Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 807993 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2505 em: Fevereiro 21, 2024, 03:17:44 pm »
o problema é que o Observador não tem um emissor do Porto... ou quando muito nas cidades limítrofes (Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar,...). Recorrer a Vila do Conde ou Aveiro nunca pode ter a mesma cobertura, por muito otimizado que estejam.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2506 em: Fevereiro 21, 2024, 04:54:28 pm »
As novas tardes da Observador estão com uma dinâmica muito interessante, diria que até mais apelativa que as manhãs, pelo menos acho-as mais fluídas. Não se torna maçador estar com a estação sintonizada 2h como hoje foi o meu caso (ok, hoje é um daqueles dias especiais na informação). Agora, verdade seja dita, aqui no Porto, é preciso gostar-se do produto para ficar a ouvir.
Incomoda o constante saltitar entre 88.1 e 98.4 que não estão exatamente sincronizados, parece-me que S. João da Madeira está ligeiramente atrasado, coisa mínima mas que se nota. Mas pior mesmo são as quebras de sinal, 98.4 estão a levar em cima com mais uma (quantas são, quantas são?) "espúria" da RECORD P, aparte que hoje também estavam a existir entradas consideráveis da Antena 1 em Montejunto, e ainda só estamos em Fevereiro. 88.1 a Antena 2 desde que mexeu dificultou muito, neste momento sintonizo bem a 2 em 88.0 dentro de casa, o mesmo não posso dizer de qualquer uma das da R/Com de Braga, por exemplo.

Começa infelizmente a ser mesmo urgente resolver o problema que existe a sul do Porto. Neste momento em Espinho não se conseguem sintonizar os 88.1 com estabilidade e em condições mínimas, tenho sempre que recorrer aos 98.4 seja em que altura for, e isto quando o sinal não é propriamente brilhante.

Em Vila Nova de Gaia, há múltiplos problemas e vejo-me constantemente na contingência de ir para 98.4, que não se ouvem a 100% em todas as zonas nem perto. Tens detalhado, e muito bem, a miríade de problemas que a frequência atual traz em Gaia, e eu posso dizer-te que só mesmo a partir dos concelhos de Ovar e da Feira (do centro dela, São João de Ver) começo a ter sintonia preferencial em 88.1, desde que a Antena 2 mexeu.

E isto quando o sinal na baixa do Porto já não é brilhante também. Ora assim... é complicado.

Algo tem que se fazer, senão a Observador não cresce a Norte (e no Centro). Trocar de frequência com uma rádio local que não tenha ambições de chegar ao Porto (a troco de €), trocar de alvará/frequência dentro do que é o universo do Marinho, se calhar até mesmo trocar para o alvará de 96.3 migrando o emissor para Santa Maria da Feira, para evitar perder o bom sinal em Aveiro e ter sinal mais limpo no Porto.

A RDP nada vai fazer, terá que ser o Observador a fazer.
Já nem é só a sul do Porto. Ontem desci a Circunvalação de S. Roque ao Castelo, o sinal está horrível, na quase totalidade do percurso não tive RT, sentem-se as pipocas a fritar enquanto vamos escutando. Obviamente que a RTP não tem de mexer, é uma rádio nacional. Uma coisa é certa, o sinal da ANTENA2 está superior ao da ANTMINHO, RFM, RUM e MEGAHITS (esta última hoje por exemplo, está esmagada aqui em Canelas pela R.LAFÕES). Acredito que a 2 tenha mexido porque para o sul de Braga devia estar a sofrer interferências da 1 da Lousã e também da própria 2 do Minhéu, e até da Observador. É uma frequência que, a meu ver, não faz qualquer sentido estar consignada para Braga, bastando para tal pensar que a Cidade FM Vale de Cambra deixa sinal já no concelho, tendo a RR em 101.1 com 20x mais potência. A OBSRVDOR não está numa posição tão boa, mas o perfil de propagação é similar. Pergunto-me se não haveria nada mais limpo. Ainda assim, ainda bem que é a Antena 2, que é sem dúvida a melhor rádio possível para ter a fazer pressão em cima de outra estação.
Os 98.4 têm um desempenho inferior a qualquer outra estação que saia do mesmo centro emissor, mas aí a explicação é mais uma vez a RECORD que se ouve perfeitamente em 98,5 e que entra a pés juntos na frequência. Ficarem com os 89.0 e com os 96.3 poderia não ser mal pensado, mas no caso de Espinho, para sul, ia começar a levar pancada da M80 Montejunto e da Jornal do Centro.

o problema é que o Observador não tem um emissor do Porto... ou quando muito nas cidades limítrofes (Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar,...). Recorrer a Vila do Conde ou Aveiro nunca pode ter a mesma cobertura, por muito otimizado que estejam.
O problema não é tanto onde estão os emissores, é mais o que têm nas frequências adjacentes. Ontem estive na Rua do Jornal de Notícias em Aldoar, posso-vos dizer que se ouvia melhor dentro do edificado qualquer uma das frequências de Santa Eufémia, que tinham bom sinal, limpo, do que as locais do Mte da Virgem. As de Santa Justa então, são para esquecer.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2507 em: Fevereiro 21, 2024, 08:09:57 pm »

O grande critério é também muito acertar com a localização que se escolhe em Aveiro, sabes... A de Oliveira de Azeméis (Vacaria) é de 37,8km para o Porto, pouco mais que para Gaia. É bastante distante. Ora se para o Porto há talvez uns 75% de cobertura do emissor de Vila do Conde e só na baixa é mais difícil, para Gaia o caso muda de figura e de que maneira, até porque é muito mais irregular e dispersa.

Um emissor em Santa Maria da Feira centro pode atingir cotas comparáveis ao Monte da Virgem e o desvio não é assim tão significativo. Mesmo deslocalizando para, sei lá, Argoncilhe, que pouco mais longe é que o Monte da Virgem em linha reta, atinge facilmente cotas de 200/250mts que dão perfeitamente para o gasto (e penetraria bem melhor para o interior).

Só não se ouvem a 100% os emissores da Feira porque há várias decisões de quem gere no sentido de cingir bastante ao distrito de Aveiro, limitar potências, e/ou frequências muito próximas por erro (deliberado) do regulador. Um emissor na Feira numa boa localização, limpo de frequência, ouve-se quase tão bem como um do Monte da Virgem. Quase...

As novas tardes da Observador estão com uma dinâmica muito interessante, diria que até mais apelativa que as manhãs, pelo menos acho-as mais fluídas. Não se torna maçador estar com a estação sintonizada 2h como hoje foi o meu caso (ok, hoje é um daqueles dias especiais na informação). Agora, verdade seja dita, aqui no Porto, é preciso gostar-se do produto para ficar a ouvir.
Incomoda o constante saltitar entre 88.1 e 98.4 que não estão exatamente sincronizados, parece-me que S. João da Madeira está ligeiramente atrasado, coisa mínima mas que se nota. Mas pior mesmo são as quebras de sinal, 98.4 estão a levar em cima com mais uma (quantas são, quantas são?) "espúria" da RECORD P, aparte que hoje também estavam a existir entradas consideráveis da Antena 1 em Montejunto, e ainda só estamos em Fevereiro. 88.1 a Antena 2 desde que mexeu dificultou muito, neste momento sintonizo bem a 2 em 88.0 dentro de casa, o mesmo não posso dizer de qualquer uma das da R/Com de Braga, por exemplo.

Começa infelizmente a ser mesmo urgente resolver o problema que existe a sul do Porto. Neste momento em Espinho não se conseguem sintonizar os 88.1 com estabilidade e em condições mínimas, tenho sempre que recorrer aos 98.4 seja em que altura for, e isto quando o sinal não é propriamente brilhante.

Em Vila Nova de Gaia, há múltiplos problemas e vejo-me constantemente na contingência de ir para 98.4, que não se ouvem a 100% em todas as zonas nem perto. Tens detalhado, e muito bem, a miríade de problemas que a frequência atual traz em Gaia, e eu posso dizer-te que só mesmo a partir dos concelhos de Ovar e da Feira (do centro dela, São João de Ver) começo a ter sintonia preferencial em 88.1, desde que a Antena 2 mexeu.

E isto quando o sinal na baixa do Porto já não é brilhante também. Ora assim... é complicado.

Algo tem que se fazer, senão a Observador não cresce a Norte (e no Centro). Trocar de frequência com uma rádio local que não tenha ambições de chegar ao Porto (a troco de €), trocar de alvará/frequência dentro do que é o universo do Marinho, se calhar até mesmo trocar para o alvará de 96.3 migrando o emissor para Santa Maria da Feira, para evitar perder o bom sinal em Aveiro e ter sinal mais limpo no Porto.

A RDP nada vai fazer, terá que ser o Observador a fazer.
Já nem é só a sul do Porto. Ontem desci a Circunvalação de S. Roque ao Castelo, o sinal está horrível, na quase totalidade do percurso não tive RT, sentem-se as pipocas a fritar enquanto vamos escutando. Obviamente que a RTP não tem de mexer, é uma rádio nacional. Uma coisa é certa, o sinal da ANTENA2 está superior ao da ANTMINHO, RFM, RUM e MEGAHITS (esta última hoje por exemplo, está esmagada aqui em Canelas pela R.LAFÕES). Acredito que a 2 tenha mexido porque para o sul de Braga devia estar a sofrer interferências da 1 da Lousã e também da própria 2 do Minhéu, e até da Observador. É uma frequência que, a meu ver, não faz qualquer sentido estar consignada para Braga, bastando para tal pensar que a Cidade FM Vale de Cambra deixa sinal já no concelho, tendo a RR em 101.1 com 20x mais potência. A OBSRVDOR não está numa posição tão boa, mas o perfil de propagação é similar. Pergunto-me se não haveria nada mais limpo. Ainda assim, ainda bem que é a Antena 2, que é sem dúvida a melhor rádio possível para ter a fazer pressão em cima de outra estação.
Os 98.4 têm um desempenho inferior a qualquer outra estação que saia do mesmo centro emissor, mas aí a explicação é mais uma vez a RECORD que se ouve perfeitamente em 98,5 e que entra a pés juntos na frequência. Ficarem com os 89.0 e com os 96.3 poderia não ser mal pensado, mas no caso de Espinho, para sul, ia começar a levar pancada da M80 Montejunto e da Jornal do Centro.

O problema não é tanto onde estão os emissores, é mais o que têm nas frequências adjacentes. Ontem estive na Rua do Jornal de Notícias em Aldoar, posso-vos dizer que se ouvia melhor dentro do edificado qualquer uma das frequências de Santa Eufémia, que tinham bom sinal, limpo, do que as locais do Mte da Virgem. As de Santa Justa então, são para esquecer.

Inadmissível esse perfil de captação com dois emissores a servir a zona, em plena Circunvalação. Devia ouvir-se 98.4 totalmente limpo... sem problemas. Não percebo porque não acontece. E tens um rádio melhor que o meu... talvez falta de manutenção depois dos temporais?

Nem acho que o emissor de 98.4 se deva mexer. Agora, o emissor de Aveiro tem definitivamente que ter algum tipo de alteração... E já agora terei que dizer, infelizmente: a manutenção dos emisssores a Norte tem que ser muito mais cuidada por parte de nacionais e cadeias de rádios. Vejo demasiado laxismo com emissores centrais, e qualquer dia a ANACOM passa e começa a distribuir algumas multas quanto a isto. Espúrias são entendíveis junto aos emissores, não a vários km's. É sinal clássico de falta de manutenção em FM, como bem se sabe.

96.3 penso que não levaria pancada na prática dessas duas - já pude sintonizar em dias em que essa esporádica aconteceu, isto na localização atual, e até te consigo dizer onde é que se ouviria um pouco pior na localização atual: N109, junto a Cortegaça, ia acusar pressão, é uma zona de menos boa propagação, mas não cedia; depois já em Estarreja ia acusar também alguma pressão já das duas em simultâneo, mas ainda se aguentaria ok. Em Aveiro não ia haver problemas de maior., é zona mais urbana. Admito que em Ílhavo pode haver problemas significativos com um emissor no Monte da Virgem.

Mas isto é na localização atual. Com os emissores na Feira nada disto sucederia, seria sempre sinal forte. É uma localização muito sólida, mais que Ovar ou qualquer outra. E os emissores da Feira, em Aveiro, cumprem entre bem e muito bem (o AG é mais da zona que eu e pode confirmar, eheh).
« Última modificação: Fevereiro 21, 2024, 08:12:07 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2508 em: Fevereiro 21, 2024, 09:35:29 pm »
Inadmissível esse perfil de captação com dois emissores a servir a zona, em plena Circunvalação. Devia ouvir-se 98.4 totalmente limpo... sem problemas. Não percebo porque não acontece. E tens um rádio melhor que o meu... talvez falta de manutenção depois dos temporais?

Nem acho que o emissor de 98.4 se deva mexer. Agora, o emissor de Aveiro tem definitivamente que ter algum tipo de alteração... E já agora terei que dizer, infelizmente: a manutenção dos emissores a Norte tem que ser muito mais cuidada por parte de nacionais e cadeias de rádios. Vejo demasiado laxismo com emissores centrais, e qualquer dia a ANACOM passa e começa a distribuir algumas multas quanto a isto. Espúrias são entendíveis junto aos emissores, não a vários km's. É sinal clássico de falta de manutenção em FM, como bem se sabe.

96.3 penso que não levaria pancada na prática dessas duas - já pude sintonizar em dias em que essa esporádica aconteceu, isto na localização atual, e até te consigo dizer onde é que se ouviria um pouco pior na localização atual: N109, junto a Cortegaça, ia acusar pressão, é uma zona de menos boa propagação, mas não cedia; depois já em Estarreja ia acusar também alguma pressão já das duas em simultâneo, mas ainda se aguentaria ok. Em Aveiro não ia haver problemas de maior., é zona mais urbana. Admito que em Ílhavo pode haver problemas significativos com um emissor no Monte da Virgem.

Mas isto é na localização atual. Com os emissores na Feira nada disto sucederia, seria sempre sinal forte. É uma localização muito sólida, mais que Ovar ou qualquer outra. E os emissores da Feira, em Aveiro, cumprem entre bem e muito bem (o AG é mais da zona que eu e pode confirmar, eheh).
Concordo, não acho muito normal, por muito bem que entrem os sinais de sul na Senhora da Hora, que em plena AEP, os 98.4 estejam tão pouco estáveis, que mal por mal, melhor S. João da Madeira. Lembro-me perfeitamente de aqui, no escritório de casa onde estou sentado, sintonizar indiferentemente uma ou outra frequência, ambas a entrarem logo o RDS e o RT, diria que com ligeira vantagem para S. João da Madeira porque a 100m de minha casa, começa-se logo a conseguir ouvir os emissores de Coimbra, e de Santa Eufémia, por isso a Observador era sempre a mais complicada. Ainda assim, a degradação é significativa. Neste particular, não acho que a culpa seja da Observador, sinceramente.
Certo é que, hoje sai a pé, e tentei no telefone ir com a Observador. Completamente para esquecer, 88.1 só música clássica, 98.4 estão cheios de inteferências, se comparamos com os 107.8, 88.6 ou 89.0, é considerável a diferença.
Alguma diferença na manutenção tem de existir, senão vejamos, do Monte da Virgem saem imensas rádios, já fiz bandscans em várias zonas de Gaia, curiosamente nunca apanhei uma espúria de qualquer uma das da RTP Rádios, nem da Rádio 5. A pior de todas é a RECORD P e as da R/Com. Da BAUER há algumas também mas mais fracas, e em frequências limpas, do Montez nunca apanhei nada mais do que os 90.7 que dão em cima da MEGA sobrepostos com a NOVA, e da NOVAERA em 102.2 em cima da 3 da Lousã.
Há três rádios que precisam urgentemente de pensar em fazer alguma coisa para o núcleo central da AMP ficar melhor servido: Smooth, MegaHits e Observador. Menos urgente, mas q.b. prioritário, diria que Cidade e TSF deveriam pensar em potencial de melhoria. O único que me parece óbvio é a Mega, que já deveria estar no Mte da Virgem, bem como a TSF. Os demais, exigem alguma reflexão.
Quanto aos emissores da Feira, porque falas em erro deliberado? De facto, ter a Barcelos e a Maiorca a 0,1 e a Antena 3 em cima, não é excecional. Não sei se a barreira natural existente nos Carvalhos não iria limitar um bocado a propagação para Norte. Noto nos sinais da Lousã que é aí que a degradação acentuada se inicia. Para além de que numa parte considerável de Santa Maria da Feira chegam bem os 96,3 da Voz do Marão.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2509 em: Fevereiro 21, 2024, 11:41:51 pm »
Quanto aos emissores da Feira, porque falas em erro deliberado? De facto, ter a Barcelos e a Maiorca a 0,1 e a Antena 3 em cima, não é excecional. Não sei se a barreira natural existente nos Carvalhos não iria limitar um bocado a propagação para Norte. Noto nos sinais da Lousã que é aí que a degradação acentuada se inicia. Para além de que numa parte considerável de Santa Maria da Feira chegam bem os 96,3 da Voz do Marão.

Digo isto porque se reparares, várias das frequências de Braga que podem propagar para sul estão quase todas tapadas, ou quase, com outras estações mais a sul (e vice versa):

- a Rádio Barcelos tem justamente a Sintonia a 1 décima
- a Antena Minho tem a RR da Lousã na mesma
- a Fama Rádio tem a Terra Nova de Ílhavo na mesma
- a Cidade Hoje tem a Dom Bosco de Lamego, nas Meadas, a 1 décima
- a Santiago teria a SFM da Murtosa se esta se dignasse a ter uma propagação e som em condições, a 1 décima
- a Fundação tem a Top FM, a 1 décima
- a Voz do Neiva tem a AV FM na mesma frequência e seria um problema se a propagação desta fosse ainda maior do que é...

Não incluí aqui os nossos casos mais conhecidos: RR 101.1 / CFM-VC 101.0; Antena 3 104.7 / RCF 104.7; o central deste tópico, Antena 2 88.0 / ROBS 88.1... e por aí fora.

Não me parece inocente, e até penso que percebo o motivo: a propagação das de Braga faria chegar o sinal a Aveiro facilmente... e o espectro não é ilimitado.

Em Braga ouvem-se todas bastante bem. Passa-se a Maia, e... a coisa começa a variar, infelizmente. Mas deviam ambas (num mundo ideal, já dizia a música) poder respirar livremente.

De qualquer forma, uma coisa era isso, outra é não teres sinal decente numa das principais radiais do Porto. E aí... acho que é demais. São dois emissores, numa zona que até é razoavelmente desimpedida, e nenhum chega totalmente sólido. Algo de errado não está certo, como diz o outro...

« Última modificação: Fevereiro 21, 2024, 11:43:57 pm por Memorias da Radio »

sintonia

• Sr. Member
« Responder #2510 em: Fevereiro 23, 2024, 01:20:34 am »
É de fazer doer a alma que a Rádio Observador tenha dois recentes transmissores na zona de Rio Maior e, no entanto, que as Serras de Aire e de Candeeiros lhes formem uma barreira total às captações no lado Nordeste (Fátima, Ourém, etc., cidades tão próximas mas que já não conseguem captar NADA desse sinal). E, na verdade, a Região do Centro do País ficou na mesma: praticamente sem cobertura da Rádio Observador.
Região do Alentejo e região do Algarve, zero também.

É caso para dizer aquela máxima de: "Afinal Portugal é mesmo só Lisboa e Porto!" :(

modernices

• Hero Member
« Responder #2511 em: Fevereiro 23, 2024, 08:08:48 am »
Claro que a região centro está na mesma. Eles não têm qualquer emissor na região centro! Eles precisam urgentemente de fechar Leiria e Coimbra.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2512 em: Fevereiro 23, 2024, 08:57:06 am »
É de fazer doer a alma que a Rádio Observador tenha dois recentes transmissores na zona de Rio Maior e, no entanto, que as Serras de Aire e de Candeeiros lhes formem uma barreira total às captações no lado Nordeste (Fátima, Ourém, etc., cidades tão próximas mas que já não conseguem captar NADA desse sinal). E, na verdade, a Região do Centro do País ficou na mesma: praticamente sem cobertura da Rádio Observador.

É caso para dizer aquela máxima de: "Afinal Portugal é mesmo só Lisboa e Porto!" :(

Sintonia, nâo sei se tem consciência que a Lei da Rádio só permite 6 emissores em associação, ou seja, a retransmitirem a emissão nacional. Para além disso, para terem um novo emissor, tem de adquirir uma radio local, o que é problemático, exige custos elevados e, mais importante que tudo, quem queira vender.
Quanto à questão da localização dos emissores de Rio Maior, começando por 99.5 é uma microcobertura, não tem de se ouvir muito para lá do raio de ação do emissor. Quanto a 92.6, não quero reabrir essa discussão, mas continuo a bater no meu ponto de que seria mais adequado ter esse emissor junto do da CIDADEFM e da CAN.NOVA. Quer para Norte quer para sul, e pelo que me parece também para o interior, a cobertura é melhor. Mas não quero reabrir uma discussão neste fórum que parece quase eterna, até porque não resido na zona, tenho de confiar no que diz quem por aí habita. Para além disso, há um problema, que é ter na mesma frequência a Rádio Clube da Pampilhosa, que apesar de distar, dada a altura dos dois emissores, interferem-se mutuamente, sendo que a Norte, a Pampilhosa ainda consegue interferir na Antena 2.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #2513 em: Fevereiro 23, 2024, 01:33:47 pm »
Vale o que vale, mas hoje estava sem antena no carro e aqui em Paranhos testei a ver o que chegava sem antena. De Braga RR, COMRCIAL, ANTENA 1, 2 e 3. Nada mais, tudo o resto só estático. Curiosamente, a Antena 2 que é o único dos emissores de potência local que se ouvia, e sem qualquer problema. Estará mesmo a emitir só com 1KW? Então as outras devem estar mesmo com muito pouquinho. É ilustrativo mas dá para perceber o porquê dos 88.1 estarem com dificuldades.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2514 em: Fevereiro 24, 2024, 05:42:42 am »
Na A1,os 88.1 perto da Gaia notam se certas falhas. Os 98.4 aí nao experimentei muito. Mas em Guimarães até se safam muito bem,pelo menos ao pé do Estádio.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2515 em: Fevereiro 25, 2024, 02:54:50 pm »

“sintonia”, de facto é assim como descreve. A Serra de Mira D’Aire forma uma “muralha” intransponível aos sinais provindos de 92.6/99.5 OBSRVDOR. Considere o par 92.6/99.5 como se formasse um emissor, dado que a microcobertura 99.5 é mesmo necessária, conforme poderá comprovar dentro do concelho de Rio Maior. No exterior do concelho, 99.5 também acarreta benefícios à estabilidade de sintonia. O conjunto 92.6/99.5 tem um bom desempenho de cobertura (excelente, até, atendendo às baixas potências irradiadas) para sul, oeste e este. A sintonia é totalmente estável (com sinal máximo) em localidades tais como Peniche, Salvaterra de Magos, Aveiras ou Entroncamento. Na A1, o sinal aparece a norte de Vila Franca de Xira e vai aumentando progressivamente de intensidade. Na margem sul, 93.7 entrega sinal a 92.6 na zona de Alcochete/Benavente/Salvaterra de Magos no máximo e 92.6 mantém a intensidade máxima. O senão é mesmo a cobertura para norte, o sinal decai a rapidamente e a pique para zero (nulo). Cidades como Fátima ou Ourém não têm o mínimo de vestígios de sinal da OBSRVDOR e Rio Maior não está longe. O local mais a Norte onde se ouve 92.6 é Ferreira do Zêzere, com condições aceitáveis, no entanto, observando a paisagem envolvente da A13, verifica-se que a propagação não é linear (neste local, ao longe vêem-se as Serras de Mira D’Aire e Montejunto).

Mantendo 99.5 onde está e deslocalizando 92.6 para o alto da Serra de Mira D’Aire, talvez possibilitasse uma cobertura simétrica a norte como aquela que se verifica a sul. Tal seria excelente e para o operador & ouvintes, mas, como já foi referido por aqui, o sistema 92.6/99.5 é alugado, a operação dispendiosa, pelo que não haverá grande interesse neste cenário.

Depois há uns escritos medievais a que chamam lei da rádio. Incompreensíveis nos dias de hoje, fortemente lesivos do pluralismo, cidadania e dos ouvintes de rádio. Portanto, no cenário atual, a OBSRVDOR apenas pode contar com um emissor a difundir a estação na integra. Para ligar as duas sub-redes de Lisboa e do Porto, são necessários 2 emissores, um em Coimbra, outro em Leiria (zona centro). Podendo apenas usar um emissor, julgo que Coimbra deva ser o próximo passo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2516 em: Fevereiro 25, 2024, 04:20:07 pm »
Já em tempos falei de uma abordagem alternativa a este ponto: 2 emissores, pertencentes à mesma região, a difundir a Observador com horas locais diferentes entre elas, para permitir a complementaridade. Neste aspeto, Leiria deveria ser se calhar o último emissor sempre em cadeia da rede (pela maior dificuldade de arranjar frequências que cubram bem o centro da cidade), e esse complementar poderia ser perfeitamente feito na região de Coimbra, em que muitas áreas de cobertura se intersetam.

Nunca mais se soube nada da situação com a 94... estará para ser só após a aprovação dos alvarás?

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2517 em: Fevereiro 25, 2024, 05:13:08 pm »
100.8 da Província e 103.0 de Cantanhede...
Ajudaria resolver Coimbra e Viseu.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2518 em: Fevereiro 25, 2024, 06:11:47 pm »
100.8 da Província não podem ser, porque Anadia é distrito de Aveiro. Se não houvesse a Rádio Maria em 100.8 até davam, mas a partir de Espinho o sinal vai intercalando, e sabemos que é necessário no sul de Gaia e Porto.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2519 em: Fevereiro 25, 2024, 06:38:08 pm »
100.8 da Província não podem ser, porque Anadia é distrito de Aveiro. Se não houvesse a Rádio Maria em 100.8 até davam, mas a partir de Espinho o sinal vai intercalando, e sabemos que é necessário no sul de Gaia e Porto.

Na verdade, até antes - tens alguns problemas já após o centro de Ovar para a Rádio Província