Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 809091 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #840 em: Março 01, 2021, 02:28:18 pm »
Dei há momentos uma espreitadela à programação da Rádio Observador...
Vi por lá muita repetição de programas...

pdf

• Visitante
« Responder #841 em: Março 01, 2021, 02:52:27 pm »

Sim. Para ouvintes regulares, dá a impressão de estarmos a ouvir sempre o mesmo. O Tudo Isto é História apanho sempre duas vezes, por exemplo... Conversas à Quinta idem...

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #842 em: Março 01, 2021, 02:56:06 pm »

Na minha opinião, estragaram um bocado há umas semanas com a última mexida na grelha. Principalmente ao fim de semana onde há programas que chegam a repetir 3 vezes (p.e. o Pop-up). Programas esses que já tinham passado durante a semana e estão disponíveis em podcast. Acho que deviam repetir 1 vez no máximo.
Além disso acho que deixaram de ter locutor em estúdio durante o fim de semana quando antes acho que tinham entre as 10h e as 18h.

A sensação que dá é que quiseram ocupar o máximo tempo possível com conversa mas sem criar programas novos, logo a solução é repetir...
« Última modificação: Março 01, 2021, 02:58:46 pm por mg.luis »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #843 em: Março 05, 2021, 07:33:33 am »
Ontem estive a ouvir a emissão noturna da Obervador, e logo reparei na voz horrível do apresentador, completamente inclassificável para locutor de rádio.
Enfim, estes novos locutores da rádio são fracos.
Reparei também que no noticiário da 11 da noite(muito bem apresentado pelo Miguel Videira), a pare final são apresentadas notícias regionais do Seixal e de Aveiro.
Não sei se foi acidental ou se é alguma obrigação legal.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #844 em: Março 05, 2021, 04:25:28 pm »
Ontem estive a ouvir a emissão noturna da Obervador, e logo reparei na voz horrível do apresentador, completamente inclassificável para locutor de rádio.
Enfim, estes novos locutores da rádio são fracos.
Reparei também que no noticiário da 11 da noite(muito bem apresentado pelo Miguel Videira), a pare final são apresentadas notícias regionais do Seixal e de Aveiro.
Não sei se foi acidental ou se é alguma obrigação legal.

Que nova voz? Há duas vozes em "estágio" na estação: Rita Camarneiro (do Curto Circuito) e um outro rapaz (Mário qualquer coisa, Ferreira salvo erro, penso que um ex-apresentador do tempo na RTP1 no final dos anos 90, mas não consegui confirmar ainda). Seria isso?

Se foi o caso não é o titular habitual do horário. Tem sido João Paulo Sacadura a fazer 20-00h. Podem ser férias.

Relativo ao bloco informativo, não é coincidência: os blocos das 15:30, 21:30 e 23:30 têm sempre informação regional (de relevo no global da emissão) para as áreas que abarcam. A informação encontra-se disponível nas deliberações da ERC da BAOBAD (88.1 São João da Madeira) e da 93.7 Fi FM.

Face a isto, e apesar de não ser do maior preenchimento de espaço em grelha, tenho que perguntar: onde é que estão os blocos informativos regionais da TSF para a zona Oeste, Alentejo e Faro? Quem os vir que me avise.
« Última modificação: Março 05, 2021, 04:28:14 pm por Memórias da Rádio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #845 em: Março 05, 2021, 06:31:54 pm »
Por norma não fixo os nomes de locutores péssimos como é o caso. Só posso dizer que é uma voz masculina.
Novos locutores estou a lembrar me de uma Carla e de um Hugo.
Agradeço a informação, é portanto uma imposição legal, a informação regional nos concelhos das frequências.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #846 em: Março 05, 2021, 07:38:18 pm »
Com a deliberação que autoriza a nova "Rádio Observador 93.7", a informação local passa a ser emitida nos noticiários das 15h, 21h e 23h.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #847 em: Março 19, 2021, 07:23:54 pm »
Felizmente nos 93.7 da Amadora já emite em óptimas condições a Rádio Observador.
Digo felizmente porque tinha imensas dificuldades em sintonizar esta rádio, na frequência do Seixal.

o_55_olo

• Jr. Member
  • **
« Responder #848 em: Março 19, 2021, 07:44:54 pm »
Noto também que o sinal melhorou imenso com a transição da Fi FM para a Observador, esteve 15 minutos em portadora durante a transição para a Observador

o_55_olo

• Jr. Member
  • **
« Responder #849 em: Março 19, 2021, 08:51:18 pm »
RDS: "OBSRVDOR"

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #850 em: Abril 02, 2021, 10:28:50 am »
Com a nova frequência disponível na Capital posso ouvir com mais atenção a Observador e o pior que está rádio tem são as vozes quer de animadores quer de jornalistas. Só do tempo das grandes vozes radiofónicas e este aspecto não me agrada nada.
Algumas vozes ao nível do pior que há nas rádios locais. Ainda agora estou a ouvir uma tal de Rita Camareiro, que se engasga e com um tom de voz horrível.
É um aspecto a rever urgentemente.

pdf

• Visitante
« Responder #851 em: Abril 02, 2021, 11:07:14 am »
Com a nova frequência disponível na Capital posso ouvir com mais atenção a Observador e o pior que está rádio tem são as vozes quer de animadores quer de jornalistas. Só do tempo das grandes vozes radiofónicas e este aspecto não me agrada nada.
Algumas vozes ao nível do pior que há nas rádios locais. Ainda agora estou a ouvir uma tal de Rita Camareiro, que se engasga e com um tom de voz horrível.

Pois. Caras bonitas não funcionam na rádio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #852 em: Abril 02, 2021, 03:45:51 pm »

Há duas vozes novas que entraram na estação que não têm ainda a qualidade dos outros profissionais da casa mas também são relativamente recentes. Nota-se que a Rita Camarneiro tem muito pouco à-vontade a falar ao microfone e fica bastante robótica mas também dá a sensação que ela nunca tinha feito rádio antes. Tem um timbre com muito potencial sobretudo com uma expressão mais coloquial, que ela não está a usar, mas a dicção e articulação dela deixam muito a desejar nesta fase. Há que dar tempo e ver se endireita.

O outro locutor chamado Mário qualquer coisa, desse locutor nada se aproveita. Nem sequer acho o timbre nada de especial. É o único caso em que concordo.

No demais, penso que é uma rádio agradável quanto às vozes, com locutores com bastante palmarés (Maria João Simões, Nelson Ferreira, Hugo Silva) e outros que não o tendo tanto cumprem muito bem (Vicente Figueira, Carla Lopes, o fantástico João Paulo Sacadura). A Carla Lopes em particular sofria do mesmo que a Rita Camarneiro - timbre com potencial + falta de prática - mas 3 meses depois ficou bastante sólida. Aqui penso que se está a fazer o mesmo a ver se resulta.

Não é do meu particular agrado a voz da Ana Filipa Rosa em antena (ainda que goste do timbre) mas o problema nem é tanto dela, é eventualmente da equalização que lhe fazem à voz que fica demasiado dura no ouvido e desconfortável de escutar. Mas se vamos entrar por aí, a TSF está muito pior de plantel neste capítulo. Nem vamos comparar.

Quanto aos jornalistas, no corpo do dia (07-00h) são jornalistas com bastante palmarés. Em alguns períodos do fim de semana e de madrugada, é mais variável - certos jornalistas têm qualidade, outros cumprem os mínimos e um ou dois não cumpre, no meu entender, sequer os mínimos e são os chamados estagiários, lançados para ganharem prática em horários mais mortos como em qualquer estação. Não vejo grande coisa de mal nisso, mas o R4 pode ter outro nível de exigência que não o meu neste ponto.

Aqui gostava de destacar uma jornalista em particular que me parece ser estagiária, faz os blocos da madrugada (já a apanhei às 4 e 5 da manhã!) e que é excelente. Não me recordo do nome agora, assina com 4 palavras e o nome dela começa por Maria de..., mas acho de uma certa leveza ao microfone, de uma solidez e qualidade que são notáveis.
« Última modificação: Abril 02, 2021, 03:50:57 pm por Memórias da Rádio »

nunomtorrado

• Newbie
  • *
« Responder #853 em: Abril 13, 2021, 02:33:04 pm »
Pergunto-me o que será dos 98.7 da Observador (ex-rádio baía)? Na mais recente campanha do Observador apenas aparece referência a uma das frequências de Lisboa (os 93.7). Alguém sabe se irão abandonar a anterior?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #854 em: Abril 13, 2021, 04:04:54 pm »
Agora o Obs tem um novo programa da tarde das 14 às 17h, com Nelson Ferreira, Judite França e o humorista Tiago Dores, que pelos visto está de manhã e de tarde.
Ontem ouvi e pareceu me muito centrado no humorista, mas só ouvi um pouco, tenho que voltar a ouvir.