Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090720 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #3780 em: Setembro 09, 2023, 01:08:20 pm »
Alguém conhece o treinador da seleção nacional, Roberto Martinis?

Ouvi a referência a essa espirituosa Seleção no jornal das 13h.  ::) :D

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #3781 em: Setembro 09, 2023, 05:41:17 pm »
Foi escrito neste Fórum que a RR estaria mais moderna. Não li as razões desta ideia de modernidade da Renascença. A mim, a ideia que dá, é que a RR colocou essa cobertura de pretensa modernidade, está agora, coberta por essa fina película de modernidade, com aqueles novos jingles, sonoridade, mas é só isso. Retira-se essa cobertura e tresanda a mofo. A música mantém-se, ou a do passado, anos 80, ou se é recente é daquelas músicas fáceis, que ficam no ouvido, e outras rádios passam. A do 'má fama', por exemplo, 'Olarilólé Olarilólei'. Até que condiz bem com a RR. O 'Preço Certo', o programa que nunca mais acaba, e é sempre a mesma coisa. Podem dizer: 'ah e o programa da manhã?'...O programa da manhã é uma mediocridade, com todas aquelas Rubricas de colocarem as pseudo figuras públicas em ridiculo, e uma espécie apanhados (algo do passado, que não lembra a ninguém) e aquela boa disposição artificial, muito riso falso á mistura.

Em relação aos novos Jingles, qual o significado que querem passar na programação da RR:

'Música para sentir' - Sentir o quê?... Nostalgia, tédio, sono, repulsa...

'Informação para decidir' - que informação?... a do tempo... para saber o que levar vestido, se faz  sol ou chuva, frio. Qual a informação que a RR dá que as outras não deêm ?... Em relação ao transito, informação pela rama, a da Antena 1 é muito mais completa, e é dada ao longo de todo o dia. Noticiários curtos, de informação geral, sejamos sensatos, a informação não é o forte da RR.

Qual é a explicação da existência destes Jingles na Antena da RR?...de soarem bem... terem impacto... hummmm....Deve ser mais porque rimam. 'Olarilólé Olarilólei'

'Ai esta vida é uma roda que nunca dá certo
Mas está a ficar mais perto'.
'Há muita coisa que não volta mais
E há tanta coisa que ainda está para vir'
'Olarilólé Olarilólei'

É isto a Renascença! O Preço Certo da Rádio.
« Última modificação: Setembro 09, 2023, 05:43:24 pm por Luis P Borges »

Atento

• Hero Member
« Responder #3782 em: Setembro 09, 2023, 06:05:19 pm »
Foi escrito neste Fórum que a RR estaria mais moderna. Não li as razões desta ideia de modernidade da Renascença. A mim, a ideia que dá, é que a RR colocou essa cobertura de pretensa modernidade, está agora, coberta por essa fina película de modernidade, com aqueles novos jingles, sonoridade, mas é só isso. Retira-se essa cobertura e tresanda a mofo. A música mantém-se, ou a do passado, anos 80, ou se é recente é daquelas músicas fáceis, que ficam no ouvido, e outras rádios passam. A do 'má fama', por exemplo, 'Olarilólé Olarilólei'. Até que condiz bem com a RR. O 'Preço Certo', o programa que nunca mais acaba, e é sempre a mesma coisa. Podem dizer: 'ah e o programa da manhã?'...O programa da manhã é uma mediocridade, com todas aquelas Rubricas de colocarem as pseudo figuras públicas em ridiculo, e uma espécie apanhados (algo do passado, que não lembra a ninguém) e aquela boa disposição artificial, muito riso falso á mistura.

Em relação aos novos Jingles, qual o significado que querem passar na programação da RR:

'Música para sentir' - Sentir o quê?... Nostalgia, tédio, sono, repulsa...

'Informação para decidir' - que informação?... a do tempo... para saber o que levar vestido, se faz  sol ou chuva, frio. Qual a informação que a RR dá que as outras não deêm ?... Em relação ao transito, informação pela rama, a da Antena 1 é muito mais completa, e é dada ao longo de todo o dia. Noticiários curtos, de informação geral, sejamos sensatos, a informação não é o forte da RR.

Qual é a explicação da existência destes Jingles na Antena da RR?...de soarem bem... terem impacto... hummmm....Deve ser mais porque rimam. 'Olarilólé Olarilólei'

'Ai esta vida é uma roda que nunca dá certo
Mas está a ficar mais perto'.
'Há muita coisa que não volta mais
E há tanta coisa que ainda está para vir'
'Olarilólé Olarilólei'

É isto a Renas
cença! O Preço Certo da Rádio.

Se ao menos fosse o Preço Certo da  Rádio tinha boa disposição e espontaneidade como tem o televisivo...

Só que não!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3783 em: Setembro 09, 2023, 06:22:03 pm »
Opiniões, são opiniões, apenas isso, apesar de muito respeitáveis.
Mas hoje e sempre as audiencias não querem saber das opiniões do bem pensantes.
Veja se por exemplo as três da Manhã, que até outras rádios já Passaram ( por exemplo, a Comercial, de um outro grupo), um caso raro de um programa que caiu no goto de grande parte dos portugueses e que a Joana Marques até pertence à equipa criativa do programa do Ricardo Araújo Pereira.
E o que seria da RFM se as audiências correspondesse ao que já foi dito dela? , exactamente pelas tais opiniões bem pensantes? Estaria bem abaixo de 1%. Só que não!
Ora portanto, mais opinião ou menos opinião dos bem pensantes, não será por aí, que vai ter mais ou menos audiência.
Siga...
« Última modificação: Setembro 09, 2023, 06:24:22 pm por Julio Carvalho »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3784 em: Setembro 09, 2023, 08:48:40 pm »
Subscrevo completamente. Neste momento a RR é uma rádio musical "tout-court".

Não me digam que não quando temos noticiários de 3 minutos ao longo do dia, tirando uma ou outra excepção e um ou outro programa.

A RR precisa de uma grande volta, acho que este não é o caminho certo, e os resultados penso que se verão em breve.
« Última modificação: Setembro 09, 2023, 09:01:15 pm por AG »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3785 em: Setembro 09, 2023, 09:08:41 pm »
Concordo, com a primeira parte do texto, já não concordo nada com segunda.
Concordo que a RR é hoje sobretudo uma rádio musical e, com música que podia ser bem melhor ( concordo com um post atrás do Boxx).
Ja não não concordo com a volta que a RR tem que dar. Ainda agora deu uma grande volta e agora ia dar outra?
Primeiro tem que se ver os próximos resultados das audiências ( com velhinhas ou sem velhinhas) e depois tem sobretudo pensar e pensar muito e não a dar voltas e voltas.
Para já, os anúncios estão a aumentar o que significa que a RR está a agradar aos anunciantes e isso já é positivo para a RR.
Mas as audiências é que vão determinar o futuro da RR, como de qualquer rádio de cariz comercial...

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3786 em: Setembro 09, 2023, 10:27:21 pm »
Concordo, com a primeira parte do texto, já não concordo nada com segunda.
Concordo que a RR é hoje sobretudo uma rádio musical e, com música que podia ser bem melhor ( concordo com um post atrás do Boxx).
Ja não não concordo com a volta que a RR tem que dar. Ainda agora deu uma grande volta e agora ia dar outra?
Primeiro tem que se ver os próximos resultados das audiências ( com velhinhas ou sem velhinhas) e depois tem sobretudo pensar e pensar muito e não a dar voltas e voltas.
Para já, os anúncios estão a aumentar o que significa que a RR está a agradar aos anunciantes e isso já é positivo para a RR.
Mas as audiências é que vão determinar o futuro da RR, como de qualquer rádio de cariz comercial...

Meu caro,
Já não se aguenta, o Júlio parece um disco riscado!
A Renascença não deu nenhuma volta grande. O quanto muito parece que deu, mas não deu. Deu efetivamente uma grande volta em 2010 para se tornar uma rádio mais musical, mas ainda assim generalista, ou outra volta grande em 2016 para se tornar informativa. Em 2023 a montanha pariu um rato.
Cumprimentos.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3787 em: Setembro 09, 2023, 10:45:08 pm »
E vou continuar a ser um disco riscado e bem riscado, as audiências é que determinar se o caminho está certo ou errado.
Imagina que sobe? Aí, o que vai dizer?
É se descer? Tem que parar para pensar, porque rádio não brincadeira de miúdos.
Agora vi, que por aqui toda a gente quer que desça e desça muito.
OK, mas depois lá vem mais despedimentos e aí ai a Renascença acabar com a redação.
Aliás durante muito tempo a RR não tinha redação.
Mas repito, isto não é uma brincadeira ou um joguinho, estão muitas vidas profissionais em jogo.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3788 em: Setembro 09, 2023, 11:08:47 pm »
A RR já põe as vidas profissionais em jogo com os seus trabalhadores quando em qualquer mudança que faz não mexe um milímetro na sua maravilhosa playlist...
« Última modificação: Setembro 09, 2023, 11:13:50 pm por radiokilledtheMTVstar »

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3789 em: Setembro 09, 2023, 11:15:26 pm »
Poderá o Grupo Renascença Multimédia vir a ser uma nova TVI versão finais dos anos 90? Deixo a pergunta no ar, na esperança  que a tenham compreendido...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3790 em: Setembro 09, 2023, 11:31:34 pm »
Claro que pode, ou então acabar com a redação e o departamento desportivo e fazer como a Bauer, ter meia dúzia de jornalistas para assegurarem os serviços osos até às 20h.
É um caminho de certeza mais sustentável.
Mas a RR, quer fazer esforço para isso não acontecer, porque seria sempre um revés.
Mas para isso é preciso subir nas audiências.
Porque até 1980 a RR não tinha redação, nem departamento desportivo.

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3791 em: Setembro 10, 2023, 12:09:52 am »
Caro Júlio,
Chegou a afirmar há uns meses atrás que até o próprio conceito de rádio católica poderia cair, se não houvesse melhoria ou houvesse queda nas audiências da Renascença. O que tinha em mente quando escreveu aqui isso?
Não é uma crítica em forma de pergunta, é mesmo só uma pergunta.
Cumprimentos.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3792 em: Setembro 10, 2023, 01:34:23 am »
A RR já põe as vidas profissionais em jogo com os seus trabalhadores quando em qualquer mudança que faz não mexe um milímetro na sua maravilhosa playlist...

Aqui sim, um conservadorismo que deveria ser posto de parte. Não sei se nas afinações de Setembro vamos ter ajustes à playlist, mas o que eu sei é que há mesmo muito para escavar na parte musical. Pode perfeitamente ter os novos hits, pode perfeitamente ter música antiga e pode perfeitamente diversificar e muito na seleção musical que faz na continuidade. Os The Cure têm diversas músicas que não passam na RR, por exemplo, que são catchy; os Nine Inch Nails também não passam e poderiam passar necessariamente com critério e com cuidado (quem conhece a banda percebe o que quero dizer); os Madredeus foram desintegrados da playlist da RR desde talvez a era do Rui Pêgo e têm perfeitamente lugar num Hotel Califórnia, de maneira bem doseada durante o dia também, e até ajudam ao espírito católico da coisa...

É possível puxar o envelope e ao mesmo tempo manter um certo recato que neutralize a coisa perante ouvintes mais velhos, mas apele a ouvintes mais novos/culturados, rejuvenescendo a audiência da Emissora Católica Portuguesa e apanhando um público diferente da RFM. É tão frustrante ver o estado atual da playlist que quase me dá vontade de dizer que bem perdia o amor a uns euros e ia a Lisboa mostrar umas músicas e umas coisas diferentes ao programador, a ver se ele mete aquilo a "afiambrar" mais fino...

Um ponto que me preocupa na RR é o estado atual da informação. Numa escuta de 1h, em que apanho dois boletins, ultimamente não há um que eu possa considerar que foi bem organizado ou que está limpo de erros. Um!

Esta manhã, o destaque era para o sismo de Marrocos, que sim, é muito importante, mas há mais mundo a acontecer. Pois num boletim de 3 minutos, ocupou dois minutos e meio de manhã. Apenas às 13h houve mínimos de equilíbrio: Marrocos caiu para 2 minutos e o resto foi já razoavelmente preenchido com sociedade e desporto.

Sim, eu queria boletins do Porto, mas eu quero boletins feitos como deve ser, francamente! Fazer do Porto e depois serem constantemente estes erros é de alguém arranjar editores em condições para Gaia, pelo amor da santinha.

Para isto não ser só falar mal e etc: excelente Hotel Califórnia de hoje, com música e intervenções muito diferenciadoras. É um programa que aos Sábados cada vez mais faz a diferença e estenderem para 3h pela falta do Em Nome da Lei ficou um resultado francamente agradável (não sou ouvinte para o Em Nome da Lei da Marina Pimentel, programa que sinceramente nem me faz sentido à hora que passa e que podia transitar para as relativamente vazias tardes da RR ao fim de semana).

Atenção no entanto às montagens, porque mesmo ao fim da hora das 11 (11:57) o Paulino Coelho foi atropelado nos últimos 5 segundos da intervenção pela informática, com a música a entrar toda em cima e ele lá ao fundo a dizer umas coisas. Parece ter sido erro, porque na hora seguinte ele fez um take de forma mais personalizada e a coisa fluiu muito bem.

As tardes vêm sendo asseguradas por estes dias pelo Óscar Daniel, que me anda a fazer umas aberturas de hora completamente desesperadas e sem vontade de viver às 14h, mas que fora disso está como se estivesse no Oceano Pacífico... o que até resulta bastante bem. Prefiro-o face à Miriam Gonçalves e por acaso até face à Sónia Santos, embora neste 2º caso pela margem mínima porque ambos são bons.

Alguém dê algum alento ao homem e o meta em coisas que ele goste, que não há muitas vozes negras na rádio já e esta é das notáveis. O homem deu tudo pela casa e merece muito mais do que ser relegado para o trânsito. Muito mais.
« Última modificação: Setembro 10, 2023, 01:37:02 am por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3793 em: Setembro 10, 2023, 10:48:57 am »
Caro Cristiano, tem a certeza que eu disso da RR deixar de ser católica?????
Ou foi uma gralha ou o meu caro está a confundir alguma coisa.
Então se a RR, é da Igreja ia deixar de ser católica? Isso não faz sentido nenhum e eu não estou maluco. A menos que fosse vendida, como foi a TVI.
E repare, que eu quando falei em acabar com a redação e o departamento desportivo, não falei em acabar com o departamento de programas especiais, que é o sector que programas as emissões de cariz católico.
Isso aí, meu caro, a RR terá que ser SEMPRE católica e cumprir esses propósitos.
Sobre isso, que não fique nenhuma dúvida.

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3794 em: Setembro 10, 2023, 12:12:56 pm »
O Atento é engraçado, acredito nas audiências se elas forem do meu agrado ( a RR a ir ao fundo), não acredito se não forem( a RR subir).
Giro.
Às pessoas tem todo o direito de não gostarem do novo rumo da Católica, mas vejamos muitos também não gostam da RFM, Comercial e M80, mas esmagadora maioria gosta e ouve.
Portanto, por necessidade, para agradar aos ouvintes e até anunciantes a programação é esta.
Ninguém é obrigado a ouvir, assim como  ninguém é obrigado a ouvir, por exemplo a RFM.

Se nos três ou quatro próximos barómetro de audiências sair que a RR está a descer, obviamente que até o próprio conceito de rádio católica tem que
 ser posto em causa.
Mas até lá, este o caminho escolhido. Já falei com um responsável, que o principal obstáculo, para já, tem sido o Terço, com mensagens e telefonemas, mas por gente que nem ouvinte assíduo da Renascença é!
Mas também fui informado que já à muito não assistia a tanto entusiasmo dos profissionais, quando à uns meses era bem difrenteo ambiente na casa.
Diria, que o principal problema vai ser mesmo o Terço..

Caro Júlio,
Aqui está o que escreveu neste fórum e quando escreveu. Eu não estava a confundir nada e tb não me pareceu que fosse uma gralha da sua parte. Posto isto, se quiser e puder, pode explicar se melhor.
Cumprimentos.