Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090710 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #3795 em: Setembro 10, 2023, 01:17:22 pm »
Tenho todo o gosto em explicar.
Então se a Renascença amanhã tiver resultados nas audiências residuais, as receitas quase nulas, obviamente que esse conceito de rádio católica tem que ser posto em causa e ser questionado.
Como, por exemplo, se a Universidade Católica amanhã tiver um número tão pequeno de alunos, também terá que se questionar o conceito de escola católica.
Mas era o povo católico, que deu tantos sinais de vitalidade durante as JMJ, a abandonar as suas instituições mais simbólicas. Seria terrível, um cenário dantesco.

Mas isso, seria sempre, repito, num cenário catástrofico.

Esperemos, pelo menos eu espero, que tal nunca se verifique....

Atento

• Hero Member
« Responder #3796 em: Setembro 10, 2023, 02:58:59 pm »
Tenho todo o gosto em explicar.
Então se a Renascença amanhã tiver resultados nas audiências residuais, as receitas quase nulas, obviamente que esse conceito de rádio católica tem que ser posto em causa e ser questionado.
Como, por exemplo, se a Universidade Católica amanhã tiver um número tão pequeno de alunos, também terá que se questionar o conceito de escola católica.
Mas era o povo católico, que deu tantos sinais de vitalidade durante as JMJ, a abandonar as suas instituições mais simbólicas. Seria terrível, um cenário dantesco.

Mas isso, seria sempre, repito, num cenário catástrofico.

Esperemos, pelo menos eu espero, que tal nunca se verifique....

"Conceito de rádio católica "

1- Quantas horas tem por dia a RR de conteúdos religiosos?

2- A RR só não desce mais graças à velinha acessa à Santa Marktest...

3- Esta "nova" RR é um equívoco protelado...

Danl

• Hero Member
« Responder #3797 em: Setembro 10, 2023, 03:18:56 pm »
Poderá o Grupo Renascença Multimédia vir a ser uma nova TVI versão finais dos anos 90? Deixo a pergunta no ar, na esperança  que a tenham compreendido...

Não acredito que enveredem por esse caminho... até porque, e alguém me corrija se estiver errado, a RR perderia o alvará caso deixasse de se assumir como a emissora católica portuguesa.

Quanto à questão das audiências... se sobe se descem... como escrevi anteriormente, das poucas pessoas que conheço que ouviam religiosamente a RR faziam-no só pela Bola Branca. E deixaram de o fazer, porque até na vertente desportiva ocorreram mudanças.

O quanto eu gostava que a RR tivesse uma playlist o ano inteiro semelhante à que coloca durante o Tríduo Pascal.

joao_s

• Hero Member
« Responder #3798 em: Setembro 10, 2023, 03:47:32 pm »
Foi escrito neste Fórum que a RR estaria mais moderna. Não li as razões desta ideia de modernidade da Renascença. A mim, a ideia que dá, é que a RR colocou essa cobertura de pretensa modernidade, está agora, coberta por essa fina película de modernidade, com aqueles novos jingles, sonoridade, mas é só isso. Retira-se essa cobertura e tresanda a mofo. A música mantém-se, ou a do passado, anos 80, ou se é recente é daquelas músicas fáceis, que ficam no ouvido, e outras rádios passam. A do 'má fama', por exemplo, 'Olarilólé Olarilólei'. Até que condiz bem com a RR. O 'Preço Certo', o programa que nunca mais acaba, e é sempre a mesma coisa. Podem dizer: 'ah e o programa da manhã?'...O programa da manhã é uma mediocridade, com todas aquelas Rubricas de colocarem as pseudo figuras públicas em ridiculo, e uma espécie apanhados (algo do passado, que não lembra a ninguém) e aquela boa disposição artificial, muito riso falso á mistura.

Em relação aos novos Jingles, qual o significado que querem passar na programação da RR:

'Música para sentir' - Sentir o quê?... Nostalgia, tédio, sono, repulsa...

'Informação para decidir' - que informação?... a do tempo... para saber o que levar vestido, se faz  sol ou chuva, frio. Qual a informação que a RR dá que as outras não deêm ?... Em relação ao transito, informação pela rama, a da Antena 1 é muito mais completa, e é dada ao longo de todo o dia. Noticiários curtos, de informação geral, sejamos sensatos, a informação não é o forte da RR.

Qual é a explicação da existência destes Jingles na Antena da RR?...de soarem bem... terem impacto... hummmm....Deve ser mais porque rimam. 'Olarilólé Olarilólei'

'Ai esta vida é uma roda que nunca dá certo
Mas está a ficar mais perto'.
'Há muita coisa que não volta mais
E há tanta coisa que ainda está para vir'
'Olarilólé Olarilólei'

É isto a Renascença! O Preço Certo da Rádio.

Concordo com a análise certeira. Ouvir esta estação traduz-se num enorme tédio, uma rádio chata, sem substância, sem identidade, sem nada de interesse, artificial, monótona, servem água destilada, os ouvintes não são pessoas, são percentagens, um convite a desligar. Formato sem interesse.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3799 em: Setembro 10, 2023, 04:18:50 pm »
Se a RR vier a subir para 8% breve breve já se calam com esta campanha.

Cheira-me que estamos num cenário típico de disparidade entre o que se escreve no fórum e o que se virá a verificar. Tem todos os sinais disso.
« Última modificação: Setembro 10, 2023, 04:21:25 pm por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #3800 em: Setembro 10, 2023, 05:29:39 pm »
Se a RR vier a subir para 8% breve breve já se calam com esta campanha.

Cheira-me que estamos num cenário típico de disparidade entre o que se escreve no fórum e o que se virá a verificar. Tem todos os sinais disso.

Se a RR chegar aos 8% nos estudos da Marktest, é o mundo ao contrário e, obviamente,  a empresa tem de ser investigada e, quiçá,  alvo de uma sindicância.

radio do sul

• Full Member
« Responder #3801 em: Setembro 10, 2023, 06:43:00 pm »
A RR já põe as vidas profissionais em jogo com os seus trabalhadores quando em qualquer mudança que faz não mexe um milímetro na sua maravilhosa playlist...

Aqui sim, um conservadorismo que deveria ser posto de parte. Não sei se nas afinações de Setembro vamos ter ajustes à playlist, mas o que eu sei é que há mesmo muito para escavar na parte musical. Pode perfeitamente ter os novos hits, pode perfeitamente ter música antiga e pode perfeitamente diversificar e muito na seleção musical que faz na continuidade. Os The Cure têm diversas músicas que não passam na RR, por exemplo, que são catchy; os Nine Inch Nails também não passam e poderiam passar necessariamente com critério e com cuidado (quem conhece a banda percebe o que quero dizer); os Madredeus foram desintegrados da playlist da RR desde talvez a era do Rui Pêgo e têm perfeitamente lugar num Hotel Califórnia, de maneira bem doseada durante o dia também, e até ajudam ao espírito católico da coisa...

É possível puxar o envelope e ao mesmo tempo manter um certo recato que neutralize a coisa perante ouvintes mais velhos, mas apele a ouvintes mais novos/culturados, rejuvenescendo a audiência da Emissora Católica Portuguesa e apanhando um público diferente da RFM. É tão frustrante ver o estado atual da playlist que quase me dá vontade de dizer que bem perdia o amor a uns euros e ia a Lisboa mostrar umas músicas e umas coisas diferentes ao programador, a ver se ele mete aquilo a "afiambrar" mais fino...

Um ponto que me preocupa na RR é o estado atual da informação. Numa escuta de 1h, em que apanho dois boletins, ultimamente não há um que eu possa considerar que foi bem organizado ou que está limpo de erros. Um!

Esta manhã, o destaque era para o sismo de Marrocos, que sim, é muito importante, mas há mais mundo a acontecer. Pois num boletim de 3 minutos, ocupou dois minutos e meio de manhã. Apenas às 13h houve mínimos de equilíbrio: Marrocos caiu para 2 minutos e o resto foi já razoavelmente preenchido com sociedade e desporto.

Sim, eu queria boletins do Porto, mas eu quero boletins feitos como deve ser, francamente! Fazer do Porto e depois serem constantemente estes erros é de alguém arranjar editores em condições para Gaia, pelo amor da santinha.

Para isto não ser só falar mal e etc: excelente Hotel Califórnia de hoje, com música e intervenções muito diferenciadoras. É um programa que aos Sábados cada vez mais faz a diferença e estenderem para 3h pela falta do Em Nome da Lei ficou um resultado francamente agradável (não sou ouvinte para o Em Nome da Lei da Marina Pimentel, programa que sinceramente nem me faz sentido à hora que passa e que podia transitar para as relativamente vazias tardes da RR ao fim de semana).

Atenção no entanto às montagens, porque mesmo ao fim da hora das 11 (11:57) o Paulino Coelho foi atropelado nos últimos 5 segundos da intervenção pela informática, com a música a entrar toda em cima e ele lá ao fundo a dizer umas coisas. Parece ter sido erro, porque na hora seguinte ele fez um take de forma mais personalizada e a coisa fluiu muito bem.

As tardes vêm sendo asseguradas por estes dias pelo Óscar Daniel, que me anda a fazer umas aberturas de hora completamente desesperadas e sem vontade de viver às 14h, mas que fora disso está como se estivesse no Oceano Pacífico... o que até resulta bastante bem. Prefiro-o face à Miriam Gonçalves e por acaso até face à Sónia Santos, embora neste 2º caso pela margem mínima porque ambos são bons.

Alguém dê algum alento ao homem e o meta em coisas que ele goste, que não há muitas vozes negras na rádio já e esta é das notáveis. O homem deu tudo pela casa e merece muito mais do que ser relegado para o trânsito. Muito mais.

Realmente nota-se a desmotivação do Óscar Daniel, sobretudo nas saudações e nas despedidas (tão estranhas que nem refere que volta no dia seguinte no mesmo horário e a Sónia Santos anunciou que ia de férias). Excelente voz com registo de Oceano Pacífico. Fez um notável trabalho de  interação via telefone na madrugada nas JMJ. Esta voz e as suas qualidades não podem ser remetidas para 2/3 minutos diários de informação de trânsito e madrugadas de fim de semana!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3802 em: Setembro 11, 2023, 10:53:18 am »
E no regresso das Três da Manhã, à nota vai para a redução do tempo da ED da Joana...
Pouco mais de 10. Será que só foi hoje? Fica a dúvida...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3803 em: Setembro 11, 2023, 01:29:23 pm »
O espaço da Joana sempre variou entre 10 e 15 minutos...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3804 em: Setembro 11, 2023, 01:58:58 pm »
O espaço da Joana sempre variou entre 10 e 15 minutos...

Aquando da reforma na RR, baixou de tempo, chegava a ir quase aos 20, e começou a ficar pelos 10 minutos. Salvo erro, a Joana chegou a dizer que teve de encurtar.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3805 em: Setembro 11, 2023, 02:15:43 pm »
Então será ainda menos.
Ja estava no carro e reparei que o noticiário das 8 durou 8 M, depois trânsito e tempo e uma música é ED acabou eram 8.24. Quando habitualmente acabava por volta das 8.30...

Danl

• Hero Member
« Responder #3806 em: Setembro 11, 2023, 03:01:59 pm »
Sinceramente não entendo estes critérios... então o jogo Portugal x Luxemburgo de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024 é transmitido em exclusivo no site?! A RR deixa assim fugir ouvintes para as rádios que transmitem o encontro, também em FM, nomeadamente para a Antena1, TSF e Observador.
Não haveria hipótese de antecipar a recitação do Rosário e quando esta terminasse entrava a Bola Branca? 

Imagine-se que se tratava de uma partida decisiva para o apuramento da seleção portuguesa...

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3807 em: Setembro 11, 2023, 04:17:45 pm »
Sinceramente não entendo estes critérios... então o jogo Portugal x Luxemburgo de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024 é transmitido em exclusivo no site?! A RR deixa assim fugir ouvintes para as rádios que transmitem o encontro, também em FM, nomeadamente para a Antena1, TSF e Observador.
Não haveria hipótese de antecipar a recitação do Rosário e quando esta terminasse entrava a Bola Branca? 

Imagine-se que se tratava de uma partida decisiva para o apuramento da seleção portuguesa...

Caro Dani,
A não transmissão do Rosário não aflige os dirigentes da Renascença. O que os aflige é que a transmissão em direto do jogo de futebol em antena impossibilitasse a emissão habitual da "Rádio Spotify" em que a RR se tornou.
Cumprimentos.

Boxx

• Hero Member
« Responder #3808 em: Setembro 11, 2023, 07:36:46 pm »
Creio que aquilo vai acabar tudo “ spatifado…

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3809 em: Setembro 11, 2023, 09:10:02 pm »
O rídiculo total: apanhei o Rui Miguel Tovar, sozinho, a falar àa 19h20 sobre... a seleção da qualificação para o Mundial 88. É como se vivessem numa realidade paralela onde a bela exibição de hoje não exisitisse.