Autor Tópico: RTP África  (Lida 72477 vezes)

Zeca 2021

• Hero Member
Re: RTP África
« Responder #105 em: Junho 25, 2021, 07:05:26 pm »
Depois da euforia que foi aqui pelo fórum com a RDP Africa começar a emitir no Porto, imagino que passem a vida a escutar os 91. 5 do Porto. Ou será mais uma a juntar a tantas outras que ninguém escuta?
A RDP Africa no Porto não é mais do que um exercício barato do poder do estado nas frequências de rádio, onde põe e dispõe, ainda para mais numa rádio cuja ligação ao Porto é praticamente zero, dada a inexistência de aglomerados africanos no Grande Porto ao contrario de Lisboa.
A RDP Africa no Porto deve rondar os 0.0 na audiência.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #106 em: Junho 25, 2021, 09:49:48 pm »
Já rondava perto disso antes...

Nos 91.5 o meu tempo de escuta deve rondar os 15 minutos *por mês*. Mas isto no meu caso.

pdnf

• Hero Member
« Responder #107 em: Junho 28, 2021, 01:21:47 pm »
Depois da euforia que foi aqui pelo fórum com a RDP Africa começar a emitir no Porto, imagino que passem a vida a escutar os 91. 5 do Porto. Ou será mais uma a juntar a tantas outras que ninguém escuta?
A RDP Africa no Porto não é mais do que um exercício barato do poder do estado nas frequências de rádio, onde põe e dispõe, ainda para mais numa rádio cuja ligação ao Porto é praticamente zero, dada a inexistência de aglomerados africanos no Grande Porto ao contrario de Lisboa.
A RDP Africa no Porto deve rondar os 0.0 na audiência.

A atribuição dos 91.5 à África foi um tremendo erro, que se deveu a um delírio político do Nuno Artur Silva. É o que dá ter estações públicas num país onde os políticos metem a mão em tudo, mesmo que bem intencionados. Mesmo Coimbra e Faro, não vejo justificação para emitirem. Em Lisboa e Setúbal sim, faz todo o sentido o serviço público ter oferta para a comunidade de origem africana. Mas a RDP África é, verdadeiramente, uma local. Faz tanto sentido ter a África no Porto quanto ter a Rádio Clube Asas do Altântico a emitir em qualquer ponto do território continental.
« Última modificação: Junho 28, 2021, 01:23:23 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #108 em: Setembro 14, 2021, 06:05:21 pm »
RDP África a transmitir os relatos do Mundial de Futsal da Seleção de Angola, em simultâneo com a Rádio 5 da Rádio Nacional de Angola.
Relato do enviado especial da Antena 1 à Lituânia, Fernando Eurico.

Atento

• Hero Member
« Responder #109 em: Setembro 14, 2021, 06:45:06 pm »
RDP África a transmitir os relatos do Mundial de Futsal da Seleção de Angola, em simultâneo com a Rádio 5 da Rádio Nacional de Angola.

Pois...

Mas o da selecção portuguesa creio que não foi  transmitido pela RDP ÁFRICA...

Confirma????

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #110 em: Setembro 14, 2021, 07:35:15 pm »

Pois...

Confirma????
Confirmo.
Os jogos da Seleção Portuguesa só terão relato, se Portugal passar a fase de Grupos.

Atento

• Hero Member
« Responder #111 em: Setembro 14, 2021, 07:50:44 pm »

Pois...

Confirma????
Confirmo.
Os jogos da Seleção Portuguesa só terão relato, se Portugal passar a fase de Grupos.

INCOMPREENSÍVEL!!!

Podiam pelo menos passar na RDP ÁFRICA, RDPI, Facebook da Antena1 e na Rádio Relato ressuscitada...

Nada.

Muito mau...

São umas atrás das outras...

Fim da tarde desportiva

Noticiários medonhos agora entre as 07:00 e as 10:00 a partir de Gaia/Porto...

No Futsal nada...

Só  se passarmos...

Caso contrário nem um cheirinho...

MUITO MAU!!!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #112 em: Setembro 24, 2021, 10:29:22 pm »
Hoje foram os oitavos e nem assim tivemos parte do relato na Antena 1...
Quanto ao resto, a RDP África pelo menos serve para que no Porto haja um único programa de autor (exceptuando a Antena 2) nas tardes de domingo antes das 18h... Já que me recuso ouvir a música a metro da A1 e derivados, dá para ir ouvindo ritmos mais animados e fugir à rotina.

De resto pouco mais acrescenta à cidade.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #113 em: Setembro 25, 2021, 02:12:24 pm »
Hoje foram os oitavos e nem assim tivemos parte do relato na Antena 1...
Quanto ao resto, a RDP África pelo menos serve para que no Porto haja um único programa de autor (exceptuando a Antena 2) nas tardes de domingo antes das 18h... Já que me recuso ouvir a música a metro da A1 e derivados, dá para ir ouvindo ritmos mais animados e fugir à rotina.

De resto pouco mais acrescenta à cidade.

Não sei sequer o que é que esse programa está lá a fazer, mas ok. É como agora a recente vaga de músicas "do mundo" (entenda-se, africanas e sulamericanas) daquele festival que vai ao Porto e que só posso deduzir que lá vai por ser central qb e pelos euros e por ir lá gente de propósito, porque de resto está longe do espírito da cidade ou da região...

pdnf

• Hero Member
« Responder #114 em: Março 23, 2022, 06:46:55 pm »
Durante toda a Cerimónia de Início da Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril:

Já nem na RDP ligam nenhuma à RDP África, ao ponto de nem sequer cuidarem do RT.

Edit: Importa referir, a África esteve em simultâneo com a Antena 1.
« Última modificação: Março 23, 2022, 07:12:22 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #115 em: Junho 13, 2022, 02:07:31 pm »
Qual é verdadeiramente o enquadramento jurídico da RDP África à luz da Lei da Rádio? Será associação de rádios locais como as privadas, uma vez que ocupa frequências locais? Se estiver como nacional, pode retransmitir integralmente ao final de semana 14h da programação da Antena 1? Nesse caso, mais valia desligarem os emissores entre as 18h e as 08h da manhã do dia seguinte. Para isso não há necessidade de ter duas frequências a funcionar.
Rádio é:

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #116 em: Junho 13, 2022, 05:38:27 pm »
A BBC Radio World Service emite na rede da BBC Radio 4. A BBC Radio 5 Live na rede das locais.
Em Portugal não se pode fazer o mesmo porquê? Até acho que quem fica a perder são os ouvintes da RDP África.
Se o pdnf não fosse tão preconceituoso podia ouvir a boa programação da RDP Africa e deixava volta e meia de atacar esta rádio.
Eu acho a programação da RDP Internacional muito sofrível. Parece uma rádio local internacional. Esta sim não honra o serviço público. Não se pode ter um canal internacional de rádio a falar para o Zé da Adega. O grosso da emigração é licenciada. Isto sim é nivelar por baixo.

Atento

• Hero Member
« Responder #117 em: Junho 13, 2022, 05:58:29 pm »
RDP ÁFRICA E RDPI ou fundir e criar uma verdadeira Rádio com expressão internacional, juntando os diferentes países de língua oficial portuguesa num projeto com dimensão?

CPLP - Rádio ou com outro nome mais apelativo...que estivesse ao nível ou perto disso de uma RFI.
« Última modificação: Junho 13, 2022, 06:00:30 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #118 em: Junho 13, 2022, 06:07:51 pm »
Por mim fundia-se. Nem sequer faz sentido a existência separada agora sem Onda Curta.

pdnf

• Hero Member
« Responder #119 em: Junho 13, 2022, 06:35:22 pm »
A BBC Radio World Service emite na rede da BBC Radio 4. A BBC Radio 5 Live na rede das locais.
Em Portugal não se pode fazer o mesmo porquê? Até acho que quem fica a perder são os ouvintes da RDP África.
Se o pdnf não fosse tão preconceituoso podia ouvir a boa programação da RDP Africa e deixava volta e meia de atacar esta rádio.

Bem pelo contrário Sr. Augusto. Agora, não me parece é que, nos moldes atuais, esta rádio sirva os propósitos a que se propõe fora dos 101.5 de Lisboa. E a ser retransmissor da Antena 1 durante grande parte do fim-de-semana também não. Para além disso, os 91.5 são sofríveis no Grande Porto em termos de qualidade do áudio, com sistemáticas entradas da Alto Ave, mas aqui não há grande alternativa. Quanto à proposta de fusão com a Internacional, penso que faria todo o sentido, sem descurar a comunidade portuguesa ou até o Brasil, que cada vez tem uma comunidade maior aqui em Portugal, nomeadamente no Norte, algo a que o serviço público deveria atender.

Questionei o enquadramento porque verdadeiramente não sei. Nunca me viu a questionar nenhuma associação de rádios locais, as que há atualmente fazem todo o sentido, e não vejo que a RDP não possa também usar este mecansimo. Mas questiono realmente a retransmissão, porque não tenho a certeza até que ponto não viola a Lei da Rádio.
Rádio é: