Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 809273 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3735 em: Julho 02, 2025, 11:17:43 pm »
“Memórias”, Santarém está servida com o emissor de 92.6 Rio Maior e, aqui, garanto-lhe que a estação tem adesão. Conheço várias pessoas que ouvem. Portanto, o desempenho dos emissores de Lisboa no Ribatejo é irrelevante neste contexto. Importa sim que os emissores de Lisboa sejam, de facto, eficazes em Lisboa e, na medida do possível, na zona que medeia o aeroporto até Vila Franca, onde se verifica  demasiadas oscilações de sinal que pode comprometer a receção das pessoas que aí residem (estradas urbanas, secundárias e dentro das habitações). Também, há que ter em conta a margem sul, onde reside um número muito significativo de pessoas. São os emissores de Lisboa que devem dar conta do recado, não 92.6, como às vezes acontece.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #3736 em: Julho 03, 2025, 12:14:06 am »
Se conseguissem um acordo com a Orbital para saírem dessa torre na Serra de Montemor (não sei se isso é possível em termos legais) e sendo que os 92.8 não têm a pressão da Antena 3 da Fóia 101.9, conseguiriam ganhar cobertura para o Alentejo quase até Évora e diminuiriam a redundância 98.7/93.7, podiam perder alguma robustez na malha urbana mais a Oeste estilo Oeiras, Amadora, Casal de Cambra mas no computo geral seria algo que com comutaçoes com 98.7 não se iria notar muito. Onde faz falta Observador é no Algarve, as frequências é que andam escassas mas os 103.1 da Total jukebox FM pelos vistos aguentam se com boa publicidade, mas era uma excelente frequência.
Luís Gonçalves

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3737 em: Julho 03, 2025, 09:26:30 am »
Mais uma vez tudo a dormir em relação à chocante morte do Diogo Jota, excepto a Observador.
É um jogador da Seleção Nacional, meu deus!!

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3738 em: Julho 03, 2025, 10:28:57 am »
Mais uma vez tudo a dormir em relação à chocante morte do Diogo Jota, excepto a Observador.

Lembram-se quando faleceu o Feher ?
Lembram-se as horas, dias e semanas com tempo de antena?
E não era portugues.
Será que por não ter passado por um dos grandes de Lisboa é motivo para menos atenção, apesar de ser português?
Fica a pergunta.

Mas pode ser que ainda vão a tempo a TSf/Antena 1 e dar o devida atenção.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3739 em: Julho 03, 2025, 10:33:17 am »

Lembram-se quando faleceu o Feher ?
Lembram-se as horas, dias e semanas com tempo de antena?
E não era portugues.
Será que por não ter passado por um dos grandes de Lisboa é motivo para menos atenção, apesar de ser português?
Fica a pergunta.

Mas pode ser que ainda vão a tempo a TSf/Antena 1 e dar o devida atenção.

Não é altura para clubites.
Tem de se falar de enorme crise de agilidade das rádios para uma notícia que mais uma vez apareceu na TV muito antes quando 99% das rádios estava a dormir. Já falei do ridículo da RR, a TSF começou o Fórum mais tarde e a A1 está em emissão especial mas que deve acabar às 11h...
« Última modificação: Julho 03, 2025, 10:34:48 am por radiokilledtheMTVstar »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3740 em: Julho 03, 2025, 10:39:05 am »
Hoje notei que deve estar em manutenção  a frequência da Observador,  passou por varias fases, numa primeira o som muito baixo, depois o sinal a desaparecer, até que por fim houve um despertar, ainda não  um som perfeito,  mas perto disso.
Repito, na zona central de Lisboa...

joao_s

• Hero Member
« Responder #3741 em: Julho 03, 2025, 11:02:12 am »
Serve este post para corroborar o que já foi referido por aqui.

Em dois dias consecutivos observo diferenças no sistema 98.7 – 93.7 e correspondente ligação com 92.6. Melhorou. A estabilidade de sinal à saída de Lisboa, na zona anteriormente aludida, está com outra firmeza, digamos assim, ou seja, os sinais apresentam-se mais fortes e com menor oscilação. Atribui a algum fenómeno de propagação esporádico, pelos vistos, poderá ser intervenção técnica. Hoje, a observação decorreu às 6h30, ida, e a partir das 9h, regresso.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3742 em: Julho 03, 2025, 01:47:10 pm »
Se conseguissem um acordo com a Orbital para saírem dessa torre na Serra de Montemor (não sei se isso é possível em termos legais) e sendo que os 92.8 não têm a pressão da Antena 3 da Fóia 101.9, conseguiriam ganhar cobertura para o Alentejo quase até Évora e diminuiriam a redundância 98.7/93.7, podiam perder alguma robustez na malha urbana mais a Oeste estilo Oeiras, Amadora, Casal de Cambra mas no computo geral seria algo que com comutaçoes com 98.7 não se iria notar muito. Onde faz falta Observador é no Algarve, as frequências é que andam escassas mas os 103.1 da Total jukebox FM pelos vistos aguentam se com boa publicidade, mas era uma excelente frequência.

Estás-te a esquecer da pressão que vai levar da Antena 2 de Portalegre, nos 92.9. Tenho dúvidas que em Vendas Novas já se ouvisse alguma coisa.
Certo, sendo os 103.1 da Total uma Juke, que até chega relativamente bem no Barlavento, poderia ser uma solução. Essas não fazem falta.

Ou não, que também falámos imenso aqui do que podia acontecer com Tondela e nunca chegou a acontecer verdadeiramente nada de especial além de Aveiro ter agora dois emissores para captar...
Tondela não é Lisboa, nem sequer Oeiras ou Cascais, target que eles querem apanhar, sem margem para dúvidas. E, tenho dúvidas que o vão fazer eficazmente. Tenho a sensação que na zona nobre de Cascais, o efeito da propagação via mar da RR da Fóia já se faz sentir, e melindra significativamente os 98.7 do Seixal.

A questão de Tondela, cheguei a pensar que poderia ser o pretexto para os 96.3 Espinho passarem para a Observador, resolvendo de vez a questão da má cobertura no Porto, mas agora, com a Metropolitana, é preciso esperar 2 anos. Porque, 91.2 chegam na perfeição a Aveiro, até já mesmo a Ovar. Como está atualmente, é só estúpido não terem tentado apanhar Coimbra relocalizando. A minha opinião é que devem estar à espera de conseguirem fazer o lobby certo para mexer na 54/2010 e aumentar o número de estações em associação. No limite, nem sei se faz sentido mantê-lo, dando a opção dos dois regimes, associação e parceria, pois há quem prefira o segundo.

Com 92.8, posso-me enganar muito, mas a cobertura da Observador é bem capaz de ficar pior em Lisboa do que no Porto, quando atualmente, são mais ao menos equivalentes, ligeiramente melhor na capital. Não auguro que a coisa vá correr muito bem para os lados de Entrecampos, Marquês, a partir do Campo Grande para Norte, aí já não se sentirá tanto, mas a zona centro é crucial poder ouvir-se bem dentro do edificado. Do que tenho de memória, XL só à janela, e bem direcionada, porque mesmo aí, Portalegre interfere alguma coisa. No Oriente então, é vir uns dias de mais calor, e conversamos. Sim, é que já apanhei a Smooth a dar em cima da XL, mais do que uma vez.

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3743 em: Julho 03, 2025, 03:05:22 pm »
A Antena 2 de Portalegre não interfere de forma sensível em condições normais, em Vendas Novas. Onde verdadeiramente começa a haver interferência é na nacional já para lá de Montemor-o-Novo, onde todos os sinais confluem, mas depois chegas a Évora e há zonas inteiras em Évora em que Portalegre não entra tão bem ou não entra de todo. O que tu apanhaste deve ter sido produto de uma esporádica ou dia de melhor propagação.

Mesmo no eixo da A2 é já muito longe para haver estragos dos emissores na Serra da Marrada Alta. De qualquer forma, não parece ser esse o objetivo com esta mudança.

Mas o Luís Carvalho é muito mais competente que eu para falar disto.

Tenho as minhas dúvidas que o Observador seja significativamente afetado pela RR da Fóia em 98.6 - que é por norma captável de Carcavelos para diante, atenção. Nem me parece que vá ser com um emissor em Loures que resolvem isso ou querem resolver isso. O propósito deve ser outro.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3744 em: Julho 03, 2025, 03:29:21 pm »
Tondela não é Lisboa, nem sequer Oeiras ou Cascais, target que eles querem apanhar, sem margem para dúvidas. E, tenho dúvidas que o vão fazer eficazmente. Tenho a sensação que na zona nobre de Cascais, o efeito da propagação via mar da RR da Fóia já se faz sentir, e melindra significativamente os 98.7 do Seixal.

A questão de Tondela, cheguei a pensar que poderia ser o pretexto para os 96.3 Espinho passarem para a Observador, resolvendo de vez a questão da má cobertura no Porto, mas agora, com a Metropolitana, é preciso esperar 2 anos. Porque, 91.2 chegam na perfeição a Aveiro, até já mesmo a Ovar.
No caso das frequências de Espinho e Póvoa de Varzim da Metropolitana, não houve mudança de projecto. Apenas o nome da estação foi alterado. Portanto, julgo que poderão mudar o projecto a qualquer momento. Nos 96,2 aí sim, tem de aguardar dois anos.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #3745 em: Julho 03, 2025, 04:28:45 pm »
A Antena 2 de Portalegre não interfere de forma sensível em condições normais, em Vendas Novas. Onde verdadeiramente começa a haver interferência é na nacional já para lá de Montemor-o-Novo, onde todos os sinais confluem, mas depois chegas a Évora e há zonas inteiras em Évora em que Portalegre não entra tão bem ou não entra de todo. O que tu apanhaste deve ter sido produto de uma esporádica ou dia de melhor propagação.

Mesmo no eixo da A2 é já muito longe para haver estragos dos emissores na Serra da Marrada Alta. De qualquer forma, não parece ser esse o objetivo com esta mudança.

Mas o Luís Carvalho é muito mais competente que eu para falar disto.

Tenho as minhas dúvidas que o Observador seja significativamente afetado pela RR da Fóia em 98.6 - que é por norma captável de Carcavelos para diante, atenção. Nem me parece que vá ser com um emissor em Loures que resolvem isso ou querem resolver isso. O propósito deve ser outro.

Não creio que os 92,9 MHz sejam um grande problema em Vendas Novas, mas em Évora não é uma frequência a desprezar. As emissões de Portalegre são audíveis em certos pontos da cidade de Évora. Mas mesmo que o emissor dos 92,8 fosse colocado num local mais favorável, a Observador não melhoraria o alcance do sinal no Alentejo. Tanto mais que em certos pontos são audíveis também rádios espanholas, incluindo nos 92,7. E mesmo nos dias de alguma propagação favorável, os 93,7 MHz continuam a ser uma frequência mais desimpedida que os 92,8.

Desconfio que, se não for os 92,6 MHz Rio Maior a "salvar" a Observador, não seriam os 92,8 a fazê-lo, quando, além da Antena 2 nos 92,9, temos a Smooth FM nos 92,8. E já sabemos que a cobertura da Smooth FM não é nada modesta...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Atento

• Hero Member
« Responder #3746 em: Julho 03, 2025, 08:56:13 pm »
« Última modificação: Julho 03, 2025, 08:58:44 pm por Atento »

pdnf

• Hero Member
« Responder #3747 em: Julho 04, 2025, 01:17:27 am »
Não creio que os 92,9 MHz sejam um grande problema em Vendas Novas, mas em Évora não é uma frequência a desprezar. As emissões de Portalegre são audíveis em certos pontos da cidade de Évora. Mas mesmo que o emissor dos 92,8 fosse colocado num local mais favorável, a Observador não melhoraria o alcance do sinal no Alentejo. Tanto mais que em certos pontos são audíveis também rádios espanholas, incluindo nos 92,7. E mesmo nos dias de alguma propagação favorável, os 93,7 MHz continuam a ser uma frequência mais desimpedida que os 92,8.

Desconfio que, se não for os 92,6 MHz Rio Maior a "salvar" a Observador, não seriam os 92,8 a fazê-lo, quando, além da Antena 2 nos 92,9, temos a Smooth FM nos 92,8. E já sabemos que a cobertura da Smooth FM não é nada modesta...
Por acaso tinha ideia que a Antena 2 seria mais problemática em Vendas Novas do que em Évora, tenho ideia de mesmo dentro do IC's ter conseguido captar as frequências de Portalegre, bem como as da serra da Lousã e de Montejunto na zona. Em Évora, é certo que na altura não estava de carro, mas tinha o Majority, e com RDS e incluindo a própria local da cidade de Portalegre só apanhei mesmo no terraço da Sé. Os 93.7 chegavam relativamente bem, tanto quanto me lembrava, e fui confirmar:

O que se ouvem em Évora, num A52, na Rua de Viana, no interior de uma habitação, junto ao Baluarte do Príncipe/Arena de Évora:
[...]
92.8 - RP- MOURA - no exterior, divide com a XL FM
93.0 - CASTRNSE (RDS)
[...]
93.7 - OBSRVDOR AMADORA - sinal com algum ruído, mas limpo
93.8 - BORBA - sinal fraco

Ou seja, a confirmar-se isto, Loures cobre menos em Évora do que a Amadora, sendo certo, contudo, que a Antena 2 da Marada Alta era mesmo a única que não chegava, mas a Observador causava problemas à Borba, significativamente mais próxima.

O AG faz um bandscan com o mesmo equipamento, uns meses mais tarde, 500 metros para NO do meu e relata a Antena 2 com sinal muito fraco, mas não capta a Observador, nem a XL.

Bandscan(s) em Évora, com um simples Majority Petersfield Go, na zona do Terminal Rodoviário. Também fiz na Praça do Giraldo, mas não há diferenças muito sensíveis embora seja para pior nos sinais mais fracos, como é natural.
92,9 Antena 2 (Portalegre) - sinal fraco
93,2 Antena 2 (Elvas) - sinal fraco
93,8 Rádio Borba (Borba) - sinal fraco

O Luís vive na zona, mas, atrever-me-ia a dizer que, num carro com uma boa seletividade, provavelmente 93.7 ouvir-se-ão no limite do aceitável, 92.8 vai ser pancada entre Portalegre e talvez a própria de Moura.
Outra cidade onde me deixa dúvidas é Setúbal, sendo que assumo que Grândola e Alcácer do Sal, devem dizer adeus à Observador.

No caso das frequências de Espinho e Póvoa de Varzim da Metropolitana, não houve mudança de projecto. Apenas o nome da estação foi alterado. Portanto, julgo que poderão mudar o projecto a qualquer momento. Nos 96,2 aí sim, tem de aguardar dois anos.
Bem visto, não era mal jogado da parte deles trocarem os 88.1 por 96.3, atualmente, são redundantes a 91.2 exceto no Norte do distrito de Aveiro, onde os 96.3 chegam bem. A perda seria para o interior, onde, curiosamente, em locais já tão distantes quanto Murça, a Observador de São João da Madeira deixa sinal, mas a de Tondela, bem mais próxima não, aliás, no eixo da A4, a Observador aguenta-se ainda bem uns bons kms depois do túnel graças à Vacaria, mas os ganhos em Porto, Gaia, Gondomar e Espinho, penso que compensariam substancialmente.

« Última modificação: Julho 04, 2025, 01:21:05 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3748 em: Julho 04, 2025, 04:18:13 am »
Setúbal capta razoavelmente 93.7, com muitas zonas de sombra - será a frequência preferencial na cidade. 98.7 sempre foram historicamente mais fracos e agora ainda deve mais ser assim com o emissor na Verdizela e outro diagrama de captação, no máximo deve ouvir-se como preferencial por volta de Vila Nogueira de Azeitão ou coisa que o valha, mas não passará daí.

Com 92.8, haveria uma melhoria de condições de captação na cidade sadina, a frequência de Loures estando onde está atualmente, mas não por muito. Há zonas em que vai sempre haver falhas de qualquer um dos 3 emissores - e digo 3, porque Rio Maior tem zonas onde é captável em 92.6. Faz um efeito similar ao que emissores na Moita e no Montijo fazem, tem exclusivamente que ver com menos maciço para vencer proveniente da Serra da Arrábida.

A deslocalização da radio para a dita Serra da Amoreira permitiria uma captação sem falhas no maciço urbano da cidade. A Orbital ouvia-se em perfeitas condições nos dias de folga da antiga Pal FM em 102.2, no centro da cidade. No máximo perdia estéreo apenas.

Alcácer do Sal capta Loures razoavelmente, Grândola também, e a frequência de Loures ouve-se ainda de bónus em Santiago do Cacém (com zonas de sombra) e Sines. Pelo menos era assim há 11 anos, era possível acompanhar o sinal da antiga Horizonte FM.

Notando que 93.7 também se captam ou captavam em Sines, o resto é que pronto...

Quanto à troca de 88.1 para 96.3, com o advento de Tondela acho que essa troca se impunha mais que nunca. Mas o Observador ganharia uma zona de sombra na N109 entre Esmoriz e Maceda, dado que nessa frequência, 96.3, o sinal chega a desaparecer por completo. Este tema nunca acontece na A29 e é razoavelmente colmatável por 98.4 ainda, mas já em francas dificuldades.

« Última modificação: Julho 04, 2025, 04:22:01 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #3749 em: Julho 05, 2025, 01:34:05 pm »
Quanto à troca de 88.1 para 96.3, com o advento de Tondela acho que essa troca se impunha mais que nunca. Mas o Observador ganharia uma zona de sombra na N109 entre Esmoriz e Maceda, dado que nessa frequência, 96.3, o sinal chega a desaparecer por completo. Este tema nunca acontece na A29 e é razoavelmente colmatável por 98.4 ainda, mas já em francas dificuldades.

Certo, nessa zona todos os emissores do Monte da Virgem têm fundados problemas, mas penso que a sombra não será assim tão extensa quanto dizes, porquanto a partir de Cortegaça não costumo ter problemas em captar 91.2, com, obviamente, uma ou outra tentativa de entrada da Antena 1 em 91.3. Além disso, 98.4 ainda não sofrem dificuldades de Coimbra, exceto no Verão, como é óbvio, em que eu aqui em Canelas, há várias semanas seguidas que ouço repartido.
Rádio é: