Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090386 vezes)

Radiofilo

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #4065 em: Setembro 25, 2023, 05:54:00 pm »
A RR rege-se, cada vez mais, por um comportamento eminentemente comercial, mas eles não são uma rádio comercial (em minúsculas) vulgar, esquecem-se que são a estação oficial, a voz da Igreja Católica portuguesa. Ou só dá jeito afirmarem-se como Emissora Católica Portuguesa apenas para ficarem bem na fotografia?

E perante os últimos factos ocorridos, onde estão a ética, o humanismo cristão?

Esta já é uma velha questão. Recordo-me de, há alguns anos, ter mantido uma breve troca de impressões por escrito com um então profissional da RR Porto em que ele me manifestava algum desconforto com o rumo que na época a estação já estava a tomar, nomeadamente o comportamento excessivamente comercial da rádio que, muitas vezes, colidia com o espírito cristão que deveria sempre imperar.

P.S: Não me identifico com rádios confessionais, estilo Canção Nova ou Maria. Têm o seu espaço, evidentemente, respeito-as, mas, quanto a mim como cristão católico, isolam-se excessivamente numa bolha, alheando-se da realidade nua e crua.

Resumindo, a RR tem responsabilidades, históricas e não só, e está a desbaratá-las por completo com a total ausência de rumo que tem evidenciado cada vez mais.

SamM

• Hero Member
« Responder #4066 em: Setembro 25, 2023, 06:00:52 pm »
Memória ainda vou tendo e boa.
Mas então diga lá qual a grande diferença entre a Bola Branca Especial e Frente Desportiva?
A não ser que esteja a falar, repito, nas tardes de Domingo, em que havia muitos jogos, incluindo os três grandes e a TSF, Comercial também tinham essas tardes, além obviamente da Ant 1.
Quanto às audiências, para já a RR é quarta classificada, mas nas manhãs (7/10), até é a terceira.
Estes são os números oficiais, se o meu caro tem outra percepção, na sua experiência do dia a dia, outros têm outras, tão legítimas como as suas.
Para já a RR, tem desporto, tem BB, tem relatos. Amanhã, quem saberá?
Veremos.
Se acabar, é uma pena, mas há outras rádios com relatos, portanto ninguém fica órfão de relatos.
Tambem me tem que explicar( se quiser), como é que a Bíblia e os seus ensinamentos entram para esta discussão?

Tenho que lhe avivar a memória, mesmo que se autodefina como um ouvinte de longa data da RR e que saiba que a RR só apostou no desporto nos anos 80.

Eu falo do que me lembro desde que comecei a ouvir rádio:

Anos 90: Frente Desportiva ao sábado e domingo há tarde, com ou sem relato, com espaço de debate, reportagem, noticias. A RR era nessa altura lider de audiência.
Anos 2000/10: o formato "Frente Desportiva" é suprimido e passa a Bola Branca Especial, só com relatos e algumas noticias ao intervalo dos jogos.

Ao contrario do que diz a RR atualmente nao tem relatos dos 3 grandes, tem sim, uma cobertura dos jogos dos grandes quando lhe convém, ou seja, arrisco a dizer que metade dos jogos nao passam, nem tão pouco da Selecção. E não estamos a falar de jogos menores.

Bola Branca: Espaço desportivo de noticias que tem sido encurtado e suprimido ao longo dos anos.
Bíblia: Acho que para bom católico, deve saber os ensinos de ética lá expostos... O que estão a fazer aos profissinais é etico?? Se quiser citações biblicas sobre isso arranjam-se muitas...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #4067 em: Setembro 25, 2023, 06:03:38 pm »

Tambem me tem que explicar( se quiser), como é que a Bíblia e os seus ensinamentos entram para esta discussão?

Meu caro Júlio, permita-me intrometer-me no diálogo...

Ai não entram?

Estamos a falar da, supostamente, Emissora Católica Portuguesa que, como rádio oficial da Igreja Católica Portuguesa, deveria ter comportamentos eminentemente éticos para com os seus profissionais e, já agora, para com os seus ouvintes.

Está-me, então, a dizer que os ensinamentos da Bíblia, os ensinamentos de Jesus Cristo são meramente decorativos, não servem para nada no dia a dia, nomeadamente no seio de uma instituição católica? Folgo muito em saber.
« Última modificação: Setembro 25, 2023, 06:05:48 pm por Radiofilo »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #4068 em: Setembro 25, 2023, 06:12:03 pm »
A RR rege-se, cada vez mais, por um comportamento eminentemente comercial, mas eles não são uma rádio comercial (em minúsculas) vulgar, esquecem-se que são a estação oficial, a voz da Igreja Católica portuguesa. Ou só dá jeito afirmarem-se como Emissora Católica Portuguesa apenas para ficarem bem na fotografia?

E perante os últimos factos ocorridos, onde estão a ética, o humanismo cristão?

Esta já é uma velha questão. Recordo-me de, há alguns anos, ter mantido uma breve troca de impressões por escrito com um então profissional da RR Porto em que ele me manifestava algum desconforto com o rumo que na época a estação já estava a tomar, nomeadamente o comportamento excessivamente comercial da rádio que, muitas vezes, colidia com o espírito cristão que deveria sempre imperar.

P.S: Não me identifico com rádios confessionais, estilo Canção Nova ou Maria. Têm o seu espaço, evidentemente, respeito-as, mas, quanto a mim como cristão católico, isolam-se excessivamente numa bolha, alheando-se da realidade nua e crua.

Resumindo, a RR tem responsabilidades, históricas e não só, e está a desbaratá-las por completo com a total ausência de rumo que tem evidenciado cada vez mais.

Já agora, ainda a respeito de Canção Nova e Maria, embora não me identifique com o estilo confessional que praticam, devo-lhes assacar dois méritos: não têm vergonha de se afirmarem católicas e as pessoas que nelas colaboram suam, e bem, a camisola para manterem no ar as suas emissões e com um enorme respeito pelos seus ouvintes.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4069 em: Setembro 25, 2023, 06:26:20 pm »
Mas quais são esses comportamentos pouco ao nada éticos, que os ensinamentos bíblicos reprovam? Quais?
Por outro lado a rádio é católica, mas tem mais de 200 funcionários e tem que lhes pagar os salários.
Acha que pode viver sem receitas? Tem que ser como as outras, moldar a sua programação quando é preciso.
Lhe garanto que o desporto pode acabar, até à informação, mas os espaços relegiosos NAO!
O Sam fala num programa que havia ao Sábado e Domingo, muito extenso, que houve em determinada altura, mas tinha outro nome, até porque este espaço entre os conteúdos, tinha música, era o Carlos Bastos e o Paulo Romão que o apresentavam.
Portanto será este espaço que o Sam fala?

Atento

• Hero Member
« Responder #4070 em: Setembro 25, 2023, 06:30:20 pm »
Mas quais são esses comportamentos pouco ao nada éticos, que os ensinamentos bíblicos reprovam? Quais?
Por outro lado a rádio é católica, mas tem mais de 200 funcionários e tem que lhes pagar os salários.
Acha que pode viver sem receitas? Tem que ser como as outras, moldar a sua programação quando é preciso.
Lhe garanto que o desporto pode acabar, até à informação, mas os espaços relegiosos NAO!
O Sam fala num programa que havia ao Sábado e Domingo, muito extenso, que houve em determinada altura, mas tinha outro nome, até porque este espaço entre os conteúdos, tinha música, era o Carlos Bastos e o Paulo Romão que o apresentavam.

Era a Frente Desportiva com vários colaboradores, nomeadamente com Fernando Seara, Silva Resende...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4071 em: Setembro 25, 2023, 06:35:31 pm »
Ok, finalmente percebi. Era as tais tardes de Domingo, quando a TSF e Comercia também tinham essas tardes.
Mas acabaram pela mesma razão  que acabaram na TSF e Comercial
Cada vez menos jogos ao Domingo à tarde.

Atento

• Hero Member
« Responder #4072 em: Setembro 25, 2023, 07:00:47 pm »
Ok, finalmente percebi. Era as tais tardes de Domingo, quando a TSF e Comercia também tinham essas tardes.
Mas acabaram pela mesma razão  que acabaram na TSF e Comercial
Cada vez menos jogos ao Domingo à tarde.

Ainda assim os jogos concentram-se ao fim de semana.
Há outras modalidades.

E se a rádio não tivesse desistido os horários seriam mais concentrados ao fim de semana, não caindo certamente para a sexta e segunda - só excecionalmente.

A rádio desistiu. Deu todo o palco à tv. Não soube e não quis cuidar de um conteúdo fundamental.

E repito a RR acabou com a  Frente Desportiva para ser "moderna"...
Não acabou com ela por falta de audiência e anunciantes.

É factual: após acabar com a Frente Desportiva, a RR veio sempre por aí abaixo. E vai continuar, se os números não forem cozinhados e amplamente martelados pela amiga Marktest.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #4073 em: Setembro 25, 2023, 07:04:41 pm »

Meu caro Júlio,

Gestão responsável das contas é uma coisa, adorar e privilegiar o vil metal é outra e, infelizmente, é esta última que prevalece na actual RR.

Ética e humanismo cristão são conceitos e palavras vãs na actual RR.

Estamos conversados.

P.S.: se o objectivo velado é acabar com o desporto em antena, então porque é que não despedem os profissionais ainda afectos à secção em vez de estarem à espera que sejam eles a fazerem-no. A velha máxima de muitas empresas: subterfúgios e mais subterfúgios para fugirem às responsabilidades. Choca esta atitude na RR.

« Última modificação: Setembro 25, 2023, 07:09:16 pm por Radiofilo »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4074 em: Setembro 25, 2023, 07:18:45 pm »
Não sei do que o meu caro fala. Mas também não ando a ouvir muito a Renascença nestes últimos tempos e deve por isso.

Mas a RR pelo menos está época, não quer acabar com o Desporto nem os relatos, senão não teriam renovado a colaboração com o Pedro Azevedo.
Este já tinha anunciado publicamente o fim dessa publicação, mas depois, também publicamente anunciou que a RR lhe pediu para ficar mais uma época.
Tambem se acabar com o Desporto, os jornalistas da seção podem ser integrados na redação. Se for possível é isso que se fará...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #4075 em: Setembro 25, 2023, 07:33:12 pm »
Navegar á bolina, ao sabor do vento é o que isso é.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4076 em: Setembro 25, 2023, 08:02:25 pm »
So no desporto.
Na informação o rumo é claro, noticiários curtos, mas sempre que há relevância de temas os noticiários podem alargar e até há margem para emissões especiais como aconteceu ontem com as eleições da Madeira e olhe que não me lembro de outras eleições regionais que tenham tido este tratamento.
De resto é uma rádio generalista mas de forte componente musical, especialmente fora dos períodos de horas de ponta.
Portanto só mesmo no desporto há ainda dúvidas...

Atento

• Hero Member
« Responder #4077 em: Setembro 25, 2023, 08:10:59 pm »
So no desporto.
Na informação o rumo é claro, noticiários curtos, mas sempre que há relevância de temas os noticiários podem alargar e até há margem para emissões especiais como aconteceu ontem com as eleições da Madeira e olhe que não me lembro de outras eleições regionais que tenham tido este tratamento.
De resto é uma rádio generalista mas de forte componente musical, especialmente fora dos períodos de horas de ponta.
Portanto só mesmo no desporto há ainda dúvidas...

Você é um brincalhão...

A sério,  caro Júlio...

Não me leva a mal, mas você parece a orquestra do Titanic no que diz respeito à RR...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4078 em: Setembro 25, 2023, 08:24:57 pm »
O privilégio face às notícias da Madeira sempre foi algo que a RFM e RR fizeram desde que instalaram emissores (foram autorizadas a tal) nos arquipélagos, isso também se reflete nalguns informativos e nalguns eventos também.

De resto, muito bem os profissionais da RR a não se deixarem silenciar nem silenciar o desporto na rádio. Realmente, com menos de 100 ouvintes por jogo não há agência de publicidade ou empresa que pegue nisso para anunciar. A Renascença está a criar uma profecia autoconcretizável no desporto em vez de o procurar capitalizar!

Aposto que a esta hora a administração está bem arrependida de ter dado lugar ao desporto na estação para um desses braços de ferro nefastos ter acontecido. Se deixar de haver desporto na estação, pelo menos marcou-se posição. Vamos ver.

Não diria que as audiências da RR estejam penduradas numa só pessoa; diria que a Inês Lopes Gonçalves também tem o seu peso, e para os ouvintes mais ligados à rádio a Ana Galvão de facto satisfaz, e satisfaz muito bem. Nas tardes o Daniel Leitão é um contrapeso interessante mas sem grande formato face a um Renato Daniel mais discreto e a uma Filipa Galrão que é a cara principal das tardes e que, por sua vez, interage bem com o Renato. Mas as tardes da RR não conseguiram ir além do que a Comercial faz, isto é, são só relevantes para o auditório que acompanhava já as manhãs ou outros espaços do dia. Em alcance exterior não estão ao nível das da RFM, que conta com o Pedro Fernandes, e creio que isto é de propósito.

Sem a Joana Marques as manhãs cairiam de terceiras para talvez sextas ou sétimas mais ouvidas, mas creio que o impacto nas tardes seria virtualmente nulo a este ponto. A questão é que a Joana Marques anda a ser aproveitada à maluca: já na temporada passada havia 4 passagens da rubrica *por dia*!!! Não sei como está isso agora, mas...

Acho grave, Júlio, que considere que a informação ainda poderia potencialmente vir a ser afetada. Mas *mais ainda*? Íamos para quê, boletins só às horas de ponta e música fora disso?

Que tenebroso cenário...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4079 em: Setembro 25, 2023, 08:25:33 pm »
Posso mesmo dizer o mesmo de si.
Mas obrigado.
Bom, mas agora mudei para a RR, e estão a dar o relato do Sporting /Rio Ave.
Por isso acho estranho a intenção de não transmitir o clássico de Sexta Benfica/Porto.
Mas se o caro Nelson diz é porque é verdade, mas não deixa de ser estranho...