A Observador não sai disto porque também não tem quórum para sair disto: não conseguem perceber que para o target que abarcam é essencial a cobertura de todo o litoral entre Braga e Setúbal. Estão a faltar Coimbra, Leiria e Santarém, bem como Faro, e assim continuarão. Os 2% são a meta que na minha opinião tem que ser ambicionada, não só em Lisboa como nas zonas onde têm emissão.
Se para isso tiverem que fazer emissão local, pois que seja. Quem tem medo de 8h de emissão local? Custa assim tanto fazê-la quando os emissores nas regiões em falta são tão mais em conta que onde gastaram mais dinheiro (Lisboa e Porto)? Eu acho que Coimbra até agradecia por exemplo. E Faro, que sempre reinvindicou a questão para si, e está limitada às locais e a umas horas na Antena 1.
A esta altura do campeonato daqui a nada o projeto está a fazer 4 anos e eu não ouço publicidade que chegue para o sustentar mesmo tendo em conta a tabela de pub deles. A grelha está boa agora, mas falta um atrativo novo às Manhãs assim mais sonante, que faça as pessoas tentarem ouvir, na minha opinião. E não entendo como nem emissão gravada há a este ponto nas madrugadas. Custa colocar um estagiário com mínimos de competência (como a ROBS nos habituou) a fazer, direto ou gravado? Custa ir a um dos muitos profissionais do meio de botas penduradas - mas não arrumadas - despender cem ou cento e cinquenta paus e ter as 5h ou 6h cobertas com mais qualidade?
Isto são coisas mínimas mas é como a formiga: tudo junto faz a diferença. Se calhar à conta destas a Observador não estava com 1 e estava com 1.3 por exemplo, mas seriam 1.3 com coisas que pouco mais dinheiro custam e valorizava-se perante o anunciante num contexto em que vou ser muito claro: ou expandem ou arriscam-se. Por muito que o ciclo seguinte traga quase na certa um governo de direita.
Não são coisas que ande a dizer nem desde hoje nem desde ontem.
Não podemos só pensar em quantas pessoas cobrimos com um emissor: temos que pensar na utilidade de cobertura que lhe damos. Para a quantidade de pessoas que circula hoje em dia no eixo Lisboa - Porto, isto é absolutamente essencial. E nem toda a gente tem carros novos ou com suporte a Bluetooth que consiga ouvir a estação, que para mais agora até piorou o player online e tornou-o menos responsivo, gerando-se não raras vezes uma bonita confusão em que está anúncio e rádio ao mesmo tempo a tocar, já não falando no incomodo que é ter 30 segundos de pub vídeo antes de algo áudio. Tudo isto convém ser melhorado, tudo isto convém ser corrigido.
Adiante.
Excelente resultado da Nova Era para quem tem só um emissor, e igualmente da Estação Orbital. A RFM começa a descolar da proximidade à liderança a favor da Comercial e isto não são boas notícias para o grupo R/Com já de si mergulhado onde está. A redução da RR é um pouco preocupante, mas estão a ser feitos ajustes, teremos que ser pacientes. A M80 tem 8,4% nem eu sei muito bem como porque não devem atualizar a lógica de playlist há mais de 1 ano ou ano e meio.
Bom resultado da Antena 1, a sair do marasmo dos 4/4.5 em que marinava, e provavelmente a beneficiar em potencial de reduções da RR (terei que dar razão ao Atento nesta) por migração de auditório.
A Antena 3 piora o resultado face à vaga anterior de forma um pouco preocupante porque não tem pura e simplesmente margem para isso. Antena 2 no mesmo de sempre, no mesmo caminho, sendo que nem a promoção dada pelo Ricardo Araújo Pereira no programa de maior audiência na TV a fez aumentar a percentagem: não consegue fixar mais ninguém senão os irredutíveis. Impunha-se uma revisão ao programa da manhã (Império dos Sentidos), excessivamente pesado e austero para o que as pessoas pretendem e sem causar pontes para o resto do dia, sendo que inclusive até já dura há tempo demais - um programa como o Vibrato seria muito mais adequado a esta hora do dia, em que se pede um andamento allegro. Para cinzentismo já basta a vida a essa hora.
TSF continua no mesmo, tem um ligeiro aumento face à vaga anterior creio eu. Não me é entendivel como, mas são essencialmente os senhores de meia-idade que a levam e conforme andamos a ver por estes dias, nem sempre a maioria destes faz a melhor escolha. Pelo menos é mais fiável que o outro estudo da marca do ano ou o que era.
Excelente resultado da SmoothFM, a refletir ainda que timidamente o investimento feito em mais horas de locução, e com a rede limitada que tem mais a fantástica performance de 89.5 Torre dos Bombeiros de São Mamede de Infesta.