o problema é que o Observador não tem um emissor do Porto... ou quando muito nas cidades limítrofes (Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar,...). Recorrer a Vila do Conde ou Aveiro nunca pode ter a mesma cobertura, por muito otimizado que estejam.
O grande critério é também muito acertar com a localização que se escolhe em Aveiro, sabes... A de Oliveira de Azeméis (Vacaria) é de 37,8km para o Porto, pouco mais que para Gaia. É bastante distante. Ora se para o Porto há talvez uns 75% de cobertura do emissor de Vila do Conde e só na baixa é mais difícil, para Gaia o caso muda de figura e de que maneira, até porque é muito mais irregular e dispersa.
Um emissor em Santa Maria da Feira centro pode atingir cotas comparáveis ao Monte da Virgem e o desvio não é assim tão significativo. Mesmo deslocalizando para, sei lá, Argoncilhe, que pouco mais longe é que o Monte da Virgem em linha reta, atinge facilmente cotas de 200/250mts que dão perfeitamente para o gasto (e penetraria bem melhor para o interior).
Só não se ouvem a 100% os emissores da Feira porque há várias decisões de quem gere no sentido de cingir bastante ao distrito de Aveiro, limitar potências, e/ou frequências muito próximas por erro (deliberado) do regulador. Um emissor na Feira numa boa localização, limpo de frequência, ouve-se quase tão bem como um do Monte da Virgem. Quase...
As novas tardes da Observador estão com uma dinâmica muito interessante, diria que até mais apelativa que as manhãs, pelo menos acho-as mais fluídas. Não se torna maçador estar com a estação sintonizada 2h como hoje foi o meu caso (ok, hoje é um daqueles dias especiais na informação). Agora, verdade seja dita, aqui no Porto, é preciso gostar-se do produto para ficar a ouvir.
Incomoda o constante saltitar entre 88.1 e 98.4 que não estão exatamente sincronizados, parece-me que S. João da Madeira está ligeiramente atrasado, coisa mínima mas que se nota. Mas pior mesmo são as quebras de sinal, 98.4 estão a levar em cima com mais uma (quantas são, quantas são?) "espúria" da RECORD P, aparte que hoje também estavam a existir entradas consideráveis da Antena 1 em Montejunto, e ainda só estamos em Fevereiro. 88.1 a Antena 2 desde que mexeu dificultou muito, neste momento sintonizo bem a 2 em 88.0 dentro de casa, o mesmo não posso dizer de qualquer uma das da R/Com de Braga, por exemplo.
Começa infelizmente a ser mesmo urgente resolver o problema que existe a sul do Porto. Neste momento em Espinho não se conseguem sintonizar os 88.1 com estabilidade e em condições mínimas, tenho sempre que recorrer aos 98.4 seja em que altura for, e isto quando o sinal não é propriamente brilhante.
Em Vila Nova de Gaia, há múltiplos problemas e vejo-me constantemente na contingência de ir para 98.4, que não se ouvem a 100% em todas as zonas nem perto. Tens detalhado, e muito bem, a miríade de problemas que a frequência atual traz em Gaia, e eu posso dizer-te que só mesmo a partir dos concelhos de Ovar e da Feira (do centro dela, São João de Ver) começo a ter sintonia preferencial em 88.1, desde que a Antena 2 mexeu.
E isto quando o sinal na baixa do Porto já não é brilhante também. Ora assim... é complicado.
Algo tem que se fazer, senão a Observador não cresce a Norte (e no Centro). Trocar de frequência com uma rádio local que não tenha ambições de chegar ao Porto (a troco de €), trocar de alvará/frequência dentro do que é o universo do Marinho, se calhar até mesmo trocar para o alvará de 96.3 migrando o emissor para Santa Maria da Feira, para evitar perder o bom sinal em Aveiro e ter sinal mais limpo no Porto.
A RDP nada vai fazer, terá que ser o Observador a fazer.
Já nem é só a sul do Porto. Ontem desci a Circunvalação de S. Roque ao Castelo, o sinal está horrível, na quase totalidade do percurso não tive RT, sentem-se as pipocas a fritar enquanto vamos escutando. Obviamente que a RTP não tem de mexer, é uma rádio nacional. Uma coisa é certa, o sinal da ANTENA2 está superior ao da ANTMINHO, RFM, RUM e MEGAHITS (esta última hoje por exemplo, está esmagada aqui em Canelas pela R.LAFÕES). Acredito que a 2 tenha mexido porque para o sul de Braga devia estar a sofrer interferências da 1 da Lousã e também da própria 2 do Minhéu, e até da Observador. É uma frequência que, a meu ver, não faz qualquer sentido estar consignada para Braga, bastando para tal pensar que a Cidade FM Vale de Cambra deixa sinal já no concelho, tendo a RR em 101.1 com 20x mais potência. A OBSRVDOR não está numa posição tão boa, mas o perfil de propagação é similar. Pergunto-me se não haveria nada mais limpo. Ainda assim, ainda bem que é a Antena 2, que é sem dúvida a melhor rádio possível para ter a fazer pressão em cima de outra estação.
Os 98.4 têm um desempenho inferior a qualquer outra estação que saia do mesmo centro emissor, mas aí a explicação é mais uma vez a RECORD que se ouve perfeitamente em 98,5 e que entra a pés juntos na frequência. Ficarem com os 89.0 e com os 96.3 poderia não ser mal pensado, mas no caso de Espinho, para sul, ia começar a levar pancada da M80 Montejunto e da Jornal do Centro.
o problema é que o Observador não tem um emissor do Porto... ou quando muito nas cidades limítrofes (Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar,...). Recorrer a Vila do Conde ou Aveiro nunca pode ter a mesma cobertura, por muito otimizado que estejam.
O problema não é tanto onde estão os emissores, é mais o que têm nas frequências adjacentes. Ontem estive na Rua do Jornal de Notícias em Aldoar, posso-vos dizer que se ouvia melhor dentro do edificado qualquer uma das frequências de Santa Eufémia, que tinham bom sinal, limpo, do que as locais do Mte da Virgem. As de Santa Justa então, são para esquecer.
Inadmissível esse perfil de captação com dois emissores a servir a zona, em plena Circunvalação. Devia ouvir-se 98.4 totalmente limpo... sem problemas. Não percebo porque não acontece. E tens um rádio melhor que o meu... talvez falta de manutenção depois dos temporais?
Nem acho que o emissor de 98.4 se deva mexer. Agora, o emissor de Aveiro tem definitivamente que ter algum tipo de alteração... E já agora terei que dizer, infelizmente: a manutenção dos emisssores a Norte tem que ser muito mais cuidada por parte de nacionais e cadeias de rádios. Vejo demasiado laxismo com emissores centrais, e qualquer dia a ANACOM passa e começa a distribuir algumas multas quanto a isto. Espúrias são entendíveis junto aos emissores, não a vários km's. É sinal clássico de falta de manutenção em FM, como bem se sabe.
96.3 penso que não levaria pancada na prática dessas duas - já pude sintonizar em dias em que essa esporádica aconteceu, isto na localização atual, e até te consigo dizer onde é que se ouviria um pouco pior na localização atual: N109, junto a Cortegaça, ia acusar pressão, é uma zona de menos boa propagação, mas não cedia; depois já em Estarreja ia acusar também alguma pressão já das duas em simultâneo, mas ainda se aguentaria ok. Em Aveiro não ia haver problemas de maior., é zona mais urbana. Admito que em Ílhavo pode haver problemas significativos com um emissor no Monte da Virgem.
Mas isto é na localização atual. Com os emissores na Feira nada disto sucederia, seria sempre sinal forte. É uma localização muito sólida, mais que Ovar ou qualquer outra. E os emissores da Feira, em Aveiro, cumprem entre bem e muito bem (o AG é mais da zona que eu e pode confirmar, eheh).