Sobre as locais do Litoral Norte:
NO AR: Bom resultado, a assumir o lugar deixado pela Rádio Festival e com mérito. Sinto que é um produto low-cost, com pouco investimento, mas bem formatado para o público a quem se dirige.
Cidade Hoje: Igualmente bom resultado. Como já foi dito, uma local que ainda vai mantendo o registo popular sem ser popularucho. Estão sempre ou quase sempre em direto e trabalham bem a parte online.
Popular de Soure: Surpreende o resultado. É mais um produto low cost, talvez por falta de receita publicitária, no entanto, tem alguma malta nova a colaborar com eles. Fazem diretos para o TikTok a incentivar o público mais novo a participar nos programas de Discos Pedidos e tem resultado.
Nova Era: Sinto que caiu para último ou penúltimo lugar na escolha dos jovens. Até acho que o efeito Hélder Tavares veio roubar audiência às rádios jovens para a RFM.
Vale do Minho: Desconheço o formato da rádio. Sei apenas que são muito bons / ativos na informação online.
Nove3Cinco: Já tive oportunidade de dizer que são "extremamente jovens" e talvez pecam por isso. Não é uma rádio que se possa ouvir em família, a não ser que o adulto que vai no carro esteja disponível para explicar às crianças, que até gostam do funk que lá passa, porque é que os Mário's sofrem de ejaculação precoce. Recentemente mudaram o seu posicionamento, deixaram de ser A Rádio DJ para ser A Rádio Pop de Portugal. Acredito que essa mudança também esteja relacionada com o crescimento da população brasileira no Minho.
Fundação: Noto que tem alguns tiques da Nove3Cinco, especialmente na plástica da rádio, com muitos efeitos, ruídos, algo que entretanto a estação da Póvoa de Lanhoso deixou de ter em grande quantidade. Tem muita programação em direto, seguem playlist que me parece ser muito rigorosa, passatempos, informação local curta e com blocos alargados. A vizinha Santiago talvez ganhe na questão do desporto.
Onda Viva: Não deixa de ser um bom resultado para o que estão a fazer. De viva tem muito pouco mas ainda vai mexendo, foi perdendo a força e já deixou de ser referência faz algum tempo. Tem um som estranho, um locutor que atende os ouvintes de forma um bocado agressiva e a despachar, alguma publicidade, informação local e música a metro, com uma playlist estranha.
Rádio Voz de Santo Tirso: Tanto quanto sei anda sempre nesta ordem de valores. Tenho ouvido no online a nova versão da Festival e aquilo está em modo piloto automático, quase tudo com takes genéricos mal gravados. Fala o pai, a mãe e a filha... mais alguns amigos. Zero noção do que é fazer rádio. No entanto, cartada de mestre o registo da marca Festival, mas acredito que não vai ter unhas para fazer algo bom.
Jornal FM: Resultado fraco para o potencial da frequência, falta é perceber se há meios para se fazer melhor. Música, dois ou três locutores... parece-me que já não devem ter programação em direto. Informação é assegurada por alguém que grava fora e que julgo já ter ouvido noutra rádio por este Portugal fora. Todos ou quase todos os locutores da rádio colaboram com a Rádio Imagem / Lafões. Já aconteceu ouvir takes de outra rádio a entrar nesta, algum engano.
Linear: É uma Record 2.0 mas com dias muito maus, modulação muito baixa, cortes constantes na emissão. Parece-me que sofrem de algum problema ao nível do processador e do transporte de sinal de Gaia para o emissor.
Botareu: Sei que é muito popular mas não tenho ouvido para poder opinar.
Santiago: Podem estar a sofrer do efeito Rádio NO AR. É uma rádio com gente dentro, quando escuto sinto isso. Muita coisa em direto, alguma gravada... no entanto acho que estão muito presos à Santiago de outros tempos. A Fundação nesse campeonato leva a melhor, é uma rádio mais rápida, de escuta que eu considero mais leve, apesar dos ruídos nos jingles que me irritam. Trabalham bem o online, destacam-se pelo desporto mas estão cada vez menos com a rádio na rua, a vizinha Fundação faz muitas emissões ao vivo.
Vizela: Desconheço se é muito ouvida ou pouco, pelo que até posso aceitar o resultado. Percebi que um dos locutores que era muito querido dos ouvintes mudou-se para a Fundação, não sei se isso pode estar refletido nestes números.
Rádio Clube de Arganil / R.Maria / R.SMiguel : Não conheço, não tenho opinião.
Top FM: Ainda continua no ar e vai tendo algumas casas e carros sintonizados na zona de Aveiro. Tem algum potencial mas precisa de investimento. Com o tempo foi perdendo espaço para a Mega e Cidade. Deixaram de ter presença no online, o que não se percebe, atendendo ao público a quem se dirige.
CMR: Não há muito a dizer. Os nortenhos assinaram o papel de divórcio com esta frequência depois do que se passou com a Festival. Isso é fácil de perceber, basta consultar o facebook do Alberto Rocha.
Fama Rádio: Como já foi dito, uma espécie de mix entre M80 e XL, melhor na playlist e pior na locução / animação. Parece-me ser tudo gravado, tanto que em tempos apanhei num fim de semana um erro engraçado: a locutora não deve ter cortado bem os takes, deve ter gravado tudo num único ficheiro e, em 2 ou 3 minutos entraram os takes todos que tinham sido gravados para aquela tarde, acontece. Boa cobertura, notícias a todas as horas que é gravada fora, pela mesma voz que faz os noticiários da Hiper FM de Rio Maior. Interessante perceber se aparecem no estudo do grande porto.
Rádio Jornal do Centro: Resultado condiz com a rádio, mas são muito bons no papel e online.
Rádio Voz do Neiva: Aceito o resultado, tem pouca relevância.
RUM: Aceito o resultado. A RUM existe mas é muito mais que rádio e, neste momento, o "muito mais" para além da rádio é que dá dinheiro e mantém o projeto. Não me identifico com a linha da estação mas trabalham muito bem a informação.