Se eu tivesse que apostar no Algarve, fá-lo-ia no Barlavento, no Sotavento a TSF está implantada há muitos anos. Uma que pudesse sair da Serra de Monchique seria o ideal. Mas eu diria que para atrair investimentos, é necessário acabar com o limite de 6 alvarás. É preferível obrigar a dois ou três noticiários regionais em hora de ponta, é mais eficaz do que 8 horas de emissão local.
Tens um bom ângulo aqui... até porque o Barlavento tem muito mais público dentro do espírito da Rádio Observador. E durante o Verão, corrigiria boa parte do tema de menos gente ouvir porque foram a banhos para o Algarve.
Durante 3 meses tem 1,5 milhões de pessoas, nos outros 9 tem bastante população dentro do espírito do Observador, fora os turistas... e tem 200 mil habitantes.
A questão é que eu acho que o Algarve é o candidato perfeito para uma informativa com 8 horas de emissão local, sabes? É que quer dizer: se pensares bem depende tudo de Lisboa. Da TSF não ouço uma! menção a Faro, da Antena 1 é em serviços absolutamente mínimos com o Edgar Canelas e pouco mais, e a RR não joga para este campeonato. Estão a 300km de Lisboa como nós no Norte, imagina teres rádio no Porto e nenhuma noticiar o que se passava cá nem haver redação em condições...
Acho que uma emissão do Observador com horas de emissão local E gente dentro a nível local seria revolucionário. Desdobramentos tipo 12-16 e 20-24, com uma grelha tipo esta:
(prévia: Contra Corrente)
12:00 - Noticiário Regional (6 minutos nacional + 6 minutos Algarve). Ponte para o noticiário nacional completo no site do Observador a todas as horas
12:15 - Ainda Bem Que Faz Essa Pergunta (Faro)
12:30 - Síntese (em linha com a nacional com 2 notícias regionais)
12:50 - O Bom, O Mau e o Vilão (Faro)
13:00 - idem
13:15 - Por Pratos Nunca Dantes Navegados (2a/4a/6a) (querem melhor rubrica E nome nesta região? Críticos gastronómicos numa região turística com tantos restaurantes tem de haver algum, não? E depois até dá para aproveitar à emissão nacional!) // Encontro com a Beleza: Faro (3a/5a) - este dá para aproveitar para a emissão nacional de fim de semana também e duvido muito que não haja quem perceba disto na região.
13:30 - idem
14:00 - idem
14:20 - O Lado Bom da Vida (no Algarve). Esta rubrica até dá para aproveitar à emissão nacional
14:30 - idem
15:00 - idem
15:15 - Convidado Extra: Faro (outra que dá para aproveitar para a emissão nacional, ser criativo!)
15:30 - idem
16:00 - fecho
Isto fica muito caro? Precisa-se de 1 jornalista em direto para assinar as horas certas, outro que até pode ser estagiário da UAlg para as meias-horas e um locutor com personalidade para fazer as 4 horas que até as pode gravar previamente para sair mais barato. Se houver tema não tem que deslocar tanta gente de Lisboa (ou se calhar até ninguém). É assim tão impossível?
Depois à noite era um vulgar painel de continuidade gravada com música, que com franqueza também não se passa muito, e as notícias de meia em meia hora que até podem ser as mais estanques do dia + noticiário regional do que fez o dia + push para o site do Observador assinalando que x conteúdo está a dar aquela hora com um mero take. Especiais de informação, a ERC penso que tem autorizado a emissão passar a ser a nacional, pelo menos era assim no Rádio Clube, não se opunham.
Em termos de audiência, no Barlavento rendia. Ai não...