Tenho uma dúvida que gostaria de retirar... Como é que eu posso saber o nº de ouvintes pela percentagem da rádio.
Uma rádio tem 0,8% de audiência, significa x de ouvintes. Existe alguma maneira de descobrir esse x. Obrigado!
No quadro de audiências correspondentes à quinta vaga de 2018, fonte Marktest, constata-se que o universo/ total de indivÃduos considerados para os cálculos é de 8 563 501 (idades iguais ou superiores a 15 anos). Este número mantém-se de vaga para vaga e baseia-se nos censos de 2011.
Audiência Acumulada de Véspera (AAV) – número/percentagem de indivÃduos que escutaram uma estação, no perÃodo de um dia, independentemente do tempo despendido (cf. Marktest). Importante para o mercado publicitário.
Apresento cálculos que acho demasiado básicos, no entanto confirmam valores anunciados por algumas emissoras. Atenção que os cálculos não se baseiam em fórmulas estatÃsticas, pelo que podem apresentar erros. Algum participante poderá efetuar a respetiva correção.
0,8% AAV -> 8563501 *0,008 (+/-) = 68 mil ouvintes
Por exemplo:
Ouvintes das rádios consideradas nacionais -> 4,9 milhões
Ouvintes da Rádio Comercial -> 1,4 milhões
Ouvintes da RR -> 411 mil
Ouvintes da Antena 1 -> 377 mil
Ouvintes da M80 -> 548 mil
Ouvintes da Antena 2 -> 34 mil
Ouvintes da Smooth FM -> 77 mil
Etc.
NOTA: O item “Outras estações†não é contabilizado nos cálculos das emissoras nacionais, digamos assim (cálculos supramencionados). Para estimar o número de ouvintes de uma rádio local terá que considerar o universo/total de indivÃduos a que corresponde a área de cobertura do respetivo emissor. Consulte os censos.