Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090186 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #4260 em: Outubro 15, 2023, 03:18:14 pm »
Amanhã a RR terá uma emissão especial a partir das 13, para esclarecer dúvidas sobre o orçamento de Estado.
O fiscalista da Delloite, Ricardo Reis, responderá a dúvidas dos ouvintes, conversa moderada pela editora de economia Sandra Afonso.
Só que isto não será em antena, mas no canal de you Tube da RR.
Mais uma esperiencia....

Se foi promovido em antena e nos espaços de informação, é uma abordagem interessante, bem compatível com o que se pode fazer. Poderia ser um especial de informação em antena? Podia. Mas aí de facto perdia-se mais. Aqui, também bem jogado.

Atento

• Hero Member
« Responder #4261 em: Outubro 15, 2023, 03:31:32 pm »
Amanhã a RR terá uma emissão especial a partir das 13, para esclarecer dúvidas sobre o orçamento de Estado.
O fiscalista da Delloite, Ricardo Reis, responderá a dúvidas dos ouvintes, conversa moderada pela editora de economia Sandra Afonso.
Só que isto não será em antena, mas no canal de you Tube da RR.
Mais uma esperiencia....

Se foi promovido em antena e nos espaços de informação, é uma abordagem interessante, bem compatível com o que se pode fazer. Poderia ser um especial de informação em antena? Podia. Mas aí de facto perdia-se mais. Aqui, também bem jogado.

Mas a questão central a seguir é: privilegia-se música a metro em detrimento de um conteúdo informativo e elucidativo...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4262 em: Outubro 15, 2023, 03:34:05 pm »
Tendo em conta a hora a que acontece, acho que é um equilíbrio razoável. Ficaria denso numa hora de almoço. Podia passar em diferido mais adiante em antena para quem não ouvisse no YouTube.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4263 em: Outubro 15, 2023, 03:47:48 pm »
Sim, está a ser divulgado e até estão convidar os ouvintes a enviarem perguntas, para nesse espaço, serem esclarecidos.

Atento

• Hero Member
« Responder #4264 em: Outubro 15, 2023, 03:49:43 pm »
Tendo em conta a hora a que acontece, acho que é um equilíbrio razoável. Ficaria denso numa hora de almoço. Podia passar em diferido mais adiante em antena para quem não ouvisse no YouTube.

Ou fazerem uma síntese do essencial em antena.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4265 em: Outubro 15, 2023, 03:53:22 pm »
Vão fazer essa síntese na Edição da Noite às 23 h...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4266 em: Outubro 15, 2023, 03:56:45 pm »
Sim, está a ser divulgado e até estão convidar os ouvintes a enviarem perguntas, para nesse espaço, serem esclarecidos.

Excelente.  8)

Vão fazer essa síntese na Edição da Noite às 23 h...

Ia justamente dizer que dali ia haver material jornalístico para pelo menos dar para uma peça nos informativos da RR. Se foi para a Edição da Noite até fica mais alargado.

Aqui, muito bem. Não pode ser só dizer mal quando se tem objetivamente a dizer bem.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4267 em: Outubro 20, 2023, 08:34:27 pm »

Já agora, os 97.2 da Serra da Ossa a serem literalmente comidos no centro de Évora, no interior, pelos 97.1 da Fóia. Se calhar, convinha ver a otimização deste emissor, é um bocadinho estranho, ambas tem 0,5Kw.

Ainda na linha do que escrevi acima, também a RR da Fóia e a RR da Ossa padecem do mesmo problema. É menos incomodativo por ser a mesma estação, mas torna-se desagradável andar na rua a ouvir a RR num telefone. Até porque os 96.5 do Mendro, mal começamos a subir um bocado na cidade, começam a levar forte e feio com os 96.4 de Montejunto da M80. Estranhamente, chega a ser mais estável sintonizar os 105.8 da Arrábida.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #4268 em: Outubro 20, 2023, 09:54:52 pm »

Já agora, os 97.2 da Serra da Ossa a serem literalmente comidos no centro de Évora, no interior, pelos 97.1 da Fóia. Se calhar, convinha ver a otimização deste emissor, é um bocadinho estranho, ambas tem 0,5Kw.

Ainda na linha do que escrevi acima, também a RR da Fóia e a RR da Ossa padecem do mesmo problema. É menos incomodativo por ser a mesma estação, mas torna-se desagradável andar na rua a ouvir a RR num telefone. Até porque os 96.5 do Mendro, mal começamos a subir um bocado na cidade, começam a levar forte e feio com os 96.4 de Montejunto da M80. Estranhamente, chega a ser mais estável sintonizar os 105.8 da Arrábida.

Posso asseverar que, na esmagadora maioria das situações, não há dificuldades a registar na captação do sinal da RR na cidade de Évora, sendo que os 96,5 MHz são bem audíveis em grande parte do centro da cidade, e os 98,5 MHz ajudam bastante nalgumas zonas onde o sinal dos 96,5 fraqueja. As emissões do Montejunto são audíveis com sinal fraco em Évora, pelo que os 96,4 MHz da M80, em condições normais de propagação, não interferem a RR 96,5. A interferência dos 98,6 sobre os 98,5 MHz só são constatáveis em determinados pontos - nem é grave porque os 96,5 e até os 105,8 MHz ajudam.

Relativamente à Cidade FM 97,2, é uma estação que se escuta bem em grande parte da cidade de Évora; em condições normais de propagação, insisto, (sem condução troposférica etc.) os 97,1 MHz da Rádio Fóia são apenas audíveis em certos pontos de Évora e com sinal fraco - na esmagadora maioria das situações, os 97,2 MHz ganham aos 97,1.

Resumindo, tirando determinados locais, as emissões da Fóia não interferem as emissões da Serra de Ossa - e a RR não apresenta dificuldades assinaláveis de recepção em Évora. Nem a Cidade FM, com menos potência e numa localização que não favorece o Sul da cidade, apresenta falhas graves de sinal. Claro, há sempre aquela situação no interior de uma casa ou numa garagem onde a recepção das rádios é dificultada, mas não há milagres...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4269 em: Outubro 21, 2023, 12:53:33 am »
Eu bem estranhei quando se falava da Cidade FM do Alentejo estar a ser tapada pela Fóia na Escola das Artes quando essa zona salvo erro até é difícil para vários sinais...

pdnf

• Hero Member
« Responder #4270 em: Outubro 21, 2023, 01:34:16 am »
Eu bem estranhei quando se falava da Cidade FM do Alentejo estar a ser tapada pela Fóia na Escola das Artes quando essa zona salvo erro até é difícil para vários sinais...

Ok, não duvido do que o Luis diz, cheguei à cidade há dois dias, o Luís vive cá, mas o certo é o que eu experienciei e vou tentar relatar. Não me parece que, com este tempo, existam.condições de propagação. Insisto, pelo centro da cidade, a RR 96.5 não é muito fácil, por comparação, por exemplo aos 100.9 da RFM, ou a qualquer uma das Antenas públicas. Note-se, estou a falar de um recetor de bolso (telemóvel) não estou de carro! Aí, com uma antena amplificada e outra seletividade, permite outro tipo de captação. Posso dizer que hoje, para testar, subi a um torreão da muralha que está na Universidade, meio abandonado, infelizmente, e confirmei aquilo que já ontem me tinha dado conta no interior do quarto de Hotel onde estou. Fóia, a se sobrepor à Cidade da Ossa, o que achei francamente estranho. Sem obstáculos em qualquer um dos pontos cardeais. Um caso de coabitação pacífica, com exceção da zona junto ao Templo de Diana, onde os sinais da Lousã são arrassadores, os 107.4 TSF Lousã e 107.5 M80 Grândola, diria que com ligeira vantagem para a Rede Norte. Junto ao templo, como referi, ontem 102.2 da Antena 3 Lousã a dificultarem os 102.1 da Ossa.
Quanto à Foia, posso dizer que apanhei hoje um taxista aqui com ela sintonizada, apanhava uma ou outra entrada da Cidade, mas nada que impedisse a escuta.
Outro ponto, Montejunto não é assim tão débil, diria que não está pior que Grândola. O meu telefone só apanha na busca automática sinais fortes, por exemplo, a Antena 2 entre logo com RDS, é a melhor de todas, mas as da r/Com e a Antena 3 também chegam bastante bem.
A Escola das Artes é mesmo junto à muralha, ao lado do Parque Urbano onde tem o Palácio do D. Manuel I. Não precisas de subir muito, tens linha de vista ampla para todo o lado, diria que Norte é quem está pior, e mesmo assim a Lousã aguenta-se muito bem.
« Última modificação: Outubro 21, 2023, 01:40:18 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4271 em: Outubro 21, 2023, 02:45:39 pm »
Atenção que dependendo da zona de Évora, chegam com mais força zonas diferentes... Há zonas de Évora em que não chega de todo Grândola e tem que ser salvo por Montejunto ou Monsanto. Nesse aspeto os emissores da RR em Palmela tendem a ser mais benéficos na transição porque apoiam muito bem com Monsanto face ao caso de Grândola, que dependeria sempre de boas aberturas para sul.

Évora não se pode generalizar de todo. Além de ser muito grande (em princípio é mesmo a maior cidade alentejana), tem zonas em que diferentes regiões entram ou deixam de entrar. Na descida junto à RTP são beneficiados sinais de Norte salvo erro, no centro de Évora é muito difícil entrar Montejunto ou Lousã e tem que ser a Serra de Ossa, por vezes o Mendro, por vezes Palmela, a salvar a honra do convento; junto à central de camionagem/autocarros beneficia ter sinais de sul (e mesmo assim quando lá fui a TDS quase não se ouvia face à Diana FM), e por aí vai...

A juntar a esse fator, tens ainda outro: e o caminho para chegar a Évora? Porque a coisa é tudo menos linear: Montemor-o-Novo apanhas sinais de toda a parte com qualidade razoável, mas metes-te na estrada nacional para o centro de Évora e tens largos períodos em que Montejunto não chega de todo, Monsanto vai tendo zonas de 2 km's inteiros em que se ouve e depois deixa de se ouvir outros tantos, Palmela vai-se ouvindo com muita inconsistência e só lá para quase meio do percurso é que a Serra de Ossa entra estável o suficiente para poderes escolher como única frequência...

Não podes analisar no Alentejo como analisamos no Norte. No Norte tens variações de relevo muito grandes entre áreas globalmente muito mais próximas e muito mais pequenas, em centros emissores que distam no máximo cerca de 20km. No Alentejo estás a falar de centros emissores por vezes a mais de 40 km, propagados pelo efeito de planície, agravados pelos efeitos de relevo serem mais prolongados, em cidades amuralhadas com relevos tipo Braga, mas ainda mais apertado em certas zonas de Évora.

E se achas que isto é assim em Évora, convido-te a ires ao centro da cidade de Beja. E verás que lá, tens uma realidade junto ao Continente, outra no centro amuralhado e outra no norte da cidade. E Beja não é assim tão grande.

Não dá mesmo para generalizar...

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #4272 em: Outubro 21, 2023, 08:38:13 pm »
A edição semanal do Hotel Califórnia, com Paulino Coelho, melhorou bastante. Agora praticamente não passa temas de playlist. Ontem ouvi Lynyrd Skynyrd, "Sweet Home Alabama"; nunca tinha ouvido na Renascença.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4273 em: Outubro 21, 2023, 09:46:11 pm »
A edição semanal do Hotel Califórnia, com Paulino Coelho, melhorou bastante. Agora praticamente não passa temas de playlist. Ontem ouvi Lynyrd Skynyrd, "Sweet Home Alabama"; nunca tinha ouvido na Renascença.

É deste tipo de revisões que eu falava aqui há uns tempos. Mas isso também deve acontecer na diária.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #4274 em: Outubro 21, 2023, 11:53:31 pm »
Só ontem me apercebi só dão um resumo resumido do Extremamente Desagradável às 6h30 da manhã....antes repetiam na íntegra o ED  do dia anterior nesse mesmo horário...bem a RR  até isso reduz.