Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 808043 vezes)

Luisf662

• Sr. Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2475 em: Fevereiro 02, 2024, 09:11:27 pm »
E que se desengane quem acha que jukeboxes a passar apenas música vai fazer alguém ouvir essas estações, como a Bauer e a R/Com acham. A diferença ainda vai ser à antiga.

Tenho algumas dúvidas de que o futuro da escuta passe essencialmente pelo online, confesso. Assim como o de TV, mesmo que alimentado por rede, ainda é residual, as pessoas ainda apreciam o ato de ligar o aparelho. Veremos. Mas nesse cenário, aí concordo contigo, não será nunca com rádios com imensa música, porque aí, as pessoas vão ao Spotify.
Concordo plenamente, não é com música a metro que as rádios vão ganhar audiência, quem quer ouvir musica vai para Spotify ou carrega ficheiros MP3. As rádios de palavra é que poderão ganhar muita audiência dependendo dos assuntos e temas falados nessas rádios.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2476 em: Fevereiro 02, 2024, 09:39:22 pm »
E que se desengane quem acha que jukeboxes a passar apenas música vai fazer alguém ouvir essas estações, como a Bauer e a R/Com acham. A diferença ainda vai ser à antiga.

Tenho algumas dúvidas de que o futuro da escuta passe essencialmente pelo online, confesso. Assim como o de TV, mesmo que alimentado por rede, ainda é residual, as pessoas ainda apreciam o ato de ligar o aparelho. Veremos. Mas nesse cenário, aí concordo contigo, não será nunca com rádios com imensa música, porque aí, as pessoas vão ao Spotify.
Concordo plenamente, não é com música a metro que as rádios vão ganhar audiência, quem quer ouvir musica vai para Spotify ou carrega ficheiros MP3. As rádios de palavra é que poderão ganhar muita audiência dependendo dos assuntos e temas falados nessas rádios.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
Já nem isso...

Eu pelo menos há 10 anos - ou mesmo mais - só uso praticamente o Spotify ou derivados.

pdnf

• Hero Member
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2478 em: Fevereiro 02, 2024, 11:55:33 pm »
Hoje à tarde numa deslocação a Coimbra fui a ouvir os 92.6 OBSRVDOR até Ferreira do Zêzere, a partir deste local o sinal vai-se degradando e a audição começa a ser incómoda. Com a descida dos custos dos pórticos, a A23+A13 são uma alternativa interessante à A1 para quem ruma a norte, com menos trânsito, sendo possível programar o Cruise Control e manter uma velocidade constante na viatura durante todo o percurso. A distância é mais ou menos a mesma da A1 até a Coimbra, o atual custo das portagens compensa. Seguindo o trajeto da A1 até ao nó de Torres Novas, fazendo a A23 até ao nó do Entroncamento e daí, pela A13, até Coimbra é o percurso em que se ouve os 92.6 OBSRVDOR durante mais tempo, ou seja, numa maior distância.

Dizia, fui a ouvir o espaço das “Tardes em Direto” com, por ordem alfabética, os radialistas Bruno Vieira Amaral, Judite França, Nelson Ferreira e, a jornalista, Vanessa Cruz (na minha opinião a melhor voz e presença neste tipo de registo – informação). O convidado da emissão foi um nome sonante da rádio, António Sala, que em conjunto com Olga Cardoso, dinamizou o mítico “Despertar”, com audiências esmagadoras, toda a gente ouvia o programa. Foi um momento muito bom de rádio, o qual fazia lembrar o Mestre a falar com os aprendentes. António Sala relembrou que houve um tempo em que o limite para fazer rádio era a própria imaginação, toda a gente queria conhecer as “estrelas” da rádio que ouviam diariamente e os radialistas dirigiam-se ao público com a maior das naturalidades, o que cria muita empatia entre quem faz e quem ouve. António Sala recordou que, num dos programas do “Despertar” ele, nos estúdios de Lisboa, convidou a Olga Cardoso, nos estúdios do Porto, para uma sessão de dança e, representaram de tal forma bem, que os ouvintes pensaram que o momento tinha sido real. Tenho uma vaga memória de ter ouvido este momento do “Despertar”, possivelmente entre 1981 e 1986. Uma ideia aparentemente simples, revelou-se um momento forte de rádio, criativo e com bastante imaginação. Às vezes, o simples funciona bem melhor que o mais complexo, uma vez que pode ser revelador de talento de comunicação. A partir desse ponto da emissão deixei de ouvir a OBSRVDOR por falta de sinal, ou seja, fui obrigado a deixar de ouvir.

Em tempos, noutro registo e local, António Sala mencionou um dos filmes que considerou marcantes, chamava-se “Clube dos Poetas Mortos” (título original: Dead Poets Society) realizado por Peter Weir, EUA 1989. Trata-se de um filme que faz o espetador vivenciar todo aquele enredo, como se fosse um dos personagens, e comover-se com o drama e momentos de libertação que o filme proporciona. Não tenho memória de estar numa sala de cinema e, de um momento para o outro, toda gente pega nos lenços e assoa-se de comoção. Concordo com a opinião dele.

Na minha opinião, a melhor rádio que se faz em Portugal tem uma marca: ‘Observador’. Ponto.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2479 em: Fevereiro 05, 2024, 07:56:57 pm »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2480 em: Fevereiro 05, 2024, 10:12:16 pm »
Há novas tardes na Rádio Observador:

https://observador.pt/2024/02/05/radio-observador-estreia-tarde-politica-para-acompanhar-um-ano-cheio-de-eleicoes/

Tardes intensíssimas do ponto de vista informativo, muito próximas do que se faz em Espanha. Adorei que Vichysoisse tenha transitado para as 19h de Quinta mas também se tenha mantido às 13h de Sexta (horário original). Muito bem jogado.

O período das 07 às 20h ficou intenso e muito informativo. Há outras alterações que aprovo plenamente, como o Pop Up e a hora de emissão, ou a reposição da História do Dia às 12h10, apanhando públicos que não ouvem às 6 da manhã...

Muito boas alterações de grelha!

bicas

• Jr. Member
  • **
« Responder #2481 em: Fevereiro 05, 2024, 10:22:16 pm »

https://observador.pt/2024/02/05/radio-observador-estreia-tarde-politica-para-acompanhar-um-ano-cheio-de-eleicoes/

Por acaso na última semana vinha do norte e fiquei surpreendido com o sinal dos 88.1 da observador, chegaram até à serra da boa viagem sem problemas. Aí comutou para os 92.6, mas uns quilómetros após, começaram as interferências com a RCP - Pampilhosa. Diria que se a observador ligar as duas frequências, lhe faltará, como já aqui foi dito, uma frequência na zona de Leiria. Serão candidatas a 94 fm ou a ABC - Portugal em 92,3 por exemplo.

bicas

• Jr. Member
  • **
« Responder #2482 em: Fevereiro 05, 2024, 10:39:47 pm »

Por acaso na última semana vinha do norte e fiquei surpreendido com o sinal dos 88.1 da observador, chegaram até à serra da boa viagem sem problemas. Aí comutou para os 92.6, mas uns quilómetros após, começaram as interferências com a RCP - Pampilhosa. Diria que se a observador ligar as duas frequências, lhe faltará, como já aqui foi dito, uma frequência na zona de Leiria. Serão candidatas a 94 fm ou a ABC - Portugal em 92,3 por exemplo.
Enganei-me na citação, as minhas desculpas

pdnf

• Hero Member
« Responder #2483 em: Fevereiro 06, 2024, 12:22:32 am »

Efetivamente, é esse o raio de alcance de 88.1. De um modo geral, com exceção da Baixa de Coimbra, diria que 88.1 se vai ouvindo de forma razoável até à transição entre os distritos de Coimbra e de Leiria, pelo menos para o litoral. Ter uma rádio na Serra do Buçaco e outra na Serra de Candeeiros a emitirem na mesma frequência, é um erro. A meu ver, a RCP-92.6 tem uma frequência muito mal atribuída, causa problemas relevantes à Antena 2 no próprio concelho de Vila Nova de Gaia na sua zona sul, Grijó e Sermonde, que o Marão lá vai tapando, mas que não dão o conforto que se pretende à escuta de uma rádio nacional. Até em Aveiro, chegas a ter despiques com a 2 a dar em cima da RCP. Sem desprimor da Observador necessitar de uma frequência para Coimbra, e de Leiria não ficar coberta a 100%, problema da orografia da região, neste momento, se apostassem em pedir uma troca de frequência, a coisa era capaz de dar, à rasquinha mas dar, pelo menos na 2ª autoestrada Porto-Lisboa, para fazer de Viana até Alcácer do Sal com sinal da Observador. Já sugeri aqui trocar a frequência da micro com a do emissor principal. Claro que esse ganho para o litoral iria implicar perdas para interior, devido à RFM da Gardunha, mas também não sei quanto valerá o sinal de Rio Maior para lá de Tomar, e falamos, logicamente, de uma zona muito menos habitada. Há que por a Observador a fazer pressão para mudar a Lei da Rádio, há frequências livres por esse país fora.
« Última modificação: Fevereiro 06, 2024, 12:26:02 am por pdnf »
Rádio é:

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2484 em: Fevereiro 06, 2024, 09:25:09 am »

No Médio Tejo, os 96.2 da RCP já abafam completamente a Rádio Observador em Ferreira do Zêzere e a norte de Mação.
Contudo, os 96.2 de Rio Maior têm um raio de alcance tão interessante que já consegui, num dia de Sol, captá-los, com RDS mas algumas interferências, entre a Portagem (Marvão) e Castelo de Vide.
Se a Rádio Observador conseguisse uma frequência na Serra de São Mamede, penso que conseguiria comutar na plenitude com os 92.6 de Rio Maior.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2485 em: Fevereiro 06, 2024, 10:31:29 am »

Efetivamente, é esse o raio de alcance de 88.1. De um modo geral, com exceção da Baixa de Coimbra, diria que 88.1 se vai ouvindo de forma razoável até à transição entre os distritos de Coimbra e de Leiria, pelo menos para o litoral. Ter uma rádio na Serra do Buçaco e outra na Serra de Candeeiros a emitirem na mesma frequência, é um erro. A meu ver, a RCP-92.6 tem uma frequência muito mal atribuída, causa problemas relevantes à Antena 2 no próprio concelho de Vila Nova de Gaia na sua zona sul, Grijó e Sermonde, que o Marão lá vai tapando, mas que não dão o conforto que se pretende à escuta de uma rádio nacional. Até em Aveiro, chegas a ter despiques com a 2 a dar em cima da RCP. Sem desprimor da Observador necessitar de uma frequência para Coimbra, e de Leiria não ficar coberta a 100%, problema da orografia da região, neste momento, se apostassem em pedir uma troca de frequência, a coisa era capaz de dar, à rasquinha mas dar, pelo menos na 2ª autoestrada Porto-Lisboa, para fazer de Viana até Alcácer do Sal com sinal da Observador. Já sugeri aqui trocar a frequência da micro com a do emissor principal. Claro que esse ganho para o litoral iria implicar perdas para interior, devido à RFM da Gardunha, mas também não sei quanto valerá o sinal de Rio Maior para lá de Tomar, e falamos, logicamente, de uma zona muito menos habitada. Há que por a Observador a fazer pressão para mudar a Lei da Rádio, há frequências livres por esse país fora.

A do Buçaco já devia ter mudado há muito tempo para os 103,9 que estão livres e saíam do mesmo local.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2486 em: Fevereiro 07, 2024, 11:43:07 am »
O debates das rádios, das eleições legislativas, é no próximo dia 26 deste mês, as 10 da manhã.
A curiosidade é que a Observador vai participar pela primeira vez nesta habitual I iciativa.
Serão portanto, desta vez 4 rádios a transmitirem o debates das rádios...

Atento

• Hero Member
« Responder #2487 em: Fevereiro 07, 2024, 01:59:29 pm »
O debates das rádios, das eleições legislativas, é no próximo dia 26 deste mês, as 10 da manhã.
A curiosidade é que a Observador vai participar pela primeira vez nesta habitual I iciativa.
Serão portanto, desta vez 4 rádios a transmitirem o debates das rádios...

Com 8 protagonistas é mais um tempo de antena do que um debate...

Exigia-se também o debate entre Montenegro e Pedro Nuno Santos. Ora ESTE ÚLTIMO não aceitou.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2488 em: Fevereiro 11, 2024, 08:33:06 pm »
Parabéns à Rádio Observador que cumpriu o minuto de silêncio em memória do João Oliveira e Pinto, em directo de Guimarães.

Mal a Antena 1 que teve o David Carvalho a interromper o minuto de silêncio vindo de Alvalade.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2489 em: Fevereiro 12, 2024, 12:11:33 pm »
O ex Cidade FM João Costa e Silva neste momento no ar.
Realmente uma excelente voz, muito radiofónica...