Não querendo repetir o que já foi escrito neste fórum sobre o Observador rádio, fica a minha opinião:
Desde que foi anunciada a nova rádio observador, uma rádio de informação, fiquei com alguma curiosidade. Depois de outras duas rádios {Central Fm ( anos 90) e RCP ] terem enveredado por esse caminho, sem resultados satisfatórios, e terem encerrado portas. Aguardava o que poderia trazer ‘o observador’ em formato rádio. Neste primeiro dia, não me entusiasmou, não ferveu, nem amornou, nem arrefeceu. Não será rádio que irei continuar a ouvir. Outras rádios preencher-me-ão melhor pelo lado informativo e de programação (incluindo crónicas, rúbricas, programas…) e outra rádio pelo lado musical. Objetivamente a rádio observador não trouxe nada de novo, original, fez o que outras rádios já fizeram desfizeram, e voltaram a fazer (TSF e Antena 1). Não há novidade nesta nova rádio. Não sei se se poderá transformar noutra, poderá acontecer. Em Setembro voltarei a ouvir. Penso que terão começado as emissões agora para ‘olear’ animadores e jornalistas, para em Setembro estarem operacionais 100% (se se pode dizer isso). Pode ser que surpreendam com uma nova programação, surjam com aquilo que poderá ser uma verdadeira alternativa às já existentes. Se continuar assim, poderão ter o seu nicho assim como o jornal online observador. Como têm a tal sinergia jornal rádio, poderão estender-se no tempo e terem um lugar no meio radiofónico, que tem vindo a mudar a adaptar-se.
Esta rádio não tem informações de transito, para já…será para manter ou irão também seguir os caminhos do transito?... Do lado do desporto ficam pelo muito geral, por uma ou outra notÃcia do dia, não têm propriamente um departamento desportivo. Pelo lado da música, ouvi: the National, Arcade Fire e The Internet, David Bowie (alternativa)… da parte da tarde… ouvi também Tom Jobim… Não deu para perceber bem quais as sonoridades que irão adotar. Não sei se serão, as que ouvi hoje, as mais indicadas para os ouvintes, futuros ouvintes da rádio Observador. Não sei também qual a importância que dão à música. atraÃrem ouvintes com as músicas que passaram hoje não parece ser a melhor estratégia. Espero também que não entrem pela música fácil (grandes sucessos do passado…).Há tanta música, décadas e décadas de música que podem passar, e não se aplica só a esta rádio, mas à maior parte das rádios em Portugal, e fazem tão más escolhas, a música é tão má. Exceção seja feita a duas ou três, locais (Lisboa e Porto).
E estou de acordo com aquilo que Atento escreveu em anterior mensagem.
E só mais esta nota: são importantes as primeiras impressões que se têm. Porque depende também daquilo que é feito nos primeiros tempos, se andarem a fazer experiências, a mudar muito as coisas, aà não se sabe bem com aquilo que se pode contar. Por isso é bom que a rádio observador, encontre a sua voz, mantenha-a, siga por ela.