Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 807941 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Rádio Observador
« Responder #2685 em: Maio 25, 2024, 11:24:05 am »
Já me relataram movimentações da equipa do Observador em Leiria. Caso avance, precisam na mesma de um reforço para Coimbra.
O emissor de Leiria também não deve estar nos melhores dias mas, atualmente, e considerando que pode integrar a rede do Observador, fazia bem a comutação com Rio Maior para sul, a Norte precisa de um apoio em Coimbra para fazer a ponte com Aveiro e Porto.
Se estiverem com dinheiro, podiam ainda conseguir mais uma frequência para fazer o eixo Porto-Braga-Viana.
Já que falaram aqui, posso revelar que a equipa da Vodafone que trabalha para a Observador está a instalar equipamentos no emissor de Leiria da 94.

Daí no tópico da Emissora das Beiras eu ter dito que provavelmente essa frequência terá emissão local.

A nível de cobertura em Coimbra (cidade) ficará um bocado coxa a menos que seja feito um trabalho excelente de optimização dos dois emissores, o que acho muito difícil. Nos grandes eixos viários (A1, A8) fazendo um paralelismo com o emissor de Leiria da M80 é capaz de comutar diretamente dos 94,0 para 88,1, sobretudo ali na zona da Figueira da Foz e Cantanhede. Mas cá estaremos para ouvir.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2686 em: Maio 25, 2024, 11:26:27 am »
A Dueça, constantemente em portadora ou desligada, aparentemente seria presa fácil. Mas isso não se verifica…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #2687 em: Maio 25, 2024, 12:01:37 pm »
No eixo Braga, Viana, Porto, a Observador tem de dar o golpe de misericórdia aos 92,9 FM da Mega...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #2688 em: Maio 25, 2024, 12:30:23 pm »
No eixo Braga, Viana, Porto, a Observador tem de dar o golpe de misericórdia aos 92,9 FM da Mega...
102.4

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2689 em: Maio 25, 2024, 12:33:57 pm »
No geral como é a grelha da mesma e o que poderia passar para programação local?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2690 em: Maio 25, 2024, 02:39:06 pm »
No geral como é a grelha da mesma e o que poderia passar para programação local?

12-16 pode ser emissão local e depois 19-23 ou 20-00.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2691 em: Maio 25, 2024, 02:47:20 pm »
A cobertura deveria ser mais a Norte, para permitir servir melhor a zona de Viana e o Norte do distrito. Olho para uma ROL como uma melhor opção. Já que estão a apostar nas emissões locais, a partir de agora, havendo dinheiro, abre-se um mar de possibilidades. Mas atenção que não é de descurar que ainda que os 94.0 passem à rede Observador que se mantenham os 6 emissores com uma mudança que é possível a Norte. Os 91.2 cobrem bem o sul do distrito de Aveiro. Se encontrarem uma frequência limpa no Mte da Virgem, chegam igialmente a Braga. Tanto quanto me apercebo, já existiram, num passado não muito distante, trocas de frequências entre emissores do Acácio Marinho. Os 96.3 da Rádio 5 só não chegam por uma simples razão, a Voz do Marão. Aqui já acho muito mais no domínio das possibilidades teóricas, acho mesmo muito pouco provável, mas não seria de todo impossível.
Mas a Mega não andava interessada nesses 94.0? Supostamente, até tiraram Viseu da associação.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2692 em: Maio 25, 2024, 02:54:30 pm »
Viseu continua em associação.
Cheira me a que pediram ja novo requerimento para voltar atras.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2693 em: Maio 25, 2024, 03:07:56 pm »
A cobertura deveria ser mais a Norte, para permitir servir melhor a zona de Viana e o Norte do distrito. Olho para uma ROL como uma melhor opção. Já que estão a apostar nas emissões locais, a partir de agora, havendo dinheiro, abre-se um mar de possibilidades. Mas atenção que não é de descurar que ainda que os 94.0 passem à rede Observador que se mantenham os 6 emissores com uma mudança que é possível a Norte. Os 91.2 cobrem bem o sul do distrito de Aveiro. Se encontrarem uma frequência limpa no Mte da Virgem, chegam igialmente a Braga. Tanto quanto me apercebo, já existiram, num passado não muito distante, trocas de frequências entre emissores do Acácio Marinho. Os 96.3 da Rádio 5 só não chegam por uma simples razão, a Voz do Marão. Aqui já acho muito mais no domínio das possibilidades teóricas, acho mesmo muito pouco provável, mas não seria de todo impossível.
Mas a Mega não andava interessada nesses 94.0? Supostamente, até tiraram Viseu da associação.

Os 98.4 são seguro de vida do Observador. Chegam a Viana, Braga, Porto e ainda fazem qualquer coisa de Aveiro. Nunca, mas nunca, são trocados por 96.3.

A frequência que pode ser trocada são 88.1. Notando que, para resolver o problema, têm múltiplos caminhos:
- trocar a frequência em si, sem mexer o alvará, 88.1 para 96.3 (piorando a cobertura na região de Coimbra, melhorando no Porto)
- trocar o alvará para o de Espinho, 96.3, com emissor mantido no Monte da Virgem
- deslocalizar uma ou a outra para Santa Maria da Feira, embora duvide da eficácia dessa opção.

Isto, num espírito de não perder tanto sinal na direção de Aveiro, e muito muito dependente do que vierem a fazer com 91.2.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2694 em: Maio 25, 2024, 03:21:57 pm »
Num plano muito teórico, e francamente, mera hipótese académica, seria trocar de frequências, a da Póvoa passar para os 93.2 da antiga rádio de Esposende, e os 89.0 passarem a ser a frequência de Espinho. Aí, poderias ter a Observador em 89.0 a sair do Monte da Virgem, a Comercial já está longe o suficiente para não afetar, e os 89.0 continuariam a chegar a Braga, obviamente mais fracos que atualmente os 98.4. Vou sublinhar, exercício académico. A Observador perdeu foi uma grande oportunidade de ter adquirido a TSF, essa é que é essa. Ainda bem que não aconteceu, mas é um desperdício andarmos aqui a brincar às locais travestidas com rádios a sério.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2695 em: Maio 25, 2024, 03:33:14 pm »
Eu arriscava colocar 100.8 da Provincia,94.0 Leiria,91.2 Emissora das Beiras e jogar as horas locais onde houver redundância.
Em Lisboa 98.7 e 93.7 jogarem com isso.
No Porto 98.4 e 88.1 jogar com isso.
100.8 e 91.2 jogar com isso,restando sempre Leiria e Rio Maior totalmente em nacional.
Se jogarem com isso conseguem ter sempre um emissor em nacional que permita o eixo

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2696 em: Maio 25, 2024, 03:34:37 pm »
Por exemplo,horas locais 12-16 e 16-20 numa.
Noutras seria 10-14 e 18-22.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2697 em: Maio 25, 2024, 03:49:23 pm »
Num plano muito teórico, e francamente, mera hipótese académica, seria trocar de frequências, a da Póvoa passar para os 93.2 da antiga rádio de Esposende, e os 89.0 passarem a ser a frequência de Espinho. Aí, poderias ter a Observador em 89.0 a sair do Monte da Virgem, a Comercial já está longe o suficiente para não afetar, e os 89.0 continuariam a chegar a Braga, obviamente mais fracos que atualmente os 98.4. Vou sublinhar, exercício académico. A Observador perdeu foi uma grande oportunidade de ter adquirido a TSF, essa é que é essa. Ainda bem que não aconteceu, mas é um desperdício andarmos aqui a brincar às locais travestidas com rádios a sério.
Não sei se mais ano menos ano a TSF não estará à venda novamente.

Eu arriscava colocar 100.8 da Provincia,94.0 Leiria,91.2 Emissora das Beiras e jogar as horas locais onde houver redundância.
Em Lisboa 98.7 e 93.7 jogarem com isso.
No Porto 98.4 e 88.1 jogar com isso.
100.8 e 91.2 jogar com isso,restando sempre Leiria e Rio Maior totalmente em nacional.
Se jogarem com isso conseguem ter sempre um emissor em nacional que permita o eixo
Isso não faz sentido nenhum, por algum motivo os emissores da AMP e da AML são complementares, não podem estar "separados".

E para quê 100,8 da Província quando há 91,2 e 88,1? Absolutamente redundante.

O que faz sentido é ter todo o eixo Braga-Setúbal em cadeia 24 horas/dia. Com o emissor das Beiras, que está relativamente fora desse eixo, em emissão local.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2698 em: Maio 25, 2024, 03:52:19 pm »
Mas esse eixo obriga a ter emissões locais.
2 em Lisboa,2 na grande Porto,Rio Maior.
Que apostem em Leiria e/ou Coimbra já obriga a ter mais uma local.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2699 em: Maio 25, 2024, 03:56:18 pm »

12-16 pode ser emissão local e depois 19-23 ou 20-00.
Eu diria 20-00. Até pode ser 12-17 e 21-00.

Fundamental é darem as Manhãs 360º (7-10), Conta-Corrente (10-12), Tarde Política (17-19) e os programas das 19h (Fora do Baralho, por exemplo).