Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 808054 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2520 em: Fevereiro 25, 2024, 07:06:44 pm »
* Adenda:

Na sub-rede norte, os utilizadores têm descrito problemas de interferências em 88.1 OBSRVDOR, S. João da Madeira (1kW), e 98.4 OBSRVDOR, Vila do Conde (2kW), nomeadamente quando estão reunidas condições de propagação esporádica de outros emissores que emitem nas mesmas frequências ou contiguas.

Aqui, na sub-rede de Lisboa e Vale do Tejo, não foram detetados problemas análogos em 92.6/99.5 OBSRVDOR, Rio Maior (1kW/ 50W), ou seja, constata-se uma receção limpa durante todo o ano.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2521 em: Fevereiro 25, 2024, 07:09:56 pm »
* Adenda:

Na sub-rede norte, os utilizadores têm descrito problemas de interferências em 88.1 OBSRVDOR, S. João da Madeira (1kW), e 98.4 OBSRVDOR, Vila do Conde (2kW), nomeadamente quando estão reunidas condições de propagação esporádica de outros emissores que emitem nas mesmas frequências ou contiguas.

Aqui, na sub-rede de Lisboa e Vale do Tejo, não foram detetados problemas análogos em 92.6/99.5 OBSRVDOR, Rio Maior (1kW/ 50W), ou seja, constata-se uma receção limpa durante todo o ano.
Não são problemas em propagação, são mesmo recorrentes. Os emissores de Braga fazem parte do quadro do Grande Porto, e a espuria em 98.5 da RECORD P advém de um emissor do Mte da Virgem.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2522 em: Fevereiro 29, 2024, 10:36:15 am »
O emissor da Amadora (93,7 MHz) esteve desligado esta manhã e de momento está em portadora sem RDS.

PS: a emissão acaba de regressar, com tudo normalizado.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #2523 em: Março 03, 2024, 12:59:40 pm »
De acordo com os Censos de 2021, este é o retrato da população nos seguintes distritos:
  • Distrito de Faro: 467.495 habitantes
  • Distrito de Leiria: 458.679 habitantes
  • Distrito de Coimbra: 408.631 habitantes
Não está mais do que na hora de a Rádio Observador emitir nestas áreas geográficas?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2524 em: Março 03, 2024, 02:34:46 pm »
De acordo com os Censos de 2021, este é o retrato da população nos seguintes distritos:
Não está mais do que na hora de a Rádio Observador emitir nestas áreas geográficas?

Há limitações: o limite de alvarás em cadeia são 6, e o Observador neste momento já tem 5 (98.7/93.7 em Lisboa, 92.6 no Ribatejo, 88.1/98.4 a Norte).

Isso obriga a uma escolha com cabeça.

Além disso, há questões de cobertura: nem o Algarve se consegue cobrir a 100% com um só emissor, nem Leiria e Coimbra se conseguem a 100%. E por fim, questões de estratégia de negócio: opta-se muitas vezes pelo aluguer, o que, a não ser que o valor seja descontado para comportar novos equipamentos, obriga a trabalhar com o que já lá está na maioria.

É uma bela encruzilhada que há para resolver. Chegou-se em tempos a falar que a 94 ia para o Observador (e teria sido uma boa jogada), de facto a rádio está parada há imenso tempo, mas nunca mais se soube de nada. Também se ouviu falar de contactos na zona centro. Em Faro, nem sinal.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2525 em: Março 03, 2024, 11:49:54 pm »
Se eu tivesse que apostar no Algarve, fá-lo-ia no Barlavento, no Sotavento a TSF está implantada há muitos anos. Uma que pudesse sair da Serra de Monchique seria o ideal. Mas eu diria que para atrair investimentos, é necessário acabar com o limite de 6 alvarás. É preferível obrigar a dois ou três noticiários regionais em hora de ponta, é mais eficaz do que 8 horas de emissão local.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2526 em: Março 04, 2024, 02:14:01 am »
Se eu tivesse que apostar no Algarve, fá-lo-ia no Barlavento, no Sotavento a TSF está implantada há muitos anos. Uma que pudesse sair da Serra de Monchique seria o ideal. Mas eu diria que para atrair investimentos, é necessário acabar com o limite de 6 alvarás. É preferível obrigar a dois ou três noticiários regionais em hora de ponta, é mais eficaz do que 8 horas de emissão local.

Tens um bom ângulo aqui... até porque o Barlavento tem muito mais público dentro do espírito da Rádio Observador. E durante o Verão, corrigiria boa parte do tema de menos gente ouvir porque foram a banhos para o Algarve.

Durante 3 meses tem 1,5 milhões de pessoas, nos outros 9 tem bastante população dentro do espírito do Observador, fora os turistas... e tem 200 mil habitantes.

A questão é que eu acho que o Algarve é o candidato perfeito para uma informativa com 8 horas de emissão local, sabes? É que quer dizer: se pensares bem depende tudo de Lisboa. Da TSF não ouço uma! menção a Faro, da Antena 1 é em serviços absolutamente mínimos com o Edgar Canelas e pouco mais, e a RR não joga para este campeonato. Estão a 300km de Lisboa como nós no Norte, imagina teres rádio no Porto e nenhuma noticiar o que se passava cá nem haver redação em condições...

Acho que uma emissão do Observador com horas de emissão local E gente dentro a nível local seria revolucionário. Desdobramentos tipo 12-16 e 20-24, com uma grelha tipo esta:

(prévia: Contra Corrente)
12:00 - Noticiário Regional (6 minutos nacional + 6 minutos Algarve). Ponte para o noticiário nacional completo no site do Observador a todas as horas
12:15 - Ainda Bem Que Faz Essa Pergunta (Faro)
12:30 - Síntese (em linha com a nacional com 2 notícias regionais)
12:50 - O Bom, O Mau e o Vilão (Faro)
13:00 - idem
13:15 - Por Pratos Nunca Dantes Navegados (2a/4a/6a) (querem melhor rubrica E nome nesta região? Críticos gastronómicos numa região turística com tantos restaurantes tem de haver algum, não? E depois até dá para aproveitar à emissão nacional!) // Encontro com a Beleza: Faro (3a/5a) - este dá para aproveitar para a emissão nacional de fim de semana também e duvido muito que não haja quem perceba disto na região.
13:30 - idem
14:00 - idem
14:20 - O Lado Bom da Vida (no Algarve). Esta rubrica até dá para aproveitar à emissão nacional
14:30 - idem
15:00 - idem
15:15 - Convidado Extra: Faro (outra que dá para aproveitar para a emissão nacional, ser criativo!)
15:30 - idem
16:00 - fecho

Isto fica muito caro? Precisa-se de 1 jornalista em direto para assinar as horas certas, outro que até pode ser estagiário da UAlg para as meias-horas e um locutor com personalidade para fazer as 4 horas que até as pode gravar previamente para sair mais barato. Se houver tema não tem que deslocar tanta gente de Lisboa (ou se calhar até ninguém). É assim tão impossível?

Depois à noite era um vulgar painel de continuidade gravada com música, que com franqueza também não se passa muito, e as notícias de meia em meia hora que até podem ser as mais estanques do dia + noticiário regional do que fez o dia + push para o site do Observador assinalando que x conteúdo está a dar aquela hora com um mero take. Especiais de informação, a ERC penso que tem autorizado a emissão passar a ser a nacional, pelo menos era assim no Rádio Clube, não se opunham.

Em termos de audiência, no Barlavento rendia. Ai não...
« Última modificação: Março 04, 2024, 02:21:33 am por Memorias da Radio »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2527 em: Março 04, 2024, 10:23:51 am »

O que sempre disse.

É urgente melhorar a cobertura no distrito de Braga e Viana do Castelo; começar a emitir com qualidade para Coimbra (e Leiria por arrasto, com um bom emissor na encosta da Serra da Lousã - há algumas possibilidades...); começar a emitir no Algarve.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2528 em: Março 04, 2024, 10:41:39 am »

O que sempre disse.

É urgente melhorar a cobertura no distrito de Braga e Viana do Castelo; começar a emitir com qualidade para Coimbra (e Leiria por arrasto, com um bom emissor na encosta da Serra da Lousã - há algumas possibilidades...); começar a emitir no Algarve.

No caso de Braga, quem (se alguém) conseguir levar o emissor local do Muro ganha o troféu.  ;D ;D O mesmo se pode dizer do local da Fóia.
Rádio é:

sintonia

• Sr. Member
« Responder #2529 em: Março 04, 2024, 11:07:42 am »
Tens um bom ângulo aqui... até porque o Barlavento tem muito mais público dentro do espírito da Rádio Observador. E durante o Verão, corrigiria boa parte do tema de menos gente ouvir porque foram a banhos para o Algarve.

Durante 3 meses tem 1,5 milhões de pessoas, nos outros 9 tem bastante população dentro do espírito do Observador, fora os turistas... e tem 200 mil habitantes.

A questão é que eu acho que o Algarve é o candidato perfeito para uma informativa com 8 horas de emissão local, sabes?

[...]

Em termos de audiência, no Barlavento rendia. Ai não...

Estou de acordo. Acho praticamente o mesmo sobre quase tudo o que escreveu acima. A Rádio Observador a emitir no Barlavento Algarvio seria um bónus para todos: para a emissora, para os ouvintes da emissora (da região e veraneantes) e para a região em si.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #2530 em: Março 04, 2024, 11:10:09 am »

O que sempre disse.

Ora nem mais: acho óptimas essas propostas!

pdnf

• Hero Member
« Responder #2531 em: Março 05, 2024, 12:21:04 am »
Já agora, hoje andei por Braga (cidade) e depois vim via A3 para o Porto, honestamente, fiquei deveras surpreendido com o desempenho dos 98.4. Até dentro do Parque de Estacionamento do Mercadona de Lamaçães tinha sinal com RDS, ao andar pela cidade, RT quase sempre, ocasionalmente, algumas pipocas, mas nada que seja relevante, não se compara, por exemplo aos problemas de Santa Justa no centro de Gaia, nem tampouco ao desempenho da mesma estação numa grande parte de Gaia. No telemóvel, dentro do INL tive melhor sinal do que tenho em Paranhos em qualquer uma das frequências, com direito a RDS e RT.
Curiosamente, mesmo com a Antena 2, tanto em Lamaçães, como no INL (que tem vista direta para o Sameiro) há sinal de 88.1, isto no carro, claro! Não conseguiu logar o RDS, mas o PTy entrou. São duas frequências em excelente localização, demasiado próximas. Na A3 sempre a 100%, não perdi o RT uma única vez desde Braga Norte até ao nó com a VCI.
Em Braga o sinal é melhor do que o da Linear, o que não acontece no Porto, porque não sei muito bem como, dado o que tem de vencer em termos de elevações, a Comercial de Lamego deixa um sinal que se pode considerar bastante razoável, contrariamente à RR e RFM que têm sinal nulo (já aqui havia escrito isto o ano passado). Face ao que vi hoje, se considerarmos que os principais municípios de Braga estão servidos (Braga, Guimarães, Barcelos, Famalicão e Esposende) razoavelmente e que Viana do Castelo (município) também o está, não sei se será a maior urgência pensar num emissor para o distrito de Braga. Muito pior é a cobertura da M80 ou de qualquer uma das vizinhas de Guimarães, que não consegui sintonizar com RDS uma única vez.

Ouvi a hora inteira do Justiça Cega. Sinceramente, já tinha apanhado o programa uma ou outra vez, mas hoje achei-o especialmente mal conduzido. Não existiu qualquer debate entre os intervenientes, pareciam pequenas entrevistas pré-gravadas, até porque dentro do tema justiça, saltavam logo de tema, mal mudavam para outro partido.
« Última modificação: Março 05, 2024, 12:27:53 am por pdnf »
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2532 em: Março 05, 2024, 12:08:38 pm »
Em Braga o sinal é melhor do que o da Linear, o que não acontece no Porto, porque não sei muito bem como, dado o que tem de vencer em termos de elevações, a Comercial de Lamego deixa um sinal que se pode considerar bastante razoável, contrariamente à RR e RFM que têm sinal nulo (já aqui havia escrito isto o ano passado). Face ao que vi hoje, se considerarmos que os principais municípios de Braga estão servidos (Braga, Guimarães, Barcelos, Famalicão e Esposende) razoavelmente e que Viana do Castelo (município) também o está, não sei se será a maior urgência pensar num emissor para o distrito de Braga. Muito pior é a cobertura da M80 ou de qualquer uma das vizinhas de Guimarães, que não consegui sintonizar com RDS uma única vez.
Braga para mim está abaixo de um emissor que cubra a área entre Cantanhede e Fátima, de um emissor para Viseu, e de um emissor para o barlavento algarvio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2533 em: Março 05, 2024, 02:56:53 pm »
Braga para mim está abaixo de um emissor que cubra a área entre Cantanhede e Fátima, de um emissor para Viseu, e de um emissor para o barlavento algarvio.

É muito por aqui.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #2534 em: Março 05, 2024, 09:41:38 pm »

Completamente de acordo!