Autor Tópico: RTP Antena 2  (Lida 206303 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: RTP Antena 2
« Responder #555 em: Julho 14, 2025, 01:30:19 pm »
Não deve haver ninguém para assegurar a parte técnica ao fim de semana que dê para essa transmissão ocorrer...

Bolas! a taxa do audiovisual deveria pagar estas coisas do serviço ao fim de semana - há inúmeras profissões que trabalham 24/24 horas e 7/7 dias. Que enorme falta de profissionalismo e respeito pelas audiências por parte da rádio pública. Para quando o acordar dos responsáveis?
A ser verdade que não há pessoal para o fim-de-semana é muito mau, bem a verdade é que só raramente há coisas em directo e é por muita obrigação a Opera do Metropolitan de N.Y, o resto é practicamente tudo programas gravados.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #556 em: Julho 19, 2025, 12:19:58 pm »
Evento completamente ignorado pela Antena2, é certo que têm os Proms e no dia 25 último dia do Festival Robalo, mas não dava em directo passavam em diferido: https://www.rtve.es/television/20250716/no-pierdas-festival-bayreuth-directo-radio-clasica/16666379.shtml
« Última modificação: Julho 19, 2025, 12:22:28 pm por tuscano332 »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #557 em: Julho 19, 2025, 01:20:35 pm »
Evento completamente ignorado pela Antena2, é certo que têm os Proms e no dia 25 último dia do Festival Robalo, mas não dava em directo passavam em diferido: https://www.rtve.es/television/20250716/no-pierdas-festival-bayreuth-directo-radio-clasica/16666379.shtml

A Antena 2 já transmitiu o Festival de Bayreuth há alguns anos.

Recordo-me bem dessas transmissões longuíssimas, começavam normalmente por volta das 15h/16h e, muitas vezes, prolongavam-se até á 1h/2h da madrugada, pois as óperas de Wagner são muito extensas e, como é óbvio, implicam muitos e longos intervalos entre os diversos actos.

Mas, é uma experiência bem interessante, para quem aprecia ópera e, sobretudo, as peças wagnerianas.

Realmente, é pena a Antena 2 não o voltar a fazer.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #558 em: Julho 19, 2025, 02:32:01 pm »

Recordo-me bem dessas transmissões longuíssimas, começavam normalmente por volta das 15h/16h e, muitas vezes, prolongavam-se até á 1h/2h da madrugada, pois as óperas de Wagner são muito extensas e, como é óbvio, implicam muitos e longos intervalos entre os diversos actos.

Mas, é uma experiência bem interessante, para quem aprecia ópera e, sobretudo, as peças wagnerianas.

Como se vê ai o evento apanha fim-de-semana, essa também pode ser uma das razões por não voltarem a apostar nisto, pois se nem Concertos Proms que calham ao neles temos, quanto mais iriamos ter isto, é pena.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #559 em: Julho 19, 2025, 02:47:11 pm »

Como se vê ai o evento apanha fim-de-semana, essa também pode ser uma das razões por não voltarem a apostar nisto, pois se nem Concertos Proms que calham ao neles temos, quanto mais iriamos ter isto, é pena.
Também julgo ser verdade que a rádio clássica espanhola, não transmite Proms.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #560 em: Julho 20, 2025, 01:24:06 am »
Em relação ao Festival Bayreuth, recebi esta resposta por parte da Antena 2: "...a Antena 2 costuma transmitir, em diferido, as óperas do Festival de Bayreuth. Neste momento ainda não é possível informar em que datas. Obrigado."

tuscano332

• Hero Member
« Responder #561 em: Julho 22, 2025, 10:53:42 pm »
Mas a Antena 2 não podia ter um programa de verão para tapar as féria do Luís Caetano, é que estar com repetições é só parvo.

Pedro trindade

• Full Member
« Responder #562 em: Julho 23, 2025, 10:27:55 am »
Quantos locutores tem a Antena 2?

Atento

• Hero Member
« Responder #563 em: Julho 23, 2025, 10:30:16 am »

pdnf

• Hero Member
« Responder #564 em: Julho 23, 2025, 06:53:46 pm »
Caleidoscópio às 13h, é um convite ao ouvinte a mudar a frequência. Eu não sei como é que ainda não perceberam que quem sintoniza a 2 está à procura de música clássica, não de outra coisa qualquer. Esqueçam qualquer ilusão de chegar aos 1%/1,5% sem irem por aí. Da forma que está, nem o serviço público cumprem devidamente.
Antena 2 é uma rádio de música clássica e jazz. Simples.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #565 em: Julho 23, 2025, 07:17:13 pm »
Caleidoscópio às 13h, é um convite ao ouvinte a mudar a frequência. Eu não sei como é que ainda não perceberam que quem sintoniza a 2 está à procura de música clássica, não de outra coisa qualquer. Esqueçam qualquer ilusão de chegar aos 1%/1,5% sem irem por aí. Da forma que está, nem o serviço público cumprem devidamente.

Quem vai à Antena 2 não procura só música.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #566 em: Julho 23, 2025, 07:20:26 pm »
O problema é que entre as 13h e as 14h muda o programa todos os dias, mas em 6 deles é com repetições(a excepção é o Domingo).
 Acontece é que nas Quartas estão a repor uns programas do Caleidoscópio dedicados ao compositor italiano Luciano Berio, do qual este ano passam 100 anos do seu nascimento. Até aqui nada de mal, o problema está em que é um compositor modernista, com uma musica complicadíssima, que muitos não compreendem e que alguns nem consideram música(ele até foi pioneiro na música eletrônica em Itália), ou seja não é adequado para horário das 13h, além de que aquele tipo de som ou música, afasta imensos ouvintes, não cativa. Eu ouvi e sinceramente não consigo classificar aquilo, nem sei se considero música ou não, mas eu fiz um esforço para tentar conhecer, a maioria vai simplesmente mudar o posto e siga. O adequado é a hora em que o programa foi transmitido de origem, ou seja às 23h, aquilo é para horário nocturno, não é para as 13h.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #567 em: Julho 23, 2025, 07:24:35 pm »

Quem vai à Antena 2 não procura só música.
A Antena 2 pode e deve ter aquele programa que foi emitido em repetição esta Quarta 23 de Julho, mas não o pode passar às 13h como fez, é um convite a ver fugir ouvintes, não é horário adequado para ouvir Luciano Berio, como já disse.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #568 em: Julho 23, 2025, 07:29:20 pm »
Á hora de almoço na radio clássica espanhola 13h nossas, 14h em Espanha, tens 1h de clássicos de jazz, que me parece uma opção bem melhor que esta de estar a repetir programas.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #569 em: Julho 30, 2025, 01:06:03 am »

Depende das emissões Caleidoscópio, se for o actual que esta a ser dedicado ao compositor italiano Luciano Bério, sim não são mesmo para o horário das 13h, como já expliquei, mas se for o que está a ser repetido diariamente no horário das 23h com o subtítulo Ao Correr do Som, ou um recente que foi dedicado à história do Conservatório de Lisboa esses sim já podem, depende sempre da temática dos mesmos.
Já agora o que está ser a repetir diariamente e que são mesmo muito bons aconselho, já são de 2017:   https://antena2.rtp.pt/em-antena/diversos-especiais/caleidoscopio-i-sabado-22h00-segunda-13h00-quarta-5h00-2/