Autor Tópico: RTP Antena 2  (Lida 202949 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: RTP Antena 2
« Responder #630 em: Setembro 03, 2025, 12:54:06 pm »
Siga a continuação, em novo horário, de mais um espaço para não dar fluidez ao Vibrato e o tornar pesado:https://antena2.rtp.pt/programa/a-minha-pauta/

tuscano332

• Hero Member
« Responder #631 em: Setembro 03, 2025, 05:57:39 pm »
Consegui ouvir metade do novo programa o Fora da Gaveta, até gostei foi sobre o Japão, a sua capitulação, e o pós guerra, não o foi na totalidade, mas em parte foi preenchido com Sakamoto: https://www.rtp.pt/play/p15503/e873208/fora-da-gaveta

tuscano332

• Hero Member
« Responder #632 em: Setembro 05, 2025, 12:29:10 am »
Entretanto a Antena 2 lá verificou o erro que estavam a cometer há uma série de dias e finalmente voltaram a colocar no ar esta Quinta 4 de Setembro os Cleidoscópio sobre compositores de cinema do João Gobern, o problema é que saltaram uns quantos e repuseram o 13º que é o último, dedicado a Ennio Morricone, isto é loucura na Antena 2. Como o Luis Caetano volta na Segunda, o resto das reposições não irão acontecer e ainda estou para ver o vão colocar esta Sexta, pois lá no site diz que será o Gobern,  desculpem, mas rádio não se faz assim, isto pareceu imenso amadorismo e falta de algum respeito para com os ouvintes.
« Última modificação: Setembro 05, 2025, 12:32:21 am por tuscano332 »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #633 em: Setembro 05, 2025, 01:55:18 am »
O que eu sei é que com tanto erro de seleção de programas na grelha se isto fosse numa privada já estavam a rolar cabeças. Como é na Antena 2, nada acontece, o problema neste caso não sendo do Nuno Galopim, mas da pessoa que trata a informática e a programação dela.

Concordo que o Vibrato tem rubricas a mais na hora das 16h. Se querem adotar um modelo de rubricas com música tinham que mandar o Vibrato para o regresso a casa, que aí é que era lógico ser assim. No horário 14-17 o que faz sentido é escutar, sem quebras, peças musicais clássicas.

No sentido inverso, faz todo o sentido o boletim informativo às 14h e ainda deviam haver mais em simultâneo com a Antena 1.

A Antena 2, para todos os efeitos, parece uma rádio morta em múltiplos horários, e desconexa noutros. Vai ter que haver uma profunda harmonização na estação, o Nuno Galopim haverá de afinar isso.

Noto que os horários da Antena 2 parecem particularmente direcionados à realidade... dos conservatórios de música no país. Só se percebe isto tendo contacto com essa realidade do lado de dentro, por acaso tive essa sorte há uns anos.

A meu ver parece uma escolha conservadora e tecnicamente incorreta de um ponto de vista programático, mais ainda para a rede que a Antena 2 tem. Talvez venha a ser tratado em breve. Também não ajuda que seja a rádio com o orçamento mais curto das 3 redes nacionais da RTP, há alguns cortes visíveis nesse processo em antena.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #634 em: Setembro 05, 2025, 10:19:08 am »
O que eu sei é que com tanto erro de seleção de programas na grelha se isto fosse numa privada já estavam a rolar cabeças. Como é na Antena 2, nada acontece, o problema neste caso não sendo do Nuno Galopim, mas da pessoa que trata a informática e a programação dela.

Concordo que o Vibrato tem rubricas a mais na hora das 16h. Se querem adotar um modelo de rubricas com música tinham que mandar o Vibrato para o regresso a casa, que aí é que era lógico ser assim. No horário 14-17 o que faz sentido é escutar, sem quebras, peças musicais clássicas.

No sentido inverso, faz todo o sentido o boletim informativo às 14h e ainda deviam haver mais em simultâneo com a Antena 1.

A Antena 2, para todos os efeitos, parece uma rádio morta em múltiplos horários, e desconexa noutros. Vai ter que haver uma profunda harmonização na estação, o Nuno Galopim haverá de afinar isso.

Noto que os horários da Antena 2 parecem particularmente direcionados à realidade... dos conservatórios de música no país. Só se percebe isto tendo contacto com essa realidade do lado de dentro, por acaso tive essa sorte há uns anos.

A meu ver parece uma escolha conservadora e tecnicamente incorreta de um ponto de vista programático, mais ainda para a rede que a Antena 2 tem. Talvez venha a ser tratado em breve. Também não ajuda que seja a rádio com o orçamento mais curto das 3 redes nacionais da RTP, há alguns cortes visíveis nesse processo em antena.
O que devia ser, ainda que eu não aprecie muito, mas pronto aceita-se, era noticias às 14h  e até às 16h ou 17h o Vibrato só com música, talvez pudesse ter uma pequena rubrica entre 5m a 10m(maior não), mais ou menos a meio, para também não se tornar apenas uma espécie de gira discos, isto é rádio, a quantidade que possui actualmente é que é demasiada. Ás 17h, pela programação de agora, voltar a ter noticias e acabar com a treta de programas de 1h, a maioria repetidos das 17h às 18h.
« Última modificação: Setembro 05, 2025, 10:24:36 am por tuscano332 »

pdnf

• Hero Member
« Responder #635 em: Setembro 05, 2025, 01:41:14 pm »
Sou da opinião que tanto a 2 como a 3 devem ter noticiários de hora a hora. Podem não ser nos topos, por exemplo, aos 30'. Devem ser essencialmente curtos, duração de 3 minutos.

Quanto às rubricas, sabem o que acho sobre a 2, pelo menos das 07h às 22h deve ser uma rádio com emissão linear, essencialmente musical. Andar a retalhar programas tira atractividade ao produto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #636 em: Setembro 05, 2025, 01:44:39 pm »
Sou da opinião que tanto a 2 como a 3 devem ter noticiários de hora a hora. Podem não ser nos topos, por exemplo, aos 30'. Devem ser essencialmente curtos, duração de 3 minutos.

Quanto às rubricas, sabem o que acho sobre a 2, pelo menos das 07h às 22h deve ser uma rádio com emissão linear, essencialmente musical. Andar a retalhar programas tira atractividade ao produto.

Podia-se fazer como a Rai: a Radio 1 à hora certa, Radio 2 aos 30' e Radio 3 (equivalente à A2) aos 45'.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #637 em: Setembro 05, 2025, 02:10:53 pm »

Fazem mais sentido alguns dos programas dos dias de semana, especialmente no Outono Inverno, da Rádio Clássica espanhola(não que eu seja muito favorável a muitos programas de autor em dias de semana antes das 19h, como acontece lá, é meio desperdício, as pessoas estão a trabalhar, não tomam muita atenção), pois as pessoas já sabem ao que vão e os programas fazem sentido, do que isto que nós actualmente temos, que corta tudo, fica pesado, não vou estar a repetir-me.

Em relação a noticiários, a tê-los a todas as horas teriam de ser ao estilo mais longo entre as 7h e as 10h, a partir dai estilo síntese rápida uns 3m no máximo e voltarem a ser mais longos a partir das 17h até às 20h, acabarem aqui e voltarem às 6h ou 7h da manhã. Conclusão, não sou contra, mas prefiro o estilo de em certas horas não ter noticias, tê-las tipo entre as 7h e as 10h, depois às 12h, às 14h, e por fim das 17h às 20h(caso não se vá pela minha proposta, de concertos entre as 18h e as 20h).
« Última modificação: Setembro 05, 2025, 02:15:11 pm por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #638 em: Setembro 06, 2025, 12:38:21 am »
Afinal ainda havia uma emissão extra dos Caleidoscópio do João Gobern Musica Para Ver e foi essa que foi transmitida, como se nada se tivesse passado e tivessem sido todos transmitidos, quando não foram. Erradamente disse que os programas era de 2020, mas não, são mais antigos ainda, são de 2017, uma vez que neste último o 14, o João deseja uma boa passagem de ano e feliz bom ano de 2018 aos ouvintes. Não tenho nada contra repetições de programas mais antigos, têm é fazer a coisa em condições, que foi o que não fizeram.
« Última modificação: Setembro 06, 2025, 12:40:05 am por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #639 em: Setembro 06, 2025, 12:26:16 pm »
Boa ideia a de recuperar gravações antigas concertos da antiga Orquestra que a RDP teve, servindo isto também para festejar os 90 anos da rádio pública:https://www.rtp.pt/play/p15507/e873044/a-nossa-orquestra

pdnf

• Hero Member
« Responder #640 em: Setembro 06, 2025, 03:11:37 pm »
Boa ideia a de recuperar gravações antigas concertos da antiga Orquestra que a RDP teve, servindo isto também para festejar os 90 anos da rádio pública:https://www.rtp.pt/play/p15507/e873044/a-nossa-orquestra
Gostava mesmo de compreender porque é que a 2 não tem uma orquestra residente, como já existiu no passado. O país já não está miserável, aliás, quando a orquestra terminou não estava, em pleno período Cavaquista, mas é sabida a sensibilidade que o homem tem para a cultura. Fazia todo o sentido, como é lógico.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #641 em: Setembro 07, 2025, 12:51:48 am »
Gostava mesmo de compreender porque é que a 2 não tem uma orquestra residente, como já existiu no passado. O país já não está miserável, aliás, quando a orquestra terminou não estava, em pleno período Cavaquista, mas é sabida a sensibilidade que o homem tem para a cultura. Fazia todo o sentido, como é lógico.
Aqui ao lado em Espanha existe como sabemos, por isso também não entendo a razão, vai valendo por exemplo a Orquestra da Gulbenkian, mas não é a mesma coisa.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #642 em: Setembro 07, 2025, 02:10:42 pm »
O Nuno Galopim, sim esse mesmo que todos conhecemos, irá na próxima Quinta 11h de Setembro pelas 22h, apresentar um programa especial, dedicado ao compositor estoniano Arvo Part, que faz este ano de 2025, 90 anos. Ou seja, vamos ter nos próximo tempos 3 emissões especiais, dia 8 dedicada ao actor Peter Sellers, dia 11 dedicada ao compositor Arvo Parte e dia 15 dedicada ao poeta Bocage: https://www.rtp.pt/programa/radio/p8153/e20250911
« Última modificação: Setembro 07, 2025, 02:16:07 pm por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #643 em: Setembro 07, 2025, 02:19:56 pm »
O Nuno Galopim, sim esse mesmo que todos conhecemos, irá na próxima Quinta 11h de Setembro pelas 22h, apresentar um programa especial, dedicado ao compositor estoniano Arvo Part, que faz este ano de 2025, 90 anos. Ou seja, vamos ter nos próximo tempos 3 emissões especiais, dia 8 dedicada ao actor Peter Sellers, dia 11 dedicada ao compositor Arvo Parte e dia 15 dedicada ao poeta Bocage: https://www.rtp.pt/programa/radio/p8153/e20250911
Os 2 primeiros são emitidos dia 8 e 11 às 22h, o do Bocage dia 15 pelas 21h.
* Arvo Part, não tem e no fim, como erradamente escrevi na 2ª vez no texto.
« Última modificação: Setembro 07, 2025, 02:26:34 pm por tuscano332 »

Atento

• Hero Member
« Responder #644 em: Setembro 07, 2025, 03:46:43 pm »
Acho que o Galopim vai conseguir colocar a 2 pelo menos nos 1%...

Falta resolver o grande problema naquela casa, a nível rádio: a Antena 3...

A nível tv: a rtp3, com urgência, face àquilo que há no campo da informação  e a rtp2...