Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 815195 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #1950 em: Junho 02, 2023, 07:27:57 pm »
O número 600 M não foi inventado por mim, é o número que o próprio Obs está a indicar.
Mas o meu  conhecimento da zona é escasso e já antigo e o João conhece muito melhor a zona.
Espero que a Obs. suba mesmo com mais relevância nas audiências, para ser uma rádio com mais força.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #1951 em: Junho 02, 2023, 07:44:38 pm »
NOTA: desconhecia que estes emissores de Rio Maior tivessem esta ampla cobertura, são, de facto, estratégicos.

Posso dar o exemplo, no tempo da Maior FM, era do emissor da microcobertura, que saía a emissão principal (1kW). Depois "migraram" para partilharem torre com a Hiper FM.

A Hiper FM quando começou, tinha uma modesta cobertura. Em meados de 2007, quando faz a transição para os 104,6 e mudou a localização do emissor, para onde está hoje, é que ganhou muita audiência. Devido não só ao passar os hits do momento, como a área de cobertura aumentou muito significativamente. Ao ponto dos jovens quando iam de autocarro em visitas de estudo, pedir para sintonizar a Hiper FM.

Já estive ao pé da torre, digo que está muito bem situada e é bastante imponente. Parece-me que o emissor é bem cuidado e a debitar o máximo. Debateu-se em alterar a localização do emissor, não concordo. Quando tiverem oportunidade, aqui pelas zonas, observem o comportamento dos 92,6 ou até os 104,6. Vão perceber que cobre mais do que alguns imaginam.  ;)
« Última modificação: Junho 02, 2023, 07:46:30 pm por Asantosc12 »

Atento

• Hero Member

modernices

• Hero Member
« Responder #1953 em: Junho 02, 2023, 08:47:53 pm »
NOTA: desconhecia que estes emissores de Rio Maior tivessem esta ampla cobertura, são, de facto, estratégicos.

Posso dar o exemplo, no tempo da Maior FM, era do emissor da microcobertura, que saía a emissão principal (1kW). Depois "migraram" para partilharem torre com a Hiper FM.

A Hiper FM quando começou, tinha uma modesta cobertura. Em meados de 2007, quando faz a transição para os 104,6 e mudou a localização do emissor, para onde está hoje, é que ganhou muita audiência. Devido não só ao passar os hits do momento, como a área de cobertura aumentou muito significativamente. Ao ponto dos jovens quando iam de autocarro em visitas de estudo, pedir para sintonizar a Hiper FM.

Já estive ao pé da torre, digo que está muito bem situada e é bastante imponente. Parece-me que o emissor é bem cuidado e a debitar o máximo. Debateu-se em alterar a localização do emissor, não concordo. Quando tiverem oportunidade, aqui pelas zonas, observem o comportamento dos 92,6 ou até os 104,6. Vão perceber que cobre mais do que alguns imaginam.  ;)

Hiper Fm uma das rádios locais bem feitas neste país. Qualidade de som estrondosa. Oiço sempre durante as minhas viagens a Lisboa

livelx90

• Sr. Member
« Responder #1954 em: Junho 02, 2023, 11:22:36 pm »
Já consegui captar a Hiper em Évora (presumo em condições esporádicas dada a distância), com disputa com a mais longíqua RVP.
Na margem sul é captável com predominância em alguns locais, sem muitas dificuldades.
O website deles e as redes sociais transformaram-se num autêntico canal de notícias cor-de-rosa, captando muita interação dos seguidores nessas mesmas publicações.

Concordo "modernices", qualidade de som excepcional, tanto no stream como no FM.

Na altura dos Morangos com Açúcar (presumo que tenha sido na altura do arranque das emissões da rádio), passavam muitas músicas da novela, penso mesmo sendo a única a passar do que me lembro, Puzzle (Quarto), Pedro Bargado, Patrícia Candoso, Berg, Rob Thomas, Danity Kane, NBC e mesmo a extinta banda alemã Aloha from Hell passou por lá, bandas da altura.

Confirmo também "Asantosc12", penso que tenha sido mesmo uma segunda Rádio "Cidadxi" dos 90's (versão BR, 107.2 Amadora) nessa altura pelo menos, com muita gente a tentar sintonizá-la em locais mais distantes, pelo menos nesta região...

Mesmo na Margem Sul os 107.2 da Cidade, noutros tempos, eram sofríveis para sintonizar, mas na minha adolescência quantas vezes no recreio alguém estava sempre a ouvi-la nos mini walkmans, com o rádio num ponto alto, e a tentar enviar gravações em cassete para outras pessoas que residiam em locais que não faziam parte da área de cobertura da rede FM.

(Bons tempos)

pdnf

• Hero Member
« Responder #1955 em: Junho 03, 2023, 12:37:30 am »
Acho que a ideia de tentar mudar os 92.6 para Montejunto seria a de tentar, pela diferença de altura, e maior proximidade ao mar, conseguir estocar mais na RCP 92.6. Ou em Alcanena fazê-la chegar até à Serra de Sicó. Acho que isto ia lá com uma exposição, eventualmente até conjunta do Observador e da RTP sobre os efeitos nefastos dessa rádio em coberturas que não o deveriam ter. Lembro que a própria ERC começa a admitir em decisões mais recentes (nomeadamente esta última) a importância dos emissores locais se fazerem também escutar nos municípios do mesmo distrito, e a Observador é interferida ainda no distrito de Santarém, e muito. O João_s fala nos estudantes universitários... se a Mega não os ganhou, vai ser a Observador?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao_s

• Hero Member
« Responder #1956 em: Junho 03, 2023, 12:27:48 pm »
Acho que a ideia de tentar mudar os 92.6 para Montejunto seria a de tentar, pela diferença de altura, e maior proximidade ao mar, conseguir estocar mais na RCP 92.6. Ou em Alcanena fazê-la chegar até à Serra de Sicó. Acho que isto ia lá com uma exposição, eventualmente até conjunta do Observador e da RTP sobre os efeitos nefastos dessa rádio em coberturas que não o deveriam ter. Lembro que a própria ERC começa a admitir em decisões mais recentes (nomeadamente esta última) a importância dos emissores locais se fazerem também escutar nos municípios do mesmo distrito, e a Observador é interferida ainda no distrito de Santarém, e muito. O João_s fala nos estudantes universitários... se a Mega não os ganhou, vai ser a Observador?

Caro “pdnf”, neste momento não posso confirmar uma eventual interferência sobre a ‘Observador’ no distrito de Santarém. A única afirmação segura é que apanham-se vestígios de 92.6 Rádio Clube da Pampilhosa a norte de Ferreira do Zêzere, mas não chegam para fazer mossa na receção, porque o sinal da ‘Observador’ já é relativamente fraco e oscilante. Segundo os relatos dos utilizadores do fórum, o problema agrava-se à medida que se avança para Oeste, dado que o relevo orográfico deixa de constituir uma barreira à propagação dos sinais a norte. A seu tempo, serei mais um a constatar este constrangimento. Acho hilariante a sua ideia de pôr o emissor de 92.6 RioMaior a “passear” de um lado para o outro, de serra em serra, montanha em montanha… que tal colocar a estrutura num balão Zeppelin e, dessa forma, fazer chegar sinal a todo o país com um emissor de 1 kW, hum?

Os estudantes universitários não acompanham a atualidade, nem tão pouco estão interessados em informação preparada numa linguagem e formato também a pensar nesta faixa etária? É  isso que quer dizer? Discordo.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1957 em: Junho 03, 2023, 12:57:51 pm »
Com a cobertura que os 92,6 MHz já têm, não vale a pena inventar muito. O emissor encontra-se numa localização favorável, que permite uma escuta confortável tanto em Santarém como no Ribatejo, como em grande parte da região Oeste. Deslocalizar para Montejunto, a ser possível, prejudicaria a cobertura na antiga cidade de Scallabis, sem que o ganho na região Oeste fosse muito significativo. Em "equipa" (de elementos radiantes) que "ganha" uma vasta região não se mexe...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1958 em: Junho 03, 2023, 04:02:10 pm »
Exacto. A Rita Camareiro devia passar a residir em Rio Maior e todos os dias emitir uma reportagem dessa localidade.
O Zeca no seu melhor...
A Observador e as rádios de Lisboa nao querem saber do país para nada. O que elas querem é ter uma maior abrangencia territorial para assim conseguir captar mais anunciantes.
A Observador é a ultima bolacha do pacote do centralismo bacoco e provinciano lisboeta.

joao_s

• Hero Member
« Responder #1959 em: Junho 03, 2023, 06:30:09 pm »
A Observador e as rádios de Lisboa nao querem saber do país para nada. O que elas querem é ter uma maior abrangencia territorial para assim conseguir captar mais anunciantes.
A Observador é a ultima bolacha do pacote do centralismo bacoco e provinciano lisboeta.

O zeca parece um disco riscado. O discurso pretensamente divisionista, incendiário, faccioso, redunda em argumentos de uma infantilidade enfadonha.

Hoje ouvi um programa depois das 14h, designado de “Pop Up”, e devo dizer que gostei do formato e conteúdo. Já não ouvia esta forma inteligente de fazer rádio há anos.

Por enquanto, 92.6 continua a emitir sem RDS. Faz muita falta, nomeadamente a função RDS-AF.

modernices

• Hero Member
« Responder #1960 em: Junho 03, 2023, 06:36:34 pm »
Exacto. A Rita Camareiro devia passar a residir em Rio Maior e todos os dias emitir uma reportagem dessa localidade.
O Zeca no seu melhor...

Olha agora parece um sketch de gato fedorento. Aquele do “e queria aqui anunciar, faxavor, que isto aqui, que isto aqui é uma data de ladroes, uma data de gatunos e uma data de chupistaaaasss”  ;D

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1961 em: Junho 04, 2023, 12:01:19 am »

O zeca parece um disco riscado. O discurso pretensamente divisionista, incendiário, faccioso, redunda em argumentos de uma infantilidade enfadonha.

Hoje ouvi um programa depois das 14h, designado de “Pop Up”, e devo dizer que gostei do formato e conteúdo. Já não ouvia esta forma inteligente de fazer rádio há anos.

Por enquanto, 92.6 continua a emitir sem RDS. Faz muita falta, nomeadamente a função RDS-AF.

Um programa de betos lisboetas a falar de musica com tiques de vedetas, achando-se uns intelectuais do vinil, uma especie de Canal Q mas de direita.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1962 em: Junho 04, 2023, 12:16:22 am »
É um programa que, tal como o joao_s, também acho muito interessante.

Mas para o Zeca teria que ser por RDIS em direto de Sernancelhe.

modernices

• Hero Member
« Responder #1963 em: Junho 04, 2023, 12:48:16 am »

Um programa de betos lisboetas a falar de musica com tiques de vedetas, achando-se uns intelectuais do vinil, uma especie de Canal Q mas de direita.

Se é cultura e intelectual é de esquerda. Como se é bom é do Porto. Não falha Zeca.
Está a fugir-lhe o pé para a incoerência.  :D

pdnf

• Hero Member
« Responder #1964 em: Junho 04, 2023, 01:48:08 am »
Ouvi o noticiário da 1h da manhã da Observador em 92.6 em Vila Nova de Gaia, graças à propagação. A Hiper também estava a chegar bem, mas isso já é mais usual. Veremos se foi uma situação atípica, ou se vai melhorar o desempenho face ao tempo da Mega Rio Maior.
Quanto à interferência, sim joão, ainda no mês passado subi a A1 ao som da Mega e perdi no nó de Fátima para a RCP-92.6. e daí em diante fui picando e nunca mais consegui apanhar Mega nessa frequência. Certo é que mudei e consegui sintonizar a estação através do emissor de Aveiro, duvido é que os 88.1 de São João da Madeira consigam fazer o mesmo que os 96.5 Aveiro, eventualmente sim, até conseguirão. Na A8 o que o Acsantos referiu é o panorama que eu próprio experienciei, mais a sombra na zona de Montejunto.
O joão_s e o Luís conhecem muito melhor a região que eu, disso não duvido. Eu penso sempre na lógica de ligação via A1 ou A29+A17+A8, onde ainda falta um emissor na região centro. E aí, mais uma vez, quantos kms é que se ganhava com 92.6? Não posso dizer que seja uma cobertura excecional, comparando com as melhores da região, 99.3, 103.7 e 104.6, para mim, fica abaixo, e não sei se até não será pior do que as da +OESTE e ALENQUER (não sei mesmo, atenção!). O que me parece, isso sim, é que o problema é a Pampilhosa e por isso, acredito que uma localização melhor em altitude, talvez conseguisse um melhor desempenho para Norte. Santarém se dizem, acredito que pioraria, mas será que não acabaria por se escutar na mesma, tal como acontece no Porto, no ping-pong entre 92.6 e 98.7, quiçá alguma coisa 93.7, em benefício de se conseguir assegurar a ligação a 100% no eixo Braga/Viana-Setúbal, quando unirem a ponte com uma frequência, provavelmente das de Sicó?
« Última modificação: Junho 04, 2023, 01:50:09 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.