Autor Tópico: Renascença  (Lida 1106819 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #420 em: Maio 05, 2018, 12:05:23 pm »
A música da RR nesta altura é um misto de RFM e M80.

Para mim, devia ser a música actual na área do Pop e música portuguesa com incidência nos novos fadistas e depois também alguma música intemporal, os grandes clássicos de sempre.

A de agora, não é nada...
A sua análise não é precisa. Isso é o que ocorre na maior parte do tempo, no entanto a chegada do Júlio Isidro à RR mudou esse panorama desolador. O programa que dinamiza em conjunto com Paulino Coelho passa boa música, com algumas exceções. Júlio Isidro foi e é um Senhor da Rádio. Ponto.

Atento

• Hero Member
« Responder #421 em: Maio 05, 2018, 12:19:02 pm »
A música da RR nesta altura é um misto de RFM e M80.

Para mim, devia ser a música actual na área do Pop e música portuguesa com incidência nos novos fadistas e depois também alguma música intemporal, os grandes clássicos de sempre.

A de agora, não é nada...
A sua análise não é precisa. Isso é o que ocorre na maior parte do tempo, no entanto a chegada do Júlio Isidro à RR mudou esse panorama desolador. O programa que dinamiza em conjunto com Paulino Coelho passa boa música, com algumas exceções. Júlio Isidro foi e é um Senhor da Rádio. Ponto.

Isso limita-se a duas horas, ao sábado, entre as 10:00 e as 12:00.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #422 em: Maio 05, 2018, 12:21:25 pm »
Meu caro João

Concordo consigo no que se refere ao Isidro, sem dúvida um grande SENHOR da rádio.

Mesmo assim, esperava mais, algumas músicas não marcaram épocas, são umas musiquinhas. Acho até que com Paulino a solo a música escolhida era melhor. Mas Júlio deu outra vida ao programa, apesar de alguma sabugice do Paulino, mas que está a corrigir isso.

Mas espero que a música no geral melhore, tenho feito muito apelos à estrutura. Porque a nível da informação, alguns dos espaços estão muito bem, sem paralelo nas rádios concorrentes.

joao_s

• Hero Member
« Responder #423 em: Maio 05, 2018, 12:56:00 pm »
Meu caro João

Concordo consigo no que se refere ao Isidro, sem dúvida um grande SENHOR da rádio.

Mesmo assim, esperava mais, algumas músicas não marcaram épocas, são umas musiquinhas. Acho até que com Paulino a solo a música escolhida era melhor. Mas Júlio deu outra vida ao programa, apesar de alguma sabugice do Paulino, mas que está a corrigir isso.

Mas espero que a música no geral melhore, tenho feito muito apelos à estrutura. Porque a nível da informação, alguns dos espaços estão muito bem, sem paralelo nas rádios concorrentes.
Em matéria de informação, a RR vai bem. Nota-se dinamismo, tem bons profissionais, focam-se no essencial e os formatos não são entediantes. Claramente o ponto mais forte da estação.

Neste programa concreto, de nome “Hotel Califórnia” (o qual acho banal, apesar de pertencer a um tema dos Eagles), discordo do seu ponto de vista. Com o Paulino a solo as escolhas nem sempre eram brilhantes, nada de especial, com o Júlio Isidro algo mudou para melhor, de facto. O Paulino, por vezes, deve ser mais criterioso nas suas escolhas. Passar Modern Talking e afins, musicas que se ouviam em feiras, num programa que se pretende que tenha um certo patamar de critérios, é o mesmo que levar um martelo pneumático para um espetáculo de música clássica, ou seja poluição sonora. Acho que a ideia de base do programa é boa: juntar dois profissionais de rádio de gerações diferentes, que partilham com público temas de diferentes épocas, as histórias das bandas, e o ambiente que se vivia em cada um desses momentos, acho muito bem, o que não funciona tão bem, no meu ponto de vista, é revelarem as suas vivencias pessoais, acho que não tem grande interesse para a maior parte do público.

Atento

• Hero Member
« Responder #424 em: Maio 05, 2018, 01:41:28 pm »
Meu caro João

Quais são esses espaços de informação, sem paralelo, noutras estações concorrentes?

guest6

• Visitante
« Responder #425 em: Maio 05, 2018, 02:44:31 pm »
Meu caro João

Quais são esses espaços de informação, sem paralelo, noutras estações concorrentes?

A "Bola Branca" é o ÚNICO espaço de informação que se poderá considerar ter sido ( no passado... ) percursor de algo, em TODA a programação da RR. De resto não há UM único espaço informativo ( e não só ) onde a RR seja "vanguardista" ou precursora... NADA... Tudo meros "copy/past" ou "restyling's" de algo já feito por outros...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #426 em: Maio 05, 2018, 04:53:29 pm »
Meus caros

Expremintem ouvir a RR depois das 19.30, nas entrevistas do José Pedro Frazão ou nas sextas depois do meio dia, o S. Bento à Sexta ou então nas quartas à noite o a Biblioteca de...

Tenho ai ouvido grande momentos de rádio....

Atento

• Hero Member
« Responder #427 em: Maio 05, 2018, 07:29:03 pm »
Meus caros

Expremintem ouvir a RR depois das 19.30, nas entrevistas do José Pedro Frazão ou nas sextas depois do meio dia, o S. Bento à Sexta ou então nas quartas à noite o a Biblioteca de...

Tenho ai ouvido grande momentos de rádio....

Nada que a ANTENA 1 não faça.

Faz isso de forma substancial e sem a ditadura ofegante do relógio.

Ouvir:

A Páginas Tantas

Esplendor de Portugal

Contraditório

Radicais Livres

Etc.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #428 em: Maio 05, 2018, 07:45:18 pm »
Desses já ouvi o Contraditório e o Esplendor de Portugal, mas do mesmo género, o Visto de Fora, na RR, é melhor e mais animado. Esqueci me também do Da Capa à contracapa...

Quanto a ditadura do relógio, tem um pouco de razão.

Atento

• Hero Member
« Responder #429 em: Maio 05, 2018, 09:34:09 pm »
Desses já ouvi o Contraditório e o Esplendor de Portugal, mas do mesmo género, o Visto de Fora, na RR, é melhor e mais animado. Esqueci me também do Da Capa à contracapa...

Quanto a ditadura do relógio, tem um pouco de razão.

É SEMPRE bom ouvir o Esplendor de Portugal, pela magistral condução de Rui Pego.

O Contraditório é sempre animado. O último, mesmo sem a Ana Sá Lopes, foi animadíssimo...

https://www.rtp.pt/play/p283/contraditorio

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #430 em: Maio 06, 2018, 05:31:02 pm »
A programação de fim de semana (particularmente Domingo), pelo menos no período que ouvi, parece-me absolutamente estéril... isto em jeito de balanço da estação.

Se o Da Capa à Contracapa é um bom programa (a meu ver desadequado em processamento sonoro, o que o torna desconfortável de ouvir), estou frontalmente contra os boletins estarem com a ditadura do tempo que já falaram aqui, de 5 minutos. Uma rádio informativa não pode ter disto.

Depois o programa que surge agora às 11:00 de Domingo é inenarrável. Não sei se a RR espera que as pessoas gramem com uma hora dedicada integralmente a uma instituição social... é ridiculo e fez-me mudar de estação apenas 2 minutos dentro do programa.

A animação é toda ela gravada e muito estéril. Muito, muito estéril. A Miriam Gonçalves a apresentar a rubrica que ela própria faz no final da emissão? Para quê? O Paulo Santos a apresentar meia hora (!) antes da Bola Branca, para quê? E para quê uma rubrica com crianças vinda do absoluto nada repetida passado 3h?

A repetição de rubricas é inacreditável. Novo Normal, Em Viagem (não me lembro bem do nome), a rubrica das crianças... Em 6h (11-17h) repetem-nas duas vezes. Nota muito negativa para a plástica extremamente batida e pouco original do Novo Normal (a sério? Buscar sons eletronicos dos anos 90 como inspiração?!) e do Em Viagem (com uma coisa batidissima: música africana com percussão típica de tribos, seguida de música de elevador para simular a ida de férias, seguida de um típico gongo chinês a sinalizar a Ásia... A sério?)

Também nota negativa para a entrada algo incipiente do Bola Branca. Nem parece que o desporto é uma característica motriz de uma estação informativa tal não é a falta de pujança da entrada.

E a plástica da Wise Buddah está já a ficar gasta. Tenho nisso também uma nota muito negativa para a péssima, terrível, inacreditavelmente má mistura de "beds" com jingles. Ninguém quer saber e o resultado está à escuta de quem queira ouvir: um jingle num certo tom, seguido de uma bed que ou é igual (e a pessoa grama a mesma coisa duas vezes), ou é diferente de uma forma demasiado significativa (o que quebra a continuidade e faz criar uma cacofonia pouco agradável). Não há um meio termo.

A abertura sempre da mesma forma também já cansa e a plástica só foi inaugurada o ano passado. Contraste muito grande com esse departamento na Antena1, onde a sequência do topo da hora foi utilizada por 10 anos sem que ninguém se chateasse com isso. A TSF também não é a melhor nesse capítulo (magnífica ideia de terem posto o mesmo genérico para seis Zonas diferentes, a sério...), mas continua acima da Renascença.

Enfim, em viagem ouve-se a Renascença mas está uma sombra do que foi e, havendo melhor alternativa nas informativas, ela passa de forma muito mais frequente pela Antena1 ou pela playlist da TSF.

Curiosamente, ao contrário da maioria dos intervenientes, a música nem me parece o pior da estação, embora algumas escolhas pontuais no alinhamento sejam muito más porque não fazem qualquer tipo de sentido na sequência musical apresentada (mas toleram-se). E nem vou falar dos cortes à bruta para publicidade que não vale a pena.

Está muito plástica, demasiado plástica, esta RR. Para rádio informativa... precisa de arriscar mais e não de fazer cópias da Antena 1 e, quando calha, da TSF.
« Última modificação: Maio 06, 2018, 05:36:20 pm por Linxtuga »

radiosul

• Full Member
« Responder #431 em: Maio 06, 2018, 08:45:11 pm »
Independentemente de concordar ou não, há aqui uma confusão quanto ao programa de domingo às 11:00.
Às 11:00 de domingo desde sempre a rádio católica transmite a Eucaristia!
« Última modificação: Maio 06, 2018, 08:47:45 pm por radiosul »

joao_s

• Hero Member
« Responder #432 em: Maio 06, 2018, 09:32:12 pm »
Uma apreciação pontual de uma rádio (a um domingo) não é suficiente para o balanço global da mesma. O caríssimo “Linxtuga” não analisou o prime-time da estação. O que refere, tem sido reiterado por diversos intervenientes do fórum, isto é uma estação “insonsa”, com moderação frouxa, colagens de rubricas sem uma linha de coerência, escolhas musicais avulsas, ie, sem critérios minimamente aceitáveis, etc. Essas características são comuns na maior parte dos programas de continuidade, mas não nos prime-time. Que apreciação faz dos programas de Carla Rocha, manhã, e Ana Galvão, tarde (em todos os componentes que contemplam, com a exceção da banda sonora musical, que não é nada de especial)?

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #433 em: Maio 07, 2018, 01:12:18 pm »
Independentemente de concordar ou não, há aqui uma confusão quanto ao programa de domingo às 11:00.

Deverá ser Domingo às 10, nesse caso...

Uma apreciação pontual de uma rádio (a um domingo) não é suficiente para o balanço global da mesma. O caríssimo “Linxtuga” não analisou o prime-time da estação. O que refere, tem sido reiterado por diversos intervenientes do fórum, isto é uma estação “insonsa”, com moderação frouxa, colagens de rubricas sem uma linha de coerência, escolhas musicais avulsas, ie, sem critérios minimamente aceitáveis, etc. Essas características são comuns na maior parte dos programas de continuidade, mas não nos prime-time. Que apreciação faz dos programas de Carla Rocha, manhã, e Ana Galvão, tarde (em todos os componentes que contemplam, com a exceção da banda sonora musical, que não é nada de especial)?

A questão é que isto também contempla a escuta a dias de semana, muito embora o painel que ouça não seja nenhum dos dois das horas de ponta.

No caso da Carla Rocha é impossível ouvir (trabalho tarde/noite, está fora de âmbito). Mas vou ouvir hoje o da Ana Galvão e depois lhe direi a minha opinião :)

Atento

• Hero Member
« Responder #434 em: Maio 07, 2018, 01:15:31 pm »

Deverá ser Domingo às 10, nesse caso...

A questão é que isto também contempla a escuta a dias de semana, muito embora o painel que ouça não seja nenhum dos dois das horas de ponta.

No caso da Carla Rocha é impossível ouvir (trabalho tarde/noite, está fora de âmbito). Mas vou ouvir hoje o da Ana Galvão e depois lhe direi a minha opinião :)

O programa da Carla Rocha não tem ponta por onde se pegue. Há quem diga que ela é boa comunicadora. Eu não a considero. Já o disse aqui várias vezes.