Autor Tópico: Renascença  (Lida 1076337 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #6435 em: Março 03, 2026, 09:33:21 am »
Muda o logo e o slogan.
O logo quebra com tudo o que foi feito até agora.
Uma parte bem identificativa da Renascença deixa de estar presente na nova versão do logo.

Ou seja, e decalcando nas tuas palavras: a indicação "RR" deixa de estar presente. É a única que permaneceu, numa forma ou noutra, ao longo de décadas.

Pelo que estás a dizer, e seguindo a lógica do que hoje se faz, será provavelmente substituído por um símbolo, e esse símbolo passará a representar a Renascença.

Não sei o que vai ser colocado para logotipo, mas espero que tenha ficado bom.

Quanto ao slogan... para mudar o slogan muda (ou afina) também o posicionamento de estação por arrasto, diria eu. A ver vamos se isso se traduz numa renovação sónica já com o novo logo, se dá uma adaptação do que existe, ou se se mantém de uma forma minimalista até à rentrée de Setembro.

E deve cair de vez "RR".

Assim parece. Estão mesmo a romper com tudo o que resta.

Já várias vezes aqui referi que a mudança de simbologia não cria laços com a marca (exemplo da Coca Cola, que mantém - passe a publicidade)! o que deveria ser sempre mudado, quando não atinge objetivos, é a programação e respetiva qualidade da mesma! mudar por mudar, não conduz a absolutamente nada, encarecendo apenas os custos (por exemplo, ter que substituir as imagens dos estúdios, veículos e até dos próprios microfones de reportagem)...

Atento

• Hero Member
« Responder #6436 em: Março 03, 2026, 09:40:18 am »
Muda o logo e o slogan.
O logo quebra com tudo o que foi feito até agora.
Uma parte bem identificativa da Renascença deixa de estar presente na nova versão do logo.

Ou seja, e decalcando nas tuas palavras: a indicação "RR" deixa de estar presente. É a única que permaneceu, numa forma ou noutra, ao longo de décadas.

Pelo que estás a dizer, e seguindo a lógica do que hoje se faz, será provavelmente substituído por um símbolo, e esse símbolo passará a representar a Renascença.

Não sei o que vai ser colocado para logotipo, mas espero que tenha ficado bom.

Quanto ao slogan... para mudar o slogan muda (ou afina) também o posicionamento de estação por arrasto, diria eu. A ver vamos se isso se traduz numa renovação sónica já com o novo logo, se dá uma adaptação do que existe, ou se se mantém de uma forma minimalista até à rentrée de Setembro.

E deve cair de vez "RR".

Assim parece. Estão mesmo a romper com tudo o que resta.

Já várias vezes aqui referi que a mudança de simbologia não cria laços com a marca (exemplo da Coca Cola, que mantém - passe a publicidade)! o que deveria ser sempre mudado, quando não atinge objetivos, é a programação e respetiva qualidade da mesma! mudar por mudar, não conduz a absolutamente nada, encarecendo apenas os custos (por exemplo, ter que substituir as imagens dos estúdios, veículos e até dos próprios microfones de reportagem)...

A COPE há mais de 30 anos que não muda...

A SER há cerca de 20...

A BBC e a Radio France também não mudam com frequência...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #6437 em: Março 03, 2026, 11:25:12 am »
O logo se for com bolinhas , setas , preto azul ou roxo,, que importância  tem?
Pode ter para os anunciantes,  provavelmente sera por isso que mudam.

Sou do tempo, que quando se mudava de programação se mudava tudo, jingles,  logo, tudo...

Agora é difrente...

Mas a mim o que me interessa é o conteúdo,  não  as setinhas ou as bolinhas...

Atento

• Hero Member
« Responder #6438 em: Março 03, 2026, 11:39:34 am »

Sou do tempo, que quando se mudava de programação se mudava tudo, jingles,  logo, tudo...

Agora é difrente...

Quem muito muda é porque tem pouco para oferecer...

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #6439 em: Março 03, 2026, 12:28:58 pm »

Agora é difrente...

Quem muito muda é porque tem pouco para oferecer...
Face a inércia que se vive para aquelas bandas, acho que nada se oferece que tenha qualidade, que acrescente valor ao que se ouve, só com outras lideranças e outra visão e que aquilo vai a algum lado
Irrelevância a caminho do seu pleno.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6440 em: Março 03, 2026, 01:23:38 pm »

A rádio é hoje mais visual que nunca. Faz sentido mudarem isto. Não estamos nos anos 90, neste aspeto...

Este fórum às vezes é demasiado conservador nestes pontos.

A assinatura atual da RR tinha 20 anos e o último refresh tinha 9, sem contar com as mudanças de similar tom para trás. Pouca coisa se manteve igual em 20 anos.

Agora é difrente...

Tem para os anunciantes, tem para o auditório que o verá todos os dias no RR V+, no Youtube, em materiais promocionais, na identificação da estação... tem para muita coisa. O marketing mix pode bem sair beneficiado.

Quanto à 1ª frase, e com todo o respeito lhe digo isto, caro Júlio: nota-se que a sua base não é o marketing... identificação e fidelização de marca andam de par em par com a comunicação. E um logotipo é parte dessa comunicação. Mas isto em qualquer marca, atenção, não apenas rádio.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6441 em: Março 03, 2026, 02:34:35 pm »

A rádio é hoje mais visual que nunca. Faz sentido mudarem isto. Não estamos nos anos 90, neste aspeto...

A assinatura atual da RR tinha 20 anos e o último refresh tinha 9, sem contar com as mudanças de similar tom para trás. Pouca coisa se manteve igual em 20 anos.

Agora é difrente...

Tem para os anunciantes, tem para o auditório que o verá todos os dias no RR V+, no Youtube, em materiais promocionais, na identificação da estação... tem para muita coisa. O marketing mix pode bem sair beneficiado.

Quanto à 1ª frase, e com todo o respeito lhe digo isto, caro Júlio: nota-se que a sua base não é o marketing... identificação e fidelização de marca andam de par em par com a comunicação. E um logotipo é parte dessa comunicação. Mas isto em qualquer marca, atenção, não apenas rádio.

A mudança de logotipo é boa para o marketing, para refrescar a promoção da rádio que podia estar um pouco datada, e eu até acho que sim, para ajudar a conseguir mais anunciantes na dita, até pode fazer voltar outros que já por aqui não andavam, etc. Pode até ajudar, nos primeiros tempos, a ouvintes que já não a ouviam a passar por ela, parar e escuta-la um pouco, mas depois com o passar do tempo, o que vai importar ao ouvinte é o conteúdo, se isso não for repensado, ao fim de um tempo o ouvinte vai embora, pouco lhe vai interessa se o logotipo é bonito, ou funcional.

Atento

• Hero Member
« Responder #6442 em: Março 03, 2026, 03:48:08 pm »

Agora é difrente...

A mudança de logotipo é boa para o marketing, para refrescar a promoção da rádio que podia estar um pouco datada, e eu até acho que sim, para ajudar a conseguir mais anunciantes na dita, até pode fazer voltar outros que já por aqui não andavam, etc. Pode até ajudar, nos primeiros tempos, a ouvintes que já não a ouviam a passar por ela, parar e escuta-la um pouco, mas depois com o passar do tempo, o que vai importar ao ouvinte é o conteúdo, se isso não for repensado, ao fim de um tempo o ouvinte vai embora, pouco lhe vai interessa se o logotipo é bonito, ou funcional.

Não me parece...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #6443 em: Março 03, 2026, 04:48:28 pm »
Caro Memorias,  eu entendo e acho importante este chamado rebranding.

Agora se me pergunta se estou muito expectante sobre o novo logotipo, digo lhe já  que não.
Não é por isso que vo ouvir mais ou menos a Renascença.

E nada tem a ver, porque está  mal ou bem( no caso da da RR já disse que não está bem), tem a ver com necessidade de se renovar e acentuar um posicionamento.

A Coca Cola mudou , no caso da rádio , a M80 muito recentemente também mudou a imagem e lgootipo.

São acima de tudo estratégias de marketing.

O mudo hoje é assim, o desgaste da imagem aoarece muito rapidamente.

Ats o clubes ja têm novas cores nos equipamentos  alternativos.
O Benfica até utiliza o rosa...

radio do sul

• Full Member
« Responder #6444 em: Março 03, 2026, 06:18:02 pm »
Mexidas na RR, a partir de amanhã, não sei se a coincidirem com o novo logo.
Paulo Fragoso tem referido hoje que a partir de amanhã passa para o horário das 13 -16.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #6445 em: Março 03, 2026, 06:51:27 pm »
É,  parece nas tardes fica a Inês  Nogueira...
Trocas e baldrocas.
Já estava a gostar de ouvir o Fragoso...
Com a Inês,  vou deixar de ouvir!

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #6446 em: Março 03, 2026, 06:52:23 pm »
É,  parece nas tardes fica a Inês  Nogueira...
Trocas e baldrocas.
Já estava a gostar de ouvir o Fragoso...
Com a Inês,  vou deixar de ouvir!
Mexidas na RR, a partir de amanhã, não sei se a coincidirem com o novo logo.
Paulo Fragoso tem referido hoje que a partir de amanhã passa para o horário das 13 -16.
troca com a Inês, sem qualquer motivo está troca, enfim regresso a casa irrelevante, para una mudança para ser mais irrelevante e inútil. Está aí a pista para se saber com o que se vai contar mais música a metro, mais locução remetida a mínimos e a extinção do perfil de informação que a rr ainda tem.
Mais valiam acabar com tudo e meter uma cassete.

radio do sul

• Full Member
« Responder #6447 em: Março 03, 2026, 06:53:09 pm »
Agora nas despedidas a referir que vais ser troca direta com o horário da Inês Nogueira.
Baralha e fica tudo na mesma. Quem dá a volta a uma casa com ótimos profissionais mas que estão totalmente obrigados  a uma formatação e a uma seleção musical que não lembra a ninguém...?

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #6448 em: Março 03, 2026, 06:56:37 pm »
Agora nas despedidas a referir que vais ser troca direta com o horário da Inês Nogueira.
Baralha e fica tudo na mesma. Quem dá a volta a uma casa com ótimos profissionais mas que estão totalmente obrigados  a uma formatação e a uma seleção musical que não lembra a ninguém...?
merecem ficar sem audiências a verem se abrem os olhos. No grupo renascença deixou de se saber fazer e produzir radio. Este grupo está totalmente entregue a quem só vê música a frente sem qualquer ambição sem qualquer competência. Enfim já saíram muitos deste grupos muitos mais vão sair a ver se a casa CAI para ver se reagem a tempo.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #6449 em: Março 03, 2026, 07:04:17 pm »
merecem ficar sem audiências a verem se abrem os olhos. No grupo renascença deixou de se saber fazer e produzir radio. Este grupo está totalmente entregue a quem só vê música a frente sem qualquer ambição sem qualquer competência. Enfim já saíram muitos deste grupos muitos mais vão sair a ver se a casa CAI para ver se reagem a tempo.
https://eco.sapo.pt/2026/03/03/20-anos-depois-renascenca-ganha-nova-identidade-sempre-nunca-igual/
RENASCENÇA SEMPRE, NUNCA IGUAL