Autor Tópico: Rádio Renascença  (Lida 943271 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: Rádio Renascença
« Responder #5160 em: Janeiro 30, 2025, 12:06:22 pm »
Está tudo dito, Nélson. Subscrevo totalmente o que escreveste.

Acho que a RR tem de definir de uma vez por todas aquilo quer quer ser. Ou define-se como uma rádio de música (oldies, possivelmente) ou então uma rádio de companhia, com informação e desporto.

Como está atualmente não agrada a ninguém. O conteúdo radiofónico da RR é muito indefinido. E as audiências não mentem nesse aspecto.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5161 em: Janeiro 30, 2025, 12:13:40 pm »

Acho que a RR tem de definir de uma vez por todas aquilo quer quer ser. Ou define-se como uma rádio de música (oldies, possivelmente) ou então uma rádio de companhia, com informação e desporto.

Como está atualmente não agrada a ninguém. O conteúdo radiofónico da RR é muito indefinido. E as audiências não mentem nesse aspecto.

Como já disse aqui várias vezes, é um gigante com pés de barro.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5162 em: Janeiro 30, 2025, 12:16:16 pm »
Ora a RR quer ser um misto das duas coisas.
Eu comprendo o Nelson, ele jornalista desportivo( e dos bons, conheco bem o seu trabalho,  ainda não chegou a uma radio nacional, porque esta longe dos grandes centros).
Se fosse jornalista da área  cultural tambem gostaria que a RR passasse  mais cultura.
Agora com 6, 4 em audiência , nao se pode dizer que nao sirva ninguém.
Tem o Tres da Manhã,  agora vai ter o Ze Coimbra e o Paulo Fragoso que são claras mais valias, que quem gosta de radio bem feita vai querer ouvir.
Se isso não acontecer, pode ser complicado..

SamM

• Hero Member
« Responder #5163 em: Janeiro 30, 2025, 12:57:54 pm »
Eu comprendo o Nelson, ele jornalista desportivo( e dos bons, conheco bem o seu trabalho,  ainda não chegou a uma radio nacional, porque esta longe dos grandes centros).
Se fosse jornalista da área  cultural tambem gostaria que a RR passasse  mais cultura.
Agora com 6, 4 em audiência , nao se pode dizer que nao sirva ninguém.
Tem o Tres da Manhã,  agora vai ter o Ze Coimbra e o Paulo Fragoso que são claras mais valias, que quem gosta de radio bem feita vai querer ouvir.
Se isso não acontecer, pode ser complicado..

Pode dizer o que quiser, uma rádio como a Renascença não acompanhar a última jornada com possibilidade de relato simultâneo dos dois grandes de Lisboa é, além de insultuoso para os seus pergaminhos, é a ideia de desconfiança que passa para o seu auditório, muito já perdido na audiência desportiva. Faz algum sentido aos dias de semana destes jogos dar mais destaque à Bola Branca que aos próprios jogos em direto? Ridículo.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5164 em: Janeiro 30, 2025, 01:48:24 pm »
Tem razão,  a RR devia ter transmitido os jogos champion  em antena, eram jogos decisivos para os dois clubes da capital.
Mas nao utilize por favor esse termo " insultuoso ". Porque para mim, insultuoso  é  a guerra, a miséria,  a fome ou mesmo as politicas trauliteiras do Tramp.
Acha que isso se compara com um ou dois relatos de futebol?

radio do sul

• Full Member
« Responder #5165 em: Janeiro 30, 2025, 01:48:37 pm »

E podia  muito bem optar por uma seleção musical oldie e ser simultaneamente uma rádio de companhia, informação e desporto e aí sim, mexendo na filosofia da programação e da música podia dar cartas

pdnf

• Hero Member
« Responder #5166 em: Janeiro 30, 2025, 01:53:21 pm »
Claro que não faz sentido nenhum. O mais curioso é o diretor da RR ser da área da informação, não do entretenimento. É que se fosse desta última, até compreendia, agora assim... fica muito complicado.
Para além disso, há que lembrar que o não transmitirem os jogos das equipas portuguesas esta semana é ainda mais inenarrável, porquanto nem sequer têm no horário um programa, neste momento.

O Atento não gosta que eu compare a Antena 1 e a RR, mas, com doses diferentes, uma a pender para um lado da balança, outro para outro, padecem exatamente do mesmo mal: querer ser tudo e não ser nada. Rádios musicais já temos aos pontapés, a cópia será sempre pior que o original (sim, falo da M80). O caminho evidente seria ser uma rádio com gente dentro e palavra, não exijo à RR que suprimisse totalmente a música, como penso que deve fazer a Antena 1. Porém, se for para ficar tudo na mesma, é curto, muito curto. Não adianta de muito andar a fazer Estados Gerais, se é para manter tudo na mesma.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #5167 em: Janeiro 30, 2025, 02:02:52 pm »
Influencia bastante, mas não é só por culpa disso.
Sabendo que estou fora dos grandes centros, e que as privadas não apostam em ninguém fora dos grandes centros, isso acaba por me dar liberdade para ser crítico, coisa que os meus colegas não são, ou por uma questão de postura, ou porque simplesmente não podem, porque não faz sentido criticar o patrão em público (eu consigo compreendê-los).
Mas posso garantir, que muitas vezes recebo mensagens de colegas, a exporem-me situações nas casas onde trabalham, no intuito de eu criticá-las aqui, para que os seus superiores vejam, e tentem melhorar.
Como estou fora dos grandes centros, e como não tenho ambição de mais nada no mundo radiofónico, bato no que está mal, porque quero acreditar que as coisas podem melhorar neste meio cada vez mais caótico.
Eu quero o bem da rádio, quero o bem dos meus colegas, e quero que quem efetivamente precise do jornalismo para viver, tenha condições mínimas dignas.
Eu posso afirmar que não preciso do jornalismo para nada.
Faço por gosto à causa.
Estava muito mal, neste contexto atual, se necessitasse do jornalismo para viver, como eles precisam.
Por isso, é que critico, porque quero um jornalismo e uma rádio melhor em Portugal.
Mesmo que a minha geração não consiga inverter este declínio, que ao menos a geração futura não apanhe isto como a minha apanhou.
Para além de sentir que não tenho postura para estar numa nacional, a verdade é que no local onde trabalho, ganho bem mais que ganharia em qualquer nacional, mesmo que nos quadros (há colegas meus que estão para entrar nos quadros de rádios nacionais há mais de 20 anos).
Por isso, quase que posso afirmar que há um não querer mútuo desses caminhos.
Mas naquilo que conseguir ajudar os meus colegas, nem que seja a abrir os olhos ou a mente a alguns Senhores Doutores da rádio, para mim, já é um descargo de consciência, e um suspirar de alívio, pelo nosso querido meio radiofónico.

pdnf

• Hero Member
« Responder #5168 em: Janeiro 30, 2025, 02:13:54 pm »
Não sei porque se assume que ter uma postura crítica é logo meio caminho andado para não se ter emprego.
Mal vai se as pessoas, 50 anos depois, não podem ter opiniões. Aliás, diria até que é da discussão que se evolui para algo melhor.
Se o meio está assim tão mal frequentado, com uma ou outra exceção de pessoas que hoje estão diretores, amanhã poderão não estar, algo vai muito mal no meio.
É certo que também já recebi mensagens a pedir elogios, a explicar coisas que estão mal. Já vi pessoas a serem afastadas por terem voz própria, e o ousarem dizer na empresa. Mas, ainda assim, quero acreditar que são as exceções à regra. Agora, que se paga mal, isso é certo. Muito certo. Uma vez, em conversa, com alguém precisamente da minha idade, diferença de poucos dias, calhou de vir à DM o tema dos salários. Como disse, fiquei chocado, porque esperava que alguém que tem um grau de exposição pública que já considero significativo, ganhasse mais do que eu, que já não me considero excecionalmente bem pago. Claro está que se souberes trabalhar um dado nicho, coisa que os jornalistas não podem fazer e ainda bem, consegues ter um rendimento muitíssimo superior. Não sejamos ingénuos, basta passar os olhos nas redes e ver o nível de algumas pessoas, mesmo das da nossa geração. Agora, a maioria do pessoal, efetivamente, ganha muito mal.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5169 em: Janeiro 30, 2025, 02:46:22 pm »

O da Antena 1 de que fala era pior que o da RR, felizmente ao fim de um ano foi retirado do ar e trocado por outro bem melhor.

Em relação ao da RR, não tiro uma linha ao o que escrevi.

O T3 está longe de, sequer, englobar essa lista. Se me perguntarem, apesar de tudo, se gostava mais do Turno da Tarde, só com a Filipa e o Daniel? Sim, gostava, acho que o Duarte não entrou bem naquele casamento. Mas, provavelmente, porque ele está melhor num registo mais sério: locução de continuidade, ou painéis com mais componente musical e de entrevista, do que propriamente de animação.
Pergunto-me se o Atento alguma vez terá sintonizado a Cidade FM ou a MegaHits. Mandava a ANACOM ir de grua deitar abaixo os centros emissores.  ;D ;D ;D
Concordo, também sempre me pareceu que a dupla Filipa Galrão - Daniel Leitão funcionava melhor do que quando se juntou a eles o Renato Duarte e passaram a 3, a 3 comigo também não colava bem, mas pronto acabou, dia 3 já saberemos o que entra no seu lugar.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #5170 em: Janeiro 30, 2025, 03:00:36 pm »
Não sei porque se assume que ter uma postura crítica é logo meio caminho andado para não se ter emprego.
Mal vai se as pessoas, 50 anos depois, não podem ter opiniões. Aliás, diria até que é da discussão que se evolui para algo melhor.
Se o meio está assim tão mal frequentado, com uma ou outra exceção de pessoas que hoje estão diretores, amanhã poderão não estar, algo vai muito mal no meio.
É certo que também já recebi mensagens a pedir elogios, a explicar coisas que estão mal. Já vi pessoas a serem afastadas por terem voz própria, e o ousarem dizer na empresa. Mas, ainda assim, quero acreditar que são as exceções à regra. Agora, que se paga mal, isso é certo. Muito certo. Uma vez, em conversa, com alguém precisamente da minha idade, diferença de poucos dias, calhou de vir à DM o tema dos salários. Como disse, fiquei chocado, porque esperava que alguém que tem um grau de exposição pública que já considero significativo, ganhasse mais do que eu, que já não me considero excecionalmente bem pago. Claro está que se souberes trabalhar um dado nicho, coisa que os jornalistas não podem fazer e ainda bem, consegues ter um rendimento muitíssimo superior. Não sejamos ingénuos, basta passar os olhos nas redes e ver o nível de algumas pessoas, mesmo das da nossa geração. Agora, a maioria do pessoal, efetivamente, ganha muito mal.
Vivemos num país de estatutos e egos.
Muitas vezes sermos críticos, é meio caminho para sermos encostados (sobretudo no meio radiofónico).
Ai se eu pudesse dizer tudo o que sei, sobre este tema...
Infelizmente não são exceções.
Exceções, são sim os locais, onde podemos ter voz própria, e que a voz própria contribua verdadeiramente para o crescimento de uma estação de rádio.
Por isso, é que para mim, é tão bom estar nas regionais ou nas locais, onde temos verdadeiramente voz (e às vezes há até situações mais específicas, em que nem isso).
Relativamente aos pagamentos, a grande maioria dos que trabalham na rádio, não chega aos 4 dígitos (inclusive malta que trabalha na TV).
Uma boa parte dos que trabalham em rádio, trabalham a recibos, e por isso, quase metade do que recebem, vai para o pagamento dos mesmos.
Conheço jornalistas que trabalham em dois e três sítios, para conseguirem tirar algo minimamente digno, que dê para sobreviver.
É surreal o ponto que o meio chegou.
Atualmente o jornalismo é algo para se fazer a part-time, ou a freelancer. A tempo inteiro, nem pensar.

Danl

• Hero Member
« Responder #5171 em: Janeiro 30, 2025, 03:11:46 pm »

Ou uma mescla de ambas: oldies - 70,80 e 90s, exclusivamente, com o máximo de êxitos possível e rádio de companhia (com informação e desporto). Uma breve síntese de noticias à meia-hora, entre as 6h30 e as 23h, certamente não fariam dela uma emissora de cariz informativo, pois daria para quebrar um pouco o excesso de musica a metro que se verifica atualmente. O desporto, nomeadamente a Bola Branca, em FM, devolveriam à RR ex-ouvintes. Eu, por exemplo. Continuo a achar que o Oceano Pacifico poderia transitar para esta emissora, para depois das 00h.

Boxx

• Hero Member
« Responder #5172 em: Janeiro 30, 2025, 03:28:03 pm »
o problema da RR é o excesso de musica de Antena para uma rádio generalista. Pior do que isso, é que, em regra geral, a musica é péssima, requentada e sem qualquer fio condutor.

Podiam aproveitar (um bocadinho só!) do espirito da RFM inicial, que tinha a mesma audiência que hoje tem a RR, mas com uma qualidade infinitamente melhor!

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5173 em: Janeiro 30, 2025, 04:05:51 pm »
Perdoem-me os católicos, mas é inenarrável a Rádio Renascença não estar a acompanhar os jogos de Sporting e Benfica na Liga dos Campeões em detrimento da recitação do Rosário em Fátima e em diferido.

Se são a Emissora Católica Portuguesa, cumprem esse desiderato ao longo dos dias.

Ponham os olhos na TSF (com parcos recursos) e na Antena 1 que estão, em simultâneo, a acompanhar o Alemanha vs Portugal em andebol.

Até a Rádio Observador que, na minha opinião, é a 3.ª no desporto, faz muito mais que a RR.

Pegando nas palavras do Atento, mesmo não sabendo os meios legais, gostava que a ERC tivesse um papel mais presente.
Bigode, há ano e meio escrevi sobre o tema, quando o pseudo-cardeal de Setúbal quase conseguiu destruir toda a RR com as alterações inenarráveis que fez na grelha.
A Bola Branca só se mantém atualmente, porque não há coragem para acabar com o desporto na RR.
Pelo meio, saíram grandes nomes do desporto da RR, uns passaram a recibos, outros saíram definitivamente.
Um dos que saiu, cruzei-me com ele há relativamente pouco tempo, e em conversa sobre o tema RR, ele disse-me: "Nelsinhe, infelizmente, foste dos primeiros a projetar o que aconteceria. E não te enganaste".
Sou crítico da RR, porque cresci a ouvir a RR, a RR é sem dúvida uma das rádios que mais marcou a minha vida. No momento mais difícil da minha vida pessoal, foi na RR e na recitação do Rosário das 18h30m que me refugiei muitas vezes, como católico praticante que sou.
A RR neste momento não serve ninguém.
Nem quem ouve desporto, nem que ouve pela religião.
A recitação do Rosário em diferido às 20h30m, é uma forma de abatê-la em antena, mais dia menos dia.
A verdade, é que não temos uma Rádio Maria com cobertura nacional, como acontece no país do lado, e tendo Portugal essa ligação histórica ao cristianismo, por culpa da era dos descobrimentos (e não só), a RR tem obrigação de fazer muito mais, que a COPE, por exemplo.
Na minha opinião, sempre deixei claro que era contra a recitação do Rosário ser às 20h30m, mas que aceitava, por culpa dos tempos atuais que vivemos.
Sempre defendi que quando houvesse desporto à hora atual do Rosário, que deveriam antecipar o Rosário para as 18h30m (transmitindo excecionalmente em direto), para deixarem a noite livre para o desporto.
Se porventura, num dia existir desporto que se inicie ao final da tarde, e se prolongasse para a noite, o Rosário seria transmitido depois da Bola Branca (estou-me a recordar de jogos da Liga Europa ou da Liga Conferência que se iniciem às 17h45m, e depois outros que arranquem às 20h, por exemplo).
Mas não.
A RR não serve ninguém como está.
Nem quem é adepto da música a metro.
Vale apenas pelas 3 da Manhã, independentemente da qualidade do que é feito, tem audiências. Nem tudo o que é bom ou mau, tem ou não audiências. O grupo Cofina e os Reality Shows são os canais e programas, respetivamente, com mais audiência em Portugal.
E para terminar, jogar os relatos para o site, é uma decisão que ninguém compreende, e que a direção da RR já percebeu que é uma decisão falhada.
Já chegaram a fazer jogos realizados em Braga para as competições europeias, pela TV (não é longe ir de Gaia a Braga).
Para os jogos no site, já nem repórter de pista (ou de tribuna nos jogos europeus) têm, porque os jornalistas recusam-se a fazer emissões desportivas apenas para o site (e bem, na minha opinião).
E os relatos no site, para além de obrigarem a um desdobramento de recursos humanos e técnicos, questiono, que publicidade e dinheiro, a RR conseguiu angariar, só para os relatos no site?
Já agora, que audiências têm com os relatos apenas no site?
No fundo, a RR necessita de alguém que coloque ordem na casa.
A solução para a recitação do Rosário, já dei no início do texto (se bem que pessoalmente, gostava de ver o Rosário regressar ao horário das 18h30m, mas compreendo se não o fizerem) e relativamente ao desporto, se querem ser verdadeiramente uma rádio generalista, com pendor informativo, têm de acabar com a palhaçada dos relatos apenas no site, e colocar tudo no FM, Onda Média, cabo e satélite.

Nélson, se tivesse no Norte (vá, se tivéssemos confiança) e este fórum fosse uma praça pública, diria que o que escreveste é do...

Conseguiste imprimir palavras cuja minha ignorância não consegue descrevê-las aqui.

Tirando honrosos espaços, a atual Rádio Renascença resume-se a isto: «quem muito burro toca, algum há-de ficar para trás...».
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5174 em: Janeiro 30, 2025, 08:39:32 pm »
Amanhã  nas Três da Manhã,  Ze Coimbra vai falar do seu programa  e de quem o acompanhará.
Será Soraia Chaves?
Ps- quem ouviu o Cafe da Manhã da Carla e do Zé  vai entender...