Tendo a não acreditar que estas coisas sejam por acaso. A Renascença devia ter informação de antemão do tipo de cobertura que iria haver na concorrência - devo recordar que um dos nomes da informação, Ricardo Conceição, veio de lá?
E quantas e quantas vezes não se viram certas movimentações na RR de uma forma e na TSF, Antena 1 e Observador de jeito distinto, nos últimos tempos?
O meio rádio português é uma coisa pequena, muito pequena. E quando todos se dão com quase todos e é tudo em Lisboa, oh meus amigos...
Não me surpreende que a opção da Renascença seja por uma cobertura mais suave ou neutral da emissão. A posição de se distanciar da base tão católica foi feita em 2017, introduziu-se uma certa moderação. Ao mesmo tempo também não há jornalistas mesmo que quisessem, por isso...
Quero eu como ouvinte ter quatro rádios com comentários ou quero poder acompanhar as missas e as intervenções pelo menos numa com tudo a estar calado? Esse papel está a ser feito pela RR. As outras são informativas e encher chouriços é o lema, haja ou não haja tema, que, não me lixem, em seis horas de emissão é muito difícil ter 6 horas de conteúdo aproveitável, relevante e a acontecer no momento. Nem neste nem em qualquer evento, aliás, não é só aqui. A informação traz mediatismo e o mediatismo traz destas coisas: o público achar que tem mais conteúdo do que na verdade tem. Projeta marca, projeta relevância e capta a atenção.
A posição da RR não está a ser como a de uma informativa, mas como a de uma generalista; a das outras três está marcadamente como informativa, inclusive a Antena 1 que em eventos especiais tende (tendia... está menos previsível com este diretor) a ser justamente informativa de forma marcada, flexibiliza nisso.
Quem espera da RR uma postura mediatista e informativa terá muito para onde mudar, que felizmente oferta nesses moldes não falta. O caminho que eles querem traçar não é esse, para mim é claro.
Edit: Isto sendo dito, esperava uma melhor cobertura da RR. Isto está um bocado fraco, infelizmente. Neutral demais.