Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 439783 vezes)

ouvinte

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #1815 em: Setembro 03, 2025, 09:25:14 am »
Sobre as locais do Litoral Norte:

NO AR: Bom resultado, a assumir o lugar deixado pela Rádio Festival e com mérito. Sinto que é um produto low-cost, com pouco investimento, mas bem formatado para o público a quem se dirige.
Cidade Hoje: Igualmente bom resultado. Como já foi dito, uma local que ainda vai mantendo o registo popular sem ser popularucho. Estão sempre ou quase sempre em direto e trabalham bem a parte online.
Popular de Soure: Surpreende o resultado. É mais um produto low cost, talvez por falta de receita publicitária, no entanto, tem alguma malta nova a colaborar com eles. Fazem diretos para o TikTok a incentivar o público mais novo a participar nos programas de Discos Pedidos e tem resultado.
Nova Era: Sinto que caiu para último ou penúltimo lugar na escolha dos jovens. Até acho que o efeito Hélder Tavares veio roubar audiência às rádios jovens para a RFM.
Vale do Minho: Desconheço o formato da rádio. Sei apenas que são muito bons / ativos na informação online.
Nove3Cinco: Já tive oportunidade de dizer que são "extremamente jovens" e talvez pecam por isso. Não é uma rádio que se possa ouvir em família, a não ser que o adulto que vai no carro esteja disponível para explicar às crianças, que até gostam do funk que lá passa, porque é que os Mário's sofrem de ejaculação precoce. Recentemente mudaram o seu posicionamento, deixaram de ser A Rádio DJ para ser A Rádio Pop de Portugal. Acredito que essa mudança também esteja relacionada com o crescimento da população brasileira no Minho.
Fundação: Noto que tem alguns tiques da Nove3Cinco, especialmente na plástica da rádio, com muitos efeitos, ruídos, algo que entretanto a estação da Póvoa de Lanhoso deixou de ter em grande quantidade. Tem muita programação em direto, seguem playlist que me parece ser muito rigorosa, passatempos, informação local curta e com blocos alargados. A vizinha Santiago talvez ganhe na questão do desporto.
Onda Viva: Não deixa de ser um bom resultado para o que estão a fazer. De viva tem muito pouco mas ainda vai mexendo, foi perdendo a força e já deixou de ser referência faz algum tempo. Tem um som estranho, um locutor que atende os ouvintes de forma um bocado agressiva e a despachar, alguma publicidade, informação local e música a metro, com uma playlist estranha.
Rádio Voz de Santo Tirso: Tanto quanto sei anda sempre nesta ordem de valores. Tenho ouvido no online a nova versão da Festival e aquilo está em modo piloto automático, quase tudo com takes genéricos mal gravados. Fala o pai, a mãe e a filha... mais alguns amigos. Zero noção do que é fazer rádio. No entanto, cartada de mestre o registo da marca Festival, mas acredito que não vai ter unhas para fazer algo bom.
Jornal FM: Resultado fraco para o potencial da frequência, falta é perceber se há meios para se fazer melhor. Música, dois ou três locutores... parece-me que já não devem ter programação em direto. Informação é assegurada por alguém que grava fora e que julgo já ter ouvido noutra rádio por este Portugal fora. Todos ou quase todos os locutores da rádio colaboram com a Rádio Imagem / Lafões. Já aconteceu ouvir takes de outra rádio a entrar nesta, algum engano.
Linear: É uma Record 2.0 mas com dias muito maus, modulação muito baixa, cortes constantes na emissão. Parece-me que sofrem de algum problema ao nível do processador e do transporte de sinal de Gaia para o emissor.
Botareu: Sei que é muito popular mas não tenho ouvido para poder opinar.
Santiago: Podem estar a sofrer do efeito Rádio NO AR. É uma rádio com gente dentro, quando escuto sinto isso. Muita coisa em direto, alguma gravada... no entanto acho que estão muito presos à Santiago de outros tempos. A Fundação nesse campeonato leva a melhor, é uma rádio mais rápida, de escuta que eu considero mais leve, apesar dos ruídos nos jingles que me irritam. Trabalham bem o online, destacam-se pelo desporto mas estão cada vez menos com a rádio na rua, a vizinha Fundação faz muitas emissões ao vivo.
Vizela: Desconheço se é muito ouvida ou pouco, pelo que até posso aceitar o resultado. Percebi que um dos locutores que era muito querido dos ouvintes mudou-se para a Fundação, não sei se isso pode estar refletido nestes números.
Rádio Clube de Arganil / R.Maria / R.SMiguel : Não conheço, não tenho opinião.
Top FM: Ainda continua no ar e vai tendo algumas casas e carros sintonizados na zona de Aveiro. Tem algum potencial mas precisa de investimento. Com o tempo foi perdendo espaço para a Mega e Cidade. Deixaram de ter presença no online, o que não se percebe, atendendo ao público a quem se dirige.
CMR: Não há muito a dizer. Os nortenhos assinaram o papel de divórcio com esta frequência depois do que se passou com a Festival. Isso é fácil de perceber, basta consultar o facebook do Alberto Rocha.
Fama Rádio: Como já foi dito, uma espécie de mix entre M80 e XL, melhor na playlist e pior na locução / animação. Parece-me ser tudo gravado, tanto que em tempos apanhei num fim de semana um erro engraçado: a locutora não deve ter cortado bem os takes, deve ter gravado tudo num único ficheiro e, em 2 ou 3 minutos entraram os takes todos que tinham sido gravados para aquela tarde, acontece. Boa cobertura, notícias a todas as horas que é gravada fora, pela mesma voz que faz os noticiários da Hiper FM de Rio Maior. Interessante perceber se aparecem no estudo do grande porto.
Rádio Jornal do Centro: Resultado condiz com a rádio, mas são muito bons no papel e online.
Rádio Voz do Neiva: Aceito o resultado, tem pouca relevância.
RUM: Aceito o resultado. A RUM existe mas é muito mais que rádio e, neste momento, o "muito mais" para além da rádio é que dá dinheiro e mantém o projeto. Não me identifico com a linha da estação mas trabalham muito bem a informação.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #1816 em: Setembro 03, 2025, 10:03:26 am »
A NoAr já tinha ultrapassado a Festival há algum tempo. Agora sem essa concorrência tem "campo aberto". Era interessante sabermos os resultados no Grande Porto para termos uma imagem mais completa.

Pataco

• Jr. Member
  • **
« Responder #1817 em: Setembro 03, 2025, 02:47:09 pm »
Onde posso ver a tabela, existe algum link para ter acesso?

ToLv

• Hero Member
« Responder #1818 em: Outubro 10, 2025, 02:37:40 pm »
Bareme setembro/25

Dados AAV

RC - 19,4%
RFM - 17%
M80 - 8,2%
RR - 5,8%
Cidade FM - 4,7%
Antena 1 - 4,5%
Mega Hits - 3%
TSF - 2,6%
OBS - 2,3%
Antena 3 - 1,5%
Smooth FM - 1%
R. Sudoeste - 0,7%
Nova Era - 0,6%
Antena 2 - 0,4%
Radar - //
Orbital - //

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1819 em: Outubro 10, 2025, 03:55:59 pm »
Bareme setembro/25

Dados AAV

RC - 19,4%
RFM - 17%
M80 - 8,2%
RR - 5,8%
Cidade FM - 4,7%
Antena 1 - 4,5%
Mega Hits - 3%
TSF - 2,6%
OBS - 2,3%
Antena 3 - 1,5%
Smooth FM - 1%
R. Sudoeste - 0,7%
Nova Era - 0,6%
Antena 2 - 0,4%
Radar - //
Orbital - //

Seria interessante se alguém recordasse as percentagens da sondagem anterior e colocasse em nova coluna, para comparação. Admiro a Antena 2 e a Antena 3 não terem melhor pontuação. Vejo com agrado a M80 nas três melhores.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #1820 em: Outubro 10, 2025, 05:19:11 pm »
Bareme setembro/25

Dados AAV

RC - 19,4%
RFM - 17%
M80 - 8,2%
RR - 5,8%
Cidade FM - 4,7%
Antena 1 - 4,5%
Mega Hits - 3%
TSF - 2,6%
OBS - 2,3%
Antena 3 - 1,5%
Smooth FM - 1%
R. Sudoeste - 0,7%
Nova Era - 0,6%
Antena 2 - 0,4%
Radar - //
Orbital - //
Como é que uma rádio cai de 5,8% para 4,5%, sem grandes alterações aparentes na programação?
Ainda querem que acredite neste estudo?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1821 em: Outubro 10, 2025, 05:40:21 pm »
Eu também  não acredito  no estudo,  por isso não lhe atribuo muita importância.
Mas na verdade é  único que há,  e que as rádios  e seus parceiros publicitários  aceitam, por isso nao vale a pena " berrar" muito.
Sendo assim, o que mais chama a atenção  é  a verdadeiro " terramoto " das radios mais de palavra.
Nem me lembro que um estudio tao " pessado" para estas rádios.
Apesar de tudo a Observador resiste...
De resto, olhando para cima, nada de novo...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1822 em: Outubro 10, 2025, 05:52:33 pm »
Bareme setembro/25

Dados AAV

RC - 19,4%
RFM - 17%
M80 - 8,2%
RR - 5,8%
Cidade FM - 4,7%
Antena 1 - 4,5%
Mega Hits - 3%
TSF - 2,6%
OBS - 2,3%
Antena 3 - 1,5%
Smooth FM - 1%
R. Sudoeste - 0,7%
Nova Era - 0,6%
Antena 2 - 0,4%
Radar - //
Orbital - //

Comercial tem o segundo Bareme seguido a corrigir quase 1%. No último foi -0,9%, agora foi -0,8%. Está a perder cerca de ~4/5% da audiência a cada 2 meses neste momento. O Bareme de Dezembro vai ser essencial para perceber se começa a ser visível um desgaste a tal ponto que a RFM tem chances de liderar, ou se recupera estes valores.

RFM continua na marca dos 17%, corrige 4 décimas face ao último Bareme. Dentro da variação normal.

M80 não mexe. Cidade FM também não.

RR perdeu 0,2% face ao último Bareme, dentro da variação normal, mas abaixo da barreira psicológica dos 6%. Será expectável a recuperação no Bareme seguinte, sem o efeito da Joana Marques e com a Inês Nogueira nas manhãs.

A Antena 1 sofre um tombo de 1,3% no espaço de 2 meses que penso que possa estar relacionado à rejeição clara de formatos de palavra nos meses de Verão (as pessoas querem é música). ~20% do auditório fugiu mas não se percebe para onde, porque as musicais perderam todas auditório. Creio que foi o consumo rádio a reduzir.

Mega Hits consegue uma recuperação para 3% que deve ser bastante à conta de terem agora a frequência do Algarve e de algumas renovações na playlist também. O aluguer desta frequência a render à R/Com.

TSF continua a cair, agora 0,3% (caiu 0,5% no último Bareme), e é de notar que nos meses de Julho e Agosto a TSF estava bem mais musical. Apesar disso, corrige à mesma, mas menos que a Antena 1, e com a falta de renovação em Setembro penso que poderão corrigir mais um pouco. Penso que a TSF esteja em mínimos históricos ou já abaixo deles neste momento.

O Observador, sem emissor no Algarve, mantendo os formatos de palavra, consegue *mesmo assim* subir 2 décimas para 0,3%. A diferença entre TSF e Observador é neste momento de apenas 3 décimas e esta aqui, está a passar a TSF nos próximos 3 Baremes. Preocupante, diria eu.

Antena 3 mantém a audiência e a SmoothFM ganha 0,4% sem que se explique como nem porquê, com um emissor no Porto no estado em que está e sem emissor no Algarve.

A Sudoeste quase duplica a audiência face ao período anterior no Bareme. Garanto que não respondi a nenhum inquérito, eheh.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1823 em: Outubro 10, 2025, 06:34:29 pm »
Valores procupantes para a 3 (isto depois do melhor Paredes de Coura dos últimos largos anos e ainda com a Palma, as Manhãs devem estar mesmo a fraquejar) e Nova Era (o Montez tanto lutou por desvalorizá-la em vez da cassete a metro do festival defunto que conseguiu, agora entendo a urgência do inquérito.)
De resto, concordo com o Memórias.

Atento

• Hero Member
« Responder #1824 em: Outubro 10, 2025, 06:52:19 pm »
Bareme setembro/25

Dados AAV

RC - 19,4%
RFM - 17%
M80 - 8,2%
RR - 5,8%
Cidade FM - 4,7%
Antena 1 - 4,5%
Mega Hits - 3%
TSF - 2,6%
OBS - 2,3%
Antena 3 - 1,5%
Smooth FM - 1%
R. Sudoeste - 0,7%
Nova Era - 0,6%
Antena 2 - 0,4%
Radar - //
Orbital - //

Comercial tem o segundo Bareme seguido a corrigir quase 1%. No último foi -0,9%, agora foi -0,8%. Está a perder cerca de ~4/5% da audiência a cada 2 meses neste momento. O Bareme de Dezembro vai ser essencial para perceber se começa a ser visível um desgaste a tal ponto que a RFM tem chances de liderar, ou se recupera estes valores.

RFM continua na marca dos 17%, corrige 4 décimas face ao último Bareme. Dentro da variação normal.

M80 não mexe. Cidade FM também não.

RR perdeu 0,2% face ao último Bareme, dentro da variação normal, mas abaixo da barreira psicológica dos 6%. Será expectável a recuperação no Bareme seguinte, sem o efeito da Joana Marques e com a Inês Nogueira nas manhãs.

A Antena 1 sofre um tombo de 1,3% no espaço de 2 meses que penso que possa estar relacionado à rejeição clara de formatos de palavra nos meses de Verão (as pessoas querem é música). ~20% do auditório fugiu mas não se percebe para onde, porque as musicais perderam todas auditório. Creio que foi o consumo rádio a reduzir.

Mega Hits consegue uma recuperação para 3% que deve ser bastante à conta de terem agora a frequência do Algarve e de algumas renovações na playlist também. O aluguer desta frequência a render à R/Com.

TSF continua a cair, agora 0,3% (caiu 0,5% no último Bareme), e é de notar que nos meses de Julho e Agosto a TSF estava bem mais musical. Apesar disso, corrige à mesma, mas menos que a Antena 1, e com a falta de renovação em Setembro penso que poderão corrigir mais um pouco. Penso que a TSF esteja em mínimos históricos ou já abaixo deles neste momento.

O Observador, sem emissor no Algarve, mantendo os formatos de palavra, consegue *mesmo assim* subir 2 décimas para 0,3%. A diferença entre TSF e Observador é neste momento de apenas 3 décimas e esta aqui, está a passar a TSF nos próximos 3 Baremes. Preocupante, diria eu.

Antena 3 mantém a audiência e a SmoothFM ganha 0,4% sem que se explique como nem porquê, com um emissor no Porto no estado em que está e sem emissor no Algarve.

A Sudoeste quase duplica a audiência face ao período anterior no Bareme. Garanto que não respondi a nenhum inquérito, eheh.

O estudo abrange que meses?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1825 em: Outubro 10, 2025, 07:08:19 pm »
Julho e Agosto, Atento. Por norma estes dois, nesta vaga.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1826 em: Outubro 10, 2025, 07:25:28 pm »
Sudoeste com 2,6% em Lisboa... Bem podem agradecer aos Ubers da vida.
A Observador e a TSF não andavam por estes valores na capital nos últimos Baremes? Meu Deus.

Atento

• Hero Member
« Responder #1827 em: Outubro 10, 2025, 08:18:53 pm »
Bareme setembro/25

Dados AAV

RC - 19,4%
RFM - 17%
M80 - 8,2%
RR - 5,8%
Cidade FM - 4,7%
Antena 1 - 4,5%
Mega Hits - 3%
TSF - 2,6%
OBS - 2,3%
Antena 3 - 1,5%
Smooth FM - 1%
R. Sudoeste - 0,7%
Nova Era - 0,6%
Antena 2 - 0,4%
Radar - //
Orbital - //
Como é que uma rádio cai de 5,8% para 4,5%, sem grandes alterações aparentes na programação?
Ainda querem que acredite neste estudo?

Quando se tira do horário nobre Frederico Moreno e se coloca alguém com pouca credibilidade  e que não está ao nível de Frederico Moreno...

Quando se estoura com as tardes e com as manhãs.

Houve uma regressão assinalável.  Basta ouvir com ouvidos de ouvir.

Expectável a descida. E a descida não vai ficar por aqui...

Colocar à frente das antenas da Rádio Pública um LOSER é meio caminho andado para atirar as rádios para debaixo do comboio...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #1828 em: Outubro 10, 2025, 08:23:23 pm »
A Observador e a TSF não andavam por estes valores na capital nos últimos Baremes? Meu Deus.
Penso que andam na casa dos 4% ou mesmo 5% normalmente.

Ricardo Conceição a anunciar em antena que a Observador no total Lisboa+Porto está à frente da Antena 1 e da TSF.

Atento

• Hero Member
« Responder #1829 em: Outubro 10, 2025, 09:03:14 pm »
Penso que andam na casa dos 4% ou mesmo 5% normalmente.

Ricardo Conceição a anunciar em antena que a Observador no total Lisboa+Porto está à frente da Antena 1 e da TSF.

Quem assume as responsabilidades na Antena1?

O porteiro ou a vaca Cornélia?

Não foi por falta de aviso da minha parte.

Vou continuar a dissecar tudo!!!

O que esta malta quer é a indiferença para continuarem nos seus lugarzitos ...

Vieram para aqui orquestrados pedir indiferença...

Pareciam os chorões organizados da Desprovedora a enviar mensagens...

Enfim...

No primeiro arranque rebentaram com quase 150 mil ouvintes...

É  obra...

Fazendo as contas estouraram na Antena 1 com uma Antena 3 só num bareme...
« Última modificação: Outubro 10, 2025, 09:07:15 pm por Atento »