Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 826405 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #570 em: Dezembro 10, 2019, 10:00:00 pm »
O que significa zona oeste?
Suponho que ‘Asantosc12’ não se importa que lhe responda.

A Região Oeste compreende os concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Alenquer, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, pertencentes aos distritos de Leiria ou Lisboa. Tem um microclima específico, ideal para certas culturas, por exemplo Pera Rocha, que desenvolveu um setor exportador importante, por outro lado a pesca, por exemplo, Peniche e Nazaré. O microclima específico resulta do choque das massas de ar continentais, provindas do Ribatejo e Alentejo, com a massa de ar do Atlântico, predominante de norte. Chega a verificar-se quedas abruptas de temperatura em poucos quilómetros, sobretudo no Verão, que pode chegar a diferenças de 20ºC. O tecido económico é constituído, principalmente, pela agricultura (modernizada, segundo a lógica empresarial), pescas, indústria, turismo e comércio.

Em Peniche, por exemplo, encontra várias escolas de surf, que funcionam 12 meses por ano, nas praias, e atraem muitos turistas estrangeiros. Nessas praias os bares são locais bastante aprazíveis, com som ambiente a condizer.

Reunidas certas condições atmosféricas, por exemplo, quando há nuvens sobre o mar e o céu em terra está parcialmente limpo, os sinais de rádio da zona do Porto são projetados com grande força sobre esta zona, terra adentro. Por exemplo, tirando uma estreita faixa de costa, não é possível ouvir a ‘Smooth FM’ nesta área geográfica, a não ser que estejam reunidas as condições acima descritas. Nesse caso, o sinal de 89.5 entra com grande força na região, chegando a variar entre os 50% a 100% de intensidade e ouvindo-se em perfeitas condições a distâncias até 30 km do mar. É a única hipótese de se ouvir a estação nesta zona, por enquanto, assim espero.

Que descrição exímia das características biofísicas e sócio-económicas da NUT III do Oeste.
Já vi que, para além de ser ribatejano, também compartilhamos o gosto pela Geografia.

Sobre a Rádio Observador ser ouvida por esses lados. De facto, é fora do comum.
A última vez que fui de carro para a Grande Lisboa, mal apanhava a Rádio Observador no troço da CREL afecto à Arruda dos Vinhos.
Não sei se as condições atmosféricas de hoje foram favoráveis a uma propagação mais vasta do sinal da emissora, principalmente para Norte da Serra de Montejunto.
« Última modificação: Dezembro 10, 2019, 10:19:51 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #571 em: Dezembro 10, 2019, 10:11:29 pm »
Estive na estrada atlântica da Nazaré. O emissor era do Observador do Porto, mesmo com os 98,3 da Antena 1 (10kW) do Montejunto. Apanhei várias rádios de Lisboa e Porto.

Apanhei a SmoothFM nos 96,6, 92,8,97,7 e em certas zonas (89,5) Tudo com bom sinal.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #572 em: Dezembro 10, 2019, 10:28:12 pm »
Estive na estrada atlântica da Nazaré. O emissor era do Observador do Porto, mesmo com os 98,3 da Antena 1 (10kW) do Montejunto. Apanhei várias rádios de Lisboa e Porto.

Apanhei a SmoothFM nos 96,6, 92,8,97,7 e em certas zonas (89,5) Tudo com bom sinal.

Peço desculpa. Por lapso, confundi as frequências do Porto com as de Lisboa.
A distância, de facto, é maior entre o Porto e a Nazaré, face à distância entre a cidade das mulheres das sete saias e a capital. Contudo, no primeiro caso, a orografia poderá ser mais favorável a uma possível propagação de sinal extraordinária.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #573 em: Dezembro 11, 2019, 05:21:46 pm »
Tópico limpo de uma discussão sem sentido nenhum.

guest6

• Visitante
« Responder #574 em: Dezembro 11, 2019, 05:53:33 pm »
O importante não é limpar o tópico, é limpar o fórum de algumas "personagens"...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

pdf

• Visitante
« Responder #575 em: Dezembro 11, 2019, 06:03:27 pm »
O importante não é limpar o tópico, é limpar o fórum de algumas "personagens"...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
Pelo menos um já foi de férias de Natal.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #576 em: Dezembro 21, 2019, 07:50:54 pm »
A Observador com emissão especial, para acompanhar o Mundial de Clubes...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #577 em: Janeiro 06, 2020, 04:02:06 pm »
Nota de Moderação:

Foram eliminadas as referências a um determinado "post" do corrente tópico, após a situação ter sido cabalmente esclarecida pelo visado. A Administração do Fórum entende que não se justificava a manutenção de tal conteúdo neste tópico.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #578 em: Janeiro 07, 2020, 01:22:39 am »
Caro "Etermaníaco":

Seis notas a respeito da contenda:

1) Não é possível recuperar as mensagens eliminadas;

2) O utilizador em causa foi banido;

3) A situação foi devidamente explicada e a Administração do Fórum tomará as devidas medidas para evitar que este tipo de situações se repita.

4) Não compete à Administração do Fórum poluir tópicos com assuntos relacionados com a moderação do Fórum; se existem objecções à gestão do Fórum, estas deverão ser discutidas através de meio de comunicação privado (mensagens privadas do Fórum, correio electrónico etc.).

5) Recordo que o assunto deste tópico é a Rádio Observador. Os caros forenses participantes neste tópico queiram, por favor, concentrar o debate em assuntos directamente relacionados com o operador radiofónico em causa

6) Não são aceites mais publicações neste tópico sobre a pendência da mensagem "desaparecida". Se existe algum pormenor a discutir, este deve ser discutido com os administradores do Fórum por mensagem privada. Ponto final.

« Última modificação: Janeiro 07, 2020, 04:07:24 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

ToLv

• Hero Member
« Responder #579 em: Janeiro 07, 2020, 11:13:30 am »
Caro "Etermaníaco":

3) A situação foi devidamente explicada e a Administração do Fórum tomará as devidas medidas para evitar que este tipo de situações se repita.

4) Não compete à Administração do Fórum poluir tópicos com assuntos relacionados com a moderação do Fórum; se existem objecções à gestão do Fórum, estas deverão ser discutidas através de meio de comunicação privado (mensagens privadas do Fórum, correio electrónico etc.).

5) Recordo que o assunto deste tópico é a Rádio Observador. Os caros forenses participantes neste tópico queiram, por favor, concentrar o debate em assuntos directamente relacionados com o operador radiofónico em causa

6) Não são aceites mais publicações neste tópico sobre a pendência da mensagem "desaparecida". Se existe algum pormenor a discutir, este deve ser discutido com os administradores do Fórum por mensagem privada. Ponto final.

Esse ponto 6... Enfim. Mas de acordo, @Etermaníaco.
« Última modificação: Janeiro 07, 2020, 04:09:09 pm por Luis Carvalho »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #580 em: Janeiro 07, 2020, 11:38:23 am »
Caro "Etermaníaco":

[/quote]

Esse ponto 6... Enfim. Mas de acordo, @Etermaníaco.
[/quote]"Tiago", "Etermaníaco" e demais forenses:

O utilizador em causa, que entretanto foi banido do Fórum, reconheceu o erro deontológico (e arrependeu-se) de publicar a tal mensagem. Tomara que muita gente (e não me refiro apenas ao Fórum e ao "Mundo da Rádio" mas a toda a Internet) tivesse a mesma dignidade. Escreveu o que não devia? Seguramente. Contudo, retractou-se. Que mais querem saber? Se a ERC vai analisar uma situação ocorrida num fórum online de opinião, que jamais poderá ser considerado um meio de comunicação social? Não faço parte do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas para avaliar o episódio de uma forma profissional. Creio que o assunto está esclarecido. Podemos voltar ao assunto do tópico, a Rádio Observador?

« Última modificação: Janeiro 07, 2020, 04:02:36 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #581 em: Janeiro 07, 2020, 11:58:04 am »
Como foi algo que aconteceu neste fórum e nem todos se inteiraram da situação.

Resumindo: Foi publicado um texto a promover uma determinada reportagem feita por um jornalista do Observador, esteve publicada durante vários dias neste fórum. Até alguém levantar suspeitas de se tratar de um ato de propaganda, feita anonimamente. Tendo depois sido feita a identificação do autor, levantou-se aqui no fórum um protesto mais veemente por parte do membro Etermaniaco (por coerência este membro devia ter feito o protesto identificado). É pena não terem ficado guardadas as mensagens originais. E Estou de acordo que daqui para a frente ficasse sempre guardada a mensagem original. Não podendo ser eliminada mas podendo ser modificada, não se resolve a situação. 
« Última modificação: Janeiro 07, 2020, 12:03:00 pm por Luis P Borges »

pdf

• Visitante
« Responder #582 em: Janeiro 07, 2020, 12:04:18 pm »
Como foi algo que aconteceu neste fórum e nem todos se inteiraram da situação.

Resumindo: Foi publicado um texto a promover uma determinada reportagem feita por um jornalista do Observador, esteve publicada durante vários dias neste fórum. Até alguém levantar suspeitas de se tratar de um ato de propaganda, feita anonimamente. Tendo depois sido feita a identificação do autor, levantou-se aqui no fórum um protesto mais veemente por parte do membro Etermaniaco (por coerência este membro devia ter feito o protesto identificado). Mas não deixo de estar de acordo com o Etermaniaco quando refere que devia de ser publicado o texto original de promoção da reportagem do observador assim também como a explicação dada por parte do autor. Isto  para o assunto ficar esclarecido. Assim da maneira como foi resolvida a situação, parece-me que é passada uma borracha sobre o que foi feito acabando por não haver um esclarecimento geral, e é importante que tudo se esclareça, e então possamos seguir em frente.

Foi passada uma borracha porque assim nos foi pedido, e por norma acedemos a esses pedidos. É certo que pode desencadear um Streisand effect, mas a nossa consciência fica tranquila. Não queremos arruinar a vida profissional de ninguém só por causa de um post extemporâneo. O post foi-se, não há "reciclagem" no fórum, desapareceu.

Quaisquer dúvidas tenham a liberdade de me perguntar, por mensagem privada, preferencialmente. Além disso, nem eu nem o Luís somos propriamente uns "anónimos"... ando nisto há uns 20 anos e muitos conhecem o meu percurso pessoal e profissional.

Estamos apenas a aceder a um pedido de alguém que reconheceu um erro e se mostrou arrependido. Isso não está ao alcance de todos. Espero que compreendam. Podia simplesmente fechar o tópico e esperar que isto passasse, mas obviamente não o vou fazer. Apelo só à vossa compreensão.

Quem nunca errou?

Cumprimentos.

PS: já não é permitido apagar tópicos/mensagens. Editar ainda é possível. Estou a verificar se há mecanismos que permitam só fazer edições menores a uma mensagem, por exemplo adicionar uma frase, corrigir uma gralha, etc; mas não permitir passar de 500 para 1 palavra, por exemplo.
« Última modificação: Janeiro 07, 2020, 12:07:52 pm por pdf »

Etermaniaco

• Newbie
  • *
« Responder #583 em: Janeiro 07, 2020, 10:18:57 pm »
Desculpem a insistência....
A verdadeira história é está: um jovem jornalista (!) da rádio observador escreveu um texto neste fórum, sob anonimato, a promover um trabalho seu em tom de louvor e elogio claramente em busca de reconhecimento e louvor colectivo. Mentiu e mostrou ser capaz de mentir com requinte e alguma malvadez....
Não obstante isso, esse mesmo jornalista criticava os colegas, as condições de trabalho na sua rádio e as opções dos seus chefes.
Ninguém merece ver uma carreira destruída por um acto tão infantil (e safado) - sou sensível a esse argumento - mas não podemos branquear o que aqui aconteceu.
Assusta-me saber que há pessoas cuja missão é procurar a verdade dos factos mas que estão dispostas a mentir descaradamente para seu benefício. É esta a razão do meu protesto ou denúncia!

Atento

• Hero Member
« Responder #584 em: Janeiro 07, 2020, 10:23:56 pm »
Desculpem a insistência....
A verdadeira história é está: um jovem jornalista (!) da rádio observador escreveu um texto neste fórum, sob anonimato, a promover um trabalho seu em tom de louvor e elogio claramente em busca de reconhecimento e louvor colectivo. Mentiu e mostrou ser capaz de mentir com requinte e alguma malvadez....
Não obstante isso, esse mesmo jornalista criticava os colegas, as condições de trabalho na sua rádio e as opções dos seus chefes.
Ninguém merece ver uma carreira destruída por um acto tão infantil (e safado) - sou sensível a esse argumento - mas não podemos branquear o que aqui aconteceu.
Assusta-me saber que há pessoas cuja missão é procurar a verdade dos factos mas que estão dispostas a mentir descaradamente para seu benefício. É esta a razão do meu protesto ou denúncia!

Certo!

Creio que a pessoa em causa e a Rádio Observador não têm futuro nem vão ficar na história da comunicação social portuguesa.

Passemos à frente..., olhando para o futuro...