Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090493 vezes)

SamM

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #3930 em: Setembro 18, 2023, 03:07:59 pm »
Não queira confundir as coisas, os relatos não foram substituídos por música a metro, mas sim  por  uma emissão ao vivo a partir de Lamego, com transmissão de concertos. Isso também faz parte de uma rádio generalista?
E se um dia a RR entender acabar com os relatos, acaba, não é preciso o Atento mandar.
Mas essa não é a ideia, porque senão não iam buscar o Pedro Azevedo por mais uma época futebolística.

A Renascença não é uma rádio desportiva, repito só em 1980 é que passou a ter departamento desportivo...
E estou a ouvir a emissão ao vivo e está óptima, e só esta emissão me faz estar a ouvir a RR a esta hora e vai durar para lá da 1 da manhã.

Convém lembrar que, apesar de só após 1980, conforme refere, a RR ter apostado no desporto, só chegou a ser líder nacional de audiência, quando o desporto, nomeadamente a Frente Desportiva, era o conteúdo de desporto mais ouvido em Portugal. Ou seja, não se pode dissociar uma coisa da outra. Ignorar isso é, é ignorar parte da história da RR.

Olhando para o presente, convém também perceber que, se a RR não tem como prioridade o Desporto, é um mau acto de gestão dispender dinheiro desta forma, pois não se atrai patrocinadores capazes ao ter emissoes de desporto dos relatos dos grandes, sem continuidade, "jogo sim, jogo não". Quem ganha com isso é a TSF e admito que a Observador, pois o mercado publicitário irá migrar para lá, e não é suscetível que com a perda dos melhores relatores, e apenas cingido ao online, se mantenha parte da audiência já perdida.

Enfim, só não vê, quem não quer ver...
« Última modificação: Setembro 18, 2023, 03:09:51 pm por SamM »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3931 em: Setembro 18, 2023, 03:38:58 pm »
Mas o desporto nunca foi prioridade, mesmos nos tempos áureos da Bola Branca.
Posso lhe dar três ou quatro exemplos.
Vejamos, no fim de semana da Páscoa, sempre houve jogos da liga e muito importantes, mas a programação especial da Páscoa era a prioridade.
Nos dias 12 dos meses onde há celebrações em Fátima, não há relatos, mesmo esses dias 12, mesmo se esses dias calham  Terças e Quartas quando há Champion.
Quando morreu Mário Soares, a um fim de semana, a RR entrou em emissão especial, lembro me que nesse dia havia dois jogos importantes da liga e o relato foi no site.
Finalmente, num Rock in Rio, havia o último jogo de preparação de Portugal antes de um Europeu ou Mundial, esse jogo não foi transmitido, porque havia um concerto que a Renascença ia transmitir.
Como vê, isso não é de agora, sempre foi assim...

modernices

• Hero Member
« Responder #3932 em: Setembro 18, 2023, 03:43:45 pm »
Vejamos, no fim de semana da Páscoa, sempre houve jogos da liga e muito importantes, mas a programação especial da Páscoa era a prioridade.
Nos dias 12 dos meses onde há celebrações em Fátima, não há relatos, mesmo esses dias 12, mesmo se esses dias calham  Terças e Quartas quando há Champion.
Quando morreu Mário Soares, a um fim de semana, a RR entrou em emissão especial, lembro me que nesse dia havia dois jogos importantes da liga e o relato foi no site.
Finalmente, num Rock in Rio, havia o último jogo de preparação de Portugal antes de um Europeu ou Mundial, esse jogo não foi transmitido, porque havia um concerto que a Renascença ia transmitir.

Muito bem. A falta de memória é uma doença que ataca muito por aqui.

SamM

• Hero Member
« Responder #3933 em: Setembro 18, 2023, 03:43:55 pm »

O meu amigo está a mandar areia para os olhos... Quer comparar esses exemplos que eram conhecidos e esporádicos, com situações que ocorrem agora todas as semanas?
Está a dizer que o desporto não era prioridade e a Frente Desportiva começaca as 15h e estendia-se até às 23 horas e aos dias de semana tinha 75 minutos de Bola Branca? Acho que nao estamos a falar do mesmo...

Fique com a sua, visto que aqui neste fórum somos todos uns atrasados mentais e você é que tem a visão correta.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3934 em: Setembro 18, 2023, 03:53:15 pm »
Parece que os FACTOS o estão a incomodar.
Tudo o meu caro disse, está certo, mas se houvesse um acontecimento ou relegioso, ou da actualidade ou mesmo um concerto no Rock in Rio, se podem sobrepor a isso.
E eu não tenho sempre razão, não precisa de se enervar, eu apenas gosto de debater, mas com factos...

SamM

• Hero Member
« Responder #3935 em: Setembro 18, 2023, 04:40:51 pm »
Tudo o meu caro disse, está certo, mas se houvesse um acontecimento ou relegioso, ou da actualidade ou mesmo um concerto no Rock in Rio, se podem sobrepor a isso.
E eu não tenho sempre razão, não precisa de se enervar, eu apenas gosto de debater, mas com factos...

Não tenho mais nada a argumentar. Eu também falei em factos, e situações concretas e atuais, que mostram qual o futuro que se espera, às quais ignorou. Todos os seus exemplos, dos quais respeito a questão das emissões religiosas, pois seguem um critério fixo e inadiável, são compreensíveis e não confundem os ouvintes, bem como no caso de situações de urgência informativa, que também a Antena1 ou TSF seguem. Tudo o resto que refere são "fait divers", que não contribuem para a estabilidade reconhecida pela auditório para um produto tão caro como a emissão desportiva no exterior. Penso que isto não é sequer questionável...

Tomar decisões é facil, tomar decisões corretas que não hipotequem o futuro já não é para todos, e por ultimo defender estratégias ignorando o comportamento da concorrência com uma postura "tipo avestruz" ainda mais perigoso é...

Por alguma razão a RR tem decaído a todos os niveis, não sendo referencia em nada, e vivendo apenas com a muleta do ED.

Atento

• Hero Member
« Responder #3936 em: Setembro 18, 2023, 04:44:30 pm »

Não tenho mais nada a argumentar. Eu também falei em factos, e situações concretas e atuais, que mostram qual o futuro que se espera, às quais ignorou. Todos os seus exemplos, dos quais respeito a questão das emissões religiosas, pois seguem um critério fixo e inadiável, são compreensíveis e não confundem os ouvintes, bem como no caso de situações de urgência informativa, que também a Antena1 ou TSF seguem. Tudo o resto que refere são "fait divers", que não contribuem para a estabilidade reconhecida pela auditório para um produto tão caro como a emissão desportiva no exterior. Penso que isto não é sequer questionável...

Tomar decisões é facil, tomar decisões corretas que não hipotequem o futuro já não é para todos, e por ultimo defender estratégias ignorando o comportamento da concorrência com uma postura "tipo avestruz" ainda mais perigoso é...

Por alguma razão a RR tem decaído a todos os niveis, não sendo referencia em nada, e vivendo apenas com a muleta do ED.

Muleta que acabaria num ápice,  se a Comercial quisesse...

E se as antenas da Rádio Pública seguissem o grupo BBC ou Rádio France.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3937 em: Setembro 18, 2023, 05:27:33 pm »
A Joana Marques, como outra profissional, está no mercado, se a Comercial ou a M80( porque a Romana bem se esforça, mas...) a quiserem vir buscar e ela quiser ir, negócio feito.
Qual o drama? E a RR descer, mais despedimentos na redação e no desporto.
É a lei do mercado...
Sam, a RR não é comandada de fora para dentro, eles é que fazem as contas e estudam as soluções e não nós, a frente do ecrã, é que sabemos.
Eu também, tenho empresas e eu que sei o que fazer delas, se tomo decisões erradas o sei que tenho arcar com as consequências.
Para já, quem ouvir a Renascença ouve mais publicidade, de marcas que nunca tinham anunciado na RR e isso é um óptimo sinal que estão atingir o público alvo.
Agora, se não gostam do rumo da RR, tem todo direito de não gostar, então a solução é não ouvir.
Eu também prefiro uma rádio mais informativa e por isso hoje ouço mais a Observador que a Renascença. E tenho pena de dizer isto. Mas não posso obrigar a Católica a ir pelo rumo que eu desejo. Eles é que sabem o que estão a fazer.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3938 em: Setembro 18, 2023, 05:38:45 pm »
Tem que se compreender que a RR está a tentar conquistar público mais jovem, universitários e não só. É está a conseguir alguns, não tenho dados, não vou falar de cor, mas vejo jovens a falar na RR, no ED, quando eu tinha a idade deles era completamente impensável isso acontecer.
A RR sabe que pode perder habituais ouvintes, agora a grande questão é saber se são mais o que se estão afastar ou se são mais os que se estão a juntar.
Penso que os próximos estudos de audiências, nos vão tirar essas dúvidas.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3939 em: Setembro 18, 2023, 06:36:03 pm »
Não falam da RR. Falam do ED. São os tais pés de barro que já aqui foram abordados.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3940 em: Setembro 18, 2023, 07:24:58 pm »
Sim, são apostas de risco, por isso é que  eu concordo com aqueles que aqui dizem, que a RR tinha que mudar rapidamente a Playlist, lembro me que o Boxx várias vezes diz  isso aqui.
Porque este é um tipo de audiências muito importante para as rádios.
Hoje dias são eles os grandes consumidores.

Atento

• Hero Member
« Responder #3941 em: Setembro 18, 2023, 07:29:05 pm »
Sim, são apostas de risco, por isso é que  eu concordo com aqueles que aqui dizem, que a RR tinha que mudar rapidamente a Playlist, lembro me que o Boxx várias vezes diz  isso aqui.
Porque este é um tipo de audiências muito importante para as rádios.
Hoje dias são eles os grandes consumidores.

Playlist para aqui, playlist para ali...

O grande problema é a falta de outros conteúdos...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3942 em: Setembro 18, 2023, 07:32:22 pm »
Que conteúdos é que o meu caro quer que um público mais jovem ouça?
É estou a perguntar lhe porque não sei.
Talvez o que faz a Comercial, com alguns Podecast a serem transmitidos em alguns horários?

Atento

• Hero Member
« Responder #3943 em: Setembro 18, 2023, 07:51:48 pm »
Que conteúdos é que o meu caro quer que um público mais jovem ouça?
É estou a perguntar lhe porque não sei.
Talvez o que faz a Comercial, com alguns Podecast a serem transmitidos em alguns horários?

Público mais jovem?

Apostou no público dos 18-30 anos?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3944 em: Setembro 18, 2023, 08:35:46 pm »
Público universitário. Não se sabe mas a Joana Marques tem muita popularidade junto desse e a RR está a tentar conquistar, mas esse público não adere ao tipo de playlist actual da RR.
A minha filha(33 anos) , por exemplo...