Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 816353 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Rádio Observador
« Responder #1470 em: Setembro 16, 2022, 04:52:30 pm »
A Observador, goste-se ou não, é a única rádio que está a investir em meios humanos e técnicos. Tudo o resto vive numa acrescida agonia...os resultados não podem aparecer de um dia para outro, tanto mais que a cobertura é muito deficiente. Por exemplo, aqui no Porto, eu não consigo ir das Antas a Gaia / Francelos, sem quebras e falhas de sinal, o que é natural, pois estou a sintonizar um emissor que deveria servir Santo Tirso, e que comuta pontualmente com outro que cobre a região de Aveiro...Mas , mesmo assim, lentamente os números (e a publicidade também) vão começando a aparecer...
Os 98,4 são agora consignados a Vila do Conde, Boxx.

MPFM

• Full Member
« Responder #1471 em: Setembro 16, 2022, 06:15:40 pm »
Alguém anda a despejar dinheiro naquilo... é o preço a pagar por uma determinada linha editorial.
O mesmo que aconteceu há uns anos, mas agora no polo oposto.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1472 em: Setembro 16, 2022, 07:39:23 pm »
Enquanto a rádio pública continua com os seus preconceitos e não leva a sério uma voz como a Catarina só por se envolver num Big Brother da vida, as outras aproveitam.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

PS: Finalmente anunciam 98.4 como frequência para Braga! Abriram a pestana!

Penso que sempre anunciaram. E há zonas em que os 98,4 chegam de forma muito deficiente. Experimente-se andar com a Observador sintonizada em Real, Dume e Frossos para se ver a qualidade8)

É um emissor de Vila do Conde, a 25kms, a cobrir uma cidade com imensa irregularidade. Claro que há zonas que vai chegar pior. Mesmo assim da minha experiência em Real falamos de Mono com pequenas interferências, nada de extraordinário (há uma zona de falha notável perto do IKEA, mas só isso). E é altamente discutível que essa zona faça parte do core da cidade de Braga, tão longe e tão distanciada que está do centro da cidade e da vida toda.

É como estar em Lisboa com um emissor que chega bem a Lisboa e queixar-me que chega mal à Amadora - e a analogia é propositada, porque há um exemplo praticamente igual com os emissores de Sintra e a distância em kms nos dois centros em linha reta é +- a mesma para todo o cenário.

Na nacional que vai para Vila Verde por exemplo o sinal é perfeito, apenas com pequenas zonas de sombra em certas áreas desse concelho e já é algo muuuuito para lá do que se deveria ouvir. Até aposto que se escuta bem em Ponte de Lima! E chega bem na A7 para Guimarães, na A3 também, na A11 de Barcelos à Póvoa… pode-se dizer de facto que cobre Braga.

A trocar, trocaria a frequência dos 88.1 pela dos 96.3 no Monte da Virgem. O nível de alcance é similar e melhoraria muito na solidez da cobertura no Grande Porto, especialmente baixa do Porto e norte do distrito de Aveiro, à custa de sinal mais frágil nos extremos do distrito, mas a falhar no mesmo sítio onde já hoje falha e se perde.

joao_s

• Hero Member
« Responder #1473 em: Setembro 16, 2022, 10:02:46 pm »

A frequência é muito mais fraca do que os 103.4 FM da RR que se ouvia com algumas dificuldades em várias zonas da cidade, nomeadamente no centro.

A Observador faz o que pode com uma escassa rede de emissores.

A Observador tem melhor cobertura do que a Mega e Cidade?

Estará,  talvez, ao nível da Smooth FM...

Estou enganado?

Relativamente à cobertura, verifica-se uma diferença significativa entre a Rádio Observador e a Smooth FM. Os emissores da Smooth FM formam uma rede, ou seja, embora tenha oscilações de sinal (forte nuns locais, fraco noutros), é possível ouvir a estação de Lisboa até ao Porto. Obviamente, a cobertura de um emissor interseta a de outro emissor, e assim sucessivamente. Não tem comparação com a qualidade de serviço dos centros emissores de Monsanto, Montejunto, Lousão e Mte. da Virgem, a funcionar de forma sequencial entre si, mas, atendendo ao tipo de emissores desta estação, não deixa de ser surpreendente.

Os emissores da Rádio Observador não formam uma rede, isto é, a cobertura do território entre Lisboa e Porto é dispersa. A distância em que se deixa de ouvir os emissores de Lisboa até que se consegue ouvir o de Oliveira de Azeméis é excessiva, demasiado tempo sem sinal. Isto tem uma consequência: no trajeto Lisboa – Porto, ouvir esta estação não é uma opção. Ninguém está para isso. No meu ponto de vista, urge resolver este constrangimento.

No seu ponto de vista, “Atento”, a Rádio Observador diferencia-se das outras em quê? O que pode chamar os ouvintes que estão saturados dos registos das outras estações deste tipo e novos ouvintes? O que é que esta rádio oferece que as outras não têm? Não formei opinião sobre estação porque, aqui, não se ouve. A Web, para mim e muitos outros, não é opção, rádios portuguesas são para se ouvir em Rádio Frequência.

Atento

• Hero Member
« Responder #1474 em: Setembro 17, 2022, 09:12:21 pm »

A frequência é muito mais fraca do que os 103.4 FM da RR que se ouvia com algumas dificuldades em várias zonas da cidade, nomeadamente no centro.

Estou enganado?

Relativamente à cobertura, verifica-se uma diferença significativa entre a Rádio Observador e a Smooth FM. Os emissores da Smooth FM formam uma rede, ou seja, embora tenha oscilações de sinal (forte nuns locais, fraco noutros), é possível ouvir a estação de Lisboa até ao Porto. Obviamente, a cobertura de um emissor interseta a de outro emissor, e assim sucessivamente. Não tem comparação com a qualidade de serviço dos centros emissores de Monsanto, Montejunto, Lousão e Mte. da Virgem, a funcionar de forma sequencial entre si, mas, atendendo ao tipo de emissores desta estação, não deixa de ser surpreendente.

Os emissores da Rádio Observador não formam uma rede, isto é, a cobertura do território entre Lisboa e Porto é dispersa. A distância em que se deixa de ouvir os emissores de Lisboa até que se consegue ouvir o de Oliveira de Azeméis é excessiva, demasiado tempo sem sinal. Isto tem uma consequência: no trajeto Lisboa – Porto, ouvir esta estação não é uma opção. Ninguém está para isso. No meu ponto de vista, urge resolver este constrangimento.

No seu ponto de vista, “Atento”, a Rádio Observador diferencia-se das outras em quê? O que pode chamar os ouvintes que estão saturados dos registos das outras estações deste tipo e novos ouvintes? O que é que esta rádio oferece que as outras não têm? Não formei opinião sobre estação porque, aqui, não se ouve. A Web, para mim e muitos outros, não é opção, rádios portuguesas são para se ouvir em Rádio Frequência.

1- 90% da programação são conteúdos de palavra;

2- Pode chamar os ouvintes saturados das rádios musicais e da publicidade excessiva em antena da TSF , da lengalenga do trânsito,  das temperaturas e de alguns enlatados da Antena1 e da indefinição da RR;

3- Desenvolve com mais profundidade determinadas temáticas da atualidade.

pdf

• Visitante
« Responder #1475 em: Setembro 17, 2022, 09:37:21 pm »

Estou enganado?

1- 90% da programação são conteúdos de palavra;

2- Pode chamar os ouvintes saturados das rádios musicais e da publicidade excessiva em antena da TSF , da lengalenga do trânsito,  das temperaturas e de alguns enlatados da Antena1 e da indefinição da RR;

3- Desenvolve com mais profundidade determinadas temáticas da atualidade.
Tudo certo.

É um dos melhores produtos rádio da atualidade. O único senão é a embaraçosa agenda ideológica de um par de comentadores, que se divertem a importar pânicos morais dos Estados Unidos…

O Alberto Gonçalves, por exemplo, continua com histeria negacionista à volta da COVID-19 quando já ninguém quer saber do tema.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #1476 em: Setembro 18, 2022, 01:15:31 pm »
Penso que Catarina Miranda encontrou o registo certo.

https://fb.watch/fCNjw-k73o/

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1477 em: Setembro 18, 2022, 01:23:12 pm »
Sem dúvida, era o programa que faltava, na programação cinzetona dos fins de semana.

Quer o programa de Sábado como o de Domingo, programas com couteudo variados, tal como os convidados.

E a Catarina a sobressair a grande nível.

É sem dúvida uma grande profissional, onde se nota bem, a imensa paixão na rádio..

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1478 em: Setembro 18, 2022, 04:15:09 pm »

A Antena 1 que ponha os olhos nisto e quem criticava pela ligação ao BB que ponha também. Os bons profissionais de rádio são assim mesmo: quando têm margem para se mexer, reinventam-se.

Chicotada psicológica para quem limitou a Catarina Miranda nestes anos todos e muitos parabéns para ela, que renasceu, autenticamente!

Estava numa de ver o que é que isto ia dar… e deu muito bem!!!

Agora é aproveitá-la para as Tardes em Direto, que também têm muito deste registo e precisam de um nome sonante! Tê-la antes das Conversas de Fim de Tarde era ouro sobre azul, até em substituição da Carla Jorge de Carvalho, que sempre teve o problema da falta de interpretação nos textos.

Atento

• Hero Member
« Responder #1479 em: Outubro 01, 2022, 10:27:30 am »
Eleições no Brasil

O grupo Observador é aquele que está a fazer um acompanhamento mais rigoroso das eleições.
Na Antena1,  Nuno Amaral, por sua vez, opta/tem optado por um estilo panfletário.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1480 em: Outubro 01, 2022, 07:52:19 pm »

Com certeza agora deve estar mais apurado, mas parece-me que já tinha esse registo no seu Cat Power na Comercial. O problema é que se não estou em erro o programa nem um ano durou e depois a Catarina lá foi empurrada para as madrugadas e o resto é o que sabemos, nem teve tempo para mostrá-lo como agora irá ter.
« Última modificação: Outubro 01, 2022, 07:55:27 pm por radiokilledtheMTVstar »

joao_s

• Hero Member
« Responder #1481 em: Outubro 02, 2022, 09:54:12 pm »
No que concerne à cobertura da ‘Observador’, de Lisboa até Santarém, pela A1, observa-se o seguinte: em Lisboa a frequência principal, 93.7, sintoniza-se, globalmente, com sinal máximo na malha urbana, verificam-se reforços pontuais de 98.7, por exemplo pontos localizados do Parque das Nações. De Lisboa até Vila Franca de Xira, 93.7, possibilita uma escuta confortável, com sinal de bom a excelente. A partir de Vila Franca de Xira, o sinal de 93.7 degrada-se, havendo lugar a comutação com 98.7, no entanto o sinal varia entre fraco e sofrível, nomeadamente, na zona crítica do Carregado (para sintonia dos emissores de Lisboa). Surpreendentemente, não obstante o observado com o sinal, a emissão escuta-se confortavelmente, não há ruídos desagradáveis. A partir de Aveiras de Cima, 98.7, passa a ouvir-se, por vezes, com alguns ruídos e com falhas pontuais, até às portagens do Cartaxo (já no Ribatejo). A partir do Cartaxo, o sinal de 98.7 degrada-se consideravelmente, passa a instável, deixando-se de ouvir a ‘Observador’ com o mínimo de conforto auditivo. Em Santarém, a ‘Observador’ não se ouve, não há sinal.

Se tomarmos por referência 97.7 (emissor do Ribatejo, a tal frequência que o sítio oficial da ‘SmoothFM’ omite, na página principal), o sinal começa a sintonizar-se com estabilidade a partir de Aveiras de Cima, onde os 98.7 começam a falhar, quando o sinal de 98.7 desaparece, o emissor de 97.7 coloca sinal com intensidade máxima (excelente). Portanto, é de todo pertinente a Rádio Observador encontrar forma de disponibilizar uma frequência no Ribatejo.

Do que vou ouvindo, sobretudo quando me desloco até Lisboa de automóvel, daqui a 40 min., a ‘Observador’ é um produto do meu agrado.

---

As eleições brasileiras estão com destaque nos serviços públicos de TV europeus, desde as reportagens e documentários em programas especiais de informação das estações ZDF e France.TV, na emissão especial que a TVE.24H está a colocar no ar no momento em que escrevo (com uma série de repórteres no território), etc. Portanto, o Brasil tem influência no mundo ocidental, estando os diferentes países europeus atentos ao desfecho do resultado, quiçá antevendo possíveis entendimentos. O Brasil poderia ser uma potência mundial, não fosse… será que Portugal pode participar neste xadrez geopolítico e económico, atendendo à ligação entre os dois países?

pdnf

• Hero Member
« Responder #1482 em: Outubro 03, 2022, 10:21:45 am »
No que concerne à cobertura da ‘Observador’, de Lisboa até Santarém, pela A1, observa-se o seguinte: em Lisboa a frequência principal, 93.7, sintoniza-se, globalmente, com sinal máximo na malha urbana, verificam-se reforços pontuais de 98.7, por exemplo pontos localizados do Parque das Nações. De Lisboa até Vila Franca de Xira, 93.7, possibilita uma escuta confortável, com sinal de bom a excelente. A partir de Vila Franca de Xira, o sinal de 93.7 degrada-se, havendo lugar a comutação com 98.7, no entanto o sinal varia entre fraco e sofrível, nomeadamente, na zona crítica do Carregado (para sintonia dos emissores de Lisboa). Surpreendentemente, não obstante o observado com o sinal, a emissão escuta-se confortavelmente, não há ruídos desagradáveis. A partir de Aveiras de Cima, 98.7, passa a ouvir-se, por vezes, com alguns ruídos e com falhas pontuais, até às portagens do Cartaxo (já no Ribatejo). A partir do Cartaxo, o sinal de 98.7 degrada-se consideravelmente, passa a instável, deixando-se de ouvir a ‘Observador’ com o mínimo de conforto auditivo. Em Santarém, a ‘Observador’ não se ouve, não há sinal.

Se tomarmos por referência 97.7 (emissor do Ribatejo, a tal frequência que o sítio oficial da ‘SmoothFM’ omite, na página principal), o sinal começa a sintonizar-se com estabilidade a partir de Aveiras de Cima, onde os 98.7 começam a falhar, quando o sinal de 98.7 desaparece, o emissor de 97.7 coloca sinal com intensidade máxima (excelente). Portanto, é de todo pertinente a Rádio Observador encontrar forma de disponibilizar uma frequência no Ribatejo.

Do que vou ouvindo, sobretudo quando me desloco até Lisboa de automóvel, daqui a 40 min., a ‘Observador’ é um produto do meu agrado.

---

As eleições brasileiras estão com destaque nos serviços públicos de TV europeus, desde as reportagens e documentários em programas especiais de informação das estações ZDF e France.TV, na emissão especial que a TVE.24H está a colocar no ar no momento em que escrevo (com uma série de repórteres no território), etc. Portanto, o Brasil tem influência no mundo ocidental, estando os diferentes países europeus atentos ao desfecho do resultado, quiçá antevendo possíveis entendimentos. O Brasil poderia ser uma potência mundial, não fosse… será que Portugal pode participar neste xadrez geopolítico e económico, atendendo à ligação entre os dois países?

Claro que são precisas frequências entre Lisboa e Porto. E a meu ver, o crítico disto é que possivelmente até há espaço no éter sem necessitar de "roubar" mais locais, e estamos a cortar pernas a projetos que podem crescer, por uma lei que na verdade precisava de ser revisitada.
Tenho para mim uma dúvida: se não fosse a Benedita em 88.1, que volta e meia até prega umas partidas aqui pelo Norte, até onde chegaria mesmo o emissor da Freita? Há uns tempos em viagem pela A1, chegou a aparecer-me já muito próximo do Pombal a OBS.

Claro que Portugal teria todas as condições para ser uma plataforma entre o Brasil e a União Europeia. Honestamente, não vejo trabalho a ser feito, quer pelo Governo, quer pelas associações empresariais, que visem criar esse corredor de negócios, que nos poderia ser francamente favorável em termos político-económicos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1483 em: Outubro 03, 2022, 10:31:23 pm »
Sugiro uma Portaria governamental a nacionalizar frequências locais para serem entregues à Rádio Observador, tal é o desespero de meia dúzias de iluminados que andam por aqui.
Já chateia essas rádios locais entre Lisboa e Porto quando podiam ser ocupadas pela rádio onde trabalho ou do meu amiga e amiga, que podiam estar nas mãos da Observador-
Estes iluminados não gostam da rádio.
Mete nojo este constante peditório para mais frequências para esta rádio que apenas pode crescer à custa de rádios de outros concelhos.
O pais para vocês resume-se a 84km2

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1484 em: Outubro 03, 2022, 10:42:21 pm »
Zzzzz...