Eram os 92.6 ou a Lafoes Fm...
Mas em que é que aproveitava a Lafões à Observador? Quando os 88.1 de Vale de Cambra fazem praticamente o mesmo em termos de cobertura? Não considero Viseu prioritário, tal como me parece que não o eram na Mega, principalmente sendo a Observador uma rádio muito “litoral” e urbana.
Com a questão dos problemas com a ERC, deve ter sido terminal. Ou então olhem, foi o clássico chegar-se à frente com mais dinheiro.
E pode continuar a sondar. Mas acho que o Algarve começa a contar um bocado para este Totobola. Às tantas é o Algarve que fica em cadeia e a frequência de Leiria / Coimbra (ou *as* frequências) fica com emissão local - situação na qual as horas locais me parecem óbvias, 12-16h e 20-00h.
Para contornar a situação das emissões locais e rentabilizar, há várias abordagens que se podem fazer depois, incluindo fazer produção e emissão na zona Centro e retransmitir mais tarde em cadeia.
Algo me diz que Braga pode estar em risco.
Mas pronto, a próxima prioridade da Observador deve ser Coimbra/Viseu.
PS: Quanto a emissões locais de 8 horas, serão uma problemática em dias de futebol à noite. O RCP também era uma manta de retalhos por culpa disso, cheguei a ouvir emissões locais às 19:00, num dia em que um jogo que começava às 19:45. Para o Observador o mais fácil seria fazer nesses dias 10-18 horas.
No Bareme da Marktest, Sul é grosso modo Alentejo + Algarve.
Parece-me mais a hipótese de haver mais dinheiro na Observador. Embora os proprietários possam ter ficado incomodados com os problemas com a ERC, admito essa hipótese, sim.
A frequência para a zona de Coimbra é absolutamente essencial, Viseu como referi, apesar de ser um território tradicionalmente de direita, até por isso, reforço a minha convicção de que não é tão problemático. Com estes 92.6, pode ser uma Cardal ou Pombal97 perfeitamente a assegurar a transição 92.6 com 88.1. Coimbra Centro vai ser sempre problemático, a não ser que usassem a RUC ou os 90.0 da Mega, o que me parece que até pode acontecer, se perderem Braga também, duvido que a Mega resista. Mas nesse caso não fazem comutação na A1 com 92.6. Lembro que na Mega são precisos os 96.5 de Aveiro antes de Coimbra e os 88.1 não fazem o mesmo. Ou então a São Miguel ou a Popular de Soure também servem. Os 97.8 da Pampilhosa por causa da Comercial, e até da Smooth de Santarém, acho pior.
A questão das horas locais é muito problemática, o que me faz pensar que a Observador ficará pelas seis frequências. Não me parece fazer sentido ir além disso. Daí achar que Rio Maior foi um erro, por ser uma frequência com um alcance muito curto, pelo menos na direção Norte-Sul, mas também me parece má no Este-Oeste (na A8 acho-a fraca). Mais uma vez, se a Mega morrer, pode libertar uma das frequências na região de Lisboa e ficar com os 92.4, mas vai piorar em Sintra/Cascais, face ao que tem hoje.
Se avançar para horas locais, tem de ir pela música nessas horas, a menos que estejam mesmo cheios de dinheiro, o que também não acredito. Dever-se-ia permitir subir para 8 em associação, com desdobramentos obrigatórios em noticiários, o que seria muito mais eficaz. O futebol parece-me simples, não se transmite e ponto final. O esquema que o Atento avançou parece-me bem a esse nível.
O tiro que a Mega deu foi não ter optado por colocar as frequências de Rio Maior como emissão nacional. Os 92,6 ligam o emissor de Monsanto com o de Coimbra pela A8, pela A1 até Minde, depois aparece o de Aveiro até passar por Leiria que liga aos 90,0. Por muita dificuldade que tenha essa frequência para Norte, onde leva umas entradas fortes da RCPFM, não deixa de ser uma frequência útil. Mas aqui a Cidade FM já conquistou o público mais jovem.
Quem levou um tiro foi a Hiper FM na ótica de ter mudado de temática musical para generalista. Mesmo assim, tinha mais audiência que a Mega.
A Observador vai cobrir muito bem a zona Oeste, Ribatejo e Alto Alentejo já fui até ás portas do Marvão com bom sinal. Será que consegue colocar-se com a TSF e Antena 1 aqui na zona? Vamos aguardar...
Sobre a cobertura, se dizes acredito, és quem melhor conhece a área daqui, eu pessoalmente continuo a entender que a Hiper, por exemplo teria sido muito melhor negócio, ou mesmo a ABC Portugal. A Hiper não pode deixar de ser generalista, porque deixa de haver no concelho uma, a Observador é temática informativa.
Claro que esse foi o erro da Mega, Viseu é que devia ter ficado em cadeia, até porque se Rio Maior é mau, os 106.4 de Viseu são do mais pressionado que existe (embora entenda que a R/Com já devesse ter chamado a atenção às autoridades portuguesas e espanholas sobre o alcance absurdo da Rádio 3).
]A cidade sim. Mas a região de Braga tem a Cidade de Amares (é logo ao lado), e uma das locais mais ouvidas do país, a 935 de Póvoa de Lanhoso.
98,4 chegam bem à cidade dos arcebispos, neste momento não seria uma região para reforçar a cobertura. Diria uma frequência para a região de Coimbra, e que conseguisse chegar bem a Viseu e reforçar qualquer coisa no distrito de Aveiro seria o ideal.
Minha opinião, não acho os 104.4 da Cidade FM de Amares maus de todo em Braga, mesmo na zona mais central, há um ou outro ruído, mas nada que impeça a escuta. Acho que tem mais dificuldade a M80 de Fafe. E sim, Braga tem a 93.5, aquela rádio jovem que até animadores de estações nacionais concorrentes põe stories no carro, onde está 93.5 sintonizada. Para mim está ao nível do Azeite FM mas gostos não se discutem. Mil vezes Mega ou Cidade, e orgulho-me bem de ser do Norte (Porto) com uma grande paixão pelo Minho.
Sobre as Boleias, por acaso há uma coisa que fiquei curioso: estive na Assembleia da República e verifiquei que na Bancada da Imprensa só há micros e lugares da Antena 1, TSF, RR (dois lugares!!!), RTP e SIC. Quer isto dizer, que Observador, TVI/CNN e CMTV vão à boleia? Parece-me que sim. Era um local onde a Observador deveria lutar para ter um assento permanente, considerando o tipo de estação que é.
A RRegional do Dr. Fernandes cobre os distritos de Bragança, Vila Real e parte de Viseu?
Pelo menos as principais cidades sim, ao que julgo saber. Chaves, Vila Real e Bragança.
Estas mensagens deveriam ser todas passadas para o tópico da Regional. Mas acrescento também que se ouve bem na Guarda, imagino que na parte Norte do distrito também.