Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 816338 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #1785 em: Maio 16, 2023, 12:31:39 pm »
Essas províncias antigas já não são "legais". Em bom rigor, até os distritos hoje só servem para o processo eleitoral. O que vale são as CIM:

https://en.wikipedia.org/wiki/Intermunicipal_communities_of_Portugal#/media/File:Comunidades_intermunicipais.png

Para que fique claro, a AMP faz fronteira com o Cávado, Ave, Tâmega e Sousa, Viseu - Dão Lafões e Aveiro. Trás-os-Montes é uma CIM autónoma, o antigo Alto Douro está dividido em Alto Tâmega e Douro.

E quanto à área Metropolitana de Lisboa, digam e lá em que sitio faz  fronteira com o Alentejo?

Faz sim: Há fronteira com os concelhos de Montemor-o-Novo e Vendas Novas (Alentejo Central) através de Palmela e do Montijo e Alcácer do Sal (Alentejo Litoral) através de Palmela.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Danl

• Hero Member
« Responder #1786 em: Maio 16, 2023, 12:33:01 pm »
Nascido e criado no Porto, Campanhã, viajo por motivos profissionais um pouco por todo o país. Mas em particular para Castelo Branco, onde se encontra a sede da empresa para a qual trabalho há 12 anos. E faz-me imensa confusão ver malta daqui do norte perguntar-me "isso é ali para os lados de Coimbra, não é?". Ou então em Lisboa elogiarem a praia de Castelo Branco (cidade do litoral???) . Existe um claro déficit de conhecimento da geografia do nosso país, tão pequeno em área. Aquela cidade beirã "é só" a terceira maior do interior, depois de Viseu e Évora respectivamente.
« Última modificação: Maio 16, 2023, 12:36:45 pm por Danl »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1787 em: Maio 16, 2023, 01:52:26 pm »
Exactamente, então a geografia não é mesmo o forte dos portugueses, é isso é transversal ao país todo.
Eu  sou ainda da antiga quarta classe onde se aprendia um pouco de tudo, então na geografia eram províncias, rios e até estações.
E as Províncias mesmo que em termos práticos não serviram para nada, ainda existem, não vi em lado nenhum que tenham sido extintas...
E depois um país é um todo, há incultos, parvos e ignorantes em todo o território nacional, não cá bons de um lado e maus de outro.
« Última modificação: Maio 16, 2023, 01:55:50 pm por Julio Carvalho »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1788 em: Maio 16, 2023, 03:13:15 pm »
Exactamente, então a geografia não é mesmo o forte dos portugueses, é isso é transversal ao país todo.
Eu  sou ainda da antiga quarta classe onde se aprendia um pouco de tudo, então na geografia eram províncias, rios e até estações.
E as Províncias mesmo que em termos práticos não serviram para nada, ainda existem, não vi em lado nenhum que tenham sido extintas...
E depois um país é um todo, há incultos, parvos e ignorantes em todo o território nacional, não cá bons de um lado e maus de outro.
Foram extintas com a aprovação da Constituição de 1976, e apenas se mantiveram os distritos a título provisório até à aprovação da regionalização. Entretanto, com a extinção dos Governos Civis dos distritos (estando vazios de competências expecto nos círculos eleitorais), a organização territorial mais importante agora são as a CCDRs (NUTS II), e logo abaixo, as CIMs (NUTS III).

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1789 em: Maio 16, 2023, 03:23:12 pm »

Tras-os-Montes, agora designada de CIM Tras-os-Montes não possui nenhum concelho que faça fronteira com a antiga região do Douro Litoral ( agora convertida em AMP e CIM Tamega e Sousa ) e que correspondem ao distrito do Porto, que possui nos concelhos de Baião e Amarante, os mais a este do distrito. Estes concelhos fazem fronteira com concelhos que pertencem á antiga designação de Alto Douro, agora concertida na CIM Douro.

Quanto à AML não fazer fronteira com o Alentejo, não me faça rir.
https://observador.pt/2021/06/17/mapa-os-18-concelhos-da-area-metropolitana-de-lisboa-isolados-ao-fim-de-semana-e-os-10-concelhos-fronteiricos/

« Última modificação: Maio 16, 2023, 03:27:52 pm por Zeca 2021 »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1790 em: Maio 16, 2023, 03:52:00 pm »
Ora eu estou  saturado de discutir geografia, que adoro, mas não este tema que me fez e faz vir ao fórum, e verdade que as Províncias portuguesas foram extintas, sinceramente não tive conhecimento, agora os distritos existem e o Distrito do Porto faz fronteira com o distrito de Vila Real da antiga província transmontana, tal como faz do antigo Minho e da antiga Beira, litoral e a Alta...
E basta, siga para falar de rádio.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1791 em: Maio 16, 2023, 04:03:22 pm »
Ora eu estou  saturado de discutir geografia, que adoro, mas não este tema que me fez e faz vir ao fórum, e verdade que as Províncias portuguesas foram extintas, sinceramente não tive conhecimento, agora os distritos existem e o Distrito do Porto faz fronteira com o distrito de Vila Real da antiga província transmontana, tal como faz do antigo Minho e da antiga Beira, litoral e a Alta...
E basta, siga para falar de rádio.
Certo.

Bom conselho.

Danl

• Hero Member
« Responder #1792 em: Maio 17, 2023, 01:12:41 pm »
De acordo com o site do Observador, a rádio chegará em breve a região Oeste através das frequências de Rio Maior (92.6 e 99.5).

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1793 em: Maio 17, 2023, 01:21:28 pm »
Ui... O Grupo Renascença já a desistir dos 92.6 da Mega depois de tanta promoção?

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1794 em: Maio 17, 2023, 01:27:52 pm »
Bem,já desconfio de uma coisa...
Algo me diz que,posso estar enganado,que Sintra vão encapuçar as horas locais novamente.
Entregam Rio Maior se calhar por causa disso mesmo.
Ou até mesmo entregar Sintra.
Ficando somente com as que teem em emissão nacional

Atento

• Hero Member
« Responder #1795 em: Maio 17, 2023, 01:33:43 pm »
Excelente!
Excelente!
Excelente!

Há que atacar Braga, Vila Real, Bragança,  Faro, Viseu...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1796 em: Maio 17, 2023, 01:37:10 pm »
Ui... O Grupo Renascença já a desistir dos 92.6 da Mega depois de tanta promoção?

Pelo que sei, não foi por vontade do grupo r/com.

Danl

• Hero Member
« Responder #1797 em: Maio 17, 2023, 01:37:37 pm »
Excelente!
Excelente!
Excelente!

Há que atacar Braga, Vila Real, Bragança,  Faro, Viseu...

Deixe-me acrescentar Castelo Branco...

Parabéns, Observador!

Atento

• Hero Member
« Responder #1798 em: Maio 17, 2023, 01:46:15 pm »
Uma solução para o grupo r/com...

Deixem o grupo Observador ser acionista. Resolvem-se vários problemas: haverá dinheiro e a generalista RR será generalista e não um não sei quê...

A Igreja fica com os espaços religiosos e o grupo Observador ajuda na restante programação...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1799 em: Maio 17, 2023, 01:47:11 pm »

Pelo que sei, não foi por vontade do grupo r/com.

A estação de Rio Maior não pertence à RR...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"