Perdoem-me os católicos, mas é inenarrável a Rádio Renascença não estar a acompanhar os jogos de Sporting e Benfica na Liga dos Campeões em detrimento da recitação do Rosário em Fátima e em diferido.
Se são a Emissora Católica Portuguesa, cumprem esse desiderato ao longo dos dias.
Ponham os olhos na TSF (com parcos recursos) e na Antena 1 que estão, em simultâneo, a acompanhar o Alemanha vs Portugal em andebol.
Até a Rádio Observador que, na minha opinião, é a 3.ª no desporto, faz muito mais que a RR.
Pegando nas palavras do Atento, mesmo não sabendo os meios legais, gostava que a ERC tivesse um papel mais presente.
Bigode, há ano e meio escrevi sobre o tema, quando o pseudo-cardeal de Setúbal quase conseguiu destruir toda a RR com as alterações inenarráveis que fez na grelha.
A Bola Branca só se mantém atualmente, porque não há coragem para acabar com o desporto na RR.
Pelo meio, saíram grandes nomes do desporto da RR, uns passaram a recibos, outros saíram definitivamente.
Um dos que saiu, cruzei-me com ele há relativamente pouco tempo, e em conversa sobre o tema RR, ele disse-me: "Nelsinhe, infelizmente, foste dos primeiros a projetar o que aconteceria. E não te enganaste".
Sou crítico da RR, porque cresci a ouvir a RR, a RR é sem dúvida uma das rádios que mais marcou a minha vida. No momento mais difícil da minha vida pessoal, foi na RR e na recitação do Rosário das 18h30m que me refugiei muitas vezes, como católico praticante que sou.
A RR neste momento não serve ninguém.
Nem quem ouve desporto, nem que ouve pela religião.
A recitação do Rosário em diferido às 20h30m, é uma forma de abatê-la em antena, mais dia menos dia.
A verdade, é que não temos uma Rádio Maria com cobertura nacional, como acontece no país do lado, e tendo Portugal essa ligação histórica ao cristianismo, por culpa da era dos descobrimentos (e não só), a RR tem obrigação de fazer muito mais, que a COPE, por exemplo.
Na minha opinião, sempre deixei claro que era contra a recitação do Rosário ser às 20h30m, mas que aceitava, por culpa dos tempos atuais que vivemos.
Sempre defendi que quando houvesse desporto à hora atual do Rosário, que deveriam antecipar o Rosário para as 18h30m (transmitindo excecionalmente em direto), para deixarem a noite livre para o desporto.
Se porventura, num dia existir desporto que se inicie ao final da tarde, e se prolongasse para a noite, o Rosário seria transmitido depois da Bola Branca (estou-me a recordar de jogos da Liga Europa ou da Liga Conferência que se iniciem às 17h45m, e depois outros que arranquem às 20h, por exemplo).
Mas não.
A RR não serve ninguém como está.
Nem quem é adepto da música a metro.
Vale apenas pelas 3 da Manhã, independentemente da qualidade do que é feito, tem audiências. Nem tudo o que é bom ou mau, tem ou não audiências. O grupo Cofina e os Reality Shows são os canais e programas, respetivamente, com mais audiência em Portugal.
E para terminar, jogar os relatos para o site, é uma decisão que ninguém compreende, e que a direção da RR já percebeu que é uma decisão falhada.
Já chegaram a fazer jogos realizados em Braga para as competições europeias, pela TV (não é longe ir de Gaia a Braga).
Para os jogos no site, já nem repórter de pista (ou de tribuna nos jogos europeus) têm, porque os jornalistas recusam-se a fazer emissões desportivas apenas para o site (e bem, na minha opinião).
E os relatos no site, para além de obrigarem a um desdobramento de recursos humanos e técnicos, questiono, que publicidade e dinheiro, a RR conseguiu angariar, só para os relatos no site?
Já agora, que audiências têm com os relatos apenas no site?
No fundo, a RR necessita de alguém que coloque ordem na casa.
A solução para a recitação do Rosário, já dei no início do texto (se bem que pessoalmente, gostava de ver o Rosário regressar ao horário das 18h30m, mas compreendo se não o fizerem) e relativamente ao desporto, se querem ser verdadeiramente uma rádio generalista, com pendor informativo, têm de acabar com a palhaçada dos relatos apenas no site, e colocar tudo no FM, Onda Média, cabo e satélite.