Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090631 vezes)

JoaquimPSantos

• Jr. Member
  • **
Re: Renascença
« Responder #3855 em: Setembro 14, 2023, 03:12:26 pm »

Nao é pelo relato que se atrai jovens. Podcast de futebol disruptivos como Falsos Lentos ou Jogo Pelo Jogo atraem jovens ao áudio.

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk

Exatamente, e os relatos têm de seguir esse caminho.
Já muito pouca gente quer ouvir um relato 100% sério e formal.

Em Espanha, por exemplo,  não é isso que acontece...

As tvs permitem a possibilidade de as pessoas escolherem a rádio que querem ouvir...

Aliás,  a SER e a COPE , nas suas frentes desportivas, têm cada uma cerca de dois milhões de ouvintes, dos quais muitos são jovens, segundo os estudos...

São poucos os programas de tv , em Espanha, que atingem esses valores...

https://www.formulatv.com/audiencias/2023-09-13/
Mas ter os relatos no online é desvirtuar a Rádio uma vez que não emite em antena e no FM, mas uma faixa de áudio secundária em TV já pode ser usada como argumento?

Atento

• Hero Member
« Responder #3856 em: Setembro 14, 2023, 03:25:02 pm »

Nao é pelo relato que se atrai jovens. Podcast de futebol disruptivos como Falsos Lentos ou Jogo Pelo Jogo atraem jovens ao áudio.

Exatamente, e os relatos têm de seguir esse caminho.
Já muito pouca gente quer ouvir um relato 100% sério e formal.

Em Espanha, por exemplo,  não é isso que acontece...

As tvs permitem a possibilidade de as pessoas escolherem a rádio que querem ouvir...

Aliás,  a SER e a COPE , nas suas frentes desportivas, têm cada uma cerca de dois milhões de ouvintes, dos quais muitos são jovens, segundo os estudos...

São poucos os programas de tv , em Espanha, que atingem esses valores...

https://www.formulatv.com/audiencias/2023-09-13/
Mas ter os relatos no online é desvirtuar a Rádio uma vez que não emite em antena e no FM, mas uma faixa de áudio secundária em TV já pode ser usada como argumento?

As pessoas têm a imagem e depois as plataformas  permitem escolher o som para essa transmissão.  Tudo sincronizado, sem atrasos ou adiantamentos. As rádios em Espanha têm coberturas mais detalhadas com grandes nomes do que o canal pago que transmite os encontros.

Perante a tv, as rádios em Espanha não desinvestiram nas transmissões.  Pelo contrário,  investiram e deram-lhe outra roupagem às transmissões.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3857 em: Setembro 15, 2023, 12:33:30 am »
Gosto das análises do Memórias, sabe comentar as coisas no seu todo, posso nem sempre concordar( mas geralmente concordo) mas gosto de ler.

Quanto aos critérios, já percebi que os jogos dos chamados 3 grandes eles relatam em antena, os outros serão on line.
Na Taça não sei como vai ser, na Taça da Liga eles só transmitiam a partir dos 4os de final.
Na Champion e Liga Europa, exactamente os chamados 3 grandes e o Braga, on line.
A dúvida é a seleção. Mas penso que este apuramento, por já estar praticamente conseguido, continuará a ser on line...
Portanto, não deverá haver grandes dúvidas, só na Taça de Portugal.

Agradeço-lhe pelo elogio :)

O critério parece-me a espaços algo agudo (nas palavras do Manuel Machado) no desporto: razoável para a Liga Portuguesa, mas deveria ser dos três primeiros lugares e não dos três grandes. Começar a Taça da Liga pelos quartos de final será sempre confuso para o ouvinte que cai lá do nada, seria mais eficaz tratá-la como uma prova em que há uma espécie de final e finalíssima (semi-finais e final, respetivamente), na minha opinião.

Na Champions e Liga Europa deviam ser todas as equipas incluindo o Braga, até porque no próximo ano há alteração de critérios da presença de Portugal e das suas equipas nestas competições. São as provas em que apenas estão as equipas que levam Portugal mais longe, é confuso para o ouvinte não ter representado o Braga.

A seleção e a Taça de Portugal tem que haver coerência: seleção convinha que fossem Europeus e Mundiais ou então abstêm-se de todo e deixam para a concorrência; Taça de Portugal convinha que fosse igual à Taça da Liga (até porque a prova é similar de espírito, tem só é os da 3ª adicionalmente) e tivesse semi-final e final. Na minha opinião atenção também aos nomes das ligas: Seleção Portuguesa e Taça de Portugal. São coisas mais nacionais. Pode fazer confusão se o critério divergir entre as duas.

Ninguém entenderá uma situação em que nenhuma das duas é transmitida, ou apenas é transmitida via online. Na minha opinião, se se quer ajustar o desporto, tem que se reforçar a ideia de que os líderes e quem é importante está na Renascença. Até agora não ouvi uma única promo com estes ou outros ajustes ao desporto em antena, a explicar a lógica destas alterações, nem consta que por alturas da mudança da RR aqui há uns meses tenha havido alguém em estúdio a explicar essas alterações; se na altura se compreendia face à indecisão de quem gere (um pouco nefasta, admitamos) de manter ou não o desporto em antena, não se compreende agora que o regresso do desporto seja a meia-boca e pouco previsível.

Se não for para haver coerência no desporto, queimam-se as horas em que se emitia desporto, enviam-se ouvintes para a concorrência e depois esses ouvintes podem não voltar. A RR não tem grande margem para isso, pelo que convinha começar a dedicar alguma atenção mais organizada, digamos, ao desporto que emitem em antena.

Prefiro saber que não emitem de todo ou que emitem desta forma, com foco nos líderes e em quem leva Portugal mais longe que até é um reforço de marca interessante, do que a situação atual com desdobramentos extremamente confusa entre FM e online que deve estar a levar a uma perda de ouvintes relevante nestes segmentos.

Por fim, dado os relatadores da RR serem (ou eram, parece que houvesse quem tenha sido despedido?) de proa, teria sido uma ideia decente partilhar recursos com a SportTV usando o relato em simultâneo na RR e nessa transmissão. Aliás, servia de incentivo quer à escuta da RR, quer à subscrição da SportTV, era win-win... aqui acho que o que fazem em Espanha é o que devia acontecer cá.

Se a Antena 1 não o faz e não se chega à frente, que chegue a RR. Inclusive conseguiria endereçar a situação do dinheiro que se gasta com acreditações + reduzir potencialmente o peso dos salários destes profissionais na RR, acrescentando-lhes uma tranche boa vinda da SportTV, se calhar até subindo salários.

Ironicamente a SportTV já foi do mesmo grupo da TSF e isto nunca aconteceu (é só outra coisa absurda, mas enfim).
« Última modificação: Setembro 15, 2023, 12:41:13 am por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3858 em: Setembro 15, 2023, 10:22:33 am »
Pois, mas os relatos têm que levar uma volta ou tendem a acabar, porque nesta altura é algo muito de geração. Se hoje falarmos com 50 jovens, se encontramos 5 que ouvem relatos, já seria bom.

Fiz recentemente anos e num microcosmos do meu núcleo familiar mais chegado, resolvi fazer uma sondagem.
Eu, cada vez ouço mais a Observador, a minha mulher continua fiel à RR, o meu pai(de mais de 90 anos), fidelissimo à sua Ant1, meu genro, jovem irreverente, era muito de ouvir Ant3 e Vodafone FM, agora, todo Iniciativa Liberal, ouve sobretudo a Observador, a minha filha mais nova(22 anos), ainda anda pela Cidade FM, mas o que mais me surpreendeu foi a minha filha mais velha(33 anos), ainda é ouvinte da Comercial, mas cada vez mais a aderir à RR. Foi no trabalho que ouviu muito falar no ED, foi ouvir e agora é ouvinte das manhãs e gosta do T3 e, segundo ela, só não é mais ouvinte, porque não se identifica nada com a música que a RR passa e por isso ainda prefere a Comercial.
É apenas uma curiosidade, desculpem se isto não tem interesse nenhum...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3859 em: Setembro 15, 2023, 01:47:29 pm »
Mais uma ouvinte da RR que não gosta portanto da música da RR, nada que não se ande a dizer aqui há imenso...

Tem mesmo que haver o resto da volta. As horas de ponta foram muito bem remodeladas, há que reconhecer, e mesmo as do trabalho também, mas falta o resto.

Boxx

• Hero Member
« Responder #3860 em: Setembro 15, 2023, 02:07:45 pm »
Ninguém percebe a teimosia de manter esta playlist, que como já disse, tem praticamente todos os ingredientes do que pior se publicou nos anos 80 e 90.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3861 em: Setembro 15, 2023, 03:13:00 pm »
O decanissimo, Aurélio Carlos Moreira, com mais de 80 anos, vai ter novo desafio na RR, Sábados e Domingos, depois das 16, um espaço com músicas actuais, mas que são versões de músicas antigas.

E sempre um enorme prazer ouvir o grande e único Aurélio...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3862 em: Setembro 15, 2023, 03:41:07 pm »
Pois, mas os relatos têm que levar uma volta ou tendem a acabar, porque nesta altura é algo muito de geração. Se hoje falarmos com 50 jovens, se encontramos 5 que ouvem relatos, já seria bom.

Fiz recentemente anos e num microcosmos do meu núcleo familiar mais chegado, resolvi fazer uma sondagem.
Eu, cada vez ouço mais a Observador, a minha mulher continua fiel à RR, o meu pai(de mais de 90 anos), fidelissimo à sua Ant1, meu genro, jovem irreverente, era muito de ouvir Ant3 e Vodafone FM, agora, todo Iniciativa Liberal, ouve sobretudo a Observador, a minha filha mais nova(22 anos), ainda anda pela Cidade FM, mas o que mais me surpreendeu foi a minha filha mais velha(33 anos), ainda é ouvinte da Comercial, mas cada vez mais a aderir à RR. Foi no trabalho que ouviu muito falar no ED, foi ouvir e agora é ouvinte das manhãs e gosta do T3 e, segundo ela, só não é mais ouvinte, porque não se identifica nada com a música que a RR passa e por isso ainda prefere a Comercial.
É apenas uma curiosidade, desculpem se isto não tem interesse nenhum...
Em relação aos relatos, e até porque falo com conhecimento de causa, eles tendem a terminar, porque as rádios portuguesas não souberam readaptar-se à realidade do ouvinte.
Muitas vezes acabo por divergir nas opiniões que o colega de fórum "Atento" escreve, por outras ocasiões até há pontos de convergência.
Neste ponto dos relatos propriamente ditos, até tenho convergido imenso com a opinião dele, sobretudo quando ele compara a a readaptação (ou falta dela) das rádios portuguesas, com a readaptação das rádios dos restantes países europeus.
E aqui não estamos a falar de mercados, estamos a falar de mudar o panorama dos relatos, para que não se perca o ouvinte, tendo em conta as novas tendências da rádio.
Nestes últimos 10/15 anos, a única rádio que vi dar uma lufada de ar fresco às emissões tradicionais de relatos de futebol em Portugal, foi a Observador, que nem sequer tem departamento de desporto.
O estilo de emissão da Observador é a que está mais próxima daquilo que se faz nos restantes países europeus.
Em Portugal, todas as outras mantêm exatamente o mesmo estilo de emissão há 30 anos, e pouco ou nada mudou de lá para cá.
Os hábitos dos ouvintes mudam com o tempo, a chegada da nova tecnologia mete fora uma boa parte do que se vai fazendo em Portugal em termos de desporto.
A rádio, mas neste caso os relatos não souberam readaptar-se, e por isso, vão continuar com essa tendência de um dia terminarem por completo, ou ficarmos reduzidos a uma rádio nacional (ou pouco mais)

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3863 em: Setembro 15, 2023, 05:19:45 pm »
Tem toda a razão.
Faltou me falar na Observador e é um caso de estudo.
Às rádios têm que começar a pensar nisso, na malta mais jovem, que já não vai em relatos do modelo mais tradicional.

Voltando ao Aurélio, o seu programa vai ser em conjunto com a Miriam Gonçalves.
E também, este valoroso profissional vai ter um Podecast, com o nome " a música não tem idade."

LMS

• Full Member
« Responder #3864 em: Setembro 15, 2023, 07:47:29 pm »
O Estrela da Amadora vs FC Porto com relato apenas no site, muito por causa de um evento que a RR acompanha no Douro. Na emissão online não há publicidade.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3865 em: Setembro 15, 2023, 08:17:02 pm »
O Estrela da Amadora vs FC Porto com relato apenas no site, muito por causa de um evento que a RR acompanha no Douro. Na emissão online não há publicidade.
Pelo amor da Santa...
Se a RR se mantiver muito mais tempo à frente da Antena 1 no Porto é uma humilhação para a cidade.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #3866 em: Setembro 15, 2023, 08:38:00 pm »
Pelo amor da Santa...
Se a RR se mantiver muito mais tempo à frente da Antena 1 no Porto é uma humilhação para a cidade.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Anedótico!!!

Acabem de vez, como querem, com a seção de desporto.

LMS

• Full Member
« Responder #3867 em: Setembro 15, 2023, 08:40:11 pm »
[/quotes)

Mas hoje há técnico de som na Reboleira…

Se bem percebi o que disse o Luís Aresta no intervalo, amanhã o Vizela vs SL Benfica também só vai passar no site.

Conserto do Paulo Gonzo a passar em direto na “hora do Rosário”…

pdnf

• Hero Member
« Responder #3868 em: Setembro 15, 2023, 08:55:28 pm »
Mas se a RR é a Rádio Oficial do Douro Wine Fest o que é quese ia fazer? Pedimos desculpa, não vamos emitir o jogo? Vou voltar ao ponto, se o online não resultar, vainter de existir uma estratégia para quando existir esta duplicação de eventos. Não me consta que a Antena 3 tenha falecido no Verão por ter feito relatos do futebol feminino.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #3869 em: Setembro 15, 2023, 08:58:31 pm »
Mas se a RR é a Rádio Oficial do Douro Wine Fest o que é quese ia fazer? Pedimos desculpa, não vamos emitir o jogo? Vou voltar ao ponto, se o online não resultar, vainter de existir uma estratégia para quando existir esta duplicação de eventos. Não me consta que a Antena 3 tenha falecido no Verão por ter feito relatos do futebol feminino.

Tretas!