvio os 92,8 serão uma melhoria face aos 93,7 MHz.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3768 em: Julho 21, 2025, 04:21:07 pm »
Admito perfeitamente que se possa não verificar porque por exemplo operam com menos potência ou etc, é apenas uma simulação. Em qualquer caso dá bem para ver o potencial da localização e torres.

modernices

• Hero Member
« Responder #3769 em: Julho 21, 2025, 06:10:10 pm »
Fui hoje a Lisboa e constatei um enorme aumento da consistência do sinal. O meu trajecto consistiu em ir pela A8, atravessar a cidade e vir pela A1. Na A8, era praticamente impossível ouvir a rádio sem sofrer depois das portagens do Bombarral até antes da área de serviço de Loures. Agora não! Fui a ouvir de forma ininterrupta sem oscilações! Na A1 não notei grande diferença. Foi oscilando com os 98.7 e tive sempre sinal.

Dentro de Lisboa, fui para a zona do Cais do Sodré e fui e vim sempre a ouvir. Sem um único ruído e até achei que o som estava mais presente.

A primeira impressão é que subiram de nível estando agora com uma presença mais robusta na capital.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3770 em: Julho 21, 2025, 06:15:15 pm »
Si., ouve se perfeitamente em boas condições.
Bom trabalho  dos técnicos da estação.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3771 em: Julho 21, 2025, 06:39:38 pm »
Fui hoje a Lisboa e constatei um enorme aumento da consistência do sinal. O meu trajecto consistiu em ir pela A8, atravessar a cidade e vir pela A1. Na A8, era praticamente impossível ouvir a rádio sem sofrer depois das portagens do Bombarral até antes da área de serviço de Loures. Agora não! Fui a ouvir de forma ininterrupta sem oscilações! Na A1 não notei grande diferença. Foi oscilando com os 98.7 e tive sempre sinal.

Dentro de Lisboa, fui para a zona do Cais do Sodré e fui e vim sempre a ouvir. Sem um único ruído e até achei que o som estava mais presente.

A primeira impressão é que subiram de nível estando agora com uma presença mais robusta na capital.

É isto que 92.8 vieram reforçar, por exemplo: o sinal na zona oeste reveza-se agora perfeitamente. Rio Maior, por muito bom que seja, sempre foram apenas 500w e tem as suas zonas de sombra ou com menor sinal, é rigorosamente o mesmo problema que existe com a atual RDS 94.2.

Obrigado por corroborar a minha simulação e o que pus aqui, pelo menos nesta parte.

Cais do Sodré deixou de ter problemas porque agora há duas frequências com força para escolher.

E até digo mais: as rádios de Vila Franca de Xira estão todas, TODAS a dormir neste quesito. Tinham que meter os emissores em Arcena, que faz parte do mesmo contínuo de elevação, para ter esta performance comparável. Mas essa é uma tecla antiga na qual bato e, nesse aspeto, locais sempre serão locais a fazer orelhas moucas ao que lhes daria melhor sobrevivência, na maioria pelo menos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3772 em: Julho 21, 2025, 10:39:34 pm »

Se resolveram esse crónico problema da A8, já valeu a pena. Era mesmo muito dificil, conseguir sinal decente, mesmo com os 92.6. No meu carro era limpinho que chegava ao Loures Shopping e perdia o RDS. A minha curiosidade continua a residir nas Avenidas e zona de Alfama, onde 98.7 não são famosos, e qualquer uma das de Loures não era boa.

A segunda curiosidade, era mesmo perceber como é que se comportam 92.8 da Smooth, agora para sul. Imagino que, tal como o Memórias previu, vá existir mais uma descontinuidade na A1, além do troço Grijó-Feira.

Já agora, tenho um brinquedo novo, o QODOSEN que mede nível de sinal, e aqui pelo sul de Gaia, confirma aquilo que mesmo com um rádio fraco já cofirmava, de Santa Eufémia a Observador é de longe pior que a NoAr, que supostamente tem refletores, e face à Linear, o nível de sinal é quase do dobro: Observador anda pelos 15, Linear nos 30 dBu. A NoAr vai aos 20,a Metropolitana esta mais ao menos nível da Observador, mas hije leva pressão de Leiria. Os 15 é o limite para conseguir entrar o RDS. Portanto, está mesmo no limite.
De qualquer das formas, parece-me que a Observador ajustou qualquer coisa em 88.1 porque a Antena 2 perdeu força nos últimos tempos, mesmo no São João, passei a apanhar melhor a Vacaria que o Sameiro diria que talvez desde meados de maio.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3773 em: Julho 24, 2025, 03:19:13 pm »
Tenho novidades sobre a cobertura do Observador e a situação da SmoothFM.

Quanto à Observador cumpre-me dizer: efetivamente há uma melhoria muito significativa na resiliência do sinal.

Conforme previsto no mapa, o primeiro ponto com sinal de 92.8 é após as portagens de Alfeizerão na A8. Um sinal algo fraco, e que desaparece após essas portagens durante vários km's, ao contrário do previsto no mapa.

A coisa divide-se depois da seguinte forma nos sublanços:

- Alfeizerão - Tornada: sem sinal da Observador em 92.8, mas sinal muito mais interferido que o normal da SmoothFM. Nem uma nem outra se escutam em condições, aqui não chega nada de jeito, mas ainda vence a SmoothFM... por pouco. Zona de predomínio em 94.0, sinal mais fraco de 92.6, no Observador.

- Tornada (Rotunda de acesso A8) - Caldas da Rainha Sul: O pouco sinal que restava da SmoothFM desapareceu por completo nesta área e é uma terra de ninguém mas... quando dá, dá Observador em 95% do tempo. 97.7 e 96.6 não são alternativas, não há simplesmente sinal. 92.6 do Observador estão perfeitos, 94.0 quase perfeitos.

- Caldas da Rainha Sul - km 98 da A8 (até após as portagens do Bombarral): domínio total do Observador em 92.8 sobre a Smooth, mas muitas zonas de sombra... do próprio Observador em 92.8. Na Smooth, 97.7 chegam muito pouco e o que chega é interferido e bem pressionado pela Radioeste 97.8, que tem muita força. 96.6 inexistentes. É zona preferencial em 92.6, no Observador.

- km 98 da A8 até Torres Vedras Sul (km 62 +-): zona de progressivos ganhos de estabilidade do Observador em 92.8, com uma ou outra zona de sombra. A Smooth não é captável em 92.8, está cilindrada, e quando se capta em 97.7 vem muito interferida pela Radioeste, progressivamente na sua própria zona; 96.6 têm os primeiros suspiros aqui mas o sinal é inutilizável para uma escuta limpa. Nesta zona a captação de 92.6 é perfeita, é preferencial, e à menor falha está apoiado o sinal da Observador por 92.8.

- Torres Vedras Sul até Loures (Portagens): a partir deste ponto, 92.8 são preferíveis a 92.6 na rede Observador. Ambos captam-se sempre mas 92.8 têm bem maiores níveis de sinal. A Smooth tem comparativamente uma captação muito mais deficiente em 96.6, a única frequência disponível, mas é audível com níveis razoáveis de conforto a partir deste ponto.

- Loures até à CRIL: há falhas à passagem pela saída da N250/Lousa. 98.7 dão um apoio surpreendente neste ponto. 92.6 são inexistentes. Mais uma vez, a Smooth tem sinal em 96.6, mas com mais falhas que o Observador.

- CRIL até à Ponte Vasco da Gama: hegemonia e domínio incontestados de 92.8, com 98.7 igualmente captáveis, com um pouco menos de sinal, nunca sendo a frequência preferencial.

Daqui para baixo não testei porque não tinha sentido fazê-lo para as frequências em causa.

Há uma clara organização de 92.8 para captação para sul de Loures sobre a orientação inversa, dado que o sinal é mais fraco do que esperava, mas mesmo como está faz um apoio essencial a 92.6 em múltiplas zonas até à área de plena hegemonia de 92.6 e 94.0.

joao_s

• Hero Member
« Responder #3774 em: Julho 30, 2025, 11:15:22 pm »
Atualização sobre cobertura de sinal: ontem à noite, numa deslocação até ao MEO Arena, pude comparar as condições de receção desta rádio com o observado no passado dia 19 (mesmo carro, mesmo autorrádio). Detetei melhorias na estabilidade de sinal em 92.8 no Parque das Nações (às 23h30 estavam 30ºC, sem vento, remota possibilidade de influência na receção) e no geral até às portagens de Alverca. Na A1, o sinal está sempre no máximo, com todos os indicadores acesos, até este local. A partir de Vila Franca também notei melhorias de sinal em 92.6, sinal sempre no máximo (às vezes, fica a impressão que reduzem a potência deste emissor nas horas de menor audiência e fins de semana, quiçá para poupar energia. Se assim for, não é recomendado. 1 kW licenciados, devem ser sempre mantidos). Em Vila Franca, continuam comutações com 98.7 e oscilações na intensidade do sinal rececionado.

---// ANOTAÇÃO /---

Em Portugal, as emissões FM autónomas da OM remontam a finais da década de 70.
Que tema era o preferido dos primeiros radialistas FM? Bem, não é fácil chegar a uma resposta concreta, mas este, seguramente, foi um dos temas preferenciais. Em 1981, quando comecei a ouvir regularmente FM, ainda “rodava” nas emissões com bastante frequência.

Excerto de programa da televisão pública holandesa:

FISCHER Z - So Long (1980)  4|5

---

Paulinho

• Newbie
  • *
« Responder #3775 em: Julho 31, 2025, 12:24:08 am »
Hoje fiz pelas 20 h horas o caminho de Sobral Monte de Agraço à Alenquer,  em sobral os 92.8 da observador levam com os 92.8 da smooth, os 92.6 de rio maior ajudam a sintonia. Na zona de Ribafria nadinha de observador.
Zona excelente dos 94.2 da RDS.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3776 em: Julho 31, 2025, 09:07:22 am »
No fim de semana fiz a A12 no sentido Sul/Norte, a partir do nó com a A2. Nas portagens do Pinhal Novo o autoradio trocou de sintonia dos 98,7 para 92,8 e manteve-se o sinal dos 92,8 com grande estabilidade.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #3777 em: Julho 31, 2025, 10:28:40 am »
No fim de semana fiz a A12 no sentido Sul/Norte, a partir do nó com a A2. Nas portagens do Pinhal Novo o autoradio trocou de sintonia dos 98,7 para 92,8 e manteve-se o sinal dos 92,8 com grande estabilidade.

Os 92.8 MHz (ex-Rádio Maior, Rádio SIM, Mega Hits) foram uma pedrada no charco para a Rádio Observador.

Já consegui ter uma espúria entre a Portagem e Castelo de Vide, sendo que o sinal consegue chegar até à vila do Gavião.

Para Norte, o sinal não consegue penetrar após a entrada no município de Ferreira do Zêzere, pois leva pancada do Rádio Clube da Pampilhosa.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3778 em: Julho 31, 2025, 10:32:22 am »

Os 92.8 MHz (ex-Rádio Maior, Rádio SIM, Mega Hits) foram uma pedrada no charco para a Rádio Observador.

Já consegui ter uma espúria entre a Portagem e Castelo de Vide, sendo que o sinal consegue chegar até à vila do Gavião.

Para Norte, o sinal não consegue penetrar após a entrada no município de Ferreira do Zêzere, pois leva pancada do Rádio Clube da Pampilhosa.
Mas esse emissor é 92,6 MHz.

Eu estou a falar dos 92,8 MHz de Loures, que provavelmente estão agora na Serra de Montemor.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #3779 em: Julho 31, 2025, 10:54:28 am »

Mas esse emissor é 92,6 MHz.

Eu estou a falar dos 92,8 MHz de Loures, que provavelmente estão agora na Serra de Montemor.

Rádio Clube da Pampilhosa (92.6 MHz) que agora retransmite a RDS...