Autor Tópico: Renascença  (Lida 1076316 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Renascença
« Responder #6450 em: Março 03, 2026, 08:01:58 pm »
Um OVNI de logo e outro nas tardes.
Se era preciso mais alguma prova que a identidade morreu há muito naquela casa, aqui está.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #6451 em: Março 03, 2026, 08:05:03 pm »
Um OVNI de logo e outro nas tardes.
Se era preciso mais alguma prova que a identidade morreu há muito naquela casa, aqui está.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
Eles que afundem. Pode ser que depois haja alguma coisa que mude. Não tenho qualquer crença que aquela casa e aquele grupo venham a voltar a ser algo de útil para o espectro de radio.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #6452 em: Março 03, 2026, 09:12:00 pm »
Nada de surpreendente vindo de um ex-grupo de rádio em actividade.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #6453 em: Março 03, 2026, 09:12:55 pm »
Agora nas despedidas a referir que vais ser troca direta com o horário da Inês Nogueira.
Baralha e fica tudo na mesma. Quem dá a volta a uma casa com ótimos profissionais mas que estão totalmente obrigados  a uma formatação e a uma seleção musical que não lembra a ninguém...?
merecem ficar sem audiências a verem se abrem os olhos. No grupo renascença deixou de se saber fazer e produzir radio. Este grupo está totalmente entregue a quem só vê música a frente sem qualquer ambição sem qualquer competência. Enfim já saíram muitos deste grupos muitos mais vão sair a ver se a casa CAI para ver se reagem a tempo.
https://eco.sapo.pt/2026/03/03/20-anos-depois-renascenca-ganha-nova-identidade-sempre-nunca-igual/
RENASCENÇA SEMPRE, NUNCA IGUAL
Muito mau.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #6454 em: Março 03, 2026, 09:18:55 pm »
E esperar que este grupo seja absorvido ou que seja entregue as mãos de quem o faça voltar a ter relevância e utilidade ao meio radio. A juntar a outras tantas realidades que se resumem a mediocridade.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6455 em: Março 03, 2026, 09:42:12 pm »
Gosto do slogan, admito. "Sempre Nunca Igual" fica mais na cabeça que coisas tipo "Música para sentir" (só se for o mofo) ou "Informação para decidir" (que ninguém decide com boletins de 5 minutos).

Andam a baixar os targets outra vez, claramente: a RR deve baixar o target outra vez para perto do da RFM, e o da RFM parece estar a baixar ainda mais.

A imagem é que foi um choque para mim. Estão basicamente a expulsar a população mais idosa da escuta com este novo logo, com o posicionamento que percebi dali, e com uma Inês Nogueira ex-Mega a subir ao horário das pontas da tarde (vai permitir uma melhor química com o Daniel Leitào se ele lá se mantiver). O Paulo Fragoso vai essencialmente reformar-se no horário que há mais de três décadas anda a fazer.

O logo é francamente demasiado disruptivo para o meu gosto na parte do R, as partes que compõem o R deviam estar mais próximas, mas a fonte-tipo a dizer "Renascença" é uma muito agradável substituição da que vigorou durante 20 anos, uma evolução na continuidade. Ver o verde a aparecer nas cores da RR penso que também não se via há mais de 25 anos no mercado rádio português (desde que a RFM abandonou essa cor). Houve coragem a adotar essa cor e sair em parte do azul.

Talvez seja uma questão de habituação ao R, no novo logo.

A plástica sonora que ouço ali parece ser boa. Dinâmica, agradável, inovadora, com uma boa base ainda generalista. Espero que a locução e sobretudo a música e a programação assim o reflitam no resto da grelha. Duvido, mas seria bom.

Por outro lado, parece ficar de lado uma ideia que chegou a vigorar naquela casa: a tentativa de fazer algo parecido à M80. Parece que vão seguir por outro caminho.

Coisas preocupantes que temos que vigiar neste forum para mim: blocos informativos, duração e qualidade destes; e muito sobretudo o departamento de desporto. A imagem está longe de ser algo que reflita um tom sério ou sequer informativo, é 100% de entretenimento.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #6456 em: Março 04, 2026, 12:08:41 am »
Como era de esperar Desastre absoluto. Sinal horário quase inexistente informação puxada a mínimos e playlist ainda pior. Aí está a cópia da nova m80. Musica mais música e nada de mais a oferecer aos ouvintes.
Esperar o próximo bareme para ver o que o publico acha. No essencial grelha igual sem conteúdo sem objetivos enfim uma Nulidade total

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6457 em: Março 04, 2026, 12:38:41 am »
Como era de esperar Desastre absoluto. Sinal horário quase inexistente informação puxada a mínimos e playlist ainda pior. Aí está a cópia da nova m80. Musica mais música e nada de mais a oferecer aos ouvintes.
Esperar o próximo bareme para ver o que o publico acha. No essencial grelha igual sem conteúdo sem objetivos enfim uma Nulidade total

Está longe de ser a M80. Aliás, a playlist está quase rigorosamente igual a esta hora, exceto uma música da Billie Eilish que no contexto do que passou antes e depois é um valentíssimo de um OVNI.

Eu gravei a transição e ainda estou a gravar, e sai já daqui a pouco no Vocaroo. Plástica até agora foi muito pouca e a que ouvi... bem... deixarei aqui para avaliarem.

Posso desde já adiantar que esta plástica continua a ser uma adaptação de outra internacional. Só não sei se continua a ser a Wise Buddah ou passou a ser a Reel World - estou a investigar isso. Mas sei que já ouvi isto nalgum lado. Em princípio é a 1ª.
« Última modificação: Março 04, 2026, 12:42:07 am por Memorias da Radio »

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #6458 em: Março 04, 2026, 12:55:04 am »

Está longe de ser a M80. Aliás, a playlist está quase rigorosamente igual a esta hora, exceto uma música da Billie Eilish que no contexto do que passou antes e depois é um valentíssimo de um OVNI.

Eu gravei a transição e ainda estou a gravar, e sai já daqui a pouco no Vocaroo. Plástica até agora foi muito pouca e a que ouvi... bem... deixarei aqui para avaliarem.

Posso desde já adiantar que esta plástica continua a ser uma adaptação de outra internacional. Só não sei se continua a ser a Wise Buddah ou passou a ser a Reel World - estou a investigar isso. Mas sei que já ouvi isto nalgum lado. Em princípio é a 1ª.
pois está, está uma cópia rasca e totalmente desvirtuada do que e a m80 em termos de música

radio do sul

• Full Member
« Responder #6459 em: Março 04, 2026, 12:59:19 am »

[/quote]

Posso desde já adiantar que esta plástica continua a ser uma adaptação de outra internacional. Só não sei se continua a ser a Wise Buddah ou passou a ser a Reel World - estou a investigar isso. Mas sei que já ouvi isto nalgum lado. Em princípio é a 1ª.pois está, está uma cópia rasca e totalmente desvirtuada do que e a m80 em termos de música

Desastre total: no logo, na plástica, na seleção musical e quero ver se a palavra e a informação ainda ficma mais reduzidas. Parece que a RR quer concorrer com o target da RFM e da Mega Hitz. A RR vai perder certamente muitos ouvintes cuja migração será M80 ou até Rádio Amália, quando a RR podia ultrapassar claramente a M80. Que desnorte!

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6460 em: Março 04, 2026, 01:14:07 am »
É,  parece nas tardes fica a Inês  Nogueira...
Trocas e baldrocas.
Já estava a gostar de ouvir o Fragoso...
Com a Inês,  vou deixar de ouvir!
Mexidas na RR, a partir de amanhã, não sei se a coincidirem com o novo logo.
Paulo Fragoso tem referido hoje que a partir de amanhã passa para o horário das 13 -16.
troca com a Inês, sem qualquer motivo está troca, enfim regresso a casa irrelevante, para una mudança para ser mais irrelevante e inútil. Está aí a pista para se saber com o que se vai contar mais música a metro, mais locução remetida a mínimos e a extinção do perfil de informação que a rr ainda tem.
Mais valiam acabar com tudo e meter uma cassete.
Percebo que queiram trocar, pois o Fragoso nas tardes sozinho não estava a funcionar, mas passar para Inês Nogueira não me parece ser a melhor das opções, talvez fosse melhor fazer a troca com o Coimbra, ou fazer uma dupla. Isto não é a M80, em que trocam a voz feminina da Tarde com a da Manhã, estranha-se durante uns dias e agora a coisa funciona ás 1000 maravilhas, como se nunca tivesse acontecido a troca, aqui desculpem, mas não me parece que se possa fazer isso com as vozes actuais, só se fosse alguma das 3 da Manhã, mas isso nunca irá acontecer.

A playlist continua a mesma, que não é carne nem é peixe, isto é, é para concorrer com a M80, visto que passam alguns clássicos, mas também não é, visto que passam música moderna, é uma confusão que baralha o ouvinte e não a ajuda, decidam-se.

Em relação ao novo logotipo, parece-me que torna a coisa mais fria e que o anterior chegava mais às pessoas, mas pronto é o que é, temos de nos habituar.
« Última modificação: Março 04, 2026, 01:18:49 am por tuscano332 »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6461 em: Março 04, 2026, 02:17:02 am »
Aqui está a gravação. São cerca de 70 minutos de áudio condensados para 19.

A plástica é mesmo Wise Buddah mas não estou a conseguir encontrar a referência de momento.

Está aqui:

https://vocaroo.com/1a0UPm3EUCHA

Cortei toda e qualquer música, exceto os primeiros ou os últimos segundos só para sinalizar qual passou. Deixei as intervenções do Carlos Bastos na íntegra, para vermos a... ahm... utilidade delas.

Deixei os 3 primeiros minutos do boletim da meia-noite (os outros dois foram para acontecimentos internacionais) e deixei a integralidade do boletim da 01h, incluindo declarações de José Luís Ramos Pinheiro que vão incendiar e muito este fórum e que eu fiquei estupefacto quando ouvi.

Deixei também, apesar de serem os mesmos:
- separadores de frequência
- indicativos de publicidade
- quase todos os blocos de publicidade, exceto nos primeiros dois, em que foram editados para tirar publicidade inútil.

É claro, deixei todos os separadores novos da Renascença. Todas as transições, sem exceção, foram editadas por mim e tentei fazer a coisa o mais suave possível ou o mais impactante possível, conforme o separador que vinha. Os mais atentos de ouvido perceberão onde elas estão, mas há algumas que não são propriamente óbvias, por isso qualquer dúvida perguntem.

Como a emissão online tem uma qualidade que só uma mãe pode amar, em 96k, isto levou pós-processamento on the fly do meu próprio portátil HP (que a tem!) com alguma afinação extra minha dentro do possível, é uma captação a partir do loopback do computador. Assim, salvo as quebras pontuais de som (um tema da HP, não meu), já aproxima ao que se ouve em FM e "mascara" a falta de brilho e expansão. O ruído dos microfones ouve-se sempre na própria emissão e é particularmente notório em vários segmentos, mesmo em FM, desde a Edição da Noite ao Carlos Bastos a falar.

O site foi abaixo à uma da manhã, e não à meia-noite, e foi a essa hora que entrou a "nova imagem": ou seja, um logo, cinco ícones, e uma fonte que não dá com nada com o resto do site.

Quase todo o alinhamento musical é de fugir, com exceção dos temas de Seal e Sting, de uma surpreendente Billie Eilish ali pelo meio, da Song 2 dos Blur (ainda que já muito batida) e de uns absolutamente inesperados The Smiths logo no final da hora. A música portuguesa então é pavorosa.

Digam de vossa justiça. Para mim... isto foi uma mão cheia de nada.
« Última modificação: Março 04, 2026, 02:23:55 am por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6462 em: Março 04, 2026, 02:51:33 am »
Peço desculpa, na declaração do 2º bloco informativo (a partir de 17:25) é António Leitão Amaro, não José Luís Ramos Pinheiro.

Mesmo assim são declarações que meu deus. Uma rádio muda um logotipo, o resto fica tudo na mesma, e é «prova de uma grande inovação e transformação»? E temos que «estar agradecidos à Renascença»?

E mais: onde é que isto é «partir e começar de novo» ou «espelhado no dia-a-dia»? Onde é que esta renovação faz a «introdução do humor», adiciona «informação de qualidade»? E valores éticos numa estação em que os dois principais humoristas às pontas ganham a vida a fazer pouco de outros e cada vez mais esconde a parte religiosa e formativa?

O António Leitão Amaro tem sequer noção do que está a falar ou comeu o briefing que lhe deram de manhã e seguiu caminho?

Muitas questões - nem uma só resposta.
« Última modificação: Março 04, 2026, 02:53:12 am por Memorias da Radio »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #6463 em: Março 04, 2026, 09:22:29 am »
É,  parece nas tardes fica a Inês  Nogueira...
Trocas e baldrocas.
Já estava a gostar de ouvir o Fragoso...
Com a Inês,  vou deixar de ouvir!
Mexidas na RR, a partir de amanhã, não sei se a coincidirem com o novo logo.
Paulo Fragoso tem referido hoje que a partir de amanhã passa para o horário das 13 -16.
troca com a Inês, sem qualquer motivo está troca, enfim regresso a casa irrelevante, para una mudança para ser mais irrelevante e inútil. Está aí a pista para se saber com o que se vai contar mais música a metro, mais locução remetida a mínimos e a extinção do perfil de informação que a rr ainda tem.
Mais valiam acabar com tudo e meter uma cassete.
Percebo que queiram trocar, pois o Fragoso nas tardes sozinho não estava a funcionar, mas passar para Inês Nogueira não me parece ser a melhor das opções, talvez fosse melhor fazer a troca com o Coimbra, ou fazer uma dupla. Isto não é a M80, em que trocam a voz feminina da Tarde com a da Manhã, estranha-se durante uns dias e agora a coisa funciona ás 1000 maravilhas, como se nunca tivesse acontecido a troca, aqui desculpem, mas não me parece que se possa fazer isso com as vozes actuais, só se fosse alguma das 3 da Manhã, mas isso nunca irá acontecer.

A playlist continua a mesma, que não é carne nem é peixe, isto é, é para concorrer com a M80, visto que passam alguns clássicos, mas também não é, visto que passam música moderna, é uma confusão que baralha o ouvinte e não a ajuda, decidam-se.

Em relação ao novo logotipo, parece-me que torna a coisa mais fria e que o anterior chegava mais às pessoas, mas pronto é o que é, temos de nos habituar.

Em relação ao novo logotipo foi realçado, pelo diretor geral de produção da Renascença (que espera que esta nova identidade perdure), que ainda hoje era uma imagem atual - então porque mudaram? cito: “ A última [imagem] demorou 22 anos e ainda hoje era uma imagem atual.".

ruicleto

• Hero Member