A Aura Miguel revelou em antena aquando das JMJ que o facto de não acompanhar o Papa na Mongólia tinha a ver como o orçamento da RR não dar para tudo.
Se é esse o motivo, parece-me razoável. Por muito que nos custe, e isso está intimamente relacionado com o tamanho do nosso país, o nosso mercado não é o espanhol, logo comparar com a COPE nesse domínio não me parece razoável.
Coisa diferente, é no tipo de programação, porque, à nossa escala, as rádios podiam e deviam ser mais similares. Crítica idêntica vai direitinha para a Antena 1 versus RNE 1. Por isso é que ambas têm também redes nacionais musicais, por isso não deveriam sê-lo em grande parte do dia.
Desculpem voltar a este offtopic, mas ainda ontem tinha esta conversa com alguém que descobriu que tinha um amigo de infância a trabalhar na TSF, e, "pressionada" resolveu mudar do duopólio. Não aguentou mais que 2h. Porquê? Não é a falta da música, simplesmente, o conteúdo é irrelevante e aborrecido. O mesmo se pode dizer de muitos dos enlatados da Antena 1.
Reparem, Espanha tem 5 rádios generalistas (quase) totalmente de palavra, RNE 1, COPE, SER, ONDACERO, ESRADIO e mais 1 informativa, que tem desdobramentos regionais, a RNE 5, sendo que na liderança do mercado estão duas rádios que passam música 1% do tempo, se tanto.Dentre as musicais, a Los 40 faz o dobro, repito, o dobro, que a segunda posicionada, a Cadena 100, dá para perceber que nas musicais, RFM e Comercial metem qualquer uma delas num bolso. É observação empírica, mas não é à toa que na raia se apanhe como música de fundo uma das nossas duas rádios e não as respetivas musicais deles.
Volto a tocar no mesmo ponto, somos todos latinos, povos com níveis culturais idênticos entre si, penso que a razão pela qual o nosso quarteto se refugia tanto na música, não será tanto falta de orçamento, mas sim alguma falta de apresentação ao mercado de um produto que o cative, coisa que as nossas musicais souberam fazer com mestria, daí que dominem o mercado de uma forma esmagadora.
Convenhamos que, fora as madrugadas, existiria conteúdo para não haver música em antena (exceto programas especializados, como seja, por exemplo, uma Noite em Forma de Assim) na Antena 1, RR, TSF e Observador. Veja-se que temos 4 TV's sem entretenimento 24/h dia a emitir. E, por favor, não me venham falar dos papagaios, porque temos animadores excelentes dos 25 aos 70, muitos nas musicais a fazer painéis de continuidade, onde qualquer dia são substituídos por um robot, infelizmente. O país é o mesmo na TV e na rádio, e no caso dos referidos canais, diria que a imagem é um aspeto absolutamente secundário. Por outro lado, algo me diz que a publicidade em rádios generalistas deve ser bem mais cara do que nas musicais, só não o será porque este quarteto tem audiências que todas somadas, não chegam a bater a RFM. Lembrem-se de uma coisa: o problema raramente é do lado da procura. Agora, os consumidores só procuram o que o mercado tem para oferecer. Microeconomia I...