Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 516464 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Bareme Rádio
« Responder #1125 em: Março 15, 2023, 04:58:24 pm »
Cidade finalmente em valores mais "aceitáveis" para a rádio que é. Boa subida da Antena 1, RR creio que estabiliza (não tenho agora acesso a dados anteriores, mas penso que é isto), bons valores da Smooth e da Observador face às redes limitadas em FM que possuem. M80 com os melhores resultados de sempre.
« Última modificação: Março 15, 2023, 05:28:23 pm por AG »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1126 em: Março 15, 2023, 05:03:01 pm »
Basicamente este Bareme exceptuando a Antena 1 e a Observador recompensa as rádios que estão mais estagnadas começando na M80 passando pela Cidade com a saída de vez do CC Vilhena...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1127 em: Março 15, 2023, 05:14:28 pm »
Achei estranho o pouco arriscar em música nova da RFM e da Comercial

Danl

• Hero Member
« Responder #1128 em: Março 15, 2023, 05:30:13 pm »
Dados AAV

Comercial - 20.3%
RFM - 19.0%
M80 - 8.4%
RR - 6.1%
Antena 1 - 4.9%
Cidade FM - 4.5%
TSF - 3.6%
Mega Hits - 3.3%
Antena 3 - 1.8%
Smooth FM - 1.2%
Observador - 1.0%

Ai se a M80 tivesse uma cobertura similar à da RR, do Tejo para norte...
Acredito que a breve/médio prazo vai ultrapassar os 10%.
A nível de playlist ganha de goleada à emissora católica portuguesa que teimosamente continua inerte.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1129 em: Março 15, 2023, 05:33:36 pm »
Cidade finalmente em valores mais "aceitáveis" para a rádio que é. Boa subida da Antena 1, RR creio que estabiliza (não tenho agora acesso a dados anteriores, mas penso que é isto), bons valores da Smooth e da Observador face às redes limitadas em FM que possuem.

RR perde 0.4% enquanto a M80 ganha 0.8%; RFM cresce 0.4% mas a Comercial cresce 0.6%. A Mega perde 0.4% e a Cidade 0.3%. Uma análise rápida é a de que as rádios jovens perdem quase "diretamente" para as irmãs mais velhas, o que me parece fazer algum sentido, dadas as saídas de algumas figuras "de peso" destas e a playlist mais equilibrada destas, a par de um rejenuvescimento que está a ocorrer nas jovens, mas que parece não estar a atrair público. Os outros ganhos de 0,2% diria que estão a vir da RR e a M80 e a Antena 1 estarão a ganhar quase que diretamente os ouvintes da Antena 3.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1130 em: Março 15, 2023, 09:20:28 pm »
Nova Era: 0,9%
MEO SW: 0,7%
Antena 2: 0,5%
Orbital: 0,4%

Bauer: 30,3%
Renascença Multimédia: 26,8%
RTP: 6,9%

Esqueceram-se da No Ar ou desce ainda mais que 1%?
https://www.meiosepublicidade.pt/2023/03/bareme-radio-comercial-entra-em-2023-a-liderar-com-regresso-a-fasquia-dos-20/
« Última modificação: Março 15, 2023, 09:23:31 pm por radiokilledtheMTVstar »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1131 em: Março 16, 2023, 02:29:25 pm »
A Observador não sai disto porque também não tem quórum para sair disto: não conseguem perceber que para o target que abarcam é essencial a cobertura de todo o litoral entre Braga e Setúbal. Estão a faltar Coimbra, Leiria e Santarém, bem como Faro, e assim continuarão. Os 2% são a meta que na minha opinião tem que ser ambicionada, não só em Lisboa como nas zonas onde têm emissão.

Se para isso tiverem que fazer emissão local, pois que seja. Quem tem medo de 8h de emissão local? Custa assim tanto fazê-la quando os emissores nas regiões em falta são tão mais em conta que onde gastaram mais dinheiro (Lisboa e Porto)? Eu acho que Coimbra até agradecia por exemplo. E Faro, que sempre reinvindicou a questão para si, e está limitada às locais e a umas horas na Antena 1.

A esta altura do campeonato daqui a nada o projeto está a fazer 4 anos e eu não ouço publicidade que chegue para o sustentar mesmo tendo em conta a tabela de pub deles. A grelha está boa agora, mas falta um atrativo novo às Manhãs assim mais sonante, que faça as pessoas tentarem ouvir, na minha opinião. E não entendo como nem emissão gravada há a este ponto nas madrugadas. Custa colocar um estagiário com mínimos de competência (como a ROBS nos habituou) a fazer, direto ou gravado? Custa ir a um dos muitos profissionais do meio de botas penduradas - mas não arrumadas - despender cem ou cento e cinquenta paus e ter as 5h ou 6h cobertas com mais qualidade?

Isto são coisas mínimas mas é como a formiga: tudo junto faz a diferença. Se calhar à conta destas a Observador não estava com 1 e estava com 1.3 por exemplo, mas seriam 1.3 com coisas que pouco mais dinheiro custam e valorizava-se perante o anunciante num contexto em que vou ser muito claro: ou expandem ou arriscam-se. Por muito que o ciclo seguinte traga quase na certa um governo de direita.

Não são coisas que ande a dizer nem desde hoje nem desde ontem.

Não podemos só pensar em quantas pessoas cobrimos com um emissor: temos que pensar na utilidade de cobertura que lhe damos. Para a quantidade de pessoas que circula hoje em dia no eixo Lisboa - Porto, isto é absolutamente essencial. E nem toda a gente tem carros novos ou com suporte a Bluetooth que consiga ouvir a estação, que para mais agora até piorou o player online e tornou-o menos responsivo, gerando-se não raras vezes uma bonita confusão em que está anúncio e rádio ao mesmo tempo a tocar, já não falando no incomodo que é ter 30 segundos de pub vídeo antes de algo áudio. Tudo isto convém ser melhorado, tudo isto convém ser corrigido.

Adiante.

Excelente resultado da Nova Era para quem tem só um emissor, e igualmente da Estação Orbital. A RFM começa a descolar da proximidade à liderança a favor da Comercial e isto não são boas notícias para o grupo R/Com já de si mergulhado onde está. A redução da RR é um pouco preocupante, mas estão a ser feitos ajustes, teremos que ser pacientes. A M80 tem 8,4% nem eu sei muito bem como porque não devem atualizar a lógica de playlist há mais de 1 ano ou ano e meio.

Bom resultado da Antena 1, a sair do marasmo dos 4/4.5 em que marinava, e provavelmente a beneficiar em potencial de reduções da RR (terei que dar razão ao Atento nesta) por migração de auditório.

A Antena 3 piora o resultado face à vaga anterior de forma um pouco preocupante porque não tem pura e simplesmente margem para isso. Antena 2 no mesmo de sempre, no mesmo caminho, sendo que nem a promoção dada pelo Ricardo Araújo Pereira no programa de maior audiência na TV a fez aumentar a percentagem: não consegue fixar mais ninguém senão os irredutíveis. Impunha-se uma revisão ao programa da manhã (Império dos Sentidos), excessivamente pesado e austero para o que as pessoas pretendem e sem causar pontes para o resto do dia, sendo que inclusive até já dura há tempo demais - um programa como o Vibrato seria muito mais adequado a esta hora do dia, em que se pede um andamento allegro. Para cinzentismo já basta a vida a essa hora.

TSF continua no mesmo, tem um ligeiro aumento face à vaga anterior creio eu. Não me é entendivel como, mas são essencialmente os senhores de meia-idade que a levam e conforme andamos a ver por estes dias, nem sempre a maioria destes faz a melhor escolha. Pelo menos é mais fiável que o outro estudo da marca do ano ou o que era.

Excelente resultado da SmoothFM, a refletir ainda que timidamente o investimento feito em mais horas de locução, e com a rede limitada que tem mais a fantástica performance de 89.5 Torre dos Bombeiros de São Mamede de Infesta.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1132 em: Março 16, 2023, 02:50:15 pm »
A Nova Era começa a ter uma estabilidade como a da RR com todos os problemas que tem, neste caso ainda é mais heroico uma vez que o Lomar lá vai aguentando o barco nas Manhãs completamente sozinho.
Entretanto a Vodafone deve ter morrido de vez, a Bauer já nem fala sequer do reach...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1133 em: Março 16, 2023, 02:55:04 pm »
"Impunha-se uma revisão ao programa da manhã (Império dos Sentidos), excessivamente pesado e austero para o que as pessoas pretendem e sem causar pontes para o resto do dia, sendo que inclusive até já dura há tempo demais - um programa como o Vibrato seria muito mais adequado a esta hora do dia, em que se pede um andamento allegro. Para cinzentismo já basta a vida a essa hora.".

Concordo em parte com esta ideia - supracitada por um elemento do fórum. Escuto muitas vezes este programa durante a manhã e, por vezes, acho que cansa um pouco e é demasiado cinzento e muito discutível em qualidade musical que cative a audiência. Pese embora a excelente locução do autor, julgo que assim não atrai os mais jovens para a Antena 2.

Atento

• Hero Member
« Responder #1134 em: Março 16, 2023, 11:58:07 pm »
"Impunha-se uma revisão ao programa da manhã (Império dos Sentidos), excessivamente pesado e austero para o que as pessoas pretendem e sem causar pontes para o resto do dia, sendo que inclusive até já dura há tempo demais - um programa como o Vibrato seria muito mais adequado a esta hora do dia, em que se pede um andamento allegro. Para cinzentismo já basta a vida a essa hora.".

Concordo em parte com esta ideia - supracitada por um elemento do fórum. Escuto muitas vezes este programa durante a manhã e, por vezes, acho que cansa um pouco e é demasiado cinzento e muito discutível em qualidade musical que cative a audiência. Pese embora a excelente locução do autor, julgo que assim não atrai os mais jovens para a Antena 2.

Pois...

A 2 e a 3 já  não arrancam na rádio.

Sejamos claros: 0,5% e 1,8% são números inaceitáveis para redes nacionais de FM.

Não há argumentos válidos que os sustentem.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1135 em: Março 17, 2023, 05:19:14 pm »
Quando é o funeral da Observador?
Nem com jornal on line, nem com uma imensidão de gente lá dentro, a rádio local lisboeta com tiques de rádio nacional consegue sair de 1%.
Lá vai o tempo em que aqui diziam que ia ser um pássaro a voar, agora é porque falta Coimbra e Faro.
Eu bem avisei há quase 2 anos que era um fiasco.

È só rir.
O Julio Magalhaes que seria a aposta para atrair gente no Porto foi um tiro nos pés pois já sabem que o homem está em casa.
Tanto dinheiro investido para 1%... :)

Atento

• Hero Member
« Responder #1136 em: Março 17, 2023, 05:54:04 pm »
Nem com jornal on line, nem com uma imensidão de gente lá dentro, a rádio local lisboeta com tiques de rádio nacional consegue sair de 1%.
Lá vai o tempo em que aqui diziam que ia ser um pássaro a voar, agora é porque falta Coimbra e Faro.

È só rir.
O Julio Magalhaes que seria a aposta para atrair gente no Porto foi um tiro nos pés pois já sabem que o homem está em casa.

Preocupe-se com os empresários que não sustentam as rádios do grande Porto.

A Observador continua , continuará e investirá seguramente.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1137 em: Março 17, 2023, 06:10:52 pm »
Sempre deliciosos de ler os rants do Zeca, já tinha saudades.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1138 em: Março 17, 2023, 10:33:24 pm »

È só rir.

Preocupe-se com os empresários que não sustentam as rádios do grande Porto.

A Observador continua , continuará e investirá seguramente.

Leu mal, não são 10% mas 1%.
Acorde do sonho.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1139 em: Março 22, 2023, 04:17:30 pm »
Foi finalmente publicado ontem o último Bareme no site da Marktest e destaca-se no final da tabela o aparecimento da Rádio Nova embora apenas com um reach de 0,2% e o desaparecimento da SBSR...
No Ar (atrás da Festival que hoje ganhou publicidade grátis com as declarações do Pinto da Costa...) e Vodafone com um reach de 0,8%:

https://www.marktest.com/wap/a/n/id~298c.aspx