Eu bem estranhei quando se falava da Cidade FM do Alentejo estar a ser tapada pela Fóia na Escola das Artes quando essa zona salvo erro até é difícil para vários sinais...
Ok, não duvido do que o Luis diz, cheguei à cidade há dois dias, o Luís vive cá, mas o certo é o que eu experienciei e vou tentar relatar. Não me parece que, com este tempo, existam.condições de propagação. Insisto, pelo centro da cidade, a RR 96.5 não é muito fácil, por comparação, por exemplo aos 100.9 da RFM, ou a qualquer uma das Antenas públicas. Note-se, estou a falar de um recetor de bolso (telemóvel) não estou de carro! Aí, com uma antena amplificada e outra seletividade, permite outro tipo de captação. Posso dizer que hoje, para testar, subi a um torreão da muralha que está na Universidade, meio abandonado, infelizmente, e confirmei aquilo que já ontem me tinha dado conta no interior do quarto de Hotel onde estou. Fóia, a se sobrepor à Cidade da Ossa, o que achei francamente estranho. Sem obstáculos em qualquer um dos pontos cardeais. Um caso de coabitação pacífica, com exceção da zona junto ao Templo de Diana, onde os sinais da Lousã são arrassadores, os 107.4 TSF Lousã e 107.5 M80 Grândola, diria que com ligeira vantagem para a Rede Norte. Junto ao templo, como referi, ontem 102.2 da Antena 3 Lousã a dificultarem os 102.1 da Ossa.
Quanto à Foia, posso dizer que apanhei hoje um taxista aqui com ela sintonizada, apanhava uma ou outra entrada da Cidade, mas nada que impedisse a escuta.
Outro ponto, Montejunto não é assim tão débil, diria que não está pior que Grândola. O meu telefone só apanha na busca automática sinais fortes, por exemplo, a Antena 2 entre logo com RDS, é a melhor de todas, mas as da r/Com e a Antena 3 também chegam bastante bem.
A Escola das Artes é mesmo junto à muralha, ao lado do Parque Urbano onde tem o Palácio do D. Manuel I. Não precisas de subir muito, tens linha de vista ampla para todo o lado, diria que Norte é quem está pior, e mesmo assim a Lousã aguenta-se muito bem.