Não creio que os 92,9 MHz sejam um grande problema em Vendas Novas, mas em Évora não é uma frequência a desprezar. As emissões de Portalegre são audíveis em certos pontos da cidade de Évora. Mas mesmo que o emissor dos 92,8 fosse colocado num local mais favorável, a Observador não melhoraria o alcance do sinal no Alentejo. Tanto mais que em certos pontos são audíveis também rádios espanholas, incluindo nos 92,7. E mesmo nos dias de alguma propagação favorável, os 93,7 MHz continuam a ser uma frequência mais desimpedida que os 92,8.
Desconfio que, se não for os 92,6 MHz Rio Maior a "salvar" a Observador, não seriam os 92,8 a fazê-lo, quando, além da Antena 2 nos 92,9, temos a Smooth FM nos 92,8. E já sabemos que a cobertura da Smooth FM não é nada modesta...
Por acaso tinha ideia que a Antena 2 seria mais problemática em Vendas Novas do que em Évora, tenho ideia de mesmo dentro do IC's ter conseguido captar as frequências de Portalegre, bem como as da serra da Lousã e de Montejunto na zona. Em Évora, é certo que na altura não estava de carro, mas tinha o Majority, e com RDS e incluindo a própria local da cidade de Portalegre só apanhei mesmo no terraço da Sé. Os 93.7 chegavam relativamente bem, tanto quanto me lembrava, e fui confirmar:
O que se ouvem em Évora, num A52, na Rua de Viana, no interior de uma habitação, junto ao Baluarte do Príncipe/Arena de Évora:
[...]
92.8 - RP- MOURA - no exterior, divide com a XL FM
93.0 - CASTRNSE (RDS)
[...]
93.7 - OBSRVDOR AMADORA - sinal com algum ruído, mas limpo
93.8 - BORBA - sinal fraco
Ou seja, a confirmar-se isto, Loures cobre menos em Évora do que a Amadora, sendo certo, contudo, que a Antena 2 da Marada Alta era mesmo a única que não chegava, mas a Observador causava problemas à Borba, significativamente mais próxima.
O AG faz um bandscan com o mesmo equipamento, uns meses mais tarde, 500 metros para NO do meu e relata a Antena 2 com sinal muito fraco, mas não capta a Observador, nem a XL.
Bandscan(s) em Évora, com um simples Majority Petersfield Go, na zona do Terminal Rodoviário. Também fiz na Praça do Giraldo, mas não há diferenças muito sensíveis embora seja para pior nos sinais mais fracos, como é natural.
92,9 Antena 2 (Portalegre) - sinal fraco
93,2 Antena 2 (Elvas) - sinal fraco
93,8 Rádio Borba (Borba) - sinal fraco
O Luís vive na zona, mas, atrever-me-ia a dizer que, num carro com uma boa seletividade, provavelmente 93.7 ouvir-se-ão no limite do aceitável, 92.8 vai ser pancada entre Portalegre e talvez a própria de Moura.
Outra cidade onde me deixa dúvidas é Setúbal, sendo que assumo que Grândola e Alcácer do Sal, devem dizer adeus à Observador.
No caso das frequências de Espinho e Póvoa de Varzim da Metropolitana, não houve mudança de projecto. Apenas o nome da estação foi alterado. Portanto, julgo que poderão mudar o projecto a qualquer momento. Nos 96,2 aí sim, tem de aguardar dois anos.
Bem visto, não era mal jogado da parte deles trocarem os 88.1 por 96.3, atualmente, são redundantes a 91.2 exceto no Norte do distrito de Aveiro, onde os 96.3 chegam bem. A perda seria para o interior, onde, curiosamente, em locais já tão distantes quanto Murça, a Observador de São João da Madeira deixa sinal, mas a de Tondela, bem mais próxima não, aliás, no eixo da A4, a Observador aguenta-se ainda bem uns bons kms depois do túnel graças à Vacaria, mas os ganhos em Porto, Gaia, Gondomar e Espinho, penso que compensariam substancialmente.