Autor Tópico: Renascença  (Lida 1091033 vezes)

Cristiano Carmo

• Full Member
Re: Renascença
« Responder #3465 em: Julho 21, 2023, 03:20:49 pm »
Caro Memórias da Rádio,
Obrigado pela resposta detalhada, sendo que chegou ao ponto que eu queria que chegassem: a necessidade de mais investimentos ou investidores no Grupo Renascença Multimédia. Em primeiro lugar, entendo que o Patriarcado de Lisboa e a Conferência Episcopal Portuguesa deveriam, na medida do possível, tb financiar a Renascença. Em segundo lugar, outras poderosas instituições da Igreja Católica em Portugal, como a União das Misericórdias Portuguesas, a Universidade Católica Portuguesa ou o Santuário de Fátima, deveriam tb investir no Grupo. Em terceiro lugar, o capital da Renascença deveria ser aberto a outras instituições, empresas ou grupos económicos não católicos, mas respeitadores do ideário do Grupo e não detentores, individualmente e em conjunto, da maioria do capital da Renascença. Aliás, o Patriarcado e a Conferência Episcopal deveriam permanecer, em conjunto, como detentores da maioria do capital. Estou convicto de que assim teríamos uma RR mais católica (não como uma Rádio Maria ou uma Rádio Maria "soft", mas como uma COPE, que é o que defendo) e mais generalista (com mais e melhor informação e entretenimento não musical, e menos música mas mais diversificada; aliás, devo dizer que não me chocaria uma Renascença como rádio informativa, choca me mais esta RR atual, quando o Grupo já tem não uma mas duas rádios musicais).
Dito isto, regozijo me com o facto de sonhar ainda não ser uma atividade tributada.

Caro Atento,
Tomara eu alguns conteúdos da TSF e da Rádio Observador na Renascença.

Cumprimentos a ambos.

Atento

• Hero Member
« Responder #3466 em: Julho 21, 2023, 04:05:30 pm »
Caro Memórias da Rádio,
Obrigado pela resposta detalhada, sendo que chegou ao ponto que eu queria que chegassem: a necessidade de mais investimentos ou investidores no Grupo Renascença Multimédia. Em primeiro lugar, entendo que o Patriarcado de Lisboa e a Conferência Episcopal Portuguesa deveriam, na medida do possível, tb financiar a Renascença. Em segundo lugar, outras poderosas instituições da Igreja Católica em Portugal, como a União das Misericórdias Portuguesas, a Universidade Católica Portuguesa ou o Santuário de Fátima, deveriam tb investir no Grupo. Em terceiro lugar, o capital da Renascença deveria ser aberto a outras instituições, empresas ou grupos económicos não católicos, mas respeitadores do ideário do Grupo e não detentores, individualmente e em conjunto, da maioria do capital da Renascença. Aliás, o Patriarcado e a Conferência Episcopal deveriam permanecer, em conjunto, como detentores da maioria do capital. Estou convicto de que assim teríamos uma RR mais católica (não como uma Rádio Maria ou uma Rádio Maria "soft", mas como uma COPE, que é o que defendo) e mais generalista (com mais e melhor informação e entretenimento não musical, e menos música mas mais diversificada; aliás, devo dizer que não me chocaria uma Renascença como rádio informativa, choca me mais esta RR atual, quando o Grupo já tem não uma mas duas rádios musicais).
Dito isto, regozijo me com o facto de sonhar ainda não ser uma atividade tributada.

Caro Atento,
Tomara eu alguns conteúdos da TSF e da Rádio Observador na Renascença.

Cumprimentos a ambos.

Certo!

E lembrar que a RR já foi a rádio número 1 no desporto e na informação.

Quem contribuiu para que chegassemos a estra triste realidade devia pagar por isso.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3467 em: Julho 21, 2023, 04:29:03 pm »
Certo!
José Sócrates e a Troika.
A RR teve que despedir dezenas de profissionais, baixar salários e outros cortes.
Nunca mais recuperou, depois com a pandemia foi outro descalabro, mas aí a RR aguentou se é não despediu ninguém.

Mas foi Monsenhor Lopes da Cruz que desejou este sistema empresarial, sem ajudas, até porque quem conhece a realidade da Igreja, as Paróquias vivem em grandes dificuldades.

Tudo isto tem muito a ver com a frágil economia portuguesa e ao facto da RFM não conseguir impor se nas audiências. Em tempos está rádio era considerada o " cofre" da empresa.
Por outro lado a RR, sempre foi muito fiel às vontades do auditório, na insistência em acabar com o Despertar, por exemplo, que lhe garantiu durante anos a liderança.

Agora veremos, pelo noto que a publicidade está a aumentar.
Isto tem sempre a ver com o tipo de público que consegue atrair e neste o alvo são as classes A e B o alvo da RR.
É um processo de rejuvenescimento que dura já muitos anos e já está a dar alguns frutos...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3468 em: Julho 21, 2023, 04:44:22 pm »
E nesse período  tão difícil quero referir o Cónego João Aguiar, na altura presidente da Gerência, que tratou com muita sensibilidade e respeito os afectados. Os despedidos foram  encaminhados para outros órgãos de comunicação social, nesse altura a CMTV estava a emergir, e quando teve que cortar salários, cortou também um hora diária de trabalho.

No final do ano, foi organizado um  jantar de Natal onde esses profissionais homenagearam o Cónego.
Um exemplo, que perdurará...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3469 em: Julho 21, 2023, 06:29:52 pm »
Tudo isto tem muito a ver com a frágil economia portuguesa e ao facto da RFM não conseguir impor se nas audiências. Em tempos está rádio era considerada o " cofre" da empresa.

Aí é mais culpa dos anunciantes que continuam a preferir investir em anúncios para as TVs de terceira idade - vulgo SIC e TVI tirando 2 ou 3 programas - enquanto já torcem o nariz só porque a RFM mesmo estando a bater recordes.

Atento

• Hero Member
« Responder #3470 em: Julho 21, 2023, 06:38:47 pm »

Aí é mais culpa dos anunciantes que continuam a preferir investir em anúncios para as TVs de terceira idade - vulgo SIC e TVI tirando 2 ou 3 programas - enquanto já torcem o nariz só porque a RFM mesmo estando a bater recordes.

As rádios musicais são mais baratas...

Logo é absolutamente natural que os anunciantes não invistam...

Tirando os programas da manhã,  que merecem atenção,  os outros horários servem para ruído de fundo...

É assim que acontece um pouco por toda a Europa...

Em Espanha, os anunciantes preferem investir numa rádio generalista de palavra com quinhentos mil ouvintes do que numa musical com mais de um milhão de ouvintes...

A RR está a seguir esse caminho das musicais...

Cada vez menos gente...
Cada vez mais música...
Cada vez mais pequenina...
Cada vez mais sem solução...
Na próxima remodelação, mais um corte na palavra...
Mais despedimentos...
E, finalmente,  o fim do departamento de desporto...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3471 em: Julho 21, 2023, 06:41:23 pm »
enquanto já torcem o nariz só porque a RFM não é líder mesmo estando a bater recordes*, era o que queria escrever.
E a RR tem muito melhor marketing que a M80 mesmo estando muito atrás, quanto a isso no Grupo não se podem queixar.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #3472 em: Julho 22, 2023, 09:28:05 pm »
Um programa que eu gostava que regressasse à Renascença era a Terra Prometida, com o Padre Jorge Duarte. E com maior duração, apenas meia hora era pouco... eu nunca mais tinha ouvido falar no senhor, mas do outro dia lá estava ele a comentar no Porto Canal... seria bem melhor do que música a metro mas como diz aqui o nosso colega de fórum Júlio Carvalho é o que os estudos dizem, o que as pessoas querem, mais música comercial e menos programas interessantes e até de acordo com a rádio em questão.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3473 em: Julho 22, 2023, 09:48:52 pm »
O Terra Prometida era infelizmente um pouco chato em certas alturas. Talvez por isso ter acabado. Não falo já da hora de transmissão... mas podia ser melhor.

Atento

• Hero Member
« Responder #3474 em: Julho 22, 2023, 09:51:26 pm »
Um programa que eu gostava que regressasse à Renascença era a Terra Prometida, com o Padre Jorge Duarte. E com maior duração, apenas meia hora era pouco... eu nunca mais tinha ouvido falar no senhor, mas do outro dia lá estava ele a comentar no Porto Canal... seria bem melhor do que música a metro mas como diz aqui o nosso colega de fórum Júlio Carvalho é o que os estudos dizem, o que as pessoas querem, mais música comercial e menos programas interessantes e até de acordo com a rádio em questão.

Pois...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3475 em: Julho 22, 2023, 11:38:33 pm »
Pois...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3476 em: Julho 25, 2023, 10:52:25 am »
Mikael Carreira na RR? Nem na RFM passa... ???
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3477 em: Julho 25, 2023, 02:31:22 pm »
A redação de Gaia deve estar com pouca gente, porque hoje a jovem repórter Ana Fernandes andou numa roda viva. De manhã, circulou por hospitais do Porto, por causa da greve dos médicos e depois começo da tarde ainda foi ao CC Stop...
A ideia que dá é que só ela estava disponível...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3478 em: Julho 25, 2023, 03:45:59 pm »
A redação de Gaia deve estar com pouca gente, porque hoje a jovem repórter Ana Fernandes andou numa roda viva. De manhã, circulou por hospitais do Porto, por causa da greve dos médicos e depois começo da tarde ainda foi ao CC Stop...
A ideia que dá é que só ela estava disponível...

É normal haver menos pessoas nesta altura, é preciso dar férias aos colaboradores. Mas penso que com a Ana Isabel terá saído mais alguém para a parte da imagem, porque ela até publicou uns stories dela a entrevistar, feitos por outra pessoa. Vá lá, ao menos não teve de editar as madrugadas, que costumam ser dela.  ;D
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3479 em: Julho 26, 2023, 01:57:15 pm »
Alguns detalhes mais sobre a cobertura da JMJ 2023, que envolverá não só a RR, mas também a RFM e a MEGAHITS:

http://gruporenascencamultimedia.com/2023/07/26/renascenca-rfm-e-mega-hits-com-programacao-especial-durante-a-jmj/amp/
Rádio é: