Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 816288 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #1800 em: Maio 17, 2023, 01:48:24 pm »
Ui... O Grupo Renascença já a desistir dos 92.6 da Mega depois de tanta promoção?

Pelo que sei, não foi por vontade do grupo r/com.

A estação de Rio Maior não pertence à RR...

Exato. Estão dependentes da vontade dos donos...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1801 em: Maio 17, 2023, 01:51:01 pm »
Excelente!
Excelente!
Excelente!

Há que atacar Braga, Vila Real, Bragança,  Faro, Viseu...

Falta também uma faixa importante de Coimbra a Fátima, onde os 88,1 já não servem.

Um emissor na Serra d'Arga dava conta de duas capitais de distrito, Braga e Viana do Castelo...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1802 em: Maio 17, 2023, 01:57:16 pm »
Ui... O Grupo Renascença já a desistir dos 92.6 da Mega depois de tanta promoção?

www.radiomaior.pt

Percebe-se o porquê, é uma frequência alugada. Estando a RR a cortar custos, e tendo até "problemas pendentes" com a frequência, não me parece uma má decisão, até porque a cobertura é fraca devido à Pampilhosa. Aliás, a Rádio Observador acho que vai matar uma boa frequência na associação, quando tinham melhores alternativas.

https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2023/05/17/radio-observador-volta-a-bater-recorde-de-audiencias/amp/

Fizeram bem o trabalho de casa, bastava virem aqui ler, a cobertura que indicam é a real.

Agora compreendo o porquê de terem posto Viseu na associação. Era interessante, isso sim, conseguirem uma frequência para o Oeste e Ribatejo melhor, quiçá os 103.7 da Canção Nova, a 94LEIRIA ou uma das de Sicó. Agora, a Mega não descola nas audiências, já foi ultrapassada pela estagnada TSF. Será que valerá a pena?
Eu acho que sim, matar a A1, é mais um prego no caixão.

Voltando à Observador, interessante este resultado do tempo médio de escuta em Lisboa, particularmente para uma rádio de palavra. Mostra que ela não está morta, precisa, simplesmente, de ser promovida.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1803 em: Maio 17, 2023, 02:00:00 pm »
Excelente!
Excelente!
Excelente!

Há que atacar Braga, Vila Real, Bragança,  Faro, Viseu...

Falta também uma faixa importante de Coimbra a Fátima, onde os 88,1 já não servem.

Um emissor na Serra d'Arga dava conta de duas capitais de distrito, Braga e Viana do Castelo...

E lá vão sete... parece-me necessário mudar a Lei da Rádio para permitir pelo menos 8 estações em associação. Era preferível obrigarem a noticiários locais como há em Espanha, do que a 8 horas de programação própria.

Uma solução para o grupo r/com...

Deixem o grupo Observador ser acionista. Resolvem-se vários problemas: haverá dinheiro e a generalista RR será generalista e não um não sei quê...

A Igreja fica com os espaços religiosos e o grupo Observador ajuda na restante programação...

Olhe que até não era de todo uma má ideia. O problema era a Marca. Uma espcie de "Renascença Observador?" Não me parece que em termos de linha editorial até fosse problemático, sinceramente. A fusão das duas redações criaria uma dinâmica muito interessante no setor. Ao nivel da animação, a RR poderia trazer mais valias claras.
« Última modificação: Maio 17, 2023, 02:03:46 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #1804 em: Maio 17, 2023, 02:01:42 pm »
Aparentemente a R/COM não viu o contrato renovado e, por via disso, entrou o Observador.
Tanto quanto se sabe, o OBS já andava na zona centro a sondar umas quantas locais.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1805 em: Maio 17, 2023, 02:02:09 pm »
Eram os 92.6 ou a Lafoes Fm...

Danl

• Hero Member
« Responder #1806 em: Maio 17, 2023, 02:09:25 pm »
Uma solução para o grupo r/com...

Deixem o grupo Observador ser acionista. Resolvem-se vários problemas: haverá dinheiro e a generalista RR será generalista e não um não sei quê...

A Igreja fica com os espaços religiosos e o grupo Observador ajuda na restante programação...

Subscrevo! Aliás, já em tempos defendi essa hipótese porque acho que seria uma boa solução para ambos os grupos.

Devido às restrições impostas pela Lei, sendo que as temáticas informativas ficam limitadas a um nº reduzido de antenas com programação nacional, colocaria a Observador numa das redes FM (ou da RR ou da RFM). E colocaria um ponto final na Mega Hits, ficando a RFM dirigida àquele público alvo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1807 em: Maio 17, 2023, 02:25:17 pm »
Notícias sensacionais, já não era sem tempo!

Com esta alteração, a Rádio Observador fica com 5 frequências (se contamos com a micro, 6) e só pode ter mais 1 frequência em cadeia até começar a ter que ter 8h de emissão local a partir da 7ª.

Vai ser curioso perceber para onde é que isto vai a partir daqui: a próxima frequência será no Algarve ou entre Leiria e Coimbra?

www.radiomaior.pt

Percebe-se o porquê, é uma frequência alugada. Estando a RR a cortar custos, e tendo até "problemas pendentes" com a frequência, não me parece uma má decisão, até porque a cobertura é fraca devido à Pampilhosa. Aliás, a Rádio Observador acho que vai matar uma boa frequência na associação, quando tinham melhores alternativas.

https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2023/05/17/radio-observador-volta-a-bater-recorde-de-audiencias/amp/

Fizeram bem o trabalho de casa, bastava virem aqui ler, a cobertura que indicam é a real.

Agora compreendo o porquê de terem posto Viseu na associação. Era interessante, isso sim, conseguirem uma frequência para o Oeste e Ribatejo melhor, quiçá os 103.7 da Canção Nova, a 94LEIRIA ou uma das de Sicó. Agora, a Mega não descola nas audiências, já foi ultrapassada pela estagnada TSF. Será que valerá a pena?
Eu acho que sim, matar a A1, é mais um prego no caixão.

Voltando à Observador, interessante este resultado do tempo médio de escuta em Lisboa, particularmente para uma rádio de palavra. Mostra que ela não está morta, precisa, simplesmente, de ser promovida.

2h42 de tempo de escuta é muitíssimo bom, mostra a relevância de conteúdos que a Observador traz e a capacidade de establecer fio condutor. Uma emissão mais leve por um lado, e mais aprofundada quando é necessário por outro, é neste resultado que dá. Excelente.

Curioso também na tendência de resultados:

- 2% em Lisboa é bater no máximo que a Observador já teve e significa que a rádio é relevante na região.
- 1,5% no sul (é Algarve?) é um resultado completamente espetacular tendo em conta que o Alentejo é tradicionalmente conhecido como uma região mais conservadora e com outra tendência política distinta. Isto deve ser tudo ou quase tudo Algarve.
- Grande subida no Porto, em que marcava 0,7% / 0,8% e passa a marcar 1,3%. Estão de parabéns!
- 1,1% no Litoral Norte (Aveiro + Braga) também não é nada nada mau tendo em conta que nenhuma das 2 frequências é a coisa mais central da vida.
- 0,8% sem emissores no Litoral Centro é interessante, tem margem de progressão.
- O que mais me surpreende é Vila Real e Bragança começarem a aparecer aqui também, com 0.4%.

Aparentemente a R/COM não viu o contrato renovado e, por via disso, entrou o Observador.
Tanto quanto se sabe, o OBS já andava na zona centro a sondar umas quantas locais.

Com a questão dos problemas com a ERC, deve ter sido terminal. Ou então olhem, foi o clássico chegar-se à frente com mais dinheiro.

E pode continuar a sondar. Mas acho que o Algarve começa a contar um bocado para este Totobola. Às tantas é o Algarve que fica em cadeia e a frequência de Leiria / Coimbra (ou *as* frequências) fica com emissão local - situação na qual as horas locais me parecem óbvias, 12-16h e 20-00h.

Para contornar a situação das emissões locais e rentabilizar, há várias abordagens que se podem fazer depois, incluindo fazer produção e emissão na zona Centro e retransmitir mais tarde em cadeia.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1808 em: Maio 17, 2023, 02:25:50 pm »

Algo me diz que Braga pode estar em risco.

Mas pronto, a próxima prioridade da Observador deve ser Coimbra/Viseu.

PS: Quanto a emissões locais de 8 horas, serão uma problemática em dias de futebol à noite. O RCP também era uma manta de retalhos por culpa disso, cheguei a ouvir emissões locais às 19:00, num dia em que um jogo que começava às 19:45. Para o Observador o mais fácil seria fazer nesses dias 10-18 horas.
No Bareme da Marktest, Sul é grosso modo Alentejo + Algarve.
« Última modificação: Maio 17, 2023, 03:02:40 pm por AG »

Danl

• Hero Member
« Responder #1809 em: Maio 17, 2023, 02:38:18 pm »
Notícias sensacionais, já não era sem tempo!

Curioso também na tendência de resultados:

- 2% em Lisboa é bater no máximo que a Observador já teve e significa que a rádio é relevante na região.
- 1,5% no sul (é Algarve?) é um resultado completamente espetacular tendo em conta que o Alentejo é tradicionalmente conhecido como uma região mais conservadora e com outra tendência política distinta. Isto deve ser tudo ou quase tudo Algarve.
- Grande subida no Porto, em que marcava 0,7% / 0,8% e passa a marcar 1,3%. Estão de parabéns!
- 1,1% no Litoral Norte (Aveiro + Braga) também não é nada nada mau tendo em conta que nenhuma das 2 frequências é a coisa mais central da vida.
- 0,8% sem emissores no Litoral Centro é interessante, tem margem de progressão.
- O que mais me surpreende é Vila Real e Bragança começarem a aparecer aqui também, com 0.4%.

Esses 0.4% (Interior Norte) não só englobam Vila Real e Bragança, mas também Viseu, Guarda e Castelo Branco.

O potencial desta rádio é enorme. A par da Smooth FM, acho que já mereciam "algo mais"... pois são efetivamente uma lufada de ar fresco no panorama atual.

Atento

• Hero Member
« Responder #1810 em: Maio 17, 2023, 03:40:52 pm »

Algo me diz que Braga pode estar em risco.

Mas pronto, a próxima prioridade da Observador deve ser Coimbra/Viseu.

PS: Quanto a emissões locais de 8 horas, serão uma problemática em dias de futebol à noite. O RCP também era uma manta de retalhos por culpa disso, cheguei a ouvir emissões locais às 19:00, num dia em que um jogo que começava às 19:45. Para o Observador o mais fácil seria fazer nesses dias 10-18 horas.
No Bareme da Marktest, Sul é grosso modo Alentejo + Algarve.

Portugal vive de absurdos...

Essas horas são um absurdo...é o chamado nada...para uma rádio cassete tipo mega ou m80 tanto faz...para as outras não...

Vejamos o que fazem a SER, COPE, por exemplo...
https://cadenaser.com/cadena-ser/programacion/

https://cadenaser.com/cadena-ser/programacion/

https://www.cope.es/programacion

Devíamos avançar para concessões distritais...

Observador Évora

A Observador teria direito a frequências para cobrir o distrito mediante algumas alíneas...

Ter obrigatoriamente 4 jornalistas
Ter dois técnicos
Ter comentadores da região que intervenham na emissão regional

Horários de desconexão

07:54 - 07:59
08:54 - 08:59

13:15 - 14:00 - Observador Alentejo
14:15 - 15: 00 - Observador Alentejo

15:15 - 16:00  - Desporto Observador

16:00 - 20:00 - Tarde Observador

Com desconexão

16:54-16:59
17:54-  17:59

20:00 - 21:00 Observador Alentejo (caso não haja futebol, ou atualidade relevante)

22:00- 24:00 - Noite Informativa Observador

24:00 - 02:00 - conversa com os ouvintes/convidados

As rádios de palvra têm muito para/por onde crescer. Precisam de investimento.

Infelizmente o duopólio radiofónico português e a cristalização burocrática do grupo RTP mataram esse produto...

Observador Minho

Observador Algarve

E por aí fora...

A Observador pode ser rádio,  digital e tv.

Pode seguir o modelo da France Info e das brasileiras band news e Jovem Pan.
« Última modificação: Maio 17, 2023, 03:45:42 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1811 em: Maio 17, 2023, 04:32:16 pm »
Essa frequência de Rio Maior foi um autêntico fracasso para a Mega Hits, nas audiências não lucrou nada e teve obrigatoriamente de ter emissões " locais", que a Mega teve que arranjar um animador para fazer essas horas locais provavelmente para meia dúzia de jovens. Logo aí, a libertação desta frequência é uma boa nova para a estação.

Sei que o grande objectivo durante muito tempo, foi chegar a Viseu, muito por causa da presença da Universidade Católica na cidade. Rio Maior foi um acidente de percurso.

Mas pode é, desejo que seja uma boa aposta para a Observador e que seja o ponto de partida para sua expansão nacional...

joao_s

• Hero Member
« Responder #1812 em: Maio 17, 2023, 07:19:20 pm »
De acordo com o site do Observador, a rádio chegará em breve a região Oeste através das frequências de Rio Maior (92.6 e 99.5).

Caro “Danl” e restantes participantes do fórum, em décadas, a boa nova que anunciou é uma...

E X C E L E N T E  N O T Í C I A !!

Finalmente, uma rádio cerebral, digamos assim, em contraponto com jukeboxes, vácuo de conteúdo falado, piadolas sem piada ou produtos estupidificantes. A Observador encara uma região de forma integrada, ou seja, a região de Lisboa e Vale do Tejo, onde residem 3,7 milhões de pessoas, passa a ter a cobertura de sinal possível em grande parte da sua extensão, com: 98.7; 93.7 e, futuramente, 92.6/99.5. Julgo que o futuro da rádio também deve ser encarado nesta perspetiva, produtos de abrangência regional. Não a atual lógica provinciana, localizada, em que um ouvinte ao deslocar-se “meia dúzia” de kms, deixa de ter sinal da estação que quer ouvir o que é algo demasiado redutor e em contraciclo com os tempos atuais, nos quais muitos milhares de pessoas deslocam-se constantemente de um lado para o outro por razões profissionais, de lazer, entre outras. O país não é assim tão pequeno.

Por outro lado, esta decisão da Observador dá a entender que estão a perspetivar o futuro, quiçá baseados em projeções que já existem e que indiciam a expansão da Área Metropolitana de Lisboa até aqui. Aliás, isso já está a acontecer, devido ao elevado custo da habitação, muitos lisboetas estão a adquirir terrenos e construir moradias nesta zona, conseguindo uma qualidade de vida que não é possível conseguir em Lisboa. Deslocam-se diariamente para os locais de trabalho e também para atividades de lazer, conseguindo-o em menos de 30 min, caso circulem a 120 km ou mais. Dentro da malha urbana da capital, demoram mais tempo a conseguir o mesmo desiderato, se utilizarem automóvel.
Caso o cenário do aeroporto para a região se venha a concretizar nesta zona, todo o processo descrito anteriormente será acelerado, e em matéria de rádio, os emissores de Rio Maior da ‘Observador’ e de Santarém da ‘SmoothFM’ situam-se de frente para a infraestrutura a debitar sinal com a máxima intensidade.

De qualquer forma, sem atender às situações supramencionadas, as principais rodovias da região no eixo norte sul e este oeste, estão saturadas de tráfego. Largos milhares de pessoas circulam por essas vias diariamente e seguramente que os rádios das viaturas não estão desligados, alguma estação as pessoas ouvem. Há alturas em que se circula na A1 a 30 km/h, dado o volume de tráfego, por exemplo às sextas e aos domingos. As seis faixas de rodagem nem sempre são suficientes para escoar o fluxo de tráfego, são necessárias 8 faixas de rodagem.

NOTA: Neste momento 92.6 está a emitir qualquer coisa que não é a 'Observador'.

---/---

Hoje na Europa, síntese informativa de titulares que nem sempre são tratados noutros espaços noticiosos.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #1813 em: Maio 17, 2023, 08:14:13 pm »
Por volta das 17h30m, tanto os 92.6 como os 99.5 estavam a emitir, como tem sido habitual, a Mega Hits com RDS "MEGA RM" e ambas sem RT (sintonizadas em pleno centro das Caldas da Rainha, junto ao Parque D. Carlos).

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1814 em: Maio 17, 2023, 09:27:16 pm »
Importa recordar que a utilização das frequências de Rio Maior pela Rádio Observador carece de autorização da ERC. Em princípio, não deverá haver objecções de maior por parte da entidade reguladora, mas o negócio não está garantido até ao dia em que a ERC se pronuncie favoravelmente...
« Última modificação: Maio 17, 2023, 09:29:20 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"