Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090787 vezes)

LMS

• Full Member
Re: Renascença
« Responder #3720 em: Setembro 02, 2023, 09:49:04 pm »
Nas transmissões desportivas, a RR deverá ter cortado no técnico de som nos estádios. A última vez que apanhei relato com apoio desse profissional foi na Super-taça. Não tenho ouvido em FM, mas tal como já aqui disseram,  online ora-se um ligeiro ruído de fundo e a qualidade do som baixou, ainda q seja bem audível.
Noutro prisma, ainda só apanhei jogos comentados pelo José Nuno Azevedo e pelo João Ferreira. Ou seja, não há comentadores a “sul”.
Última nota para o facto do Pedro Azevedo e do João Paulo Ribeiro, para além de relatos, fazerem coordenação em estúdio de edições da BB com transmissão de jogos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3721 em: Setembro 03, 2023, 02:08:16 am »
A Aura Miguel revelou em antena aquando das JMJ que o facto de não acompanhar  o Papa na Mongólia tinha a ver como o orçamento da RR não dar para tudo.

Se é esse o motivo, parece-me razoável. Por muito que nos custe, e isso está intimamente relacionado com o tamanho do nosso país, o nosso mercado não é o espanhol, logo comparar com a COPE nesse domínio não me parece razoável.

Coisa diferente, é no tipo de programação, porque, à nossa escala, as rádios podiam e deviam ser mais similares. Crítica idêntica vai direitinha para a Antena 1 versus RNE 1. Por isso é que ambas têm também redes nacionais musicais, por isso não deveriam sê-lo em grande parte do dia.

Desculpem voltar a este offtopic, mas ainda ontem tinha esta conversa com alguém que descobriu que tinha um amigo de infância a trabalhar na TSF, e, "pressionada" resolveu mudar do duopólio. Não aguentou mais que 2h. Porquê? Não é a falta da música, simplesmente, o conteúdo é irrelevante e aborrecido. O mesmo se pode dizer de muitos dos enlatados da Antena 1.

Reparem, Espanha tem 5 rádios generalistas (quase) totalmente de palavra, RNE 1, COPE, SER, ONDACERO, ESRADIO e mais 1 informativa, que tem desdobramentos regionais, a RNE 5, sendo que na liderança do mercado estão duas rádios que passam música 1% do tempo, se tanto.Dentre as musicais, a Los 40 faz o dobro, repito, o dobro, que a segunda posicionada, a Cadena 100, dá para perceber que nas musicais, RFM e Comercial metem qualquer uma delas num bolso. É observação empírica, mas não é à toa que na raia se apanhe como música de fundo uma das nossas duas rádios e não as respetivas musicais deles.

Volto a tocar no mesmo ponto, somos todos latinos, povos com níveis culturais idênticos entre si, penso que a razão pela qual o nosso quarteto se refugia tanto na música, não será tanto falta de orçamento, mas sim alguma falta de apresentação ao mercado de um produto que o cative, coisa que as nossas musicais souberam fazer com mestria, daí que dominem o mercado de uma forma esmagadora.

Convenhamos que, fora as madrugadas, existiria conteúdo para não haver música em antena (exceto programas especializados, como seja, por exemplo, uma Noite em Forma de Assim) na Antena 1, RR, TSF e Observador. Veja-se que temos 4 TV's sem entretenimento 24/h dia a emitir. E, por favor, não me venham falar dos papagaios, porque temos animadores excelentes dos 25 aos 70, muitos nas musicais a fazer painéis de continuidade, onde qualquer dia são substituídos por um robot, infelizmente. O país é o mesmo na TV e na rádio, e no caso dos referidos canais, diria que a imagem é um aspeto absolutamente secundário. Por outro lado, algo me diz que a publicidade em rádios generalistas deve ser bem mais cara do que nas musicais, só não o será porque este quarteto tem audiências que todas somadas, não chegam a bater a RFM. Lembrem-se de uma coisa: o problema raramente é do lado da procura. Agora, os consumidores só procuram o que o mercado tem para oferecer. Microeconomia I...  ;D ;D
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3722 em: Setembro 03, 2023, 09:35:41 am »
Nas transmissões desportivas, a RR deverá ter cortado no técnico de som nos estádios. A última vez que apanhei relato com apoio desse profissional foi na Super-taça. Não tenho ouvido em FM, mas tal como já aqui disseram,  online ora-se um ligeiro ruído de fundo e a qualidade do som baixou, ainda q seja bem audível.
Noutro prisma, ainda só apanhei jogos comentados pelo José Nuno Azevedo e pelo João Ferreira. Ou seja, não há comentadores a “sul”.
Última nota para o facto do Pedro Azevedo e do João Paulo Ribeiro, para além de relatos, fazerem coordenação em estúdio de edições da BB com transmissão de jogos.
Confirmo a questão dos técnicos nos estádios.
Neste momento, só a Antena 1 leva técnico.
A TSF já deixou de levar há anos, e a Renascença deixou de levar esta época (pelo menos nos jogos a sul, a norte não sei)

Atento

• Hero Member
« Responder #3723 em: Setembro 03, 2023, 11:25:07 am »
A TSF já deixou de levar há anos, e a Renascença deixou de levar esta época (pelo menos nos jogos a sul, a norte não sei)

Creio que no campeonato a Antena1 só tem técnicos nos jogos em que participam o SLB, FCP, SCB e SCP.

Atento

• Hero Member
« Responder #3724 em: Setembro 03, 2023, 03:58:40 pm »
Aguardando pelas notas do forista Júlio Carvalho, informo que a RR vai transmitir a Eucaristia a partir das 16:00 presidida pelo Novo Cardeal Patriarca de Lisboa.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3725 em: Setembro 03, 2023, 04:49:57 pm »
Forista Atento, para já a Diocese de Lisboa, ainda só tem Patriarca e Cardeal só o Auxiliar.

Ora sobre a RR, devo dizer que estou profundamente desapontado com o que tenho ouvido nestes últimos tempos.
A maior desilusão tem que ser o Hotel Califórnia, que ameaça ser o Oceano Pacífico da RFM, só vale pelo nome e apresentação dos seus animadores.
Pergunto, onde está aquele programa, que ia  ressuscitar os serões da rádio, com muitos convidados?
O programa começa a não ser nada.
Disse aqui que este era um horário difícil, mas nem uma tentativa houve para contrair essa dificuldade.
Disse também aqui à tempos que a programação da RR, era o trio da manhã e pouco mais e a verdade é que continua a ser.
Os finais de tarde, penso que ainda estão pior, apesar de até estar a gostar da apresentação do trio, mas sensação que me dá é que há um imenso vazio. Pouco conteúdo, poucas entrevistas, pouca participação do auditório.
Para o programa funcionar terá que ter outras tarefas, funções e funcionalidades.
E mesmo nos horários de continuidade, da Teresa e da Sónia, podia haver pequenos apontamentos, breves entrevistas, rubricas curtas, por exemplo, a sugestão de um filme ou de um livro.

Enfim, reconheço que para já, o caminho tem que ser este, mas não desta maneira...
« Última modificação: Setembro 03, 2023, 04:52:22 pm por Julio Carvalho »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3726 em: Setembro 03, 2023, 05:29:50 pm »
Setembro começa mesmo bem com o adiamento do regresso das Três da Manhã e hoje com um painel da Miriam Gonçalves entre as 12h e as... 17h45.

Atento

• Hero Member
« Responder #3727 em: Setembro 03, 2023, 05:51:49 pm »
Setembro começa mesmo bem com o adiamento do regresso das Três da Manhã e hoje com um painel da Miriam Gonçalves entre as 12h e as... 17h45.

Então nem sequer atualizaram a programação...

Está a ser transmitida a Eucaristia, presidida pelo novo Cardeal Patriarca,  desde as 16:00...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3728 em: Setembro 03, 2023, 06:52:24 pm »
O regresso de férias das três da manhã não foi adiado, antes delas irem de férias foi referida a data de 7 de Setembro. Isto porque, devido às Jornadas elas ainda trabalharam na primeira semana de Agosto...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3729 em: Setembro 03, 2023, 09:03:07 pm »

Creio que no campeonato a Antena1 só tem técnicos nos jogos em que participam o SLB, FCP, SCB e SCP.
Sim.
Não faz sentido para um jogo com apenas um repórter, estar a ir um técnico.
Não anda a chover tantos técnicos como isso...

LMS

• Full Member
« Responder #3730 em: Setembro 03, 2023, 10:04:20 pm »
Em Braga, a RR tem no estádio o técnico José Luís Moreira e nota-se a diferença na qualidade do som. Arrisco dizer que a opção passa por ter técnico nos chamados jogos grandes…

pdnf

• Hero Member
« Responder #3731 em: Setembro 03, 2023, 10:32:01 pm »
O regresso de férias das três da manhã não foi adiado, antes delas irem de férias foi referida a data de 7 de Setembro. Isto porque, devido às Jornadas elas ainda trabalharam na primeira semana de Agosto...

Eu quase que posso jurar que cheguei a ouvir 4, e tem razão depois no 7 e não 8 (pensei que 8 era quinta). O 11 não me choca, é uma segunda-feira. Como disse, não me parece que seja muito relevante, a Teresa dá bem conta do recado, e ainda nem sequer começaram as aulas.

Forista Atento, para já a Diocese de Lisboa, ainda só tem Patriarca e Cardeal só o Auxiliar.

Ora sobre a RR, devo dizer que estou profundamente desapontado com o que tenho ouvido nestes últimos tempos.
A maior desilusão tem que ser o Hotel Califórnia, que ameaça ser o Oceano Pacífico da RFM, só vale pelo nome e apresentação dos seus animadores.
Pergunto, onde está aquele programa, que ia  ressuscitar os serões da rádio, com muitos convidados?
Disse aqui que este era um horário difícil, mas nem uma tentativa houve para contrair essa dificuldade.
Disse também aqui à tempos que a programação da RR, era o trio da manhã e pouco mais e a verdade é que continua a ser.
Os finais de tarde, penso que ainda estão pior, apesar de até estar a gostar da apresentação do trio, mas sensação que me dá é que há um imenso vazio. Pouco conteúdo, poucas entrevistas, pouca participação do auditório.
Para o programa funcionar terá que ter outras tarefas, funções e funcionalidades.
E mesmo nos horários de continuidade, da Teresa e da Sónia, podia haver pequenos apontamentos, breves entrevistas, rubricas curtas, por exemplo, a sugestão de um filme ou de um livro.

Enfim, reconheço que para já, o caminho tem que ser este, mas não desta maneira...

Confesso que ainda não ouvi o Hotel Califórnia versão noturna vezes suficientes para o comentar, portanto, vou-me abster de o fazer. Normalmente nas noites quando ouço rádio, quase sempre escolho a Antena 1, ou se estiver num modo mais mexido, o GNO.
No que respeita aos painéis de continuidade, baseando-me no que está a passar no RadioText, diria que o facto de não existir rubricas só está relacionado com uma opção de ter essencialmente música entre as 10H e as 17H. Não atribuo quaisquer culpas à Teresa ou à Sónia. Veja-se, por exemplo, que a Teresa agora nas manhãs, tem conversas muito interessantes e bons convidados. É uma opção que discordo, a que acrescento a diminuição do tempo dos noticiários. Não percebo porque às 13H pode ter 8 a 12 minutos, e nos outros horários têm de ser sínteses de 3 minutos. E isto não implica mais custos, sinceramente, são opções editoriais. Se correr bem, palpita-me que a Antena 1 vai acabar por ir atrás, infelizmente.
Os finais de tarde, com as férias que se meteram, é completamente descabido estar a falar deles. Quer a Filipa, quer o Renato são excelentes locutores, não vejo porque não funcione, ainda para mais secundados pelo Daniel Leitão e por um excecional Miguel Coelho.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #3732 em: Setembro 03, 2023, 11:40:19 pm »

Mas os tais estudos não dizem para cortar na palavra e dar gás à música?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3733 em: Setembro 03, 2023, 11:54:49 pm »
Correcto.
Mas nenhum estudo diz que os animadores não possam ter intervenções, senão assim, nem havia locutores, a RR sempre poupava em salários.
Eu falei em curtos apontamentos ou entrevistas.

Pdnf, eu não culpo os locutores, sei o cada um deles vale, culpo quem manda...
Quanto aos noticiários, isso nada tem a ver com custos, tem a ver com o tal corte na palavra. O noticiário das 13 é mais longo, porque há cerca de poucos anos aí existiu um magazine de informação diário. É será para compensar, por esse espaço ter terminado...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3734 em: Setembro 04, 2023, 08:11:34 am »
Afinal sempre há adiamento no regresso das Três da Manhã, só regressam Segunda, dia 11.