Não partilho do seu ponto de vista, caro “Boxxâ€. Em espaços deste tipo, julgo eu, diferentes opiniões são algo de salutar, uma vez que permitem o debate de ideias.
Uma possÃvel leitura dos resultados da atual RTP Antena 3 é que o modelo está esgotado. A RTP Antena 2 já é uma estação de rádio que se dirige à s franjas de público, de alguma forma identitária da cultura clássica europeia, berço da civilização ocidental, da criatividade artÃstica e dos valores que influenciaram o resto do mundo. A RTP Antena 2 indica que estamos em solo europeu e, não será por mero acaso, que diferentes paÃses europeus têm rádios públicas com estas caracterÃsticas, com audiências baixas, por isso acho compreensÃvel que assim seja também por cá. O que não acho bem é que tenhamos duas das três redes nacionais públicas (2/3 ~= 67%) dirigidas a minorias porque todos os portugueses financiam a rádio pública e não faz o mÃnimo sentido que não se identifiquem com ela. O que acho é que temos um serviço de radiodifusão incompleto, porque não há uma rádio pública dedicada à s diferentes vertentes da cultura contemporânea, identitária da civilização a que pertencemos no presente, não no século XVIII ou XIX. E tenha isto presente, a cultura está interligada com comportamentos civilizados, por oposição a comportamentos tribais, ou até a barbárie (no extremo). Portanto, acho que esta RTP Antena 3 é uma estravagância, em que todos financiam para um nicho.
Tomando a BBC Radio 6 como exemplo, das duas, uma: ou não há interesse em difundi-la na rede analógica, por se enquadrar para minorias, e para minorias já têm a BBC Radio 3, ou esta é um aliciante para o público aderir ao DAB e plataformas digitais.
Para terminar, não temos em Portugal um rádio generalista em condições dedicada à Arte & Entretenimento para todos, do que se faz/fez em Portugal e, importante, no Mundo (não estamos isolados, pertencemos ao eixo atlântico e à “aldeia globalâ€).
//---
NOTA: Talvez o som da RTP Antena 2 seja o melhor das três “Antenasâ€.