Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090868 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #3645 em: Agosto 24, 2023, 05:27:36 pm »
Acabo de ler na íntegra uma pequena notícia no site, e suponho que tb conste da app, da Renascença, intitulada "João Moutinho em risco de não assinar pelo FC Porto", em que se refere um tal João Mourinho (sim, MouRinho), que, pelos vistos, vai ser treinador (sim, TREINADOR) e já respresentou (sim, reSpresentou) o FC Porto...

Consta também que a saída de Otávio não "agradou o treinador do FC Porto"...

Esta notícia está no site desde as 9 da manhã, assinada convenientemente como "Redação", são 17h27 e ninguém passou uma revisão que fosse nisto?

https://rr.sapo.pt/bola-branca/noticia/porto/2023/08/24/joao-moutinho-em-risco-de-nao-assinar-pelo-fc-porto/343936/

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3646 em: Agosto 24, 2023, 06:22:15 pm »
Em Maio foram despedidas cerca de 18 pessoas da redacção, muitos deles profissionais históricos, com muito tempo de casa, irá logo isso causa constrangimentos, por outro lado a estrutura pediu aos jornalistas que não gozassem férias na primeira semana de Agosto, por causa das Jornadas. É estamos em pleno Agosto com mais de metade ou menos, de profissionais a trabalhar e muitos deles são recentes entradas.
Ora isto não desculpa nada, mas tem que se atender que em Agosto de ano passado estariam a trabalhar, quase o dobro de profissionais e muito mais experientes.
Este é um ano atípico, de reformulação, quase total, de uma redação.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3647 em: Agosto 25, 2023, 02:46:35 am »
O jogo de ontem do Sporting de Braga vs Panathinaikos, a contar para a primeira mão do play off de qualificação para a LC, ao que parece teve relato no site da RR. Faz-me confusão esta aposta em detrimento do FM. É assim que a RR pretende conquistar mais ouvintes numa região onde sempre teve bons shares da audiencia?

Concordo, essa aposta de ter essencialmente música fora dos espaços das pontas, levanta-me muitas reservas. Tenho muitas dúvidas de que o auditório queira assim tanta música, quando o que não falta são rádios musicais. Agora, essa sinalização até está a passar no RT.
Houve terço às 20h30m.
A questão, é que a Renascença, em dia de jogo, podia perfeitamente antecipar a transmissão para as 18h30m, transmitindo em direto o rosário, e depois a Bola Branca especial, e não o faz.
Será que os enlatados trazem realmente mais audiência, como dizem esses estudos de mercado duvidosos?
Eu tenho sérias dúvidas...
Mas também sou sincero, prefiro ver a Renascença a transmitir o jogo, nem que seja pelo site, do que não transmitir sequer

Atento

• Hero Member
« Responder #3648 em: Agosto 25, 2023, 10:25:57 am »
O jogo de ontem do Sporting de Braga vs Panathinaikos, a contar para a primeira mão do play off de qualificação para a LC, ao que parece teve relato no site da RR. Faz-me confusão esta aposta em detrimento do FM. É assim que a RR pretende conquistar mais ouvintes numa região onde sempre teve bons shares da audiencia?

Concordo, essa aposta de ter essencialmente música fora dos espaços das pontas, levanta-me muitas reservas. Tenho muitas dúvidas de que o auditório queira assim tanta música, quando o que não falta são rádios musicais. Agora, essa sinalização até está a passar no RT.
Houve terço às 20h30m.
A questão, é que a Renascença, em dia de jogo, podia perfeitamente antecipar a transmissão para as 18h30m, transmitindo em direto o rosário, e depois a Bola Branca especial, e não o faz.
Será que os enlatados trazem realmente mais audiência, como dizem esses estudos de mercado duvidosos?
Mas também sou sincero, prefiro ver a Renascença a transmitir o jogo, nem que seja pelo site, do que não transmitir sequer

Quais terão sido os resultados através do site?

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3649 em: Agosto 25, 2023, 11:14:21 am »
A notícia aqui citada ontem foi revista e corrigida... mas apenas o primeiro parágrafo (Mourinho passou a Moutinho)!... Os restantes três erros apontados aqui por mim e pelo Memorias da Radio foram ignorados e continuam por lá. Como se explica isto???

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3650 em: Agosto 25, 2023, 05:10:18 pm »

Houve terço às 20h30m.

Quais terão sido os resultados através do site?
Era uma questão que eu gostava muito que fosse respondida, porque tenho imensa curiosidade sobre os números dos relatos que a Renascença faz exclusivamente no site.
Comparar os exclusivos no site, com os números da emissão online, quando a Renascença transmite desporto na sua emissão tradicional (FM, AM, Satélite, operadoras, etc.)

A notícia aqui citada ontem foi revista e corrigida... mas apenas o primeiro parágrafo (Mourinho passou a Moutinho)!... Os restantes três erros apontados aqui por mim e pelo Memorias da Radio foram ignorados e continuam por lá. Como se explica isto???
Há pessoas na Renascença que lêem este fórum.
Dúvidas existissem, quando estava na Jornada Mundial da Juventude, vi uma pessoa da Renascença no Espaço Media, a aceder ao Fórum no seu computador, e a ler o que debatemos aqui.
Eu nunca duvidei sequer que éramos lidos tanto na Buraca, como na Avenida Gomes Marechal (aqui já tinha certezas), como também não tenho dúvidas que tudo o que se fala aqui, é lido por quem trabalha na Sampaio e Pina, e quiçá nas Torres de Lisboa.
Isto para dizer, que é importante contribuir positivamente nestes espaços, se queremos uma rádio portuguesa melhor, porque lá está, somos lidos.
Uma palavra ao Luís Carvalho por disponibilizar este espaço para todos, em que podemos debater sobre algo que muito gostamos.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3651 em: Agosto 25, 2023, 06:54:46 pm »
Sim, cada esteve forum começa a ser mais lido por profissionais das diversas rádios.
E ainda bem...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3652 em: Agosto 25, 2023, 07:12:48 pm »
Sobre o jogo do Braga, acho que a RR tinha a obrigação de transmitir, afinal era um jogo de decisão e de Champion...
Péssima a RR.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3653 em: Agosto 26, 2023, 02:02:02 am »
Esta questão da falta de alinhamento quanto a jogos do Braga... convinha haver algo do estilo de um acordo ao nível do meio quanto a isto. Porque quer-me parecer que o Braga não vai fora tão cedo.

Quanto à noticia que ficou mal corrigida quando estamos a falar de questões de 1 letra, eu nem sequer consigo tecer comentários, a diferença para corrigir tudo está no campo dos segundos...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3654 em: Agosto 26, 2023, 06:33:23 pm »
Ora hoje que tenho mais tempo, vou falar um pouco da RR.
Ora a RR é cada vez mais uma rádio de música, apesar de generalista.
E porquê? Num dos estudos, já não muito recente, em relação às Três da Manhã, pode se chegar a três conclusões.
A primeira, sobre a rubrica Estremamente Desagradável, o auditório aprova, acha graça, mas acha muito comprida.
Segunda, as conversas do trio, o auditório aprova, acha graça, mas também acha que elas falam demais e que em vez disso podiam passar mais música.
Terceira, os noticiários são de qualidade, credíveis, mas demasiados extensos ( na altura deste  estudo, estes noticiários tinham cerca de 10 M, com um breve intervalo publicitário).

Ora perante isto, a margem de manobra de qualquer programador é pequena.
O que diferencia a RR, das outras rádios musicais?
Em primeiro lugar a informação, que apesar de agora mais reduzida, tem qualidade e credibilidade. Não é por acaso que André Ventura recorreu ao grafismo do site da Católica, para espalhar as suas habituais fake news.
Por outro lado o desporto, que apesar de mais reduzido, tem popularidade e credibilidade e depois vem a questão dos relatos, em que a RR pretende relatar os principais jogos.
E por fim, a programação relegioso, neste caso concentrada nos Domingos de manhã, com boas audiências, é mesmo Domingo de Manhã que a programação relegiosa tem mais adesão, desde programas míticos, que sempre existiram na hora das 10h.
E pronto, concluindo, é este o rumo.
Se os estudos não são são credíveis? Não sei como são feitos, mas todas as rádios privadas os fazem, para calibrarem os seus objectivos.
« Última modificação: Agosto 26, 2023, 06:36:02 pm por Julio Carvalho »

pdnf

• Hero Member
« Responder #3655 em: Agosto 26, 2023, 09:57:43 pm »
Vou responder de uma forma muito simples: para responder a esses ouvintes, o Estado Português concedeu duas licenças nacionais à Rádio Renascença, e no caso, a RFM cumpre muito bem a sua missão. No caso do canal 1, nunca deveria ter reduzido o tempo de palavra nas emissões, muito menos a informação e o Desporto em antena. Se a justificação fossem as dificuldades financeiras, até compreenderia. A partir do momento em que remetem tudo para o digital, em deterimento do FM, é uma opção errada, e que de certa forma, até acaba por canibalizar a própria RFM, prejudocando a luta desta com a Comercial. O erro da RR está em procurar auditório nas massas, quando o tem de fazer noutro segmento. Por vezes pode ser mais rentável ter publicidade a determinados produtos premmium, e uma audiência de 6%, do que 10% para as massas. Teremos de aguardar a ver se a RR vai subir ou descer... veremos!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #3656 em: Agosto 26, 2023, 10:39:53 pm »
Vou responder de uma forma muito simples: para responder a esses ouvintes, o Estado Português concedeu duas licenças nacionais à Rádio Renascença, e no caso, a RFM cumpre muito bem a sua missão. No caso do canal 1, nunca deveria ter reduzido o tempo de palavra nas emissões, muito menos a informação e o Desporto em antena. Se a justificação fossem as dificuldades financeiras, até compreenderia. A partir do momento em que remetem tudo para o digital, em deterimento do FM, é uma opção errada, e que de certa forma, até acaba por canibalizar a própria RFM, prejudocando a luta desta com a Comercial. O erro da RR está em procurar auditório nas massas, quando o tem de fazer noutro segmento. Por vezes pode ser mais rentável ter publicidade a determinados produtos premmium, e uma audiência de 6%, do que 10% para as massas. Teremos de aguardar a ver se a RR vai subir ou descer... veremos!

A RR só não descerá graças à santa velinha da Marktest...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3657 em: Agosto 26, 2023, 11:29:45 pm »
Já percebeu que quando saírem os results das audiências, o Atento vai ter o seguintes discurso " se baixar, eu sempre disse, eu é que tinha razão, o auxiliar bla, bla".
Se a RR subir " eu sempre disse que eles iam recorrer à santa velinha da Marktest, e o auxiliar, bla, bla, bla"...
E, como sempre, o Atento não vai falhar...

Atento

• Hero Member
« Responder #3658 em: Agosto 26, 2023, 11:31:44 pm »
Já percebeu que quando saírem os results das audiências, o Atento vai ter o seguintes discurso " se baixar, eu sempre disse, eu é que tinha razão, o auxiliar bla, bla".
Se a RR subir " eu sempre disse que eles iam recorrer à santa velinha da Marktest, e o auxiliar, bla, bla, bla"...
E, como sempre, o Atento não vai falhar...

Vai baixar a 3...

Vai subir a RR...

Vai subir a Antena1 para não dar tanto nas vistas a santa velinha que fez subir a RR...

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3659 em: Agosto 26, 2023, 11:49:05 pm »
Por esta hora, as quatro primeiras notícias do site, e suponho que tb da app, da Renascença são republicaçoes da Agência Lusa. Informação de referência? De excelência? Qual? A da RR ou a da Lusa?
A Renascença neste momento não tem tanto "informação PARA decidir", mas mais informação A decidir (o que fazer com ela...).
Com a redação jornalística estruturalmente enfraquecida como está, há, pois, que ter música (a metro) para sentir (o quão descaracterizada, pobre e irreconhecível está a RR "reposicionada"...), intercalada por animadores com intervenções não raras vezes paupérrimas em duração ou em conteúdo ou em ambos.
"A rádio do Extremamente Desagradável e do resto" - assim já era e continua a ser a agora "renovada" Renascença...