Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 816236 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #1830 em: Maio 19, 2023, 11:13:22 am »
Quanto à Beira Interior... bem, há tempos a Rádio Monsanto parece que estava à venda "por uma pechincha". Desconheço em que ponto de situação se encontra neste momento, mas que tem uma cobertura muitíssimo interessante, que vai desde a parte norte do distrito de Portalegre até ao da Guarda, passando perfeitamente pelas cidades de Castelo Branco e Covilhã, lá isso tem.

Que se lixe mais uma rádio local.
O interior daqui a pouco só servirá para os lisboetas irem ao fim de semana passear, tirarem umas fotos, regressarem à casa sempre escutando uma rádio da sua cidade. O interior parece as touradas, convidam o touro para a festa e espetam-lhe uma faca nas costas.

Essa rádio local está à venda há imenso tempo, e quem decidiu foi a atual direção. O Zeca quer chegar-se à frente?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1831 em: Maio 19, 2023, 11:23:51 am »
Muito giesta o Zeca de dividir os os portugueses, os  do Interior, os do Litoral, os do Norte, os do Sul..
Acima de todo esse desfazado e Antígua o regionalismo, somos todos portugueses, e isso é algo que une  os portugueses, o seu Portugal.
Eu sou do Interior norte, vivo em Lisboa, já vivi no Porto, sou o quê? , PORTUGUES, com muito orgulho...

E os portugueses querem boas rádios. Se no no seu conselho não há co edições económicas para ter uma boa rádio local, então que venha outra, e a Observador é nesta altura a rádio mais refrescante no panorama radiofónico do País.
Se o Zeca, não gosta, ignora e não ouve. Simples!

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1832 em: Maio 19, 2023, 12:14:16 pm »
Luís Montenegro marca conferência de imprensa.
Em direto com repórteres na sede do PSD no Porto, TSF e Antena 1. A Observador " à boleia da CNN Portugal ".

Um rádio local lisboeta, com dinheiro para limpar emissores locais mas vazia no país.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1833 em: Maio 19, 2023, 12:36:37 pm »
Em direto com repórteres na sede do PSD no Porto, TSF e Antena 1. A Observador " à boleia da CNN Portugal ".

Um rádio local lisboeta, com dinheiro para limpar emissores locais mas vazia no país.
Eles fazem essas “boleias” para eventos em Lisboa também…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1834 em: Maio 19, 2023, 12:44:21 pm »

Fora de Lisboa, a Observador anda sempre à boleia de alguém.

Atento

• Hero Member
« Responder #1835 em: Maio 19, 2023, 01:03:24 pm »

Acompanharam na íntegra...

Já  a Antena1 acompanhou uma parte e depois deu-nos música...

Não havendo no portefólio uma rádio de informação,  caberia a Antena1 fazer esse papel...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1836 em: Maio 19, 2023, 01:15:25 pm »
Mas para o cidadão comum que vai no carro e irrelevante se é a" boleia", ou de mota ou de bicicleta.
Quer é ser informado...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1837 em: Maio 19, 2023, 02:03:29 pm »
Eram os 92.6 ou a Lafoes Fm...

Mas em que é que aproveitava a Lafões à Observador? Quando os 88.1 de Vale de Cambra fazem praticamente o mesmo em termos de cobertura? Não considero Viseu prioritário, tal como me parece que não o eram na Mega, principalmente sendo a Observador uma rádio muito “litoral” e urbana.

Com a questão dos problemas com a ERC, deve ter sido terminal. Ou então olhem, foi o clássico chegar-se à frente com mais dinheiro.

E pode continuar a sondar. Mas acho que o Algarve começa a contar um bocado para este Totobola. Às tantas é o Algarve que fica em cadeia e a frequência de Leiria / Coimbra (ou *as* frequências) fica com emissão local - situação na qual as horas locais me parecem óbvias, 12-16h e 20-00h.

Para contornar a situação das emissões locais e rentabilizar, há várias abordagens que se podem fazer depois, incluindo fazer produção e emissão na zona Centro e retransmitir mais tarde em cadeia.

Algo me diz que Braga pode estar em risco.

Mas pronto, a próxima prioridade da Observador deve ser Coimbra/Viseu.

PS: Quanto a emissões locais de 8 horas, serão uma problemática em dias de futebol à noite. O RCP também era uma manta de retalhos por culpa disso, cheguei a ouvir emissões locais às 19:00, num dia em que um jogo que começava às 19:45. Para o Observador o mais fácil seria fazer nesses dias 10-18 horas.
No Bareme da Marktest, Sul é grosso modo Alentejo + Algarve.

Parece-me mais a hipótese de haver mais dinheiro na Observador. Embora os proprietários possam ter ficado incomodados com os problemas com a ERC, admito essa hipótese, sim.

A frequência para a zona de Coimbra é absolutamente essencial, Viseu como referi, apesar de ser um território tradicionalmente de direita, até por isso, reforço a minha convicção de que não é tão problemático. Com estes 92.6, pode ser uma Cardal ou Pombal97 perfeitamente a assegurar a transição 92.6 com 88.1. Coimbra Centro vai ser sempre problemático, a não ser que usassem a RUC ou os 90.0 da Mega, o que me parece que até pode acontecer, se perderem Braga também, duvido que a Mega resista. Mas nesse caso não fazem comutação na A1 com 92.6. Lembro que na Mega são precisos os 96.5 de Aveiro antes de Coimbra e os 88.1 não fazem o mesmo. Ou então a São Miguel ou a Popular de Soure também servem. Os 97.8 da Pampilhosa por causa da Comercial, e até da Smooth de Santarém, acho pior.
A questão das horas locais é muito problemática, o que me faz pensar que a Observador ficará pelas seis frequências. Não me parece fazer sentido ir além disso. Daí achar que Rio Maior foi um erro, por ser uma frequência com um alcance muito curto, pelo menos na direção Norte-Sul, mas também me parece má no Este-Oeste (na A8 acho-a fraca). Mais uma vez, se a Mega morrer, pode libertar uma das frequências na região de Lisboa e ficar com os 92.4, mas vai piorar em Sintra/Cascais, face ao que tem hoje.
Se avançar para horas locais, tem de ir pela música nessas horas, a menos que estejam mesmo cheios de dinheiro, o que também não acredito. Dever-se-ia permitir subir para 8 em associação, com desdobramentos obrigatórios em noticiários, o que seria muito mais eficaz. O futebol parece-me simples, não se transmite e ponto final. O esquema que o Atento avançou parece-me bem a esse nível.

O tiro que a Mega deu foi não ter optado por colocar as frequências de Rio Maior como emissão nacional. Os 92,6 ligam o emissor de Monsanto com o de Coimbra pela A8, pela A1 até Minde, depois aparece o de Aveiro até passar por Leiria que liga aos 90,0. Por muita dificuldade que tenha essa frequência para Norte, onde leva umas entradas fortes da RCPFM, não deixa de ser uma frequência útil. Mas aqui a Cidade FM já conquistou o público mais jovem.

Quem levou um tiro foi a Hiper FM na ótica de ter mudado de temática musical para generalista. Mesmo assim, tinha mais audiência que a Mega.

A Observador vai cobrir muito bem a zona Oeste, Ribatejo e Alto Alentejo já fui até ás portas do Marvão com bom sinal. Será que consegue colocar-se com a TSF e Antena 1 aqui na zona? Vamos aguardar...
Sobre a cobertura, se dizes acredito, és quem melhor conhece a área daqui, eu pessoalmente continuo a entender que a Hiper, por exemplo teria sido muito melhor negócio, ou mesmo a ABC Portugal. A Hiper não pode deixar de ser generalista, porque deixa de haver no concelho uma, a Observador é temática informativa.
Claro que esse foi o erro da Mega, Viseu é que devia ter ficado em cadeia, até porque se Rio Maior é mau, os 106.4 de Viseu são do mais pressionado que existe (embora entenda que a R/Com já devesse ter chamado a atenção às autoridades portuguesas e espanholas sobre o alcance absurdo da Rádio 3).

]A cidade sim. Mas a região de Braga tem a Cidade de Amares (é logo ao lado), e uma das locais mais ouvidas do país, a 935 de Póvoa de Lanhoso.

98,4 chegam bem à cidade dos arcebispos, neste momento não seria uma região para reforçar a cobertura. Diria uma frequência para a região de Coimbra, e que conseguisse chegar bem a Viseu e reforçar qualquer coisa no distrito de Aveiro seria o ideal.
Minha opinião, não acho os 104.4 da Cidade FM de Amares maus de todo em Braga, mesmo na zona mais central, há um ou outro ruído, mas nada que impeça a escuta. Acho que tem mais dificuldade a M80 de Fafe. E sim, Braga tem a 93.5, aquela rádio jovem que até animadores de estações nacionais concorrentes põe stories no carro, onde está 93.5 sintonizada. Para mim está ao nível do Azeite FM mas gostos não se discutem. Mil vezes Mega ou Cidade, e orgulho-me bem de ser do Norte (Porto) com uma grande paixão pelo Minho.

Sobre as Boleias, por acaso há uma coisa que fiquei curioso: estive na Assembleia da República e verifiquei que na Bancada da Imprensa só há micros e lugares da Antena 1, TSF, RR (dois lugares!!!), RTP e SIC. Quer isto dizer, que Observador, TVI/CNN e CMTV vão à boleia? Parece-me que sim. Era um local onde a Observador deveria lutar para ter um assento permanente, considerando o tipo de estação que é.

A RRegional do Dr. Fernandes cobre os distritos de Bragança,  Vila Real e parte de Viseu?
Pelo menos as principais cidades sim, ao que julgo saber. Chaves, Vila Real e Bragança.
Estas mensagens deveriam ser todas passadas para o tópico da Regional. Mas acrescento também que se ouve bem na Guarda, imagino que na parte Norte do distrito também.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1838 em: Maio 19, 2023, 02:51:45 pm »
Eram os 92.6 ou a Lafoes Fm...

Mas em que é que aproveitava a Lafões à Observador? Quando os 88.1 de Vale de Cambra fazem praticamente o mesmo em termos de cobertura? Não considero Viseu prioritário, tal como me parece que não o eram na Mega, principalmente sendo a Observador uma rádio muito “litoral” e urbana.

Parece-me mais a hipótese de haver mais dinheiro na Observador. Embora os proprietários possam ter ficado incomodados com os problemas com a ERC, admito essa hipótese, sim.

A frequência para a zona de Coimbra é absolutamente essencial, Viseu como referi, apesar de ser um território tradicionalmente de direita, até por isso, reforço a minha convicção de que não é tão problemático.
Eu acho importante. Estamos a falar de uma cidade que é das maiores cidades de Portugal, em 19º lugar, logo acima de Aveiro. Se Aveiro, e muito bem, foi prioridade para a Observador, Viseu também deve ser uma prioridade para a Observador se ouvir por lá, tal como Coimbra.

Como disse antes é fundamental uma frequência que consiga chegar a Viseu, Coimbra e pouco acima de Leiria, para poder comutar com 92,6, era perfeito. Difícil, mas possível.

joao_s

• Hero Member
« Responder #1839 em: Maio 19, 2023, 07:00:35 pm »
(...)
e então? que cobertura efectiva tem a Obervador no Alentejo ou no Ribatejo? Nao sou um conhecedor da zona, mas tenho dúvidas da sua abrangencia geográfica nessas zonas. Dou de barato na margem sul mas isso nao faz a diferença. Lá está, estes Bareme são o que são....
“SamM”, boa tarde!

Na zona de Santarém, Ribatejo, atualmente não se ouve nada da ‘Observador’, sinal inexistente. Todos os emissores de Lisboa são audíveis no planalto sul da cidade, com a exceção da ‘Observador’, o que não deixa de ser um enigma. Em 93.7 capta-se vestígios que não são suficientes para ativar o RDS, já 98.7 ativam RDS, mas a audição é demasiado instável e incómoda. Saindo dessa área do planalto, nada, sinal nulo.

Tal não significa que vários residentes desta zona acompanhem online este órgão de comunicação. Eu sou um deles. Quando começarem as emissões aqui, vou efetuar o registo na plataforma web, portanto, assinante do serviço.

O que importa averiguar é quando 92.6-99.5 Rio Maior começam a emitir a ‘Observador’. Qual é a data para o início das emissões regulares desta estação? Neste momento, 92.6 emitem poluição sonora.

O ‘Observador’ comemora 9 anos esta sexta-feira, como se pode constatar aqui. Possivelmente, o utilizador “Danl” terá consultado este artigo para noticiar a expansão de cobertura para Ribatejo e região Oeste (portanto, o processo deve estar na fase de finalização).

---/---

Expetativas para a relevância de espaços informativos/rubricas sobre a Europa, na ‘Observador’. Esta também é uma área de interesse para muitos ouvintes, suponho.

“Hoje na Europa”, síntese noticiosa das tardes da ZDF, a meu ver, bem conseguida, até porque trata assuntos do quotidiano que nem sempre são objeto dos espaços informativos do prime-time.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1840 em: Maio 19, 2023, 11:54:13 pm »
E a propósito de tudo isso, pdnf: diria que 92.6 são a segunda melhor escolha possível, estando os 104.6 inacessíveis.

A ABC Portugal ia dar muuuitos problemas na captação da Rádio Observador na A1 entre o Carregado e o Cartaxo, ponto onde estabiliza, e não chega à A8. Similar coisa acontece com a Rádio Hertz (de Tomar), com propagação parecida ou pior para sul.

A Mais Oeste, 94.2, é mais débil ainda que os 92.6 e tem demasiado próxima o colosso Antena 1 (94.4), que no Carregado ainda tem bastante força.

Do Montejunto não há mais nada depois, a Benedita FM é Porto de Mós e tem muito próxima a Ultra FM em 88.2 e a Comercial na mesma frequência.

A escolha é do melhor possível dentro do que existe.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1841 em: Maio 20, 2023, 12:04:54 am »
Historicamente entre os anúncios de emissão em frequências da Observador e o início concreto das mesmas, são cerca de 30 a 60 dias.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1842 em: Maio 20, 2023, 12:11:36 am »
Importa recordar que a utilização das frequências de Rio Maior pela Rádio Observador carece de autorização da ERC. Em princípio, não deverá haver objecções de maior por parte da entidade reguladora, mas o negócio não está garantido até ao dia em que a ERC se pronuncie favoravelmente...
Mas para o Observador dar a notícia é porque já deve estar aprovado pela ERC, digo eu.

Nota: a abrangência dos 92,6 é superior ao que é afirmado. Cheguei a sintonizar essa frequência na Figueira da Foz há uns tempos atrás, em pleno inverno.

Os 92.6 MHz chegam, com relativa qualidade, a toda a sub-região do Médio Tejo, podendo, em dias bons, penetrar aos municípios alentejanos do Gavião e Ponte de Sor.

Quanto à Hiper FM, a Mega Hits nunca consegui «roubar» o seu público que, por incrível que pareça, é bastante fidelizado. A Hiper FM tem uma cobertura bem interessante e é uma estação bem equilibrada. É capaz de ser a «rádio jovem» que mais escuto.

Apenas uma nota: esqueçam o Alentejo. A não ser, quiçá, alguns pontos do Norte do distrito de Portalegre e pouco mais, os 92,6 MHz não fazem milagres. Tirando um ou outro ponto na região de Arraiolos/ Montemor-o-Novo/ quiçá Vendas Novas, a Rádio Observador não se vai ouvir, com o mínimo de qualidade e por via hertziana, no Alentejo. À estação, o que interessaria cobrir seria, por razões evidentes, Évora. Contudo, salvo em dias de propagação muito favorável, nem os 93,7, nem os 98,7 e nem os 92,6 MHz se escutam satisfatoriamente na cidade do Geraldo Sem Pavor. Eu diria que os 92,6 MHz servem o Ribatejo, parte da zona Oeste e pouco mais.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1843 em: Maio 20, 2023, 02:49:47 am »
Historicamente entre os anúncios de emissão em frequências da Observador e o início concreto das mesmas, são cerca de 30 a 60 dias.
Fui consultar nos tópicos das últimas "ex-locais" e normalmente tem sido 30 dias ou mesmo menos. 88,1 a deliberação da ERC soube-se a 6 de janeiro de 2021, começou a emitir a 21 de janeiro; 93,7 a deliberação saiu em 26 de fevereiro, emissão com início a 19 de março.

Neste caso não há ainda deliberação da ERC pública, mas acredito que os operadores interessados já tenham recebido a autorização. Talvez lá para dia 10 ou 15 de junho se ouvirá a Observador em 92,6 e 99,5.

Apenas uma nota: esqueçam o Alentejo. A não ser, quiçá, alguns pontos do Norte do distrito de Portalegre e pouco mais, os 92,6 MHz não fazem milagres. Tirando um ou outro ponto na região de Arraiolos/ Montemor-o-Novo/ quiçá Vendas Novas, a Rádio Observador não se vai ouvir, com o mínimo de qualidade e por via hertziana, no Alentejo. À estação, o que interessaria cobrir seria, por razões evidentes, Évora. Contudo, salvo em dias de propagação muito favorável, nem os 93,7, nem os 98,7 e nem os 92,6 MHz se escutam satisfatoriamente na cidade do Geraldo Sem Pavor. Eu diria que os 92,6 MHz servem o Ribatejo, parte da zona Oeste e pouco mais.
Nem é a ideia deste emissor servir o Alentejo sequer, como é evidente. É de facto servir cidades do Oeste e Ribatejo como Santarém, Tomar, Caldas da Rainha, Fátima/Ourém, e com menor qualidade, Torres Vedras ou mesmo Leiria. Sobretudo a ideia é abranger os percursos da A1 e da A8 a partir do Cartaxo (Torres Vedras na A8) até Fátima (Leiria na A8). Bem "esticadinho" a norte 92,6 chega quase às portas da Figueira da Foz.
« Última modificação: Maio 20, 2023, 11:17:02 am por AG »

Danl

• Hero Member
« Responder #1844 em: Maio 20, 2023, 10:56:25 am »
Muito giesta o Zeca de dividir os os portugueses, os  do Interior, os do Litoral, os do Norte, os do Sul..
Acima de todo esse desfazado e Antígua o regionalismo, somos todos portugueses, e isso é algo que une  os portugueses, o seu Portugal.
Eu sou do Interior norte, vivo em Lisboa, já vivi no Porto, sou o quê? , PORTUGUES, com muito orgulho...

E os portugueses querem boas rádios. Se no no seu conselho não há co edições económicas para ter uma boa rádio local, então que venha outra, e a Observador é nesta altura a rádio mais refrescante no panorama radiofónico do País.
Se o Zeca, não gosta, ignora e não ouve. Simples!

É exatamente isso: os portugueses querem boas rádios. Por exemplo, esta de Monsanto tem uma história bonita, engendrada, segundo julgo saber, apenas por uma pessoa = o dono da rádio desde a sua fundação. Mas os anos passam e o senhor parece já não ter forças para aquilo devido ao peso da idade. A emissão agora resume-se a blocos musicais de hora a hora, publicidade e simultâneos com a antena 1 para os noticiários. Se o formato se mantivesse como o de outrora, fazia sentido a existência desta histórica rádio local. Mas entre o atual e a ida da Observador para aquela região, acredito que os ouvintes de Castelo Branco, Covilhã e Guarda saíram beneficiados. Ainda assim, muito dificilmente a Beira Interior ouvirá em FM a Observador a médio prazo. O que é pena, porque como diz e bem "é nesta altura a rádio mais refrescante no panorama radiofónico do País."