Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090979 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Renascença
« Responder #3540 em: Agosto 02, 2023, 08:39:50 pm »
Realmente estão muito aquém. Esperava-se muito mais de uma emissora católica. Um milhão de jovens em Lisboa oferece inúmeros motivos de reportagem.

Subscrevo na íntegra. Tirando a transmissão das cerimónias religiosas, a cobertura da JMJ por parte da RR tem sido muito fraca.
« Última modificação: Agosto 02, 2023, 08:41:28 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3541 em: Agosto 02, 2023, 08:42:27 pm »
Obviamente que não andaram a perguntar aos donos de cafés se por estes dias estão a facturar mais ou menos.

Claro que não, pois podiam ter respostas menos agradáveis...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #3542 em: Agosto 02, 2023, 08:47:17 pm »
Um milhão de jovens em Lisboa oferece inúmeros motivos de reportagem. O que falta à RR é dedicação à causa da JMJ - com 2 ou 3 jornalistas a passearem de manhã pelas ruas de Lisboa a entrevistar grupos de jovens e outras pessoas, e um(a) jornalista junto do aeroporto, tinham motivo para, no mínimo, 2 horas de emissão na parte da manhã.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #3543 em: Agosto 03, 2023, 01:09:10 am »
Pergunto-me se a minimização da cobertura não estará muito relacionada com a questão dos abusos sexuais... é que pode não ser só a questão das audiências.
Por outro lado, aos 6 minutos do noticiário da Antena 1, estar a ouvir uma entrevista de uma jovem que teve a mão apertada pelo Papa durante 3 segundos, com a jornalista a dizer "agora não lavas mais a mão", também me parece pouco razoável, sinceramente.

A Edição da Noite foi bastante exaustiva na análise dos acontecimentos de hoje. Se podiam ter ido mais longe? Podiam. Nomeadamente num ponto que não foi aqui tocado: em dias de JMJ, a RR mantem a playlist normal? Porque não, pelo menos, passar para a de Páscoa ou, até mesmo, tocar alguns temas Católicos?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3544 em: Agosto 03, 2023, 10:32:48 am »
Depois de um primeiro bloco de emissões especiais, com condução de Sérgio Costa(8.30/10.30), já está no ar um segundo bloco este com condução do José Bastos, este só com um intervalo para publicidade...

Kante

• Full Member
« Responder #3545 em: Agosto 03, 2023, 01:53:46 pm »
Ainda as JMJ...

Tenho evitado canais de televisão e rádios generalistas. Não sei o que tem feito a RR sobre o assunto. Se for como aqui escreveram, é a única com alguma ponderação. Já enjoa. Bastava que se resumissem ao que é realmente importante e não enchessem chouriços com ruído e coisas que não passam de acessórios. É a minha opinião. Saúde...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3546 em: Agosto 03, 2023, 09:28:40 pm »
Tendo a não acreditar que estas coisas sejam por acaso. A Renascença devia ter informação de antemão do tipo de cobertura que iria haver na concorrência - devo recordar que um dos nomes da informação, Ricardo Conceição, veio de lá?

E quantas e quantas vezes não se viram certas movimentações na RR de uma forma e na TSF, Antena 1 e Observador de jeito distinto, nos últimos tempos?

O meio rádio português é uma coisa pequena, muito pequena. E quando todos se dão com quase todos e é tudo em Lisboa, oh meus amigos...

Não me surpreende que a opção da Renascença seja por uma cobertura mais suave ou neutral da emissão. A posição de se distanciar da base tão católica foi feita em 2017, introduziu-se uma certa moderação. Ao mesmo tempo também não há jornalistas mesmo que quisessem, por isso...

Quero eu como ouvinte ter quatro rádios com comentários ou quero poder acompanhar as missas e as intervenções pelo menos numa com tudo a estar calado? Esse papel está a ser feito pela RR. As outras são informativas e encher chouriços é o lema, haja ou não haja tema, que, não me lixem, em seis horas de emissão é muito difícil ter 6 horas de conteúdo aproveitável, relevante e a acontecer no momento. Nem neste nem em qualquer evento, aliás, não é só aqui. A informação traz mediatismo e o mediatismo traz destas coisas: o público achar que tem mais conteúdo do que na verdade tem. Projeta marca, projeta relevância e capta a atenção.

A posição da RR não está a ser como a de uma informativa, mas como a de uma generalista; a das outras três está marcadamente como informativa, inclusive a Antena 1 que em eventos especiais tende (tendia... está menos previsível com este diretor) a ser justamente informativa de forma marcada, flexibiliza nisso.

Quem espera da RR uma postura mediatista e informativa terá muito para onde mudar, que felizmente oferta nesses moldes não falta. O caminho que eles querem traçar não é esse, para mim é claro.

Edit: Isto sendo dito, esperava uma melhor cobertura da RR. Isto está um bocado fraco, infelizmente. Neutral demais.
« Última modificação: Agosto 03, 2023, 09:33:05 pm por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3547 em: Agosto 03, 2023, 11:22:42 pm »
O problema para muitos aqui, tem a ver com o tempo de duração das emissões especiais, se a RR em vez de 5 horas de emissão especial, tivesse emissão contínua, aí já estava tudo bem, porque é uma Emissora Católica e as outras que não  são têm muitas mais horas.
Hoje por exemplo foi por exemplo foi o dia, que a RR teve mais horas dedicadas ao evento, principalmente de tarde, entre as 15.30 e as 20, foi emissão contínua, sem interropecoes, e foi muito intensa, muito bem conduzida pelo José Pedro Frazão e a Angela Roque.
Ou seja, a RR está a fazer o que pode concentrando se mais nos aspectos mais relegiosos e simbólicos deste evento...

radio do sul

• Full Member
« Responder #3548 em: Agosto 04, 2023, 02:20:37 pm »
Concordo que a RR tem valorizado  a qualidade das transmissões e privilegiado as cerimónias religiosas, sem descurar totalmente o resto. O trabalho de José Pedro Frazão, Ângela Roque e Aura Miguel afasta-se  pelos comentários e pelo rigor no discurso sabendo utilizar a terminologia litúrgica adequada  das restantes rádios. Na primeira celebração do parque Eduardo VII, rádios e televisões repetiram à exaustão que estariam presentes bispos e diáconos (omitindo totalmente  a presença de presbíteros que eram a maioria).
Hoje de manhã a reportagem no Bairro da Serafina esteve em alto nível quer numa descrição do espaço físico da capela pela Aura Miguel , quer na condução da emissão pelo Pedro Mesquita. Concordo com o Atento, num aspeto, Óscar Daniel seria um ótimo repórter neste contexto e está desaproveitado.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3549 em: Agosto 04, 2023, 05:32:08 pm »
Estou de acordo, mas algumas imprecisões.
Por exemplo, quem conduziu a emissão especial de manhã foi o Sérgio Costa e quem esteve na Serafina foi o Pedro Mesquita.

A questão do Óscar é complicada. É realmente um locutor muito popular entre o auditório mais antigo, fez óptimos programas nas madrugadas, primeiro entre as 2/5, depois entre as 0/2 e mais tarde 5/7, sempre em rigoroso directo.
Mas quando foi para as manhãs, o Olá Manhã, as coisas não lhe correram bem, nem ao programa. O Óscar ria, ria, a bandeiras despregadas, a tudo a que a Dina Isabel dizia.
O programa mau, muito infatilizado, com um humor previsível e Óscar esteve mesmo mal.
E partir daí nunca mais lhe deram nada de jeito, para o reabilitar.
E que fez, como as madrugadas gravadas, não melhorou a sua imagem...
Mas merecia mais respeito, por tudo o que fez na RR e foi dos vestiu a camisola...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3550 em: Agosto 05, 2023, 07:54:41 am »
Renascença em emissão especial a partir de Fátima  para acompanhar a visita do Papa à está localidade, das 7 ao Meio dia, com condução de Sérgio Costa e Ana Galvão e vários repórteres  pelo Santuário...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3551 em: Agosto 05, 2023, 12:28:50 pm »
E Teresa Oliveira, já a partir de Segunda e até final deste mês de Agosto, tomara das manhãs a substituir o trio habitual.
A Teresa é mesmo uma aposta séria da RR...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3552 em: Agosto 05, 2023, 02:02:52 pm »
E Teresa Oliveira, já a partir de Segunda e até final deste mês de Agosto, tomara das manhãs a substituir o trio habitual.
A Teresa é mesmo uma aposta séria da RR...

Para mim, uma excelente aposta. A Teresa não tenho dúvidas que merece estar na RR e ter esse destaque. É uma mulher inteligente, bem pensante e que sabe falar e explorar um tema. No Visto de Fora, tem sempre intervenções muito pertinentes, até complementando bem o jornalista de serviço, sem que se sobre ponha a este.
Ficam aqui os parabéns públicos à Teresa, por mais este passo na construção da sua carreira. Mais ano menos ano, as manhãs serão também dela.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #3553 em: Agosto 05, 2023, 07:19:06 pm »
Realmente, a RR, no que toca a transmissão das cerimónias religiosas da JMJ, faz um trabalho de excelência.

Estando eu ontem junto do Parque Eduardo VII, fui acompanhando a emissão da Renascença e senti-me perfeitamente enquadrado naquilo a que estava a assistir com os excelentes e sóbrios comentários do Padre Jorge Duarte, da Aura Miguel, da Ângela Roque e do José Pedro Frazão. Excelentes!

Quanto á parte mais noticiosa, confesso que tenho acompanhado mais as coisas através da Antena 1 e da Observador que, na minha opinião, têm feito um trabalho globalmente excelente, com especial destaque para a rádio pública.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #3554 em: Agosto 05, 2023, 07:24:57 pm »
Uma nota ainda para o facto de no local onde estava, cruzamento da Av. Liberdade com a Rua Alexandre Herculano, a frequência preferível que o RDS do smartphone ia buscar era os 105.8 da Serra da Arrábida.