Autor Tópico: Renascença  (Lida 1079815 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #210 em: Outubro 23, 2017, 10:54:57 pm »
Nos tempos do Rui Pego houve um espaço desportivo nas tardes vide Sábado e Domingo, com alguns passatempos e reportagens, podiam fazer uma reabilitação desse espaço, com algumas modificações, mas não acredito nisso. Os fins de semana vai continuar a ser pastelão de músicas que eu ouço a séculos, sem grandes novidades.Os profissionais já não querem trabalhar ao fim de semana, a não ser que sejam bem pagos...

Atento

• Hero Member
« Responder #211 em: Outubro 23, 2017, 11:34:09 pm »
Nos tempos do Rui Pego houve um espaço desportivo nas tardes vide Sábado e Domingo, com alguns passatempos e reportagens, podiam fazer uma reabilitação desse espaço, com algumas modificações, mas não acredito nisso. Os fins de semana vai continuar a ser pastelão de músicas que eu ouço a séculos, sem grandes novidades.Os profissionais já não querem trabalhar ao fim de semana, a não ser que sejam bem pagos...

1- Se os responsáveis da RR continuarem a desprezar o fim de semana e apostarem nos serviços mínimos, terão inevitavelmente audiências mínimas.

2- Qual será a reação dos responsáveis da RR, quando os estudos mostrarem  que o canal1 está abaixo dos 4,5% ou dos 4%? Regressam em força à música a metro? Insistem no atual modelo? Ou apostam a sério e com consistência num modelo de palavra como mandam os cânones?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #212 em: Outubro 24, 2017, 12:38:17 am »
A minha opinião "de fora" nunca tendo sido muito ouvinte da RR:

Sempre me pareceu que uma boa parte do público da RR ainda a ouve por tradição, como até se pode comprovar com o caso do R4 que afirmou que já é ouvinte desde os anos 70. Só assim foram ficando durante anos a aguentar aquela espécie de rádio que havia antes da reformulação. Pegando no antigo slogan, para muita gente aquilo devia ser mesmo "tudo o que precisava de ouvir".

Agora esta RR, a não ser com alguns programas e reportagens, não traz nada de novo quanto à TSF e à Antena1, os temas são os mesmos - muita política e desporto - com mais ou menos o mesmo tratamento, e temo que o público que quer ouvir isso já esteja muito fidelizado às outras 2 e não vá mudar facilmente mesmo que a RR tenha tanta ou mais qualidade que elas. Foram muitos anos fora desse campeonato e agora esta mudança deve ter sido um choque total para muitos ouvintes que eram fiéis há anos.
Já temos durante o dia 4 canais (vá, 3 e meio com a CMTV :D) e 2 rádios com informação contínua. Acho que o mercado já está muito saturado para um país como Portugal para agora a RR apostar em ser mais um canal de informação.

A RR devia ser uma rádio em que se pudesse falar dos mais variados temas, para além dos tão batidos na informação. Tem tantos bons locutores para um registo de infotainment, porque não aproveitá-los?
Em Espanha as rádios generalistas são rádios de informação mas também onde se fala de quase tudo. Só por exemplo sei que a Ondacero ao fim de semana tem um programa sobre viagens e até um programa sobre animais... e têm sucesso. Não estou a pedir para chegar tão longe, mas que se diferencie nos temas do quotidiano quanto à concorrência, se não à semana pelo menos ao fim de semana. A vida do país não é só política e desporto.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #213 em: Outubro 24, 2017, 12:10:01 pm »
Tem razão, meu caro e parabéns pela lúcida análise.

Mas a RR sempre teve bons noticiários e uma tradição em informação, mesmo naquele tempo, em que eram os locutores a lerem as notícias.

Na década de oitenta havia uma excelente redação com Miguel Lemos, Luís Marinho, Costa Ribas ou Nuno Jonet, José Eduardo Moniz foi editor dos noticiários da manhã, tal como Arsênio Reis e Paulo Magalhães foi repórter parlamentar.

Muitas e boas peças jornalísticas passaram pela RR.

Por exemplo, na década de 90, era amigo de um jornalista do Público que me referia que nas noites na redação do jornal, assiduamente se escutava a Edição da Noite, na altura editado pelo José Bastos.

Mais no deporto, mas também na informação Rebascenca tem um histórico assinalável.

Agora, nas novas e mais funcionais instalações, pretende- se aprofundar essa vertente.

Atento

• Hero Member
« Responder #214 em: Outubro 24, 2017, 12:32:23 pm »
Tem razão, meu caro e parabéns pela lúcida análise.

Mas a RR sempre teve bons noticiários e uma tradição em informação, mesmo naquele tempo, em que eram os locutores a lerem as notícias.

Na década de oitenta havia uma excelente redação com Miguel Lemos, Luís Marinho, Costa Ribas ou Nuno Jonet, José Eduardo Moniz foi editor dos noticiários da manhã, tal como Arsênio Reis e Paulo Magalhães foi repórter parlamentar.

Muitas e boas peças jornalísticas passaram pela RR.

Por exemplo, na década de 90, era amigo de um jornalista do Público que me referia que nas noites na redação do jornal, assiduamente se escutava a Edição da Noite, na altura editado pelo José Bastos.

Mais no deporto, mas também na informação Rebascenca tem um histórico assinalável.

Agora, nas novas e mais funcionais instalações, pretende- se aprofundar essa vertente.

A RR que convide Luís Marinho para reestruturar a rádio a nível da informação e programação. No desporto, os responsáveis que deem carta branca a Pedro Azevedo, para montar uma linha programática coerente e tenha possibilidade de contratar mais colaboradores.
Se não souber, ou quiser, os responsáveis da RR que contratem Paulo Sérgio (conhece o meio e também a tv - uma mais valia, pois domina a área multimédia).
Sem investimento, não há retorno. Uma rádio tendencialmente de palavra exige recursos humanos de qualidade. Numa rádio de cariz musical, um mediano colaborador pode brilhar...um medíocre consegue passar entre os pingos da chuva. Numa rádio tendencialmente de palavra, os conteúdos e o direto colocam cada um no seu devido lugar.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #215 em: Outubro 24, 2017, 06:04:17 pm »
Falando agora do programa da manhã

Agora a moda é por as crianças a comentar a actualidade.

Só ainda consegui ouvir dois( num deles,  gémeos),

Claro, desastre!

Os miúdos, no recato do lar, até podem ser comunicativos, a falar para a rádio intimidam-se, o tempo passa e saiem apenas uns murmúrios.

E persiste- se, a espero que apareça um que desembuche...

Muito amador e pueril.

Ainda sobre as manhãs, a Carla realmente é brilhante e cintilante, mas tem que haver menos Carla no programa. É que a mulher mete- se em tudo, seja desporto ou uma entrevista.

O programa devia ter duas partes, uma mais de informação, onde ela se limitava ao básico ( musicas, temperatura, trânsito, etc.) é uma segunda parte( a partir das 9), mais dela, com entrevistas, tipo magazine e músicas ao vivo.

O programa, como está, já satura...
« Última modificação: Outubro 24, 2017, 06:06:02 pm por R4 »

Danl

• Hero Member
« Responder #216 em: Outubro 24, 2017, 10:51:27 pm »
Tivesse uma aposta musical mais variada e passaria a ouvi-la regularmente, concentrando-se apenas nos anos 80, 90 e primeira década de 2000.

Há milhares de sucessos ao longo de 3 décadas.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #217 em: Outubro 25, 2017, 12:32:20 am »
Outra coisa em que a RR tem de melhorar é no podcast/streaming, é completamente arcaico, ao lado do RTP Play ou mesmo da TSF.

JoaoAS

• Newbie
  • *
« Responder #218 em: Novembro 18, 2017, 11:19:09 am »

Danl

• Hero Member
« Responder #219 em: Novembro 18, 2017, 01:05:31 pm »
Boas noticias, Ana Galvão na Renascença!

http://rr.sapo.pt/noticia/98666/ana-galvao-e-a-nova-voz-das-tardes-da-renascenca

E se Júlio Isidro fosse para as manhãs da RR eu passaria a ser ouvinte diário!

Um forista, noutro tópico, falou que António Sala também seria justo regressar àquela casa. Não podia estar mais de acordo, mas à Sim. Fazer renascer o Despertar nesta emissora seria interessante.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #220 em: Novembro 18, 2017, 02:40:11 pm »
Júlio Isidro, pese embora o seu perfil de grande senhor da rádio, é um nome do passado...

À RR está a apostar e bem, em nomes do presente, como a Ana Galvão e, a Carla Rocha está lá muito bem, se o programa matinal precisa de alterações, que pode ser agora, com esta nova grelha da Renascença, aconteçam, para tornar o programa com mais consistência...

Júlio Isidro enquadra - se mais na Sim...

Atento

• Hero Member
« Responder #221 em: Novembro 19, 2017, 12:25:57 am »
Júlio Isidro, pese embora o seu perfil de grande senhor da rádio, é um nome do passado...

À RR está a apostar e bem, em nomes do presente, como a Ana Galvão e, a Carla Rocha está lá muito bem, se o programa matinal precisa de alterações, que pode ser agora, com esta nova grelha da Renascença, aconteçam, para tornar o programa com mais consistência...

Júlio Isidro enquadra - se mais na Sim...

Salvo surpresa, nas generalistas, a tarde mais completa entre as 16:00 e as 20:00 continua a ser a da antena1. Paulo Rocha é de outro campeonato e os conteúdos da antena1 face às concorrentes generalistas de palavra também o são.

Boxx

• Hero Member
« Responder #222 em: Novembro 19, 2017, 12:35:27 am »
Paulo Rocha, um ex RFM, dos tempos áureos. "O regresso dos heróis": penso ser assim que se chamava o programa de final de tarde que aí conduzia no inicio dos 90...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #223 em: Novembro 19, 2017, 12:40:07 am »
Paulo Rocha, um ex RFM, dos tempos áureos. "O regresso dos heróis": penso ser assim que se chamava o programa de final de tarde que aí conduzia no inicio dos 90...
Sim.
Já só me lembro do Paulo Rocha na Antena 1. Em 97 ele tinha um programa no 'late night' que era a a "Hora das Cigarras", um dia destes coloco aqui uns excertos que tenho do programa.

Atento

• Hero Member
« Responder #224 em: Novembro 19, 2017, 12:43:31 am »
Sim.
Já só me lembro do Paulo Rocha na Antena 1. Em 97 ele tinha um programa no 'late night' que era a a "Hora das Cigarras", um dia destes coloco aqui uns excertos que tenho do programa.

No entretanto, ainda passou pela antena3.